Vucinic Aponta ao Título

A meio da semana Mourinho vingou o comprometedor empate com a Fiorentina para o campeonato com uma vitória para a Taça (1-0, Eto'o) frente ao mesmo adversário. Contudo, o grande duelo veio durante o fim-de-semana com a recepção à Juventus. A líder AS Roma defrontava também o seu grande rival, com quem partilha o estádio, a Lazio. Já o AC Milan deslocou-se a Génova para defrontar a cada vez mais europeia Sampdoria, esperando ainda por possíveis deslizes dos seus adversários.

O Inter recebeu a Juventus sabendo que este era provavelmente o seu jogo mais difícil até ao final do campeonato. A Juve luta desesperadamente por um lugar na próxima edição da Champions. Mourinho não poupou ninguém para a tão ansiada recepção ao Barcelona e colocou toda a carne no assador, trocando apenas Stankovic por Thiago Motta, que tem sido determinante nos clássicos esta época. Os primeiros 35' do jogo foram muito equilibrados, com Del Piero a protagonizar a melhor jogada deste período. Aos 37' Sissoko demonstra que ainda não recuperou totalmente do pontapé que Beto (ex-Benfica) lhe deu na cabeça, quando ainda jogava no Liverpool. 17 minutos após ter visto um amarelo por entrada fora de tempo sobre Thiago Motta, entra de forma completamente despropositada sobre o capitão Zanetti, recebendo imediata ordem de expulsão. Daqui em diante, especialmente nos segundos 45', o Inter passou a dominar por completo. Stankovic entrou ao intervalo e deu um carácter mais ofensivo à sua equipa, acentuado pela entrada de Balotelli (esteve em bom plano) aos 55'. A Vecchia Signora apenas respondia de bola parada, mas o Inter não parecia capaz de concretizar as suas oportunidades. Até que aos 75' Maicon recebe um ressalto de um canto e marca um golo "à Madjer", internacional português de futebol de praia. Domínio de joelho, dois toques sem deixar caír a bola no chão que tiram um adversário do caminho, tiro forte e colocado sem hipótese para Buffon. Já se sabe o que fará (Douglas) Maicon quando pendurar as botas. Já em cima do apito final Eto'o fecha o jogo em 2-0.

Com o Inter à perna, não havia margem de manobra para a AS Roma no duelo da capital italiana. Com um espectacular ambiente no Olímpico de Roma, o jogo começou muito intenso, com Edoardo Reja (teima em jogar em 3-5-2, como fazia no Napoli) a ser obrigado a operar a sua primeira alteração logo aos 7' quando Stendardo sai com o nariz partido, devido a um pontapé (involuntário) de Luca Toni. Aos 14' Ledesma faz um passe a régua e esquadro para Rocchi e o capitão da equipa da casa finaliza facilmente, lançando a loucura nas bancadas. É impressionante a mística da Lazio, ainda que este ano a equipa lute pela manutenção. Até ao intervalo os gialorossi mostraram-se extremamente ansiosos e não souberam contornar o domínio azul celeste. Tiveram ainda a sorte de ver Floccari falhar uma grande penalidade que podia ter resolvido o jogo. Contudo, o intervalo foi bom conselheiro e Ranieri viu a sua equipa subir de produção na segunda metade do encontro. Mais uma vez, Vucinic foi o obreiro da reviravolta, assinando os dois golos da vitória (um de penalty e uma bomba de livre). Já em cima do apito final Ledesma (um dos melhores em campo) é expulso. Vitória importantíssima da AS Roma que ameaça cada vez mais a hegemonia do Inter no futebol italiano. Além de Ledesma e Vucinic, gostava também de destacar a excelente exibição do lateral esquerdo laziale Kolarov. O sérvio que vem sendo falado como possível reforço do Inter dinamiza todo o ataque da sua equipa, com centros de grande qualidade, tendo ainda tempo para defender muito bem. Um nome para seguir.


Nas restantes partidas, o AC Milan disse definitivamente adeus ao título, com uma derrota por 2-1 frente à Sampdoria. Borrielo ainda marcou para os rossoneri mas a dupla Cassano e Pazzini deram a volta ao texto. Três nomes que devem ser considerados por Lippi para o Mundial. A Samp beneficiou ainda de um empate do Palermo (Miccoli facturou) para ascender ao 4º lugar que dá acesso à última vaga de qualificação para a Champions. Destaque ainda para o Napoli que venceu em Bari (2-1) com um bis de Lavezzi. Mais uma pérola que, como Saviola, não deverá ter lugar entre os convocados de Maradona.


