SLB 4-0 Académica

Bom regresso às vitórias (e às goleadas) do Benfica, em noite diluviana na Luz.

Jorge Jesus apresentou o onze que se esperava, com os destaques do regresso de Luisão e da sua voz de comando - que como sempre veio dar mais solidez à defesa encarnada, sobretudo porque a dupla com David Luiz funciona muito bem -, da recuperação de Aimar (em dúvida) e da titularidade de Rúben Amorim no papel habitualmente a cargo de Javí Garcia.

O jogo começou logo com o golo do Benfica, numa excelente tabela de Saviola e Cardozo, com o paraguaio a facturar com frieza na cara do ex-benfiquista Nereu. Com um golo cedo tudo ficou mais fácil, porque a Académica teve que dividir mais o jogo e, com isso, abriu espaços. Aliás, a Briosa fez jus à alcunha e teve uma excelente atitude, colocando em prática boa circulação de bola e as fintas de João Ribeiro. Devido a tal facto o jogo esteve efectivamente repartido por um bom bocado; o meio campo do Benfica falhou nesse período mais do que o normal, ressentindo-se do apagamento do Aimar e da menor rotina este ano do Rúben em jogar naquela posição de recuperador de bolas. Valeu que a defesa chegava facilmente para todas as encomendas.

Com a obra prima de Saviola (que deu hoje mais um recital de pormenores deliciosos), nascida de uma excelente jogada pela direita, o jogo praticamente terminou. A Académica caiu de produção na fase final da primeira parte e o Benfica continuou a controlar sem forçar o andamento (até porque o relvado se tornava cada vez mais impraticável). Na segunda parte o domínio encarnado acentuou-se, com mais oportunidades e dois golos. A Académica tentava atacar e expunha-se demasiado aos contra-golpes. Com outro relvado, a mossa poderia ainda ter sido maior. A partir do 4-0, o Benfica abdicou um pouco do jogo, que se arrastou até ao final com um par de lances de perigo da Académica.

Acabou por ser um jogo tranquilo e bem conseguido por parte do Benfica, sem deslumbrar na maior parte do tempo mas com momentos de muito bom futebol. Com a satisfação, da minha parte, por uma vitória indiscutível (quiçá por números excessivos) e a alegria de ver a equipa golear sem precisar de forçar a nota. Até porque nos deparámos com uma boa equipa, onde de facto se vê trabalho do Villas Boas (se é especial ainda é cedo para dizer, que tem boas ideias tem). Mais uma exibição sólida, depois de Alvalade e Minsk, o regresso ao topo a par do Braga (que no entanto mantém a liderança) e a evidência de que crises só noutras paragens.
Destaques individuais para, claro, mais uma demonstração de classe de Cardozo (14 golos em 12 jornadas, aliás 11 no seu caso) e Saviola, cada qual na sua função. Uma dupla de ataque demolidora, que se entende às mil maravilhas e vale 19 dos 35 golos da equipa na liga (realço que o Benfica é também a segunda melhor defesa, com 7 golos sofridos, um golo mais que o Braga). O Dí María melhorou em relação aos últimos jogos, não esteve mal mas ainda aquém do fulgurante arranque de época. E, sem particularizar, gostei bastante de toda a defesa hoje. Ou não tivéssemos voltado a ver aquele que é, neste momento, o melhor quarteto defensivo do Benfica.



15 Passes de rotura:

Manú 7 de dezembro de 2009 às 02:28  

de volta ao normal... para transtorno de muitos...

Manú 7 de dezembro de 2009 às 10:42  
Este comentário foi removido pelo autor.
coincidencias 7 de dezembro de 2009 às 12:09  

pelo menos um penalty para a academica, mas isso pelos vistos nao interessa...

Tomás Pipa 7 de dezembro de 2009 às 13:14  

Coincidências, obrigado pelo comentário e boas vindas ao settore, acho que é a primeira vez que comentas.

