FC Porto com Hulk...

Ora eis chegado o momento da minha primeira intervenção neste blog, e em que começo por agradecer a oportunidade de aqui escrever e defender as minhas cores...

Nada melhor que uma grande vitoria do meu FC do Porto para começar...

"Acabadinho" de chegar de viagem, sob um temporal de que até já me vou acostumando, vi o meu Porto, à moda do Porto, acompanhado por uma francesinha como manda a tradição. Um jogo que não teria, à partida, uma carga emocional acrescida, juntando apenas ao grande prazer de ver bom futebol, a pressão de um Braga que havia ganho ao Vitoria de Guimarães, o que impunha ao FC do Porto uma vitoria para manter a expectativa de poder ainda chegar ao segundo lugar e ainda, se ainda é possível, enviar alguma pressão para os lados da Luz para o jogo que se avizinha na próxima segunda-feira. Havia ainda para vingar, uma amarga derrota na Madeira na primeira volta.

E, não tinha ainda havia dado a primeira "garfada" já sentia um amargo na boca... Taka, um samurai a jogar na Madeira, aproveita um erro indesculpavel de Fernando e marca aos 15 segundos! O golo que mais cedo foi marcado num jogo, desta Liga 2009/2010! Eu inquietava-me e alguns fantasmas desta época voltavam... Mas sem saber bem porque, nem se podia dizer se o Porto entrara mal, ou que o Maritimo estava muito bem... Com 15" de jogo era apenas o terrível azar que nos persegue esta época, que assombrou o Fernando e incorporou num nipónico que fuzilou a baliza sem hipóteses de defesa para o Helton!

Mas a chuva lavou o azar, e aos 5 minutos de jogo o nosso matador empata o jogo... Um monumental pontapé de bicicleta de fazer levantar um estádio, de ver e rever vezes sem conta, daqueles que dão vontade de ir ao futebol, dos que fazem berrar ate ficar sem voz... Espetacular! Até agora, quanto a mim, e penso não haver muitos a contradizer-me, o melhor golo da época!

A prova de que o azar desaparecera realmente acontece ainda antes dos 10 minutos de jogo. Com intervenientes em situações improváveis, Miguel Lopes a centrar e Raul Meireles a cabecear! Estava feito o 2 a 1. E ao minuto 8 o FC do Porto passa para a frente do marcador. Um facto pouco usual no futebol, muito menos no futebol português, em menos de 10 minutos de jogo haviam-se marcados 3 golos, e havia uma reviravolta no marcador! Talvez difícil de compreender para quem não assistiu ao jogo.

Mas a insistência do ataque do Porto justificava o resultado. A pressão manteve-se, apesar de estar em vantagem, com lances de perigo como a cabeçada de Bruno Alves por volta do minuto 15. O Marítimo causava perigo de quando em vez, mas sem chegar ao golo; de salientar dois lances de Kléber que Helton resolveu...

Já no inicio da segunda parte, ao minuto 51 mais precisamente, um bom trabalho de Hulk na direita resulta numa assistência para Falcao que de cabeça marca o seu vigésimo golo na Liga, subindo ao primeiro lugar da lista dos melhores marcadores. Estava feito o 3 a 1 e o porto descomprimia...

Ainda assim alguns lances de perigo a destacar da parte do Marítimo, sempre com Helton a resolver. O Porto continuava forte com Hulk a obrigar Peçanha a defender um tiro do "incrível" ao minuto 55.


Mas minuto 78, Peçanha foi incapaz de defender um outro remate de Hulk, que a uma velocidade alucinante, percorre 1/3 do relvado, aproveitando um extraordinário passe de Tomás Costa e aguentando a carga do defesa madeirense marca o 4 a 1 para o FC do Porto.

Até ao final do encontro houve ainda tempo para mais uma bola ao lado da baliza de Helton rematada por Tchô e mais uma combinação entre Hulk e Falcao que acaba com este a rematar por cima da baliza de Peçanha...

Como nota final gostaria de salientar a extraordinária preserverança com que os jogadores do FC do Porto enfrentaram a adversidade de estar a perder logo nos primeiros segundos de jogo. A alegria que demonstraram ao longo do encontro e que resultou em vários lances vistosos e de bonito futebol, que certamente agradou aos que a chuva não conseguiu convencer a ficar em casa... Destaque também para um Porto forte com um Hulk incrivelmente poderoso, que justifica o porquê de o quererem fora do campo por muito tempo. Com este Hulk o Porto faz estragos... e mete medo.