A Serie A está ao rubro e a luta entre os dois candidatos resistentes será feita ponto a ponto. O outro ponto de interesse nestas últimas jornadas será a luta entre Sampdoria e Palermo, duas grandes equipas às quais ainda se podem juntar Napoli e Juventus na disputa pelo 4º lugar.

9 Passes de rotura:

Pedro Veloso 20 de abril de 2010 às 11:38  

João excelente análise.

O Kolarov é muito bom mesmo, será que o SLB não podia perder a cabeça e avançar com uns milhões por ele?;)A jogada em que ele ganha o penalty (falhado) é fantástica, com uma técnica e capacidade de drible que envergonhariam muitos extremos. Por acaso depois também foi ele que cometeu o penalty a favor da Roma. Pena ir ao Mundial, ainda vai ficar mais caro.

O Inter anda a falhar imensos golos, contra dez teve que ser Maicon a resolver (genialmente). Estou a gostar muito da Serie A nesta 2ª volta e aquela luta pela Champions/ Liga Europa é muito interessante: Sampdoria, Palermo, Napoles, Juve, Génova ou Fiorentina têm todos excelentes plantéis e dão bons jogos (claro que a Juve não era suposto estar só a lutar por isso...)

Na frente é como dizes, Vucinic resolve! Grande tiro no livre

João S. Barreto 20 de abril de 2010 às 12:58  

Veloso se o SLB decidisse fazer esse investimento seria certamente uma aposta garantida. Não me lembro assim de repente de muitos laterais esquerdos melhores do que ele (Evra, Abidal, Ashley Cole...). Aliás espero muito da selecção da Sérvia neste Mundial.

Vucinic é mesmo muito bom, pena ser montenegrino...

Tomás Pipa 20 de abril de 2010 às 13:09  

Kolarov é um grande lateral esquerdo!Também tenho gostado muito! Acho que vai ganhar o lugar ao Drago no Mundial!

Miccoli já leva 16 golos na Serie A e é o 3º melhor marcador.

Quanto ao golo do Maicon, é um golo muito bonito,mas não me fodam, é um pontapé às compras!

Vucinic também está em grande. 13 golos no campeonato, mas não me esqueço da sua primeira volta onde só marcou 4. A Roma parece estar imparávle e tenho medo disso. Tinha esperanças que não passasse a Lázio!

João S. Barreto 20 de abril de 2010 às 13:12  

Tomás o Vucinic não tem muitos golos marcados, mas se fores ver muitos deles foram importantíssimos e garantiram pontos preciosos à sua equipa.

Mac 20 de abril de 2010 às 14:12  

O que é que queres dizer com um pontapé ás compras?

É um golão, no momento em que o jogo se encontrava, o Maicon ter a calma para, pressionado pelo Amauri, fazer uma coisa daquelas, só está ao alcançe dos melhores!

Não temos hipótesse com o Kolarov, vai quase de certo ingressar num grande europeu mais tarde ou mais cedo!

Quanto ao Paulo Sérgio que tem sido discutido no post abaixo, parece-me de facto um bom treinador mas é também um risco obviamente! Penso que se tiver dinheiro para reforçar o plantel logo de início e tiver tempo para mostrar resultados, estes acabaram por aparecer!

Manú 20 de abril de 2010 às 14:49  

Tomás que grande golo do Maicon! nem te admito que digas que foi pé às comprars, tava no limite da área e acertou na baliza, nao vejo onde isso seja assim tanta sorte! o que fez do golo espectacular foi a ilha de areia que o maicon tinha em baixo de si e o inspirou a fazer um golo "à 6.Alan"

Maicon será o novo Júnior Negão das praias da Figueira da Foz, Copacabana, etc.

Tomás Pipa 20 de abril de 2010 às 14:57  

Ninguém quer fazer recordando de Bilro??

Pedro Veloso 20 de abril de 2010 às 15:05  

Tomás também não percebo dizeres que o remate do Maicon foi um pontapé às compras, ele claramente queria chutar para ali!

Tomás Pipa 20 de abril de 2010 às 16:00  

Também,mas não são golos que me enchem as medidas. Um golo daqueles qualquer um faz, desculpa,mas é verdade