Estado de sítio

Vejo futebol há muitos anos, sofro pelo Benfica e sou Benfiquista desde que me conheço. Tento ser acima de tudo imparcial e não ser injusto para com quem falo ou a quem escrevo sobre esta paixão que é o Futebol. Sei que nem todos pensam de igual forma e, nem quero nem nunca quis que todos pensassem como eu, pois sei que para mim estou certo mas para muitos posso estar errado, porém a cegueira que muita gente atingiu preocupa-me…
Sim… Preocupa-me porque eu sempre soube com maior ou menor dificuldade reconhecer o poderio de certos clubes em determinadas alturas.
Falo-vos pois claro das mil e uma razões absurdas e inoportunas que muitos justificam como os principais motivos para o Benfica deste ano.
Túneis, árbitros, sumaríssimos, penaltys, a antecipação de jogos… Tudo serve para as mentes mais fechadas não terem de reconhecer a avassaladora diferença de qualidade dentro de campo.
Há pouca falava de não ter de modo algum dificuldade em reconhecer o domínio de clubes caso esse realmente se justifica-se, e não tenho!
O F.C.Porto tem sido a maior força do futebol português (não confundir força com referência) nos últimos anos! Com fruta, sem fruta, a verdade é que o Porto de Mourinho jogava muito, e ganhou o que ganhou a nível internacional! No entanto a nível interno apesar desse tamanho poderio dentro de campo notava-se os tais tentáculos do polvo que toda a gente falava mas que ninguém via. Um polvo antigo que já tinha sugado muito ao longo do tempo e, habituou muito boa gente a uma rotina em que “lá em cima se podia fazer de tudo e cá em baixo não”. Dois pesos, duas medidas, assim foi o futebol português durante anos que coincide curiosamente com os dourados anos do F.C.Porto.
Depois do escândalo “Apito Dourado” a pouco e pouco as coisas foram mudando, começou a haver pesos certos para medidas certas e a malta lá de cima começou a estranhar. Esse estranhamento acentuou-se e é notório hoje mais que nunca. Hoje os árbitros não tem medo de assinalar penaltys no Dragão, nem levantar a bandeirola, e isso provoca um sentimento de injustiça aos portistas.
Caros portistas, uns amigos, outros colegas de blogue… Vou vós contar um segredo, vocês não têm sido prejudicados! Esse estranho sentimento que se chama frustração provém do facto de vocês simplesmente não estarem a ser beneficiados, pois essa foi e, seria no vosso entender, a ordem natural das coisas.
A prática enraizada no túnel das antas vigiada pelo famoso guarda Abel expandiu-se até ao estádio da Luz. Ordem natural das coisas na perspectiva portista…
Pode-se bater á vontadinha que ninguém é castigado! Se o Hulk tivesse sido naturalizado Português o presidente ligaria para a comunicação social e, ou o castigo era reduzido ou o Hulk renunciaria a selecção. “…Epah fantástico presidente, eu já sabia que você era um génio, mas esta do Hulk renunciar epah…”.
Isto meus caros era a vossa ordem natural das coisas. A vós não vos espantai o Hulk andar a porrada, espanta é ter sido castigado por tal.
Continuem a falar de árbitros, túneis, sumaríssimos de pneus e até de insinuarem que é batota antecipar um jogo, pois todas estas razões são justificações para as vossas frustrações. Eu, assim como o tal número de benfiquistas espalhados pelo mundo fora que vocês gostam de atirar para o ar em tom de brincadeira/inveja, vamos jogo a jogo enchendo os olhos com a classe do Aimar, com a magia do Di Maria, com a garra do Javi, com o poderosíssimo Tacuara, e com o perfume de um enormissímo Saviola. O Benfica de Jesus joga que se farta, espalha magia, classe e aquela onda vermelha (porra realmente somos muitos) está cada vez mais forte e indiferente ao que vem debaixo! Vocês… Bem vocês podem continuar a gritar no fim dos jogos filhos da p…. Slb…que como se diz aqui pela terrinha, “…Fale bem, falem mal…mas falem, é sinal que estamos vivos…”
E bem vivos Meu Benfica…
Bem vivos!

54 Passes de rotura:

Marco Almeida 5 de fevereiro de 2010 às 00:17  

Simplemente:

http://www.youtube.com/watch?v=-oIjEFL6L1g

Como consegues dizer que és imparcial, quando escreves um texto destes e para ti tds os casos que tem acontecido o benfica não tem culpa de nada? E como vens para aqui falar dos anos em que o porto ganhou td o que tinha para ganhar, com influências vindas de fora de campo?

Por favor, para isso não escrevas nada que os acompanhantes do blog agradecem.

Numero Dez 5 de fevereiro de 2010 às 00:34  

Caro Marco o video que deixaxte leva-me a crer que és uma daquelas pessoas que como falei no post me preocupa. O benfica tem culpa do que? que os jogadores saiam do balneario que nem baratas tontas e desatem a bater no segurança? Que o cardozo seja punido sem que hoje se entenda bem porque? eu vi-o apanhar e não dar! o Benfica tem culpa dos 3 jogos ao mossoro? e dos 3 meses ao vandinho? (3 meses pessoalmente parece-me exagerado) srá que pagou a estes para agredirem os proprios jogadores do clube? Eu sei do que o benfica tem culpa caro marco! O benfica tem culpa é de haver hoje pessoas com muita azia e frustração!

Marco Almeida 5 de fevereiro de 2010 às 00:48  

Numero Dez, repara bem eu não digo que a culpa é do benfica, digo sim que alguma coisa ele tem a ver, uma vez que os jogadores/clubes envolvidos nestes incidentes não passam todos os jogos a "pancada" e para que isso tenha acontecido, alguma coisa se passou e se reparares bem só há um clube em comum nestas confusões todas e esse clube tu sabes qual é, e é o benfica, a verdade é esta.
E depois vens-me com a conversa que o Porto não esta a ser prejudicado, e nós (os que vêm os jogos de vários clubes) como poderemos ficar calados?! A sério convido-te a veres os jogos do porto e imaginares que é o benfica que esta a jogar e ai vais ver o que eu te estou a tentar dizer.

Al 5 de fevereiro de 2010 às 01:53  

É pena que os teus últimos posts, tirando analises aos jogos, não contribuam de forma alguma para melhorar este Blog... Para além de pouca qualidade a nível de escrita, revelas ser "imparcial" e no entanto apenas falas dos outros, sem te referires por exemplo aos "estranhos" casos passados no túnel da luz.