44 Passes de rotura:

João S. Barreto 4 de abril de 2010 às 23:53  

Joaquim, bem vindo ao settore! O Porto foi claramente superior, mas o resultado engana...durante a primeira parte o jogo foi muito repartido e aberto (bom futebol) e o marítimo jogou de igual para igual com o Porto. Acho o Hulk um grande jogador, não concordo com aqueles que dizem que é mau porque perde muitas bolas, etc. Contudo, e digo isto sem ironia, penso que a paragem lhe fez bem em termos futebolisticos. Está muito mais disponivel para o colectivo, o que torna os desequilibrio s que provoca mais eficazes, dá-lhes sentido. Apesar da recente decisao da Federação, acho que a suspensao foi merecida, mas esse é um assunto que já foi discutido.

O golo do Falcao é excelente, para mim é até agora o golo do ano e não só em Portugal. Não é daqueles pontapes de bicicleta sem sentido que o jogador manda uma biqueirada a ver onde calha. Este remate é perfeito, cheio de intenção. Também gostei da exibição do Miguel Lopes, é um bom lateral, ainda acusa um pouco a inexperiencia quando coloca excessica dureza nos lances, mas isso passa-lhe com o tempo.

Pedro Veloso 5 de abril de 2010 às 00:14  

Joaquim bem-vindo e muito boa analise para começar!

Foi uma boa vitória do Porto num jogo que ficou logo aberto com aqueles primeiros minutos de loucos. Destaque para o jogo excelente do Falcao, com aquele golo monumental. E, menos espectacular, o cabeceamento no seu segundo golo é de ponta-de-lança nato também. Espero que o Oscar se sinta picado e marque amanhã (de bicicleta acho difícil;)

Também concordo com o João Barreto, o Marítimo teve vários lances que poderiam ter dado o 2-2 e é uma equipa sempre com espírito positivo, mas o Helton esteve muito bem.

Quanto ao Hulk, o Porto torna-se mais forte com ele mas é verdade que está a jogar muito mais agora do que até à suspensão...

Finalmente, o Fernando no golo do Marítimo podia ainda estar a dormir, mas é um erro crasso que reflecte a época pouco conseguida dele (e que foi uma das razões pelas quais o meio-campo do Porto este ano foi muito mais fraco que nos anteriores). O Guarin é que me parece estar a jogar bem.

Pedro Veloso 5 de abril de 2010 às 00:15  

Já agora, por falar em Fernando, as pessoas gostam dele no universo portista? Não sei, honestamente.

Tomás Pipa 5 de abril de 2010 às 00:42  

Joaquim,bem vindo ao settore!Estou seguro de que vais gostar de escrever aqui e que os nossos adeptos vão gostar do teu trabalho!

Parabéns pelo post, gostei mt do texto! Como bem sabes sou o colunista do Sporting neste espaço e um dos principais críticos do FC Porto por causa dos 25 anos.

Em relação ao Hulk,não tenha pena nenhuma. Portou-se mal e foi castigo por isso, por mim é justo! Só não acho justo despenalizarem o Hulk e não fazerem o mesmo ao Vandinho,enfim..

Quanto ao jogo do FCP, era o que já estava à espera: um Marítimo mt tranquilo na tabela, sem hipóteses de descida e algo longe dos lugares europeus contra um FCP que quer mostrar que caso tivessem tido Hulk estas jornadas todas a história era outra. Eu gosto muito do Hulk, é um excelente jogador e quase há um ano afirmei aqui no settore que Hulk estava nos 10 melhores avançados do mundo. De facto Hulk não está ainda no Top 10 de avançados mundiais,mas não tenho dúvidas que vai lá chegar. Ele é fenomenal!

Como o P.Veloso disse e muito bem, desde o SLB-FCP o Benfica só não ganhou um jogo (que foi empate), portanto na altura estava com mais 4 pts. Por isso, caso o FCP tivesse ganho todos os jogos (inclusive aquele em ALvalade que eu duvido) com o Hulk estaria na melhor das hipóteses a 2 pts. Por isso,não acho que o Hulk, até pq na altura estava a jogar mt pouco em equipa, pudesse ter feito tanta diferença nestes últimos jogos!

um abraço,tomás!

JOAQUIM SANTOS 5 de abril de 2010 às 01:42  

boas
so para responder a pergunta sobre se os portistas gostam do fernando...

sim, penso que a opiniao e unanime entre os portistas. o fernando veio preencher a vaga deixada pelo paulo assunçao que deixou o porto nas circunstancias que todos conhecemos. e mostrou logo que podiamos contar com ele, fez esquecer o paulo assunçao, e no ano passado fez uma boa epoca. este ano esta mais inconstante, tal como toda a equipa... mas e dos jogadores menos apontados como culpado da epoca menos consguida do porto.

