Vender ou não vender Izmailov?

Vender ou não vender Izmailov agora?

Esta é a pergunta do momento para os lados de Alvalade. A maioria dos adeptos sportinguistas não querem que o internacional russo seja vendido porque é um dos nossos melhores jogadores.

Para mim é bem claro: por 6M€ é de vendê-lo.

A minha opinião é simples: Izmailov é um dos nossos melhores profissionais, nunca refila, nunca mostra desagrado com nada, não é vedeta, sempre disse que está muito bem em Lisboa, mas também não o vejo alegre. É um bom jogador sem dúvida, mas temos que pensar na próxima época. Se queremos jogar em 4-3-3, alguém me diz qual é a posição dele nesse sistema? É um extremo puro que possa fazer uma das 3 posições da frente como o Derlei, C.Ronaldo, Varela ou Hulk? É um box-to-box para jogar nas duas posições mais avançadas do meio-campo como o João Moutinho, Frank Lampard, Raúl Meireles, Maniche, Xavi ou Gerrard? Acho que a resposta a estas duas perguntas é a mesma: não. Izmailov é um médio-ala, é bom para o 4-4-2 losango ou clássico. Também é bom lembrar que Izmailov, nas quase três épocas que cá esteve, passou cerca de metade do tempo lesionado. É um jogador demasiado frágil para jogar épocas inteiras e até foi por isso que foi vendido para o Sporting. A mim interessa-me mais os jogadores que podem jogar todos os jogos.

Espero que os sportinguitas que digam que ele tem que ficar porque nos sobra a Liga Europa pensem melhor nisto. Não vamos perder 6M€ agora para chegar no máximo aos 1/4 de final. Esta época está perdida, não sejemos irrealistas.

Como a maioria dos sportinguistas, defendo a revolução no plantel no próximo Verão, mas isso tem que começar a ser decidido já, com o novo treinador, para que seja tudo bem feito. É preciso contratar os novos jogadores cedo para que façam a pré-época e não venham só no último dia de Agosto como acontece muitas vezes e para isso é preciso dinheiro. Os 6M€ que o Izmailov pode render, pode ajudar e muito a financiar a nova equipa técnica e os reforços que esta quererá.

Para os que dizem que ele vale mais que 6M€, pergunto: então mas com que idade é que ele vai valer mais que 6M€? É bom não esquecer que ele já tem 27 anos e não se vai valorizar muito mais. Ninguém dá muito mais por ele.

Esta proposta do Lokomotiv é uma excelente oportunidade que o Sporting tem para se redimir de golpes antigos como foram os do Rodrigo Tello ou do Marius Niculae.

Por fim, por respeito ao Izmailov que sempre foi um excelente profissional, devemos aceitar a proposta. Izmailov, que custou 3,5M€ se não me engano, tem a oportunidade de regressar ao seu país para ganhar 2M€ por ano (aqui só ganha 400 mil € ano) e se ele quiser sair, deveríamos deixar ir se houver uma boa proposta (e parece que há).

14 Passes de rotura:

João S. Barreto 21 de fevereiro de 2010 às 18:45  

Tomás concordo com quase todos os argumentos menos um: gosto mais de ver o Izmailov jogar no centro e descair para as alas do que propriamente nas alas e por isso penso que podia bem entrar num 4-3-3 como um box-to-box a descair nas alas, o que pode complementar bem um esquema com um trinco e um médio centro mais fixo. De resto acho que a tua análise é acertadíssima e concordo que o SCP o devia deixar sair.

Gosto especialmente da forma como deixas implicito que a equipa técnica da próxima época não será a mesma. Estás assim tão certo disso?

Tomás Pipa 21 de fevereiro de 2010 às 19:06  

Acho mesmo que não será a mesma.
Mesmo que seja, vai ser preciso uma revolução no plantel que vai custar dinheiro, ou seja, continuamos a precisar de dinheiro com equipa técnica nova ou não.

Bruno_Mega 21 de fevereiro de 2010 às 19:14  

Tb acho que a equipa técnica não será a mesma. Carvalhal é demasiado fraco para treinar um clube como o sporting...
Nesse sentido acho que seria um bom negócio. E da maneira que a época já está perdida... Porque não?

João S. Barreto 21 de fevereiro de 2010 às 19:20  

Quem é que gostavas de ver no teu Sporting?

Tomás Pipa 21 de fevereiro de 2010 às 20:15  

Excluindo obviamentes os melhores treinadores do mundo: Capello,Mourinho,Fergunson etc..

