Premier de Luxo!

Na 36ª jornada os dois candidatos ao título jogavam em casa. Se o líder Chelsea recebia um mais que acessível Stoke City, os pupilos de Fergunson recebiam o sempre incómodo Tottenham, o mais forte Tottenham dos últimos anos.

O Man Utd dominou quase toda a primeira parte e o golo primeiro golo parecia ser uma questão de tempo, e assim foi. Giggs aos 58' fez o primeiro golo da tarde ao cobrar uma grande penalidade de forma exímia. Redknapp respondeu lançando Lennon para o relvado que regressou após uma lesão que chegou colocar em causa a sua participação no Mundial. O Tottenham queria pontuar para não perder o comboio da Champions League e foi numa jogada de insistência que chegou ao golo. O intemporal Ledley King empatou de cabeça aos 70'.
Com o jogo empatado, estava na hora de surgir o génio de Nani! Aos 81', Nani marca um golo fabuloso. O internacional luso fez 1x2 com Macheda e na cara de Robinson teve o descaramento (e classe) de lhe picar a bola! Aos 86', Nani decidiu arrancar com a bola e só foi parado em falta dentro da área adversária. Novo penalty para o United e novo golo de Ryan Giggs. Harry Redkanpp afinal tinha razão quando disse, antes do jogo, que o jogador dos Red Devils que mais temia era Nani!
O Man Utd garantiu assim os 3 pontos e continua a pressionar fortemente o Chelsea de Don Carlo.

O Chelsea jogou no Domingo e trocidou o Stoke de Tony Pulis. Destaque para o Hat-Trick do marfinense Saloman Kalou e para o bis de Frank Lampard. Sturridge e Malouda (15º da época) fizeram os outros golos da tarde em Stamford Bridge. Espero ver outro Kalou a jogar contra Portugal no Mundial.

Na luta pela última vaga de acesso para a Champions League, o Aston Villa recebeu e bateu o Birmingham no Derby da segunda maior cidade britânica por 1-0 com um golo de James Milner (na corrida para o Mundial). Os Villans igualaram assim o Tottenham em pontos e prometem dar luta até ao fim. Os Citizens podiam ter passado para o 4º lugar se tivessem ganho no Emirates, mas o Arsenal não é nenhuma brincadeira e o resultado foi de 0-0. Já o Liverpool também acalenta algumas esperanças para chegar ao 4º lugar, os Reds foram a Burnley golear por 0-4 a equipa da cidade com bis de Gerrard e confirmar também a descida do Burnley ao Championship.

Na luta pela manutenção já quase não há nada para decidir. O Burnley juntou-se ao Portsmouth no grupo dos despromovidos esta jornada e o Hull para lá caminho sendo que na próxima jornada já deve ter o seu passaporte para o Championship carimbado.

Na próxima jornada temos um electrizante Liverpool - Chelsea e o Man Utd descloca-se a Sunderland para defrontar a equipa local. Teremos nova mudança de liderança na penúltima jornada?Aposto que sim!

Premier League: 1- Chelsea 80 pts ; 2- Man Utd 79pts; 3º Arsenal 72pts, 4º Tottenham 64pts; 5º Aston Villa 64pts; 6º Man City 63pts; 7º Liverpool 62pts

Melhores Marcadores: 1- Rooney (Man Utd) 26 ; 2- Drogba (Chelsea) 25 ; 3 Bent (Sunderland) 24; 4- Tevez (Man Citry) 22; 5- Lampard (Chlelsea) 20

No Championship, com Newcaslte e WBA já promovidos à Premier League, o ponto alto do fim do campeonato passou a ser a luta pelos lugares de acesso ao play-off. Nottingham já tinha o lugar no play-off garantido e nesta jornada foram o Cardiff City e o Leicester a confirmarem também ficando assim por se decidir a última vaga que será ou do Swansea de Paulo Sousa ou do Blackpool de McPhee (ex Beira-Mar). Também será interessante ver quem joga contra quem. Uma coisa é certa: Blackpool ou Swansea jogarão contra o 3ºclassificado.

Falta apenas uma jornada para o fim da fase regular do Championship. Sendo assim a próxima jornada será decisiva. Tanto o Swansea como o Blackpool jogarão em casa e darão tudo para ficar com o 6ºlugar.

Championship: 1- Newcastle 99 pts ; 2- WBA 90pts ; 3- Nottingham Forest 78pts; 4- Cardiff 76pts; 5- Leicester 73pts; 6- Blackpool 69pts; 7- Swansea 68pts

Melhores Marcadores: 1-Whittingham (Cardiff) 20; 2- Manyard (Bristol City) e Hooper (Scunthorpe) 19; 4º Nolan (Newcastle) e Carroll (Newcastle) 17

4 Passes de rotura:

João S. Barreto 29 de abril de 2010 às 02:13  

Tomás muito bom, só vi o jogo do Chelsea e foi um massacre. Kalou além de marcar, fartou-se de jogar e nem é um jogador com quem eu simpatize muito.

Este Liverpool-Chelsea promete, estão os dois obrigados a ganhar para tingirem os seus objectivos. O Man Utd que se cuide com o Bent, tive pena que não tenha vingado nos Spurs (que estão a fazer uma enorme época).

Pedro Veloso 29 de abril de 2010 às 10:05  

Ainda tive esperança que os Spurs parassem o Man Utd, mas como bem salientas, a classe e influência de Nani a decidirem! Está um jogador enorme de facto.

Paulo Sousa, depois de aguentar muitas jornadas por poucos pontos, caiu finalmente fora da zona de apuramento para o play-off e está agora em maus lençóis.

Quem é esse Carroll do Newcastle com 17 golos, conheces?

Tomás Pipa 29 de abril de 2010 às 10:54  

É um gajo novo, o ano passado já jogava uns jogos. Ponta de lança 1,91!

João 29 de abril de 2010 às 14:57  

Bom post Tomás!A Premier está ao rubro e o Tottenham falhou por pouco de fazer uma ponta final de luxo, se bem que tenha ganho a Arsenal e Chelsea! Vamos ver o que faz contra o Man. City em breve! O Nani está mesmo na calha para o Mundial e que eu saiba foi o único jogador que vergou Ferguson, criticou-o publicamente e não só não saiu como voltou para vingar no clube, ou pelo menos dar uma contribuição muito boa. Se pensarmos em nomes como Beckam, o grande Ruud (que na altura estava nos 3 melhores PL do mundo), Forlán, Anderson e certamente muitos mais, não deixa de ser de realçar esta vitória pessoal para Nani!

Paulo Sousa para mim já perdeu o comboio do play-off, no último jogo esmagou o adversário mas falhou grandes oportunidades e levou o 2º em contra ataque, ao estilo do CSKA em Alvalade em 2005. A equipa não faz golos infelizmente. Não me parece que o Blackpool vá escorregar mas tudo é possível, boa sorte para o luso!