Em Piloto Automático

O Sporting foi perder ao Caldeirão dos Barreiros, naquele que foi o primeiro teste à moral da equipa após a confirmação do falhanço que foi a época 2009/2010.

O Sporting apresentou-se muito desfalcado: Daniel Carriço continuou de fora por lesão, Miguel Veloso e João Moutinho ficaram de fora por castigo, Izmailov de fora por razões extra-futebol. Polga e Tonel formaram dupla de centrais, Abel continuou a lateral-direito, Adrien jogou no lugar de João Moutinho, Yannick recuperou a titularidade a extremo-esquerdo e a grande novidade, João Pereira no meio-campo, não tanto a médio-direito, mas mais como "vagabundo", ao aparecer em todo o lado.

O Marítimo vinha de uma série negativa de 5 jogos sem ganhar e tinha que vencer este jogo para continuar no comboio europeu. Portanto, uma equipa motivada contra uma de rastos.

Nos primeiro minutos, era João Pereira que dava o único sinal de vida do lado dos Leões. Muito dinâmico na frente de ataque (bem mais que Yannick) a dar muito apoio a Saleiro e Liedson e a aparecer com frequência nas duas alas.

Aos 17', Tchô fez o primeiro golo do jogo. Ataque do Marítimo pelo meio conduzido por Djalma, que depois de ver Tchô a aparecer no lado direito, assistiu primorosamente o brasileiro que só teve que encostar perante um Rui Patrício impotente.

O Sporting respondeu aos 36' com um golo. Liedson (quem mais haveria de ser?) ganhou a bola a Alonso em zona perigosa e rapidamente lançou Yannick pelo flanco direito, este só teve que centrar para o meio da área onde apareceu João Pereira a encostar para o golo do empate.

Aos 38', talvez ainda motivados com o golo, o Sporting quase que se colocou em vantagem. Saleiro, com tudo para rematar, viu (e bem) Liedson melhor colocado e ofereceu-lhe o golo. O Levezinho desta vez atirou por cima.

O jogo chegou assim ao intervalo. Não fossem os golos, esta parte estaria a figurar na galeria das piores primeiras-partes de um jogo de futebol.

Carvalhal mexeu na equipa com a ideia de abanar um pouco o jogo, saíu Abel e entrou o interncional chileno Matías Fernández. O problema é que nunca sabemos quando se pode contar com Matías, e pelo que se viu, mais valia a pena não ter entrado.

O Marítimo entrou melhor na 2ª parte, Baba (entrou ao intervalo) criou alguns lances de perigo e os madeirenses começavam a tomar conta do jogo. Talvez por isso, Carvalhal voltou a mexer e fez entrar Pereirinha para o lugar de Adrien. O objectivo desta substituição, foi o mesmo da primeira (Abel por Matías): dar alguma vivacidade ao jogo do Sporting, mas o resultado foi nulo. Pereirinha continua a fazer lembrar um fantasma. Fez uma época nojenta até ao momento. É um bom rapaz, bom profissional, presumo que um bom companheiro de equipa....mas tem que dar mais! Isto não é nada!
Saleiro, muito desgastado deu o lugar a Sinama aos 78' e os resultados foram imediatos. Aos 82', canto do lado direito batido pelo ex boavisteiro Paulo Jorge, e golo de Sinama-Pongolle na própria baliza. Os auto-golos normalmente são sempre lances de muito azar, mas porque raio estava o Sinama-Pongolle todo encolhido dentro da área de olhos fechados? Se abrisse os olhos se calhar tinha visto a bola e aliviado como deve ser.

A0s 91', Cláudio Pitbull disparou do meio da rua muito colocado e 3-1! Grande golo do brasileiro, mas é um filme que eu já vi esta época (Cardozo,Manú,Castro,Mariano etc...): passadeira estendida para o adversário rematar. Assim é fácil!

A0s 94', Sinama-Pongolle é carregado na área e o árbitro assinalou penalty. Na ausência de Miguel Veloso e João Moutinho (marcadores oficiais), Sinama-Pongolle foi encarregado de cobrar a penalidade e não falhou. 3-2 resultado final.

Apesar dos cinco golos, o jogo foi muito mau! Um Sporting completamente apático que foi à Madeira apenas para cumprir calendário, mas que agora tem novo objectivo: manter o 4º lugar, pois o Vit. Guimarães já só está a 2 pontos.

5 Passes de rotura:

João S. Barreto 30 de março de 2010 às 22:49  

Resumiria este jogo numa palavra: Chato. Adormeci na durante primeira parte, mas vi a segunda. Se Pongolle tem falhado o penalty, acho que pendurava as botas no dia a seguir.

Pedro Veloso 31 de março de 2010 às 11:28  

Lol se calhar. Por acaso deu-me pena (sem ironia nenhuma) ver o desespero dele quando fez o autogolo, tenha ou não fechado os olhos é um azar incrível, quando as coisas ainda por cima já têm vindo a correr mal é um golpe fundo na confiança.

João 2 de abril de 2010 às 21:32  

Vi muito pouco do jogo mas penso que a derrota foi injusta. De qualquer maneira o SCP não fez o que devia. Quando vi que estava perdido do mal o menos, o Pongolle marcou. Na estreia tinha ameaçado fazer um autogolo, negado por uma grande defesa do R. Patrício, ontem concretizou.Com todas as lesões e gestão de esforço que não o têm deixado jogar, achei o golo dele bastante importante para a sua integração. O Guimarães voltou a perder

João 2 de abril de 2010 às 21:33  

(cont.) mesmo indo à luz não creio que o 4º lugar escape ao SCP, seria outro falhanço incrível nesta época.

Tomás Pipa 3 de abril de 2010 às 02:17  

A verdade é que P.Proença (sócio do SLB), começou hoje, com a patética expulsão de Izmailov a cozinhar a próxima jornada na Luz.