Atento 5 de abril de 2010 às 10:38  

Já no inicio da segunda parte, ao minuto 51 mais precisamente, um bom trabalho de Hulk na direita resulta numa assistência para Falcao que de cabeça marca o seu vigésimo golo na Liga, subindo ao primeiro lugar da lista dos melhores marcadores.
bom trabalho do hulk???? o hulk marcou o canto e falcao marcou de cabeça!!! q bom trabalho??

Anónimo 5 de abril de 2010 às 10:39  

o hulk n fez trabalho nenhum no terceiro golo, marcou o canto e mai nada!!!

Manú 5 de abril de 2010 às 10:42  

Joaquim bem vindo ao Settore, e bom post logo a abrir!

Grande golo do Falcao, o melhor que ja vi este ano em todas as competições em dúvida, dos poucos pontapés de bicicleta que vi com completa intençao!

Vamos lá ver o que o Tacuara faz hoje, continua ao rubro a luta pela bota de ouro. Parecem Messi e Rooney.

Torres 5 de abril de 2010 às 10:59  

O SUPER LIVERPOOL JÁ VAI EM 6º, COM MAIS UM PONTO QUE O ASTON VILLA QUE TEM MENOS UM JOGO!!! CUIDADO COM O LIVERPOOL NA PROXIMA QUINTA, ELES ESTÃO FORTISSIMOS!!!

Torres 5 de abril de 2010 às 11:01  

CUIDADO COM O SUPER LIVERPOOL!! JA VAI EM 6º COM MAIS UM PONTO QUE O 7º QUE TEM MENOS UM JOGO!!! CUIDADO BENFICA!!!!

Manú 5 de abril de 2010 às 11:38  

Caro Torres,

Obrigado pelo aviso.
Penso que o Benfica tem que ter tanto cuidado com este Liverpool como o Porto teve com o Panathinaikos, com a Lazio, com o Celtic, com o Deportivo ou com o Mónaco nos anos em que ganhou a Taça Uefa e a Liga dos Campeões.

São equipas ao alcance mas com jogadores que dum momento para o outro podem resolver uma eliminatória.

Pedro Veloso 5 de abril de 2010 às 11:50  

Exacto Manu. Com a diferença que a qualidade individual do Liverpool é muito superior à que esses clubes tinham na altura...adoro esta pressão que os adeptos doutros clubes tentam colocar no SLB.

Joaquim obrigado, também tenho a mesma opinião. O Fernando o ano passado foi muito bom mas este ano caiu imenso, às vezes creio que por alguma displicência como nesta oferta ao Taka. Talvez falta de concorrência para se ter que aplicar.

O Hulk só marcou o canto para o golo do Falcao, mas foi ele que o ganhou com um bom trabalho se não me engano.

Tomás Pipa 5 de abril de 2010 às 12:21  

O Hulk jogou bem, foi ele que ganhou o canto também com uma jogada de insistência. É uma mais valia para qualquer equipa na minha opinião, mas não é por ele ter sido suspenso que o FCP está onde está.

Exactamente, Manú: Nos 1/4 Final de 2002/2003 o FCP perdeu em casa com o Panathinaikos (que não tinha valores individuais como tem o Liverpool) e foi lá ganhar na 2ª mão.

O Liverpool joga mt pouco como vimos 5ª feira e temos visto nesta Premier League/Champions League, mas de facto também vimos 5ª feira que o Torres poderia ter decidido aquele jogo sózinho (um golo anulado e um falhanço incrível). Mesmo estando o Liverpool a fazer uma época muito fraca, o Torres já enfiou 20 batatas nas balizas adversárias (Liedson 21 eheh). Há que ter cuidado!

Quanto ao Mónaco,Lázio,Celtic,Corunha etc..na altura tinham boa equipa e por isso chegaram longe!Estamos a falar do Super-Depor e de uma Lázio que não era tão forte como foi em tempos, mas também não era tão fraca como é agora!

Numero Dez 5 de abril de 2010 às 12:29  

BOm post Joaquim! Felicito te pelo desafio que aceitas-te e tenho a certeza que defenderás bem o teu clube. O outro colunista está a caminho e em breve teremos o painel completo. Quanto ao hulk fora de campo ou dentro de campo, é natural que faça sempre falta.Mas Julgo que o porto este ano encontra-se assim porque jogadores como b.alves, raul meireles, rodriguez não estiveram ao seu nível, e porque não há metade de lucho. Hulk é bom, mas não terá sido por ai. Cumprimentos

Capo di tutti capi 5 de abril de 2010 às 12:35  

Caro Joaquim Santos,

Li e apreciei o seu Post, apresento-me como sendo o seu companheiro nesta "batalha", vou a seu par colaborar com o blog descrevendo da melhor maneira possivel o que se passa dentro das quatro linhas em que o nosso clube jogue.

