FC do Porto 3 - V. Guimarães 0

Boas tardes a todos…

Para quem joga futebol, compreende certamente, que o factor psicológico é tão importante como será o físico e o táctico para o sucesso de uma equipa.
Num jogo especial, em que uma equipa habituada a ganhar, e muito, entra logo de inicio a perder; o Benfica havia, horas antes, conquistado mais 3 pontos, afastando assim o FC do Porto do título nacional. Previam muitos, um FC do Porto desmoralizado, sem garra, cabisbaixo! E devo salientar que já vi muitas, ditas grandes equipas, sofrerem deste mal em situações idênticas… Pelo que ate faria algum sentido esta análise prévia do jogo.

E ate foi um jogo morno no início, com um Porto controlador da posse de bola, mas faltava qualquer coisa… O meio campo alternativo, apresentado por Jesualdo Ferreira, com o habitual Fernando, mas com Guarín (que marcara um “golão” frente ao Rio Ave na Taça de Portugal) a merecer a titularidade, e Valeri, até ia tendo iniciativa de jogo mas sem grandes oportunidades. E o Guimarães tacticamente bem posicionado complicava a acção…

Mas o golo apareceu, mais por sorte de que engenho e a partir daí tudo foi mais simples; uma bola “perdida” que bate em Falcão e que sobra para Hulk que remata fácil para a baliza… e ao intervalo o resultado aceitava-se.

Já na segunda parte o FC do Porto entrou mais forte, e logo cedo fez o 2-0, mais uma vez por Guarín e mais uma bomba! Apesar ter tabelado num defesa do Guimarães, não tira o mérito ao jogador portista, apenas retira as culpas ao guarda-redes vimaranense…

O Guimarães desmoraliza…
A partir daqui o jogo traduz-se numa tentativa de ajudar Falcão a alcançar Cardozo na lista dos melhores marcadores… que conseguiu fruto de uma grande penalidade que sofreu e converteu no 3-0.



De destacar, Beto que entrou a “frio” devido a uma lesão de Helton no aquecimento para o jogo… e fez uma óptima exibição com algumas boas defesas. Guarín, que esta com o pé quente, alcançando dois “golaços” nos dois últimos jogos. Falcão, continua no encalço do título de melhor marcador da Liga, e por pouco não marcou um outro golo de bicicleta.









3 Passes de rotura:

Tomás Pipa 20 de abril de 2010 às 18:58  

Falcao já me convenceu completamente. Jardel na primeira época fez 35 golos e como todos sabemos era um extra-terrestre. Falcao leva 29 e não vai ficar por aqui!

Ouvi dizer que o Beto levou um excerto de porrada Domingo à noite nas Docas em Lisboa. É verdade?

Emanuel Ribeiro 20 de abril de 2010 às 19:28  

Boa tarde!

Este Porto, a jogar sem pressão, parece-me uma equipa com muitos mais recursos. Se numa jogada a bola não vai para as alas, no meio consegue-se criar perigo e vice-versa. Temos o melhor Guarín destes 2 anos, o Beluschi demonstra finalmente o motivo pelo qual foi contratado. Hulk e Falcão jogam quase de olhos fechados. Há alegria e dá gosto ver o Porto, este Porto jogar. Pena, ter surgido fatalmente tarde. Agora é ganhar a taça de Portugal, e certamente que a próxima época será melhor, porque pior do que esta é muito mau! Eu, habituado que estou a ver o meu clube ganhar, custa não ganhar, mas há que reconhecer mérito nos outros. Jogamos mal, logo não merecemos!

Falcao: Um avançado que considero mais completo e de mais recursos que o Cardozo. Cardozo tem mais potência e marca melhor bolas paradas, mas o Falcao é definitivamente mais artístico e mais eficaz em remates/ golos 82/21 contra 87/21.

Talvez Cardozo sinta a falta de ter o Saviola a apoiá-lo, mas de facto para a primeira época de um jogador em que foi dificil se adaptar aos companheiros, basta ver os jogos que o Porto conseguiu repetir um onze para se dar muito mérito ao Falcao, que infelizmente acho que seguirá o caminho de outros excelentes avançados que passaram pelo porto e saíra brevemente. Tomara que me engane, pois gostava que Falcao continuasse a passear classe pelos relvados com a camisola do Porto!
A todos um grande abraço!

Um última nota: Troféu de campeão entregue no último domingo? Para quê? Mas o interessante e hilariante é haver pessoas que dizem que foi a pedido do FCP que o troféu foi entregue nesta data. Que teoria da conspiração mais rebuscada e refinada!

Pedro Veloso 21 de abril de 2010 às 01:57  

Joaquim concordo com tudo da tua análise, a propósito do Guarin ontem vi no MaisFutebol um vídeo dele num mundial sub-20 há 5 anos, grandes golos de longe! Será que o Valeri vai ter mais oportunidades? Custa a crer, depois desta época.

Emanuel também acho que o Porto está a jogar bem nesta fase final da época, aliás é de elogiar porque mesmo arredado do objectivo principal os jogadores,com profissionalismo, continuam a dar o máximo.

Quanto ao Falcao é de facto grande jogador. Se me permites, acho o Cardozo também superior noutro aspecto que não referiste, o passe, nomeadamente as assistências para golo que por vezes consegue (só não o faz mais porque como é lento demora uma eternidade para ganhar espaço e tempo para o fazer).

Tomás, que historia é essa do Beto?

As melhoras para o Ruben Micael, já agora.

Um abraço