Falas que se tem tentado tirar o brilho das vossas vitórias com túneis, castigos ou outras coisas. E vocês o que tem feito? Tentam abafar casos como este:

http://videos.sapo.pt/0sD4epSWiQRu4EPAqY4s

As imagens captadas no túnel da Luz referentes a este jogo desapareceram?
A Comissão Disciplinar da Liga não está interessada nesta denúncia, feita por Rúben Micael em... 26 de Outubro de 2009? (como vêem ele não se queixou quando assinou com o FC Porto...)
Pois...

A CD da Liga é a maior vergonha jurídica que este País conheceu desde o fim dos tribunais plenários. (Como provavelmente não sabes o que foram os Tribunais Plenários, vai ao Google)

André Pinto 5 de fevereiro de 2010 às 02:01  

Futebol Português neste momento:

-Grave são escutas virem para dominio publico...mas ninguem acha grave haverem provas de gajos a cometerem crimes de corrupção

-Grave são stewerds mandarem bocas...mas não é grave jogadores de futebol pagos a peso de ouro, agredirem violentamente outras pessoas...isso parece não ser grave.

-Grave é o Javi agredir um gajo...mas não é grave as mil e uma agressões de Bruno Alves,nem o Veloso ter rebentado os labios a um gajo há 2 semanas,e não ha sumarissimos

-Grave é os gajos do braga serem castigados...mas não é grave termos ficado a arder com o cardozo durante 2 jogos,que por acaso na altura estava "on-fire".

-and so on and so on and so on.

André Pinto 5 de fevereiro de 2010 às 02:02  

Portistas neste momento:

O Móssóró e o Ney agrediram o Cardozo, que estava a tentar separar a confusão,pelas costas, o video mostra. Bracarenses e portistas dizem que não, que foram provocados.
O Hulk e o Sapunaru bateram em tudo o que mexia, o video mostra. Os portistas dizem que não, que foram provocados.
O Jesus e o Rui Costa apontaram dedos á cara do R. Micael, versão dele. Escândalo e agressão bárbara.
O Pinto da Costa é apanhado a marcar encontros com um árbitro, as escutas são colocadas no Youtube. Escândalo e provocação.Ninguém tem nada que ouvir conversas dos outros.

Unknown 5 de fevereiro de 2010 às 02:35  

Caros portistas e sportinguistas, se o Benfica controla a Liga, os árbitros, a comissão de disciplina, etc etc, porque é que só ganhou um campeonato nos últimos 15 anos?
Porque é que fica sempre em 3º ou 4º?
Porque é que são sempre os mesmos a ganhar e a ir à Champions?

Que raio de controle é este?

Hugo 5 de fevereiro de 2010 às 03:28  

É bem verdade que o Benfica tem jogado bastante e merece estar onde está, assim como o Braga.
Mas desculpa lá este discurso é totalmente hipócrita,pois em anos anteriores, mesmo quando ficavam a 20 pontos de distância, vinham sempre com a conversa do sistema e das arbitragens para se desculparem, portanto não se façam de virgens ofendidas

Cristiano Moreira 5 de fevereiro de 2010 às 09:53  

Número dez, em breve vou-te responder. Não me deixas alternativa.
Da tua/vossa maneira de ver, isto é assim: FC Porto em 1º é corrupção; Benfica em 1º é justo.
Isso é parcialidade, nunca imparcialidade.

Cristiano Moreira 5 de fevereiro de 2010 às 09:54  

André, sempre que leio um comentário teu imagino um selo no vidro do teu carro que diz "isento". Acertei?

Luis Andrade 5 de fevereiro de 2010 às 09:55  

Sr. Cristiano responda a este texto se faz favor! Aguardo por isso!!

Numero Dez 5 de fevereiro de 2010 às 10:36  

Noão disse que benfica em 1 era justo e porto em 1 era caso de policia. O qque disse foi que este ano na minha opinião é ridiculo virem com tuneis e com jogos antecipados e arbitragens justificar o 1 lugar do benfica. Então o vandinho não merecia ser castigado? o hulk? o sapunaru? o mossoro? e se algum do benifca fizesse igual deveria levar pela mesma tabela. Virgens ofendidas este ano estão a ser vocês porque passaram anos a viver do sistema e para o sistema e agora estranham tudo.Do que se queixam?? De agora a porrada nos tuneis ser punida? tao ofendidos pk? porque se marcam penaltis no dragão em tempo de desconto? porque se acabou a "mama toda"?
O porto foi campeão muitos anos, e certamente não de fruta todos os jogos. COmo escrevi, com fruta ou sem fruta o porto foi superior e foi por isso que muitos campeonatos venceu onde a vitoria foi inequivoca deixando o benfica nuitos pontos atrás.o post serve paraq vos alertar disso mesmo QUE NÃO VOS FICAVA MAL RECONHECER O QUALIDADE EM VEZ DE SE DESCULPAREM COM FACTORES EXTERIORES. Cá te espero cristiano.

Numero Dez 5 de fevereiro de 2010 às 10:43  

E por uma questão de curiosidade o autocolante no carro é um sinal de proibido entrada a cães. NO teu imagino que será "antes maricas que benfiquista" "quero ver lisboa a arder" Filhos da p....SLB" qker coisa que retrate bem o odio (frustração) que tens pelo benfica benfica.

Cristiano Moreira 5 de fevereiro de 2010 às 11:00  

Bem, já estamos a partir para campos que não me agradam mesmo nada, Nº 10.
Primeiro, não falei contigo sobre o autocolante.
Segundo, imaginas mal autocolantes no meu carro.
Terceiro se tivesse autocolantes poderia ter um a dizer, por exemplo, "FC Porto Campeão do Mundo". Já tu...
Quarto, estás enganado sobre a minha frustação, frustrado poderás ser tu, nunca eu. Eu, em 26 anos, vi o meu clube ganhar tudo e tu desde que nasceste viste o quê?
Quinto, tu aceitas as vitórias do FCP, não haja dúvida, mas falas sempre no sistema que nos ajudou. É assim que as aceitas.
Sexto, as pessoas só estranham o facto de só haver confusão no túnel onde passa a equipa do Benfica. Não há outra!!
Irás ter a tua resposta.

Numero Dez 5 de fevereiro de 2010 às 11:30  

As pessoas que estranham são as de memória curta cristiano. E se tens 26 anos se viste tudo isso certamente que viste também muitas histórias de tuneis em que nem só o benfica por lá passava. Quanto ao que eu vi deswde que nasci?? Vi um grande benfica, depois vi estranhas coisas acontecerem no futebol português, depois vi um benfica pós artur jorge muito mau que me entristeceu e andou épocas assim pelas ruas da amargura, vi depois o renascer de um clube no meio de muito acontecimento estranho, depois rebentou a bolha! E as coisas ao longo do tempo tem vindoa ficar normais. FOi o que eu vi desde que nasci.Quanto a trofeus não festejei tantos como tu cristiano. Mas também não me envergonhei de ver o meu clube associado a cprrupção como tu certamente te envergonhas-te. E a vossa maior fustração é que ainda sendo o clube que nos ultimos anos tem mais dado a portugal por essa europa fora, nunca serão respeitados e admirados como o benfica é. E eu presumo que isso custe muito no dia a dia. Devo ter dado uma ideia errada neste post.... Maseu tb nunca disse que era imparcial, disse que tentava-o ser. BEm... ao menos tentei!