Grand Abr
mentalitaultra.blogspot.com

Balakov10 5 de abril de 2010 às 15:08  

O Regresso do Hulk foi muito importante em termos psicologicos para o FC Porto.

A equipa está mais solta e a praticar melhor futebol.

http://aoutravisao.wordpress.com/

Emanuel Ribeiro 5 de abril de 2010 às 15:45  

Muitos parabéns pelo teu post!

O lance o 3º Golo do nosso Porto, obviamente que é sobre o lance que dá origem ao pontapé de canto e não à marcação em si!

Subscrevo inteiramente o que disseste e realmente, os adeptos de futebol merecem ver e rever vezes sem conta o golaço do Falcao, pois é uma imagem fabulosa de propaganda ao espectáculo do Desporto-rei.

Claro que se questiona a (in)justiça do castigo aplicado ao Hulk, mas isso depende dempre da opinião de cada um, preferencialmente de cordo com as cores clubísticas de cada um. Ms, depois de se saber dos castigos que foram entretanto aplicados, obviamente que o FCP se tem que sentir bastante prejudicado.
Algo que queria acrescentar ao meu comentário, é que, finalmente com o Hulk, voltou o bom futebol ao FCP, mesmo num esquema táctico mto diferente ao que nós estmos habituados!

Até mais!

Pedro Veloso 5 de abril de 2010 às 16:50  

Caro Emanuel quem sabe o esquema táctico não seja precisamente um dos factores que contribuem para um melhor Hulk, parece mais solto na frente e a equipa está mais preparada para compensar melhor eventuais perdas de bola dele do que no tradicional 4x3x3 do Porto. Além de que ele próprio parece menos individualista.

Estava aqui a pensar que o Rio Ave na fase em que está arrisca-se a levar 7 ou 8 no Dragão para a Taça

Capo di tutti capi, bem-vindo desde já ao settore.

Um Abraço

Duarte 5 de abril de 2010 às 17:02  

Pedro achas mesmo que a qualidade deste Liverpool é superior, por exemplo, à qualidade da Lázio? Eu não. Quando a Lázio jogou contra o Porto na UEFA já não era aquela super equipa, mas ainda lá tinha alguns craques. Basta pensar na defesa com Peruzzi, Pancaro, Favalli, Stam, Negro ou Fernando Couto, Mihaljovic e no ataque com Fiore, Corradi ou Cláudio Lopez. Por comparação com este Liverpool vemos Gerrard, Torres, Mascherano e pouco mais. A diferença não é assim tão grande.

Não é querer tirar mérito ao Benfica, que provavelmente vai passar a eliminatória, mas não comecem com a treta de que estão a ter adversários muito mais dificeis que o Porto porque não estão. Mesmo falando no Marselha, nos últimos 4 jogos que o FCP disputou com aquele clube, venceu 3 encontros e empatou 1.

Duarte 5 de abril de 2010 às 17:08  

Em relação ao Hulk, é um jogador fora de série. As teses, perfeitamente estúpidas, de que o Porto é melhor sem ele e de que venceu mais jogos quando ele não jogou - como se isso quisesse dizer que se ele jogasse o FCP iria perder pontos automaticamente - não colam.

O Porto foi fortemente prejudicado pelo dr. Ricardo Costa e seus comparsas. Se é legitimo utilizar isso como alibi para ter perdido o campeonato, não sei. Pessoalmente não gosto muito desse tipo de discursos, embora compreenda que haja alguns portistas, nomeadamente o presidente, a fazê-lo. O Benfica fez o mesmo durante todos estes anos e querer agora que os responsáveis do Porto se ajoelhem perante o seu arqui-rival e lhe dêem os parabéns é de uma hipocrisia atroz, até porque o contrário nunca sucedeu.

Manú 5 de abril de 2010 às 17:37  

Duarte tens razao em relação ao Marselha, que na altura até tinha Didier Drogba!

Mas em relação à comparação da Lazio com o Liverpool acho sinceramente que o Liverpool é melhor.

A Lazio da altura nao tinha nenhum jogador de top ten mundial (Gerrard e Torres) e os nomes dos defesa que disseste e do gr sao perfeitamente equiparaveis. Peruzzi era um grande gr sem duvida (um dos meus preferidos de todos os tempos) mas Reina também é um dos melhores do mundo hoje em dia.

Duarte 5 de abril de 2010 às 17:44  

Manú, eu também considero que o Liverpool está uns furos a cima da Lázio, apesar de achar que os laziale tinham uma equipa mais equilibrada, principalmente nada defesa em que não tinha de se sujeitar a jogar com um Insua como lateral esquerdo.