Acho que Villas-Boas era uma boa solução e acredito que será ele o treinador

Pedro Veloso 21 de fevereiro de 2010 às 23:12  

Manuel José não? Ainda esta semana se fez bastante ao lugar numa entrevista.

Quanto ao Izmailov, de facto pensando racionalmente é capaz de ser melhor ele sair. Mais pelas lesões e por ser uma boa proposta do que por outra coisa. Acho que ele serve para um 4-3-3 nas alas Tomás. Mas claro que é polémico deixar, tendo uma equipa fraca, uma das melhores unidades sair...já agora aguentem-no até jogarem com o Porto;)

A propósito, viram hoje a capa do Record? "É Carvalhal ninguém leva a mal" Achei nojenta, pode não ser o melhor treinador do mundo nem sinto especial simpatia (pelo contrário) por ele, mas não me lembro de ver um jornal gozar assim com um treinador na capa. E além disso esta equipa foi ele que a formou, é dos menos culpados.

Pedro Veloso 21 de fevereiro de 2010 às 23:13  

Manuel José não? Ainda esta semana se fez bastante ao lugar numa entrevista.

Quanto ao Izmailov, de facto pensando racionalmente é capaz de ser melhor ele sair. Mais pelas lesões e por ser uma boa proposta do que por outra coisa. Acho que ele serve para um 4-3-3 nas alas Tomás. Mas claro que é polémico deixar, tendo uma equipa fraca, uma das melhores unidades sair...já agora aguentem-no até jogarem com o Porto;)

A propósito, viram hoje a capa do Record? "É Carvalhal ninguém leva a mal" Achei nojenta, pode não ser o melhor treinador do mundo nem sinto especial simpatia (pelo contrário) por ele, mas não me lembro de ver um jornal gozar assim com um treinador na capa. E além disso esta equipa foi ele que a formou, é dos menos culpados.

Manú 22 de fevereiro de 2010 às 00:20  

joao nao concordo que o izmailov é bom para um 4-3-3. para jogar no meio campo em 4-3-3 com um medio centro ao lado e um trinco atras, ha que jogar mais na "vertical" na minha opiniao. como lucho por exemplo. acho que para isso ficam bem servidos com moutinho e matias. depois com veloso, adrien, mendes e andre santos (ou outro) para os outros dois lugares.

mas tenho uma pergunta. embora tambem achando que esta equipa tecnica nao fica, como ha tantas certezas que a tactica venha a ser o 4-3-3?

Manú 22 de fevereiro de 2010 às 00:22  

veloso quanto à capa, segundo sei carvalhal anda em guerras de palavras com 3 colunistas do record.

o jornal à primeira oportunidade nao paerdoou o carvalhal ter dito que estava farto do shrek, do burro e do gordo.

João S. Barreto 22 de fevereiro de 2010 às 00:53  

Manú para mim o Moutinho não tem qualidade para jogar num grande e Matias falha demasiados passes, recupera poucas bolas e é demasiado irregular para actuar num meio-campo a 3. Embora o encostem muito às alas, o Izmailov faz bem os espaços interiores e para mim é melhor alternativa que os outros dois num hipotético 4-3-3 (também não sei como há tanta certeza quanto a este esquema tactico).

Pedro Veloso 22 de fevereiro de 2010 às 01:34  

Ah Manu só agora é que descobri quem sao afinal o shrek, barbas (não era burro) e gordo? O Shrek é o director, o Alexandre Pais, o gordo é o Bernardo Ribeiro e o barbas deve ser o Dias Ferreira. Vi num blog.

Há bocado escrevi "E além disso esta equipa foi ele que a formou, é dos menos culpados." Obviamente queria dizer "não a formou"

Cristiano Moreira 22 de fevereiro de 2010 às 09:35  

O Carvalhal tem que sair, como é óbvio.
Quanto ao Ismailov eu não o vendia, é do melhor que lá. Admiro-o muito enquanto jogador e faz sempre o favor de facturar contra o meu FCP! :)

Tomás Pipa 22 de fevereiro de 2010 às 12:38  

Exactamente Manú. Para se jogar no meio tem que se ser mais vertical, o Izmailov, inconscientemente enconsta-se mt à linha.

João S. Barreto 23 de fevereiro de 2010 às 01:01  

Tomás lembro-me por exemplo do Porto de Mourinho quando por vezes actuava em 4-3-3 em que o Maniche jogava do centro para o lado esquerdo do meio-campo, com o sucesso óbvio. Claro que é dificil igualar esse nível de excelencia, mas não é obrigatório jogar com muita rigidez, eu prefiro um 4-3-3 com unidades mais flexiveis, a equipa torna-se mais imprevisivel a atacar.