Cristiano Moreira 5 de fevereiro de 2010 às 11:52  

Então antigamente havia problemas no túnel e agora são coisas normais do futebol.
Agora o Benfica ganha porque acabou o Apito Dourado (e o Pinto da Costa foi considerado inocente).
O clube admirado pela Europa fora é o Benfica? Onde? Nos países onde temos emigrantes, só pode.
Enfim... Sabes que mais, vou-me calar, porque nós nunca temos razão, somos corruptos e tudo o que temos é corrompido.
Cumprimentos.

Julio Dinis 5 de fevereiro de 2010 às 12:00  

Acompanho este blog sem comentar, até hoje.
A ideia deste blog é ter benfiquistas, sportinguistas e portistas a defender e a dar a cara pelo clube. Parece-me a mim.
Só não entendo porque é que só se vê o Cristiano Moreira a defender o FCP. Então os outros portistas do blog estão aqui para o quê? Só ele faz textos a atacar adversários e a defender o clube dele e muito bem diga-se. Nisso temos que lhe dar o mérito.
Sinceramente espero que ele se mantenha porque caso contrário isto vira o Settore Benfiquista e perde o interesse que ele trouxe para este espaço!
Quanto ao texto, tem muito pouco de imparcial, mas é normal acontecer isso.
Cumprimentos a todos e continuem a dar-nos boas discussões de bola!

Numero Dez 5 de fevereiro de 2010 às 12:15  

Não cristiano, antes havia problemas no tunel e não havia castigos, hoje há problemas e há castigos, isso sim é que é normal.
O benfica não ganha porque o apito acabou, o benfica ganha porque tem sido melhor por mais que isso te custe e tentes justificar os resultados de outra forma. O porto é que já não é beneficiado como era porque o apito acabou. Cristiano uma coisa é não concordares com o que escrevi, outra coisa é dizeres que escrevi coisas que não escrevi. A inocencia de PC já foi mais que debatida neste espaço, jamais chegariamos a um acordo. A questão das eescutas também rapidamente foi abafada e cristiano a verdade é que podes dizer k não houve o sangue que deveria ter havido, mas porra... só quem é estupido é k não entende o teor daquelas conversas e que havia ali manipulação.
Eu não digo k tenha razão ou que tens tu, alias no proprio post escrevi que saberia perfeitamente que as opiniões não seriam unanimes. Agora acho é que estamos a fugir um pco ao conteudo. O que quis dizer é k o benfica é 1º por mérito, que se ha casos de tunel e se ha castigados é porque há quem se porte mal. E que dantes olhavam as cores da camisola antes de castigar e hoje não olham. Seja vermelho, verde, ou azul paga tudo pelo mesmo.

Numero Dez 5 de fevereiro de 2010 às 12:27  

Caro Julio agradeço já a visita e convido-o a participar mais vezes. O crisrtiano tem uma personalidade forte, e defende o clube dele muito bem como disse. A questão da parcialidade ou imparcialidade também como disse e muito bem é muito normal ainda para mais num blogue em que se defendem 3 cores. Não entendo é o porque de ultimamente falarem sobre uma possivel saida do cristiano do blogue. Acho que escrevendo uns melhores que outros, analisando uns melhores que outros, todos têm o valor e mérito de hoje termos mais de 150 visitas por dia. EU corri o risco de levar com criticas atrás de criticas por escrever um post destes, mas escrevi, e sei que o cristiano também o é assim (diz o que pensa doa a quem doer), e é mesmo isso que queremos para este blog, pois como ja disse o objectivo não passa por daqui a 2 anos todos aqueles que escrevem aqui sejam do benfica ou do porto e tenhamos tdos a mesma opinião.

Numero Dez 5 de fevereiro de 2010 às 12:29  

Julio settore benfiquista tb não vira que a mim ninguem me veio defender..lol! Espera até vir o duarte que vais ver! Duarte e Cristiano parecem Cardozo e saviola!

Tomás Pipa 5 de fevereiro de 2010 às 13:27  

Pessoal,o FC Porto quando é justo campeão a malta dá os parabéns porque teve mérito (como é o caso dos anos do Mourinho),mas quando sabe que foi roubado não dá. É simples.

O SLB em 2004/2005 convenceu alguém?Ninguém!!Ninguém se entusiasmou com eles nem ninguém acha que foram os justos campeões.

Esta época é diferente,merecem estar onde estão por causa do futebol apresentado,mas não se esqueçam do Braga que também merece.

Qt aos túneis etc, é como diz o Nº10 e com razão, ng tem culpa do Hulk e Sapunaru andarem a varrer seguranças. Foram provocados?Se calhar até foram e no Dragão não acontece o mesmo? Os portistas querem o quê? Pode-se castigar Hulk e Sapunaru do FCP e do SLB os seguranças...é que os portistas refilam sem saber bem o que querem.

Quanto aos castigos do Sp.Braga acho uma vergonha!O Vandinho foi castigado 3 meses por uma tentativa de pontapé no adjunto do SLB (Raúl José) que só o sentiu 3 meses depois de o ter levado.

Alguém tem dúvidas que os responsáveis do SLB depois de terem visto o vídeo repararam que o Vandinho tentou dar um chuto no Raul José e disseram: "pá oh raúl..acho que podes fazer uma queixa contra o Vandinho e sacar-lhe uns jogozitos de suspensão". Eu acho que isso foi o que aconteceu,e isso é nojento.
Porque o SLB,este ano, não precisa desses jogos de bastidores para ser superior em campo.Se o Sp.Braga for campeão,é porque foi melhor em campo,querem ser campeões castigando assim o Vandoinho ou querem que a malta reconheça que o SLB foi campeão pq foi superior em campo?E isso pode acontecer mt bem!

O SLB se defende a verdade como diz que defende,tem que deixar o campeonato ser disputado no campo.E deixar-se deste tipo de coisas(queixa do Vandinho)que tanto critica quem o faça (FC Porto).