Do mesmo modo, acho uma eliminatória com um Panathinaikos, de Konstantinou e Olisadebe, mais difícil do que uma com um Hertha de Berlim. Portanto acho que as coisas, vistas por este prisma que é sempre subjectivo, acabam por se equilibrar.

Pedro Veloso 5 de abril de 2010 às 18:17  

Duarte os teus pontos são perfeitamente válidos (só acho que não deves comparar Panathinaikos e Hertha de Berlim, obviamente o Pana era mt superior mas vcs jogaram com eles nos quartos e nós com o hertha mais atrás, nos 16 avos), mas quando vêm para aqui dizer que o Liverpool é fraquíssimo é normal nós, benfiquistas, irmos puxar um pouco pela memória desses anos. Já agora, acho que no Liverpool pelo menos o Kujt e Aquilani são craques também, mas isso são opiniões.

Emanuel Ribeiro 5 de abril de 2010 às 18:39  

Pedro Veloso:

Concordo com o que disseste relativmente à táctica e ao crescimento de Hulk com essa táctica.
As melhores tácticas, serão sempre aquelas que resultam, e esta táctica de recurso, estará a resultar, talvez por isso mesmo, por ser de recurso existe um desconhecimento dos adversários de como se encaixar nesta nova táctica. Nota-se que os jogadores estão menos presos aos seus lugares, mas contra uma boa equipa, os processos defensivos do FCP tornam-se caóticos, por isso, embora o Porto tenha feito 2 belíssimas exibições, defensivamente, não se mostrou coeso.
Mas todos nós teremos certamente a nossas tácticas preferidas, e que inclusivé as poremos num jogo qualquer PES ou FM por exemplo. Mas estou, desde há muitos anos, habituado a ver o FCP a jogar com extremos, ou avançados móveis. Isto desde o tempo do saudoso Bobby Robson e mais ainda com António Oliveira. Sempre tivemos bons médios-alas ou extremos como preferirem e é um modelo de jogo que está no código genético do dragão. Claro que tivemos períodos que jogávamos com 4 médios, ou com 2 avançados moveis e outro em cunha esquemas que se viram no Porto campeão europeu. Em termos tácticos, o futebol que gostei mais foi com extremos, e que saudades de Sérgio Conceição, Capucho, Quaresma e principalmente Drulovic.
Mas esta é a minha opinião, e se calhar, com isso defendo que, havendo um novo treinador no FCP, este terá que ser um treinador que tenha como esquemas preferenciais o 4-3-3 ou 4-5-1 ( um trinco, 2 médios centros e 2 alas). Aqui em Portugal vejo alguns como o Domingos, Jorge Costa, Carlos Brito. Inevitável, é que o treinador que venha para cá, terá que se adaptar a esse(s) esquema(s) táctico(s), pois esse é o equema táctivo idealizado aquando do projecto 611.
Bem haja a todos!

Emanuel Ribeiro 5 de abril de 2010 às 18:39  
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Marques 5 de abril de 2010 às 19:31  

Vejam a diferença de comportamentos e atitudes, entre o caso Hulk que se passou no FCP, e este agora do Gerrero do Hamburgo.

O que se passou foi isto:

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=200021

O que o Hamburgo fez foi isto:

http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_futhamburhopauloguerrerocastigado_050410_245143.asp

http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=8d544098-b499-4226-abfe-784bf3d282f5&idCanal=00000044-0000-0000-0000-000000000044

Duarte 5 de abril de 2010 às 19:55  

Tem tudo a ver uma coisa com a outra Luís Marques, é que é exactamente igual. Vou mudar para o Hamburgo.

Pedro Veloso 5 de abril de 2010 às 20:12  

Emanuel acho que o Porto precisa sobretudo de um treinador que aproveite os frutos do projecto 611(e já não falta muito para a deadline do projecto), já que o Jesualdo por exemplo não soube, ou não quis, trabalhar qualquer extremo da cantera nos últimos anos.

Apesar de benfiquista, também recordo com prazer esses grandes extremos do Porto, que aliás ainda mais brilhantes pareciam porque o destino do cruzamento era...Mário Jardel.

Um abraço

Duarte acho que o Luís se está a referir à falta de qualquer condenação interna ao Hulk no FCP, independentemente da punição pelas entidades externas.

José Faria 6 de abril de 2010 às 00:18  

Em relação à comparação da caminhada do FCP de Mourinho na UEFA e este Benfica de Jesus, há uma arma que Mourinho tinha e Jesus não tem:

- o seu presidente receber árbitros em casa antes de jogos que antecedem jogos Europeus, e com isso permitir que o FCP alinhasse com os suplentes garantindo assim a vitória no campeonato.

E mais, sem a actuação do Artur Soares Dias na Sexta em Braga, o Benfica podia ter descansado titulares contra a Naval, assim não pôde..

