A Luta é a 3

Se no início da época muita gente pensava que Mourinho iria mais uma vez passear pela Liga Italiana e que o grande desafio seria a conquista da Champions, neste momento essa ideia parece completamente errada. Não porque a mais importante competição de clubes do Mundo esteja mais acessível, porque não está, mas porque a cada jornada da Serie A que passa, o título parece estar mais complicado para o Inter.

O Inter deslocava-se ao Olimpico de Roma na sua pior fase da época a nível interno. Para a equipa de Ranieri este era o jogo do tudo ou nada. O Inter apresentou-se no seu habitual 4-4-2 e a AS Roma jogou em 4-3-3, com Totti a iniciar o jogo no banco de suplentes. O resultado de 2-1 para a equipa da casa é enganador e esconde o domínio do Inter durante grande parte do jogo, talvez devido a ter sido obrigado a correr atrás do resultado desde os 17', quando De Rossi (um dos meus médio centros de eleição) inaugurou o marcador. A equipa de Mourinho assumiu as rédeas do jogo e viu a bola bater nos postes da baliza de Julio Sérgio por três vezes: Milito, que marcou o golo do Inter aos 67', acertou nos ferros por duas vezes e Samuel cabeceou à trave na primeira parte. O golo da vitória foi marcado aos 73' (resposta rápida) pelo ressuscitado Luca Toni. Mais um que não servia para Van Gaal... No final do jogo, Ranieri e os seus pupilos festejaram como se do título se tratasse. É compreensível, para uma equipa que começou tão mal o campeonato, somando 5 derrotas nas 10 primeiras jornadas, mas que com a saída de Spalletti, tem feito uma notável recuperação, não perdendo qualquer jogo desde a 10ª jornada.

Em Turim, a Juventus reagiu da melhor forma aos ovos atirados contra o autocarro do clube à saída do centro de estágio e à derrota no San Paolo, vencendo a Atalanta por 2-1. Venceu mas não convenceu. O lendário Alessandro Del Piero abriu o activo com um grande golo de livre, para ver o seu ex-colega de equipa Nicola Amoruso empatar para a Atalanta. Já perto do final, Felipe Melo, uma das desilusões desta época, marcou o golo da vitória. Apesar da vitória, a Juve mantém-se fora da zona de qualificação para a Champions. Em Palermo, Miccoli abateu o Bologna com um fantástico hat-trick, numa partida onde Pastore voltou a ser magnífico e onde se destacou também o jovem uruguaio Abel Hernandez, que jogou sempre em alta rotação, com grande velocidade e técnica assinalável.

Já o AC Milan voltou a vacilar num momento crucial, empatando em casa com a Lazio (1-1), mesmo depois de ter estado a ganhar com um golo de Borriello na marcação de uma grande penalidade.

Segue tudo em aberto na luta pelo título, com o Inter a perder terreno para os seus adversários directos todos os fins de semana. Mourinho encontra-se agora numa encruzilhada de caminhos e terá que fazer escolhas que podem ser determinantes nesta fase de grandes decisões: Colocar em segundo plano o Scudetto de forma a concetrar baterias num objectivo mais ambicioso que é a Champions? Apontar ao título, descuidando o objectivo Santiago Bernabéu? Ou será que tem capacidade e plantel para lutar pelos dois objectivos?

12 Passes de rotura:

Balakov10 29 de março de 2010 às 16:59  

O Mourinho este ano tá abaixo do normal, muito abaixo...

http://aoutravisao.wordpress.com/

Pedro Veloso 29 de março de 2010 às 17:09  

Infelizmente não pude ver o duelo do Olimpico mas pelo resumo parece ter sido grande jogo, cheio de oportunidades. A bola do Milito ao poste aos 94' pode ser um dos momentos da época...Já agora, o Mourinho cumprimentou o Ranieri João? O Milan é que continua a dar presentes, não parece ter estofo.

João S. Barreto 29 de março de 2010 às 17:35  

Pedro, esse pormenor passou-me ao lado, o quee pena. tabem gostava de saber!

Pedro Veloso 29 de março de 2010 às 19:41  

Vi agora o calduço que o Zebina apanhou dum adepto da Juve, aquilo está de facto muito complicado em Turim...

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.html?id=1150854&div_id=1489&psec_id=46

JV 30 de março de 2010 às 11:18  

Este comentário não tem nada a ver com a notícia mas uma sugestão e crítica.

Não acham que este blog está a ficar um bocado morto?

Liga Italiana e Benfica, eu sei que o SCP perdeu mas não tem direito a um post?