Numero Dez 5 de fevereiro de 2010 às 14:20  

Tomás terá sido mesmo como dizes. Depois de ver o video.. "bora la arranjar maneira de por o vandinho dois ou 3 jogos no estaleiro". Acredito piamente que tenha sido assim. E acho muito bem ter sido castigado, mas meses ´
é um abuso. Foi o benfica que foi feito "quixinhas"? foi sim! POrque o cardozo ficou no balneario e nnguem sabe porque. Quantas vezes o fccporto pediu ssumarissimos a jogadores do benfica?e vice vversa? Eu discordo deste tipo de queixinhas e concordo com o tomas nesse aspecto mas se não tivessem havido queixas quem deu a chapada no cardozo e o pontapé no raul josé ainda hoje se estava a rir. Os castigos tem de ser severos e oportunos seja por cameras seja pelo relatório do arbitro, e nunca porque A fez qeuixa de B. Tão quem tem de analisar está la a fazer o k? Havia necessidade do benfica ter feito queixa ou não era mais correcto no maximo2 semanas depois ter saido um castigo a vandinho? E mais digo, Hulk e sapunaru tem com toda a certeza de ser castigados, mas já devia ser conhecido tal castigo. Pois tão a prejudicar acima de tudo um jogador em altura de mundial.

Duarte 5 de fevereiro de 2010 às 14:44  

Número Dez é incrível como falas em cegueira e escreves um post com momentos de pura irrealidade.

O Porto não foi, é a força de Portugal lá fora futebolisticamente e sim, é também a referência. Ou julgas o que alguém dá crédito ao Benfica? Um clube que, excepção feita ao ano de Koeman, só tem enxovalhado o nome deste país com as paupérrimas prestações europeias.

Dizes que o apito dourado contribuiu para mudar o estado das coisas. O que mudou? Desde que o apito dourado surgiu o SLB venceu um campeonato, o Porto venceu 4. Portanto, tudo na mesma. O Porto vence, convence, tem boas campanhas na champions e o Benfica consegue ganhar alguma coisa quando o Porto vacila momentaneamente.

É também extraordinário que ainda haja quem discuta a supremacia do Porto nos anos 90, fundamentalmente. Foi justamente nessa época que eu comecei a ver futebol porque comecei a gostar. Como já aqui comentei na minha família ninguém ligava especialmente a este desporto. Tornei-me portista porque comecei a ver os jogos de futebol português por curiosidade e o Porto jogava de uma forma esmagadora em comparação com os rivais. Foi exactamente no ano em que fomos à Luz dar 5-0 para a supertaça (claro que foi por causa do árbitro, se não o Benfica de Paulo Autuori, Jamir, Gustavo, Calado, Bermudez, etc teria vencido o jogo sem problemas). Eu era miudo e limitava-me a analisar a qualidade do jogo, sabia lá o que era um fora de jogo mal marcado, ou um penalty à Aimar, o que me interessava era o espectáculo e o Porto aí ganhava, como ganha quase sempre, por grande margem.

Ao mesmo tempo, via o Sporting de Octávio Machado, Cantatore, Jozic, etc e o Benfiquinha de Manuel José, Souness, Jupp Heynckes, todos eles com jogadores de quinta categoria. Mas não interessa, mesmo com estas equipas que não dariam nem para jogar para a manutenção num qualquer grande campeonato europeu, vocês acham que deviam ter ganho tudo em Portugal e, quem sabe, na Europa. Lembro que quando o Porto teve um plantel parecido com estes que enumerei de Benfica e Sporting, não conseguiu mais do que um terceiro lugar em 2002. Portanto para nós também não houve milagres, quando tivemos maus jogadores e um péssimo treinador (Octávio Machado) não conseguimos ganhar.

Como nota de curiosidade, experimentem fazer a contagem para ver qual a equipa, dos três grandes, que teve menos penaltys nos últimos 15 anos. Talvez fiquem surpreendidos com a resposta e a respectiva diferença de uns para os outros, a mim não me surpreende nada. O que surpreende, não a mim, mas aos espanhóis foi o facto de por exemplo o Nuno Pinto do Nacional ter agredido o Fucile e ter levado amarelo, tendo ainda a lata de protestar com o árbitro. É verdade, as imagens acabaram de passar no noticiário das 14h na televisão La Sexta. Nuestros hermanos ficaram incrédulos e, claro, não resistiram a puxar a braza à sardinha deles dizendo: O Cristiano leva dois jogos, aquele fica com o amarelo. Pois, é normal.

Por muito que não tenhas querido, Número Dez, neste teu post a ideia que espelhas é a mais comum entre os benfiquistas. Trocando por miudos: quando o SLB ganha tudo está bem, quando é o Porto a fazê-lo é caso de polícia. E sabes porque é que há tantos portistas que dsicutem a justiça do campeonato que o teu clube está a fazer? Porque vocês fizeram sempre isso connosco, mesmo naquele campeonato em que ficamos a 20 pontos do Sporting (2º) e a 25 do Benfica (4º).

Duarte 5 de fevereiro de 2010 às 14:47  

Vocês já me acusaram, alguns até me insultaram e outros ameaçaram-me mesmo, de coisas incríveis por eu dizer que compreendo perfeitamente a postura e o caminho que Pinto da Costa a certa altura trilhou para liquidar o sistema que, gostem ou não, funcionava a favor dos clubes de Lisboa. No entanto, como têm moral para me condenar quando vocês rejubilaram com aquele campeonato que venceram em 2005 e que, como o Tomás diz e muito bem, não convenceu ninguém? Todos nós, eu incluído, podemos ter as nossas preferências e dar-nos a um certo tendenciosismo, mas eu digo-te uma coisa, espero que o meu clube nunca ganhe um campeonato daquela maneira. E não me venham dizer que o Porto já ganhou muitos campeonatos assim. Não é verdade! Nunca o Porto desviou um jogo para o Algarve, nem nunca o Porto teve sumaríssimos tão à medida e a punir os seus rivais directos, como o SLB teve naquele ano (basta lembrar a história do McCarhty orquestrada por Cunha Leal, então presidente da CD da Liga e antigo membro da direcção do Benfica), entre outras coisas que naquele ano se passaram. Além disso nunca uma equipa do Porto, nem do Sporting diga-se, foi campeã com um plantel tão limitado, para não lhe chamar fraco, como aquele que o Benfica tinha então.

O Benfica deste ano tem feito bons jogos, sim. Se queres que te diga mais, admito que se fosse descontado os benefícios inequívocos que vocês tiveram, se calhar o Porto continuaria atrás de vocês, mas o Braga não. O Braga estaria em primeiro e seria líder isolado. É tão simples como isto.