JOAQUIM SANTOS 6 de abril de 2010 às 13:03  

ate parece que ja estas a prever a derrota e a dar desculpas adiantadas...! sera?! deves ser dos poucos benfiquistas que nao acreditao na equipa!!!

Manú 6 de abril de 2010 às 14:42  
Este comentário foi removido pelo autor.
Manú 6 de abril de 2010 às 14:42  
Este comentário foi removido pelo autor.
Manú 6 de abril de 2010 às 14:44  

emanuel concordo com o pedro veloso. todos esses extremos que falaste eram muito fortes, mas todos tiveram o prazer de servir mario jardel o que os torna ainda melhores.

duarte e luis marques, quanto ao hulk é obvio que só em portugal é que os clubes nao punem (e ainda incitam) actos reprovaveis de violencia dos proprios jogadores.

guerrero foi punido, cantona idem. só hulk é que teve a "sorte" de ter um presidente vir dizer que querem é 17M de indeminizaçao porque o hulk nao deveria ter sido castigado pelo q fez e com ele iriam à champions!

aqui tambem se ve a diferença cultural de portugal em relaçao a outros países mais desenvolvidos.
nao aponto o dedo só ao porto porque muitos outros clubes portugueses fariam o mesmo. mas é uma vergonha levarem-se as coisas ao limite do futebol ser tao importante que nao se puna a violencia dentro do proprio clube para dar o exemplo! depois admiramo-nos dos confrontos de adeptos...

a desculpa é que hulk foi provocado? guerrero e cantona tambem foram!

Pedro Veloso 6 de abril de 2010 às 15:12  

José Faria acho que isso foi no ano seguinte, no da champions (03/04). No da Uefa até pode ter acontecido, mas não veio a público.

Joaquim, não se trata de não acreditar (espero que o José acredite como qualquer benfiquista), mas é um facto que era melhor ter rodado a equipa mais do que foi possível fazer ontem. Foi-nos colocada alguma pressão pelo Braga de forma ilegal, a nós e ao FCP que também se deveria ter aproximado deles não fosse aquela arbitragem, como disse e bem o Jesualdo.

Manú, sem dúvida. Mas como dizes e bem, tenho a certeza que se fosse com Benfica ou Sporting reagiriam da mesma forma que o Porto, é um problema cultural.

Um abraço

Emanuel Ribeiro 6 de abril de 2010 às 18:09  

Boa tarde a todos

Problema cultural?
Sobre o castigo interno aplicado aos jogadores do Porto? Hum, este ano, falou-se que o Raúl Meireles ficou afastado durante alguns jogos... A suposição que foi feita foi que esse jogador foi castigado internamente.
Bruno Alves, dois jogos que esteve sem jogar, julga-se sobre alçada disciplinar do clube. Soube-se? Claro que não porque a cultura do Futebol Clube do Porto é punir os jogadores dentro do clube, e não há maneira de isso transpirar cá para fora. Se Hulk foi castigado? Certamente que foi, mas ninguém vem dizer isso cá para fora. Essa é a cultura do FCP, cultura que tudo que é acto de indisciplina, não vem cá para fora. Os assuntos são resolvidos dentro do clube e não na praça pública. Todos gabam essa maneira de agir, agora, não comecem a fazer conjecturas com algo que não sabem... e que apenas o vosso desejo é ver o declínio do clube.
E uma coisa vos digo, podem ter a liberdade de ter a vossa opinião, mas julgar sem provas, tomar como certa aquilo que mais vos convém, pode ser perigoso além de vos levar a defender mentiras, e por consequência tecer comentários muito infelizes, pois esse tal "problema cultural"... sinceramente, não enfio a carapuça!

Pedro Veloso 6 de abril de 2010 às 19:12  

Boa tarde Emanuel

Em primeiro lugar não creio que os casos do Raúl Meireles e Bruno Alves sejam comparáveis, isso foram situações internas em que, como dizes e bem, nem sabemos (no caso do Bruno terá sido um desentendimento com o Tomás Costa no treino) os contornos do caso e as punições internas.

Inversamente, no caso do Hulk estamos a falar de uma situação pública, uma agressão a uma pessoa de fora da estrutura do clube, um caso mediático, no mínimo. Por isso é que se compara com situações como a do Guerrero e a do Cantona. Claro que ele pode sempre ter sido castigado internamente, mas é no mínimo pouco crível que isso tenha acontecido tendo em conta o protesto público que o FCP tem vindo a fazer.

