London Calling

Vou usar o nome do Cd dos The Clash para falar do sitio onde me encontro. Estou de férias em Londres, e depois de tentar absorver tudo o que esta majestosa cidade tem para nos oferecer, procurei marcar mesa num Sports Bar para ver o jogo de amanhã em "território inimigo". Para além do respeito que têm pelo clube, fizeram questão que a "melhor televisão" (sim, eram pelo menos 7) fosse para mim.

É engraçado o que aqui se diz do FC Porto e principalmente de Jesualdo Ferreira, que não é, nem nunca foi consensual no mundo Portista.

Aqui fica :

«Perhaps the greatest challenge for a manager isn’t building success, it’s rebuilding. You win silverware with a group of players and then — because they’ve aged or because your owner decides to cash in — you have to start over. Except because you’ve been successful and fans and media have grown accustomed to it, the pressure to win right away is immense, despite the new cast of characters.

Jesualdo Ferreira, the Porto coach, knows a thing or two about this. In June 2008, he won his second consecutive league title with Porto, the club’s third in a row. That summer he lost Paulo Assunção, his midfield general, José Bosingwa, his pacey right back, and Ricardo Quaresma, his star winger. Undeterred, Ferreira again won the Portuguese championship, becoming the first coach to win three titles on the bounce. And, again, his squad was gutted.


Porto earned more than £100 million from those deals; less than a third was reinvested in the side. Imagine Arsène Wenger losing Bacary Sagna, Gaël Clichy, Cesc Fàbregas, Alexandre Song, Samir Nasri and Robin van Persie over two seasons and you begin to understand the transition facing Ferreira, who, effectively, has become a victim of his own success.»

Gabriele Marcotti in The Times, 15/02/2010


Numa imprensa "livre" e "sem encomendas" é reconfortante a forma como falam de nós. Destaco o ultimo parágrafo. Enche nos de orgulho e até nos deixa a pensar se por vezes não deveríamos ser mais compreensivos para com Jesualdo Ferreira...

Abraço azul-e-branco, directamente de Londres

18 Passes de rotura:

Cristiano Moreira 17 de fevereiro de 2010 às 00:15  

É com orgulho que leio o que aqui "colaste" e era bom que por cá também se tivesse essa visão.
É maravilhoso saber que quem inventou o futebol e o vive como ninguém acha isso de nós e do nosso coach.
Obrigado pelo post Vasco e continuação de boas férias!
Abração!

Manú 17 de fevereiro de 2010 às 00:49  

settore com reporteres sempre em cima do acontecimento!

boa sorte para amanha e para o fim de semana contra o braga!

Tomás Pipa 17 de fevereiro de 2010 às 01:10  

mt bem visto!por acaso têm razão no que dizem, jesualdo é um bocado vítima do seu sucesso, exponencia os jogadores e dps vendem-lhe os melhores jogadores e dão-lhe outros,ficando com uma equipa pior.

Boa sorte para amanhá,serei FCP!

Pedro Veloso 17 de fevereiro de 2010 às 01:17  

Vasco excelente post a partir de Londres!

Quanto ao artigo que citas, penso que seja - sem qualquer tipo de ironia - motivo de orgulho para qualquer portista, e o trabalho do Jesualdo é neste aspecto de reconstrução da equipa de mérito incontestável(embora pelo que vejo nos blogs portistas isso interessa pouco e ele continua muito longe de ser popular).

Só uma correção ao artigo do The Times, o Jesualdo foi o 1º treinador PORTUGUÊS a ganhar três títulos nacionais consecutivos em Portugal, não o 1º de sempre. Esse foi o mítico Jimmy Hagan, que entre 1970 e 1973 foi tricampeão na Luz, num desses anos o único campeão sem derrotas da história no nosso país. O seu a seu dono;)

Abraço Vasco e boas férias, boa sorte para amanhã (ainda não decidi quanto a Domingo lol)

Anónimo 17 de fevereiro de 2010 às 12:45  

Isto é tudo muito bonito, e é um orgulho de fcato, mas será que também devo colocar aqui as perguntas constantes dos meus colegas holandeses que me questionam constantemente "se o Pinto da Costa é o Berlusconni de Portugal...??"