Duarte 5 de fevereiro de 2010 às 14:57  

Só mais duas coisas. Dizes indirectamente que o pessoal do Porto passa a vida a falar no Benfica. Eu se estivesse no vosso lugar, preferia não tocar nesse assunto. Durante uns bons anos tiveram um director geral, cujo sonho segundo consta era ser presidente do FCP e, talvez por isso, passava a vida a falar em nós (talvez para fazer campanha eleitoral, quem sabe?). Mais, têm um presidente que agora até fala pouco, o que se compreende porque de futebol ele percebe zero e quando falava as declarações dele, na esmagadora maioria das vezes, só poderiam ter como destino um qualquer glossário de anedotas, não só pela forma (português macarrónico) como pelo conteúdo ("este ano - 2007/2008 - seremos campeões, não há volta a dar". "Quem vier a seguir morre". "Vamos arrasar por essa Europa fora". "O Liedson é um jogador vulgar". "Dentro de poucos anos seremos melhores que o Real Madrid"). Além do mais, esse senhor foi o mesmo que no ano passado apareceu numa casa do SLB com um cachecol que dizia, "o Porto é m****. Sendo ele também presidente do mesmo clube cujos jogadores quando foram campeões cantaram Pinto da Costa vai para o C....

"Enchendo os olhos com classe de Aimar". Essa é para nos rirmos todos um bocadinho, certo?

João S. Barreto 5 de fevereiro de 2010 às 15:25  

Numero Dez gostei muito do post, mas logo que o li tive medo que isto acontecesse. Que viesse tudo o que é portista acusar-te de parcialidade e argumentar (como se houvesse argumento possível) que a supremacia azul e branca nos anos 90 que admitis-te, e bem pois é uma realidade incontornável, foi conseguida de forma transparente. Já aqui o disse, não acredito que eles acreditem realmente no que dizem, com tantos dados que felizmente hoje temos à nossa disposição seria demasiada cegueira. Como Benfiquista, peço-te por isso a ti e ao Pedro Veloso que comentem apenas o futebol do Benfica, é nisso que nós somos bons. O Cristiano e o Duarte têem escrito (legitimamente e muitas vezes bem, não critico) de forma frequente sobre túneis, sistemas e árbitros, o que só posso considerar normal. Afinal é a área em que o clube deles está especializado, foi através desses agentes que eles se tornaram grandes, independentemente de muitas vezes terem sido campeoes de forma inequivoca, toda a gente sabe que foram!Eu pelo menos sei e admito-o! Mas é como o Tomas disse num post antigo, é um ciclo virtuoso que tem origem em esquemas obscuros!

Eu não sei, como ninguém sabe, se o Benfica vai ser campeão. Mas pelo que fez até aqui e assumindo que mantém a qualidade futebolistica, se vier a ser campeão, quem puser em causa a justiça ou o modo como o foi só pode não perceber nada de futebol.

Numero Dez 5 de fevereiro de 2010 às 15:41  

Duarte... como já disse dava mais depressa 50 euros para ver 5 minutos de aimar (jogo do leiria por exemplo) do que 5 centimoss para ver 90 de um dos que pelo dragão haja que encham mais os olhos que o aimar. Ja notei que o aimar é uma espinha entalada na tua garganta, pode ser que ainda este ano ele te "desenta-le". Não disse que tudo o que o porto fez foi caso de policia. Disse que muitos foram os casos em que brincaram com as pessoas durante anos e que isso fez com que agora estranhem apitarem contra vós! Eu sei que a minha escrita nunca lançará um livro mas certamente que não escrevo chines! Em suma o que disse no post foi que os motivos que arranjam para justificar o 1º lugar do benfica são ridiculos. e que as vossas queixas derivam de em tempos estarem habituados a fazerem o que queriam que nunca era penalizados, a pressionarem arbitros ao ponto de ser quase prpibido assinalar uma falta contra o porto no dragão. Eu lembro me disso, lembrome de ver os arbitros com medo de apitarem nas antas e de entrarem naquele tunel. voces não? Os voces só dizem que são do tempo do que vos agrada? Eu acho piada falarem sobre arbitragens caseiras, tuneis,sumarissimos quando eu benfiquista mamei com tdo isto durante anos a fio. Lembro me de um benfica que metia nojo a jogar mas também me lebro de ver arbitragens que metiam dó.

Numero Dez 5 de fevereiro de 2010 às 16:02  

Verdade no que dizes barreto. A medida que ia escrevendo sabia que iria ser assim. NO entanto tive necessidade de o escrever. Porque lembro me do porto de mourinho por exemplo me encantar e por mais que me custasse dizia que realmente jogavam muito e que mereciam o sucesso alcançado. E não fui buscar tuneis nem sumarissimos nem antecipação de jogos para justificar os sucessos do porto em determinada altura. E nem foi pelo cristiano nem pelo duarte nem pelo vasco que o escrevi. Foi por essa blogosfera em que encontro coisas absurdas que o escrevi. O presidente do braga vir dizer que não precisam antecipar jogos para estarem em 1, e muitos portistas acharem um piadão e concordarem que foi jogo sujo quando a memoria deles é curta mas não o devia ser. Além do mais o porto se antecipa-se um jogo não ficaria em 1, teria de antecipar 3...lol!

Luís Marques 5 de fevereiro de 2010 às 16:22  

Este vídeo dos golos anulados ao Benfica no Estádio das Antas:

http://videos.sapo.pt/yM6elL2G10LiKvaAPWVH

Retrata bem o que foi a década de 90.

Então o primeiro, ao Amaral, é talvez o maior roubo que eu vi na minha vida!

Numero Dez 5 de fevereiro de 2010 às 16:31  

Realmente este lance é daqueles que não dá mesmo pa fugir.Devem-se ter fartado pouco no calor da noite nesse dia devem!!

Luís Marques 5 de fevereiro de 2010 às 16:36  

Numero Dez, um artigo do país que mais louva o Futebol:

http://www.southamericanfootball.co.uk/files/articles.php?article_id=708

O Benfica continua com um prestígio intocável em Inglaterra.

Foi a vitória no campo do Arsenal com uma exibição enorme do menino Rui Costa e do veterano Isaias.

Depois foi a vitória no mítico Anfield Road.

E agora, novamente vitória num dos campos onde o Eusébio brilhou no Mundial 66.
Aliás, existe uma foto do Cardozo muito parecida à do Eusébio. Mais tarde procuro-a e coloco aqui.

Mas os nossos bravos que foram lá ver o jogo contra o Everton, destacaram isto mesmo, o prestígio e respeito do Benfica em Inglaterra continua num nível enorme e emocionante.
Prestígio esse encabeçado pelo nosso REI claro. Foi lindo ver um estádio inteiro a aplaudi-lo de pé.

Numero Dez 5 de fevereiro de 2010 às 17:04  

È desse prestigio que falo. Não ponho em causa os sucessos recentes do fcporto, mas aquele prestigio e respeito pelo benfica é algo que será intocável, o benfica será sempre a referência de portugal pelo menos por terras de sua majestade. Dai eu dizer que o porto tem sido o domkonio mas o benfica será sempre a referencia.