Quanto à questão cultural, o que eu quero dizer é que os clubes e selecções nacionais têm na minha opinião tendência a desculpabilizar estes comportamentos (olha lembro-me quando os sub-21 andaram a partir o balneário em França, o que é que lhes aconteceu?). Toda a gente no mundo do futebol anda a dizer que a punição do Hulk (independentemente da questão jurídica, se o steward é agente desportivo, etc.) é muito severa, um jogador nunca pode estar 4 meses sem jogar, coitadinho, etc., quando eu sinceramente não acho assim tão descabido. Não estou a tomar como certa a verdade que mais me convém nem estou a particularizar no Porto, tenho a certeza que era a mesma coisa no meu clube, passavam uma esponja por cima de tudo.

Um abraço

Manú 6 de abril de 2010 às 19:45  

boa tarde a todos.

emanuel concordo que o porto tem a cultura de nao deixar sair nada cá para fora e o raul e o bruno se calhar até foram castigados.
mas do que falo é de agressoes vistas por todos e nesse caso acho que se devia dar o exemplo (nomeadamente aos mais jovens que tanto gostam de futebol e ainda estao em fase de formaçao) e "publicitar" os castigos. como foi feito na alemanha e em inglaterra.

como tal, nao penso ter conjecturado sobre nenhuma mentira pois o que dei foi a minha opiniao sobre uma coisa que nao foi feita: a divulgaçao do castigo interno dado ao hulk, caso tenha existido.

mas custa me a crer que este castigo tenha sido dado, pois o porto está sempre a dizer que foi injusto o castigo e ainda quer ser indmenizado. acho que o porto nao estaria a ser coerente ao castigar internamente o hulk e vir ca pa fora dizer q foi injustiçado.

e atençao que eu tive o cuidado, bem como o pedro veloso, de dizer que era um problema do país e nao só do porto.

Emanuel Ribeiro 6 de abril de 2010 às 21:00  

Pedro Veloso e Manú:

Obrigado pela vossa compreensão, mas uma coisa eu concordo convosco: O castigo ao Hulk teria que ser forçosamente superior aos ridículos 3 jogos que lhe foram aplicados. Agora, O que eu vi, revi , e o que vem nos relatórios é deum uma resposta a uma provocação, havendo menções a resposta a agressões, logo bem diferentes e díspares do comportamento do Cantona e do citado Guerrero. Nõ é por ser jogador do Porto que quero impunidade, assim como qundo o Luisão foi apanhado com excesso de alcool no sangue, o puseram a fazer trabalho comunitário e não ficou sem carta.
Mas afinal, os jogadores têm protecção e são tratados de maneira diferente? Pelos vistos são!
É justo? De carodo com a justiça desportiva sim!

Mas caro Manú e Pedro Veloso, a multa, que certamente foi aplicada ao Hulk, pois lá por considerar que a pena foi injusta, o Porto não contestou o motivo pelo qual houve a sanção, e não me parece que o Porto fosse abrir um precedente com o Hulk. Se nunca o fez, não seria agora. E o Porto, castiga e penaliza fortemente quem prevarica, basta ver o que o Porto fez ao Jorge Costa.
Se tivesse que vir a público? É a vossa opinião, mas não é por não vir a público que não foi feito. Agora que valor terá sido? Não faço a mais pequena ideia, pois isso estará certamente estipulado consoante a gravidade da acção e da pena.

Relativamente aos benefícios do porto teve em relação aos jogos da época da Champions, eu sinceramente vi os jogos todos do Porto esse ano, então no estádio do Dragão não falhei um sequer. Assim como na caminhada para a taça UEFA brilhantemente conquistada.
Acho sinceramente, que isso é que é de alguém que tenta arranjar uma desculpa para não admitir a superioridade da outra equipa.
É que, se formos a verificar as melhores campanhas da selecção, tiveram sempre a base de um Porto campeão europeu, se exceptuarmos '66. Em 84 ficamos em 3os no europeu, e daí para cá, Porto tem sempre dominado nas convocatórias, excepto desde 2004 em que muitos síram. Agora, se dizem que Portugal, teve e tem das melhores selecções do mundo, em que muitos desses jogadores jogaram no Porto, e defendem que ganhávamos campeonatos, taça UEFA, LIGA DOS CAMPEÕES por causa de árbitros comprados que nos permitiam fazer a rotatividade ( que árbitros indicaram que o Porto não foi benificiado nesses jogos), sinceramente, pareceu-me uma desculpa bastante pobre. Mas essa é a minha opinião!

Saudações

Pedro Veloso 7 de abril de 2010 às 02:18  

Emanuel pela minha parte a única situação estranha a que me posso referir é ao facto de no ano da Champions se ter passado a história do Augusto Duarte,vocês nem precisavam disso mas ocorreu.

Agora de resto nesses anos eram a melhor equipa nacional e europeia com todo o mérito, até porque tinham o melhor treinador de todos!