Bruno_Mega 17 de fevereiro de 2010 às 12:50  

Mas o que é que tem aí de tão especial?? Que vocês fazem muitas vendas?? Isso toda a gente sabe (apesar do clube dar sempre prejuizo...)
Deve ter sido por tar em inglês... é que eu não percebi o que tem de tão especial...

Orelhudo 17 de fevereiro de 2010 às 19:09  

Bruno_Mega:
Que tens a ver com o prejuízo do FCP; estás a pansar ajudar a pagar?
Finalmente descobriste que és MUITO LIMITADO.Nunca é tarde.

Bruno_Mega 17 de fevereiro de 2010 às 19:51  

Tenho é pena que a tua limitação não perceba a minha ironia...

Duarte 17 de fevereiro de 2010 às 21:53  

O prejuízo? Meu amigo o Porto é o clube português com menos passivo e o único dos 3 grandes que não deve um cêntimo ao fisco, podendo reforçar-se sem empréstimos ou antecipação de receitas.

Eu se fosse benfiquista evitaria falar de dinheiros. É que quem está em falência técnica é o Benfica, não o Porto.

Bruno_Mega 17 de fevereiro de 2010 às 22:52  

Duarte, concordo com tudo o que dizes. Tens toda a razão! sinceramente nem ponho isso em questão.
Apesar de eu ser benfiquista sei perfeitamente que o Porto é de longe o clube Português com melhores finanças!
Apenas digo que depois do dinheiro que o porto tem feito em vendas nos últimos 5, 6 anos é no mínimo estranho k mesmo assim dê prejuízo...
Apenas isso!

Ruben M. 17 de fevereiro de 2010 às 22:57  

Uii tu queres ver que temos aqui um fiscal das finanças? tu pões em causa cada coisa que não lembra ao diabo, eu para mim tu ou te metes na droga ou tens algum desvio psicológico. Que tem a ver aqui o que o Porto têm ou não têm de prejuízo?
Tu procura ajuda especializada porque não andas nada bem.

Bruno_Mega 18 de fevereiro de 2010 às 00:41  

Ouve la ó palhaço... eu fiz apenas uma observação... e k eu saiba nem sequer tava a falar contigo...
Isto de insinuar o k dá na cabeça e ofender até.... escondido e protegido pelo espaço web tem k se lhe diga.... mas eu conheço-te de algum lado? Deves pensar k tas a falar com o teu pai...
Vê se cresces...

Bruno_Mega 18 de fevereiro de 2010 às 00:42  
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Veloso 18 de fevereiro de 2010 às 01:09  

Duarte corrige o tempo verbal, o Benfica já não está em falência técnica. Informa-te antes de disparar.

Duarte 19 de fevereiro de 2010 às 16:27  

Não está à custa de quê Pedro? Bem sabes que foi à custa de contracção de mais dívidas e antecipação de receitas.

Pedro Veloso 20 de fevereiro de 2010 às 18:35  

Duarte se contraísse mais dívidas não se resolvia a falência técnica, só se a agravava. O que se fez foi simplesmente transferir o estádio (através da Benfica Estádio)na SAD e fazer o correspondente aumento de capital.

João S. Barreto 21 de fevereiro de 2010 às 12:26  

Excelente post Vasco! é de facto incrivel a capacidade do Porto para rentabilizar os investimentos. Sinceramente acho que o mesmo está a começar a acontecer no Benfica este ano, com vários jogadores com a cotação em alta no mercado.

Quanto a dinheiros e falências técnicas: um passivo alto por si só não quer dizer nada Duarte, por vezes as empresas (uma SAD é uma empresa) OPTAM por contrair mais dívida e menos capital próprio. O que interessa são os activos que a empresa detem e a capacidade que tem para cobrir o seu passivo. O problema no Porto é que, mesmo com todas estas vendas bastante lucrativas não conseguem deixar de ter prejuizos, ou seja, não têem capacidade de financiar as vossas dívidas. Isso sim é preocupante.

Pedro Veloso 21 de fevereiro de 2010 às 16:30  

transferir o estádio para a SAD, queria eu dizer*