Adepto 5 de fevereiro de 2010 às 17:19  

Duas comadres a chorarem no ombro uma da outra sobre os roubos que sofreram quando eram bébés! Loool
E antes disso não ta nada na internet, não havia cameras, era à vontade do fregues!!
Chorem la mais um bocadinho!!
Cagam-se e lambem-se, ate enoja!!!!

Xisacto 5 de fevereiro de 2010 às 17:21  

Pensamento benfiquista: se o Porto é benefiado é corrupto, se o Benfica é beneficiado que se foda porque o Porto também já foi.

Bracarense 5 de fevereiro de 2010 às 17:27  

OLHA OLHA O ADJUNTO DO BENFICA EMPURROU O VANDINHO SEM ELE SE METER COM ELE!!!!!! DEVE SER MONTAGEM!!! SÓ PODE!!! O BENFICA NÃO TEM CULPA DE NADA...DE CERTEZA!!!!!!
AH AH AH AH AH AH AH AH AH

Luís Marques 5 de fevereiro de 2010 às 18:08  

Bracarense, eu vejo o adjunto a separar os jogadores que estavam pegados.
Ora para separar alguém é preciso empurra-los não?
Mas olha, o Vandinho devia estar bêbado, porque depois foi dizer que não conhecia o adjunto do Benfica, que na época passada tinha sido o... adjunto dele.


Benfica continua a bater records.
50 golos marcados em apenas 18 jogos.
Só o Ajax tem uma média de golos por jogo superior em toda a Europa.

O Benfica leva 50 golos marcados e 10 sofridos, que é por acaso o mesmo registo do Barcelona mas com mais jogos disputados.

Em todas as competições, o Benfica já marcou mais de 70 golos.

Saviola, o jogador que vinha para passar umas férias a Portugal e gozar a reforma, continua a espalhar magia pelos nossos relvados.
É na minha opinião o melhor jogador do campeonato.
Já merecia uma convocação à selecção.

Mas sobre estas coisas todas, ninguém fala. Actualmente o que se discute em Portugal é tuneis, a Liga, os dirigentes, as leis, penalizações, agressões, etc etc.
Os verdadeiros artistas, aqueles que nos encantam e que sonhamos ser como eles, as jogadas, o futebol bonito, as tácticas, os golos, etc, tudo isso foi esquecido. Tudo isso não interessa neste momento em Portugal.

Já acho isto há muito anos, e cada vez mais, em Portugal o Futebol está trocado. Em Portugal os Presidentes dos clubes são os artistas, são os que têm mais tempo de antena, são os que têm mais protagonismo. Enquanto que, os que deviam de facto ser os artistas e os protagonistas, os jogadores, passam ao lado. Só falam neles quando são castigados, ou penalizados ou agridem alguém.
Em Inglaterra por exemplo, a maioria dos adeptos nem sequer sabe o nome dos dirigentes dos seus clubes.
Por isso é que é uma cultura à parte e me fascina.
Talvez por isso, é que a Federação de futebol em Inglaterra, não se chama Federação Inglesa, mas sim, Federação do Futebol (The Football Association).

Por exemplo, a cantiga desta semana foi que o Benfica antecipou o jogo contra o Leiria para ser lider!
Até esse antro de moral e pureza, que é o Mesquita Machado, que é só um dos dinossauros do poder autárquico e que deve ter um belo role de crimes de colarinho branco por trás de si, veio criticar isto!
Mas porra, será que ninguém se deu ao menos ao trabalho de ver que o Benfica vai realizar 2 jogos em 5 dias, e que à luz das 72 horas obrigatorias de descanso, o jogo contra o Leiria não se podia realizar!? Ora, em acordo com o Leiria, esse sim o verdadeiro interessado nisto em conjunto com o Benfica, decidiram esta data. É por causa disso que o mal vem ao Mundo???
Já olharam para a tabela classificativa em Inglaterra? Olhem e vejam uma porrada de clubes com jogos em atraso, alguns até dois têm! E vêem algum chorar por causa disso???

Triste Futebol este.

Triste e reles Futebol este neste quadradinho plantado à beira do Atlântico.

LMC 5 de fevereiro de 2010 às 18:38  

Triste é a imagem do benfica no seu próprio país.
Longe vão os tempos em que o Benfica era a imagem de Portugal, em que todos os Portugueses eram um pouco Benfiquistas, pois Benfica era Portugal!As suas conquistas enchiam de alegria não só os adeptos do clube, como todos os portugueses.
O Benfica de Borges Coutinho, que num tempo de dificuldade do meu Sporting, ele em nome pessoal deu inúmeras coisas ao clube.Como material de treino, autocarros, facilidades, dinheiro para salários...
Era um Benfica que convivia bem com a sua superioridade, e era reconhecido.
Um Benfica que Vieiras, Veigas , Damásios e outros que tais se prontificaram a acabar, tornando num clube que em vez de orgulho, transmite ódio a todos os Não Benfiquistas, ou a uma grande maioria.Isso não demonstra a vossa grandeza, como muitos por aqui dizem. Demonstra a vossa falta de carácter.

Luís Marques 5 de fevereiro de 2010 às 19:04  

LMC, o Sporting também já foi uma instituição digna.
O Sporting e Benfica era rivais, mas rivais que se respeitavam.
Tudo isso terminou no vosso último presidente digno, o João Rocha.
Os restantes preferiram entrar pelo caminho de odiar e atacar o Benfica, aliando-se ao Pinto da Costa. Estratégia essa que mais tarde atingiu o auge com o projecto Roquette, ou seja, aliarem-se ao PC para destruir o Benfica, e em contra partida apanhar os restos que o FCP vos largava.

Mas, atenção, eu sou dos tais que pertence aos desalinhados, os tais 10%. Que não gosta do LFV.

Luís Marques 5 de fevereiro de 2010 às 19:08  

Ainda há dias um senhor me contou, que na época em que o Pedrotto começou a disparar contra Lisboa e criou o famoso ódio: "Lisboa a arder", os Sportinguistas depois de conquistarem o campeonato, foram apoiar o Benfica na final da Taça gritando:
Campeonato para o Sporting, Taça para o Benfica!
Contou-me também de os seus capitães se saudarem em campo e saudarem as conquistas de cada um.

Agora é ao contrário, os representantes do Sporting nas TVs, por exemplo, ignoram e nem comentam as escutas do PC que lhes dizem directamente respeito, tudo em nome da Santa Aliança.

Luís Marques 5 de fevereiro de 2010 às 19:30  

"tornando num clube que em vez de orgulho, transmite ódio a todos os Não Benfiquistas, ou a uma grande maioria."

LMC, aqui a tua equação está errada.
Quem transformou todo este ódio, foi um dirigente que subiu ao poder há muitos anos, e cujo seu principal objectivo sempre foi destruir o Benfica. Antes de colocar o seu clube a vencer, envergou numa estratégia de colocar todos os não Benfiquistas a odiar o Benfica. Todos os seus discursos foram e são, focados a atacar o Benfica. Foi isto que gerou este ódio.