Abraço

JOAQUIM SANTOS 7 de abril de 2010 às 02:25  

meus amigos vamos la ver uma coisa...
o caso do hulk foi mediatico pq o benfica o mediatizou!!! tal com as escutas... nao comparem ao caso do cantona que toda a gente viu em directo!!! como no caso com o braga!!! e que estranhamente so agora da resultados...
o caso do hulk, se nao fosse a mediatizaçao do benfica podia ter passado como o caso do benfica com o nacional que nunca mais se ouviu falar.... ou nao interessou ao benfica revelar essas imagens!!!!
se repararem o unico elemento comum nestas situaçoes e sempre o benfica o que revela no minimo alguma estranheza... nao?!!!!
acho piada aos comentadores do benfica que vao a televisao tentar lipar as culpas do benfica e apoiar o ricardo costa, sempre muito bem informados e documentados, mas esquecem que o caso do hulk nao foi o unico no campeonato... gostava de ver o antonio pedro vansconcelos ou o silvio cervam mostrarem as imagens com o nacional.... ou as tais imagens do tunel com o porto na totalidade...
neste pais mais vale se-lo do que parece-lo... e nestas historias todas o benfica quer sempre parecer o ofendido... mas nao e...!!!

JOAQUIM SANTOS 7 de abril de 2010 às 02:25  

meus amigos vamos la ver uma coisa...
o caso do hulk foi mediatico pq o benfica o mediatizou!!! tal com as escutas... nao comparem ao caso do cantona que toda a gente viu em directo!!! como no caso com o braga!!! e que estranhamente so agora da resultados...
o caso do hulk, se nao fosse a mediatizaçao do benfica podia ter passado como o caso do benfica com o nacional que nunca mais se ouviu falar.... ou nao interessou ao benfica revelar essas imagens!!!!
se repararem o unico elemento comum nestas situaçoes e sempre o benfica o que revela no minimo alguma estranheza... nao?!!!!
acho piada aos comentadores do benfica que vao a televisao tentar lipar as culpas do benfica e apoiar o ricardo costa, sempre muito bem informados e documentados, mas esquecem que o caso do hulk nao foi o unico no campeonato... gostava de ver o antonio pedro vansconcelos ou o silvio cervam mostrarem as imagens com o nacional.... ou as tais imagens do tunel com o porto na totalidade...
neste pais mais vale se-lo do que parece-lo... e nestas historias todas o benfica quer sempre parecer o ofendido... mas nao e...!!!

Luís Marques 7 de abril de 2010 às 03:40  

João Pinto agride um árbitro e a Federação Portuguesa não faz nada...
Scolari agride um jogador adversário e a Federação Portuguesa não faz nada...
Os sub-21 destroem um balneário em França e a Federação Portuguesa não faz nada...
Um jogador jovem é expulso por retirar da mão de um árbitro o cartão amarelo e a Federação Portuguesa não faz nada...

E não sei se fez algo ao Sá Pinto quando este agrediu um seleccionador, já não me lembro...

A indisciplina reina em Portugal.

Zequinha 7 de abril de 2010 às 08:02  

vai pó caralho paaaaa

João 7 de abril de 2010 às 12:17  

Bem vindo Joaquim e parabéns pelo post!Acho que o porto foi eficaz e o Falcão mostrou o porquê de discutir a liderança dos melhores marcadores.
Em relação ao Fernando, além de merecer toda a estima dos adeptos, aposto que tem muito crédito por suceder ao mal amado Paulo assunção. O Hulk voltou muito melhor do castigo, ninguém sabe se continuaria a jogar mal como estava antes, mas de momento é outro para melhor e o Porto agradece. Hulk seria sempre uma mais-valia mas foi nítida a melhoria do jogo dos Dragões quando ele ficou de fora. Se quando o Porto perdeu pontos ele teria feito a diferença ninguém saberá. Consequentemente, achei abusivas as declarações de Pinto da Costa na Tv a colocar as razões da provável perda da Liga este ano para o castigo injusto de hulk. Acho que foi justo ter sido sancionado, já alguns moldes em que decorreu o processo é que não concordo, conforme já aqui tornei público. Porto e Braga foram prejudicados em alguns aspectos. Mas o facto de PC não dar qualquer valor à superioridade do benfica esta época em campo achei uma estratégia já bastante gasta e dona de um facciosismo enorme. Acho que ninguém sabe se houve realmente caso no benfica Nacional, infelizmente só se sabe quando aparecem imagens (que esta CD da Liga é incrível, agora ainda estão a sancionar dirigentes do baga e Benfica!)mas concordo que a divulgação das imagens do túnel dos jogadores portistas foi motivada por interesses. Mas aconteceram, é um facto, daí serem mal menor! Também prevejo goleada frente ao Rio Ave no dragão!