Eu sei também que o FCP não tem colunista mas qualquer um dos existentes não o pode fazer? Se bem que isto demore tempo e alguns podem não o ter de sobra.

Eu sou portista mas para colunista dum site destes acho que não tenho grandes capacidades. Prefiro discutir futebol em geral, puxando sempre para o lado do FCP mas não deitando abaixo os adversários. Sem ofensa acho que grande parte dos colunistas tende para mandar bocas aos adversários tanto como falar bem dos seus clubes e isso eu não sei fazer porque sei e gosto de ver futebol.

Por vezes, admito, prefiro falar bem do SLB quando o merece, do que falar bem do meu FCP quando está no fundo ou menos bem.

É só uma sugestão, acho bem falar do SLB e de outras ligas mas não vamos deixar para trás os outros 2 grandes em detrimento da liga italiana por exemplo.

Como disse acima, isto é o que penso do blog, posso estar sujeito a críticas mas pronto, tentei fazer com que fosse uma crítica construtiva.

Cumprimentos.

João S. Barreto 30 de março de 2010 às 11:28  

JV, não se preocupe que um post sobre o sporting ja está na forja e se ainda não saíu é mesmo pela falta de tempo de que falou. Contudo já estamos a tomar medidas para remediar essa falta de tempo que por vezes existe. Quanto ao Porto, nenhum de nós fez a análise porque não queremos ser tendenciosos ou parciais (o que no futebol é quase inevitável) e estamos quase a anunciar o novo representante azul e branco, por isso não se justificava estarmos a escrever sobre o jogo de domingo.

Não se preocupe que não vamos deixar de dar importância aos 3 grandes, antes pelo contrário.

Muito obrigado pelo comentário e pelas sugestões.

JV 30 de março de 2010 às 12:02  

Peço desculpa chatear mais uma vez mas agora apanhei o jeito de comentar e pronto, têm que me aturar.

Essa imagem de cima que tem o título do blog "Settore Offensivo" podia ser mudada por 2 semanitas, até o SLB jogar com eles. Se por acaso perdesse, que espero que não aconteça, não a voltaria a pôr tão cedo, caso ganhasse podiam voltar à mesma, até para chatear aqueles portugueses que torcem por equipas estrangeiras contra clubes portugueses que não o seu.

Reparei agora na imagem por acaso e este comentário não é uma crítica, é mais em tom de brincadeira. Mesmo assim deixo a ideia.

Cumprimentos.

Tomás Pipa 30 de março de 2010 às 12:45  

JV, não te preocupes com o post do Sporting. Falei com pessoas próximas do responsável do SCP neste blog e disseram-me que saía 3ª feira. Não saíu mais cedo por falta de tempo.

Um abraço

Sá Pinto 30 de março de 2010 às 14:57  

pessoal acho q lá para o fim da epoca podiam fazer uma antevisao de 2010/2011 onde cada pessoa desse a sua opiniao de:

-posiçoes a reforçar e com que jogadores;

-perspectivas de vendas e por quanto;

-movimentaçoes de treinadores (villas-boas no sporting, por exemplo)

nos 3 grandes de cada pais com ligas fortes.

abraço,

Manú 30 de março de 2010 às 15:01  

Caro Sá Pinto,

Obrigado pela sugestão, é realmente uma boa ideia que aliás já foi debatida numa das nossas reuniões semanais.

Após as decisões finais nas competições em actividade serão feitos os respectivos rescaldos e lançamentos da próxima época.

João Branco 30 de março de 2010 às 16:57  

Novo blog de desporto, que visa informar toda a comunidade bloguistica sobre a actualidade do desporto, emitir opiniões sobre o quotidiano do desporto, apresentar sondagens e vídeos.

www.desportoemfoco.blogspot.com

Agradeço a visita!

P.S: Vou por um link para o vosso blog

João 2 de abril de 2010 às 21:42  

Há muito que não tinha tanto prazer em ver um jogo da Serie A, bastante emotivo! Mourinho realmente tem uma grande equipa e tem mostrado que continua ser o Special One, mas o modo como deixou fugir a vantagem pontual que teve é mau. Por outro lado a recuperação de Ranieri foi fantástica e mercem estar na discussão pelo título, embora Mourinho se possa queixar do azar que por vezes teve este ano. E o clássico "duelo" Ranieri - Mourinho tem andado um pouco adormecido,~estará o primeiro a tentar não arranjar guerras e o 2º om receio da situação em que está?
Quanto ao Milan e Juve têm sido péssimas, o Milan não merece vencer de todo enquanto a Juve merce apenas a Uefa na minha opinião, gostava de ver o Palermo na pré-eliminatória da Champions.