Não é normal, numa época em que o Braga tem claras ligações ao FCP, ver no estádio do Braga, ainda nas primeiras jornadas da Liga, os seus adeptos cantar SLB SLB F... SLB. Não é normal!

Por isso, apesar tudo, acho muito bem que o Benfica envergue por uma caminho onde coloque em campo a sua superioridade Nacional, para assim se defender.
Pois, o Benfica desde há 25 anos para cá, é todos os dias atacado por todos os ramos do polvo. O problema, é que tivemos presidentes que não souberam defender o Benfica, e assim o plano desse tal presidente correu às mil maravilhas.
E agora, que o Benfica se começa a levantar, está orquestrado todo um plano que dura desde o inicio do campeonato, com o objectivo de denegrir as vitórias do melhor plantel da Liga, e passar a ideia que tudo isto é fruto de um apito encarnado.

E isto também porque foram enganados, pensaram que o Benfica da pré época eram mais um folclore e arraial típico de outros anos, o problema é que quando se aperceberam que não era bem assim, e que de facto este Benfica é muito forte, já era tarde demais e Janeiro ainda estava longe. Logo, envergaram por outros caminhos.
Caminhos esses que envolveram o túnel de Braga.
Nada do que se passou ali naquele dia, foi obra do acaso.
Assim como não foi, em Olhão.

Jorge Jesus 6 de fevereiro de 2010 às 00:23  

Isso são sinais evidentes de nervosismo dos nossos adversários. O Benfica é uma equipa que está forte, que fez 50 golos nestas jornadas e isso caracteriza tudo. Quem quiser desvalorizar todo este valor da equipa, só tem um sentido, o sentido de, neste momento, estarem completamente nervosos e com muito medo do Benfica

Pedro Veloso 6 de fevereiro de 2010 às 00:53  

Numero Dez finalmente cá pude escrever lol. Obrigado pelo teu texto mas é como diz o João, não vale a pena. Falemos de futebol, se conseguirmos claro, porque depois vem o Duarte e consegue-se rir de nós gostarmos da classe do Aimar. Mas apesar de me irritar de tão casmurro ou cego dou um desconto porque já sabemos o que a casa gasta com ele.

Luis Marques, muito obrigado por esse lindo texto demonstrativo do prestígio encarnado.

LMC, sou demasiado teu amigo para me chatear contigo, mas não percebo como não compreendes que se somos odiados é porque andamos aqui a lutar por ser grandes outra vez. Era muito mais cómodo fazer como o teu querido clube, que há uns anos em Conselho Leonino decidiu aliar-se ao Porto "porque não valia a pena lutar para ser 1º" para destruir o SLB e ficar com as migalhas. Sabes quem se insurgiu contra isto? O João Rocha, que é um senhor à antiga. Olha exactamente, do tempo do Borges Coutinho. Aprendeu o que é o Benfica e a não o odiar.

Se alguém limpou o futebol português não foram vocês de certeza, devias pensar nisso.

Luis Marques, essa história que relatas foi na final da Taça 79/80. Quem conta isto muitas vezes é o Mário Wilson, que aliás foi insultado muitas vezes pelo Pedroto e pelo seu discurso de ódio, e manteve sempre o nível de não lhe responder.

LMC 6 de fevereiro de 2010 às 01:37  

"Se alguém limpou o futebol português não foram vocês de certeza, devias pensar nisso."

Veloso , quem foi o primeiro a insurgir-se contra o sistema?contra o poder instalado? António Dias da Cunha, presidente do Sporting Clube de Portugal.E na altura chamavam-lhe louco!
Como podem falar de Santa Aliança?
Um adepto do Sporting foi morto numa final da taça, porque um adepto benfiquista atirou um very light para o meio da bancada do Sporting.Dois adeptos sportinguistas foram esfaqueados quando festejavam o título da sua equipa, por elementos das claques do SLB.
E se bem te lembras, o António Dias da Cunha tentou aliar-se ao Vieira para combater a corrupção, algo que o Vieira acedeu, mas por ter telhados de vidro, acabou por abandonar a ideia.
Querem que não haja ódio?

O Benfica era grande, e as relações com o Sporting eram bastante amigáveis.O Benfica foi o maior clube da Europa durante anos, e o Sporting sempre conviveu bem com isso.

O Sporting tem sempre mantido uma postura íntegra nestas situações, não nos podem acusar disso!

Duarte 6 de fevereiro de 2010 às 12:59  

Pedro, como podem vocês idolatrar um jogador que em 20 jogos faz duas boas exibições e nos restantes encontros ninguém dá por ele? Disseste-me que tinha vindo para uma cidade que o viu brilhar. Pois bem, até hoje, ainda não encontrei um único valenciano que lhe tenha feito os elogios desmesurados que vocês fazem. Aliás a opinião mais comum é esta: "débil, sempre lesionado. Bom rapaz, mas é o típico argentino que brilha na América do Sul e chega à Europa e não faz nada".

Mesmo sabendo que no Benfica as nulidades têm abundado desde há anos e anos em detrimento dos bons jogadores, o vosso clube sempre teve atletas como Tiago, Poborsky, Van Hoijdoonk ou João Pinto. Com excepção deste último, nenhum deles teve metade desses elogios, ainda que tenham feito o triplo do que o argentino fez. Eu já disse, e digo as vezes que quiserem, que vocês o amem é uma coisa, que ele seja um jogador por aí além é outra completamente diferente.

Número Dez, acho que o Porto x Sporting deste ano valia bem os 50€ que tu estás disposto a dar para ver o Aimar jogar. Aliás, se tu davas isso para ver um jogador daqueles, para ver o Deco então presumo que fosses capaz de levar a tua conta bancária ao zero. Aconselho-te a não gastares tanto para ver nem sequer os 90 minutos do Aimar, é que o mais provável é não veres nada.


De resto, eu para te responder não preciso de recuar muito tempo porque naturalmente também me lembro de ver os árbitros arbitrarem na Luz e entrarem no túnel, sendo recebidos pelo senhor Rui Costa que sempre a coisa não corre bem, não resiste a umas idas àquele local. Mas mesmo que quisesse ir buscar tempos mais longínquos, bastava ir buscar algumas arbitragens do António Rola, que agora faz parte do painél de árbitros do tribunal do Jogo e é só ver lá as análises que ele faz que no fundo reflectem na escrita aquilo que ele foi como árbitro.

Luís Marques, repito, sabes porque ninguém fala das boas prestações do Benfica? Porque vocês nunca falaram das nossas, mesmo depois de termos vencido os campeonatos da forma clara que vencemos nos últimos 4 anos, com excepção a 2006/2007 em que apenas ficamos a um ponto do segundo. Vocês desvalorizam as vitórias dos outros constantemente, queres o quê? É naturalíssimo que agora haja quem fale de outras coisas, coisas essas que também contribuem muito para que vocês estejam agora como estão.

E lá estão vocês com o golo do Amaral. E o golo do Clayton? E o autogolo do Lucho precedido de um fora de jogo do David Luiz? E o golo, esta época, também ilegal? E as cotoveladas do Mozer e do Luisão?

Voltando à questão do prestígio além fronteiras, não sei se os ingleses não se lembrarão melhor da exibição do Porto em Old Trafford na época passada, ou da eliminação do United em 2004, mas pronto. Então agora são a referência, mas só na Inglaterra. Está mais realista, há bocado eram a referência na Europa.

Luís Marques 6 de fevereiro de 2010 às 15:08  

Duarte, já venceram alguma vez em Inglaterra?

Duarte, vês os jogos do Benfica ao menos para falar assim do Aimar? Já comparaste o Benfica com Aimar e sem Aimar? Sabes o que é perfume e classe no Futebol? Entendes o Futebol ao menos?

Eu estou com o Pedro, nem que o Aimar jogasse apenas uma vez por mês, eu pagava para o ver jogar. Aquela classe e aquele perfume sempre que ele pega na bola, é excitante e apaixonante para qualquer amante de Futebol.

Ricardo Araújo Pereira 6 de fevereiro de 2010 às 15:16  

Em altura de crise, o Porto sabe que pode contar sempre com o Sporting. E, depois de os sportinguistas terem aplaudido o principal reforço de Inverno do Porto em Alvalade, os portistas retribuíram aplaudindo de pé o golo de Liedson no Dragão. O futebol assim é bonito.

Duarte 6 de fevereiro de 2010 às 15:52  

Caro Luís Marques, não vencemos em Inglaterra nunca em jogos oficiais de facto, até porque já há algum tempo que dali só apanhamos os tubarões e não Evertons e afins. No entanto fomos o único clube português a ter conseguido eliminar o Manchester United e, a par do Liverpool, somos os únicos a ter vencido a Taça UEFA e a champions em anos consecutivos.

Em relação ao Aimar não altero uma virgula do que escrevi e não é preciso vires com essas expressões à Gabriel Alves porque não me convences. Falam do homem como se ele fosse um Zidane, um Deco ou um Lampard. Há tempos um amigo meu contou-me que um pascácio qualquer daqueles leitores que comentam as notícias do Jornal Record tinha dito que ele era melhor que o Xavi e que o Iniesta. O cúmulo do ridiculo. Mas mesmo baixando mais a fasquia eu sou-te muito sincero, até para o campeonato português há bem melhor do que ele e felizmente agora no meu clube tenho um assim. E com esse sim podes discutir o que era o futebol do Porto antes dele e o que é com ele apenas nos primeiros três jogos em que os dragões fizeram 12 golos.

Um exemplo de um jogo em que o Aimar não esteve foi contra o Porto e vocês ganharam. Ok, aí não o tiveram a ele, mas tiveram o Lucílio que desiquilbra mais, concordo, mas o que é facto é que ganharam. Em Paços de Ferreira não o tiveram e ganharam também de forma natural. Se queres que te diga não vejo uma diferença abissal entre ele e o Carlos Martins em termos de rendimento, sendo certo que têm estilos opostos.

Como já aqui escrevi, não tenho nenhum parti pris contra o rapaz que não conheço de lado nenhum, limito-me a analisar o que vejo, embora no caso do Aimar seja mais aquilo que não vejo. Além disso acho extremamente engraçado que as pessoas falem na época que ele está a fazer agora - com um ou outro bom apontamento, mas nada de especial no geral - e se esqueçam do campeonato miserável que fez no ano passado.

Luís Marques 6 de fevereiro de 2010 às 16:59  

O Liverpool que era campeão Europeu em título e o Arsenal não são tubarões?


Realmente o Lucílio desequilibra e bem. É um defesa central de topo, fez com que o FCP em todo o jogo tenha acertado apenas uma vez na baliza. Devia estar na selecção Nacional a fazer dupla com o Pepe.

Luís Marques 6 de fevereiro de 2010 às 17:03  

Ah, e quanto ao dizeres que o Aimar fez na época passada um campeonato miserável, mostras mais uma vez que andas à Leste de tudo.
Primeiro porque o Aimar vinha a ser recuperado de lesões.
E segundo, porque teve um treinador que o colocou a segundo avançado ou a médio esquerdo.
Experimenta por todos os nrs 10 típicos nessas posições e vais ver o que jogam.

Vai ver as declarações de todos os Argentinos que jogaram com ele, olha, pergunta até ao melhor jogador do Mundo, o Messi, as opiniões deles.
Vais ver que te surpreendes.

Numero Dez 6 de fevereiro de 2010 às 17:18  

Luis marques tás parvo? o messi é maluco e todos os outros que dizem isso. O maradona que diz que só aimar valia o preço do bilhete ainda anda todo mamado e nao sabe o que diz. Mais esta gente que falei e que diz isso do aimar não entende nada de bola. Bom bom e o micael e o belluschi e o valeri.

João S. Barreto 6 de fevereiro de 2010 às 18:50  

Duarte isso que dizes do Aimar mostra bem que te interessas mais por tuneis e esquemas do que por futebol...

Pedro Veloso 7 de fevereiro de 2010 às 02:42  

"débil, sempre lesionado. Bom rapaz, mas é o típico argentino que brilha na América do Sul e chega à Europa e não faz nada"

A acreditar em ti, os valencianos ou são ingratos ou não percebem nada de futebol. Até parece que ultimamente têm lá tido jogadores muito melhores, aliás é ver o que eram na altura em que lá jogava o Aimar (obviamente não o único responsável por isso) e aquilo a que agora estão reduzidos. Estávamos a falar de campeões de Espanha e finalistas da Champions, não nos esqueçamos. Mas não posso acreditar que essa seja a opinião dominante entre valencianos, é estúpida demais.

Alfredo Barbosa 7 de fevereiro de 2010 às 14:56  

"Luis marques tás parvo? o messi é maluco e todos os outros que dizem isso. O maradona que diz que só aimar valia o preço do bilhete ainda anda todo mamado e nao sabe o que diz. Mais esta gente que falei e que diz isso do aimar não entende nada de bola. Bom bom e o micael e o belluschi e o valeri."

Não se esqueçam que o Pelé disse que o Freddy Adu ia ser o sucessor dele!

Pedro Veloso 7 de fevereiro de 2010 às 21:53  

Lol isso aí é verdade Alfredo. Mas bem sabemos que o Pelé não é conhecido pelos seus palpites...