Na análise aos jogos nós (bloggers) não comentamos os erros de arbitragem (eu comento porque sou sportinguista e é me dificil deixar passar em claro certos erros,mas não é suposto).Temos uma rúbrica semanal que são "os casos das jornada" onde discutimos arbitragem e sujidade no futebol português até mais não. Espero que percebas. Adianto já que como é óbvio houve um penalty para a académica, eu até contei 2 pelo menos a favor da académica, mas falarei disso no post dos casos das jornadas. Convido-te também a participares mais vezes

um abraço

António Lopes da Costa 7 de dezembro de 2009 às 13:24  

Não vi o jogo, que tinha a família a jantar em minha casa. Só vi o 1-0, lance regular e falha defensiva dos estudantes.
Não vi também os lances polémicos.

Fora do assunto, em www.leaodaestrela.blogspot.com, blogue do qual tenho discordado vezes sem fim, tem um vídeo engraçado. Foi publicado a 4 de Dezembro e chama-se "Benfica TV para cegos...".

Tá fixe!

Esperemos é que o Sporting vença hoje o último classificado da Liga.

Um abraço a todos

António Lopes da Costa 7 de dezembro de 2009 às 13:27  

Manel, para transtorno de muitos, não sei. O que me transtorna é que o Sporting poderia ter gasto muito dinheiro para contratar um special...two, three..não sei! Mas na Luz foi um Special Four!

Um abraço para ti

Pedro Veloso 7 de dezembro de 2009 às 14:53  

Coincidências, é como diz o Tomás. Houve de facto um penalty (não dois Tomás) que mencionarei no post sobre a arbitragem.

Reforço os votos de boas vindas ao settore.

João 7 de dezembro de 2009 às 15:42  

Viram o Nuno Gomes a correr no lamaçal do meio campo no fim do jogo?parecia uma menina a tentar arrastar uma bola de uma poça de água:) Percebe~se perfeitamente dadas as condições e nem estou a criticar o jogador, mas foi uma visão que em proporcionou uns sorrisos!

João 7 de dezembro de 2009 às 15:51  

Achei delicioso ver o quique a descartas responsabilidades da época passada: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=185596

É verdade que tinha uma equipa pior mas a forma como despachou o Leo, punha o Aimar fora da sua posição e a não aposta ridícula no Cardozo são imperdoáveis. Fora o que gostava de inventar.. o maior reforço ou um deles foi sem dúvida JJ.

Cristiano Moreira 7 de dezembro de 2009 às 21:30  

Pelo que li e pelo que vi, a arbitragem tem que ser comentada.
2 penaltys por assinalar a favor da Académica e uma cotovelada de Cardozo (expulsão).
Nada mau para um só jogo.
Ainda os benfiquistas tinham medo do Cosme Machado, ele é de Braga, mas o vermelho dele parece-me mais do sul.
Continuem...a falar do FC Porto!
Cumprimentos azuis e brancos.

Tomás Pipa 8 de dezembro de 2009 às 00:02  

Tive a ver melhor, afinal é um penalty, tens razão veloso. O 1º do David Luiz não é, mas o outro é claríssimo

André Seixas 8 de dezembro de 2009 às 13:24  

Vi boa parte do jogo, que cedo se começou a definir, e a vitória do Benfica não parece merecer contestação (mesmo com lances polémicos). No entanto, lamento que o André Vilas Boas tenha ido jogar para a Luz com um espírito suicida. Apostar numa linha defensiva super avançada, deixando auto-estradas nas costas dos defesas não podia dar grande resultado... Ainda por cima, quando o Benfica tem um jogador atacante muito rápido como o Saviola.

Não percebi muito bem a ambição, que me pareceu desmedida, do Vilas Boas. É preciso ter alguma humildade, quando as circunstâncias exigem. Não defendo que a Académica fosse para a Luz fazer anti-jogo durante 90 minutos, mas deveria ter tido outras cautelas. Quando jogou no Dragão, levou uma defesa bem organizada, que foi muito complicada de bater. Não se meteram em aventuras, tentando competir em plano de igualdade com o Porto.

Pedro Veloso 8 de dezembro de 2009 às 14:32  

Bom comentário André. Contudo, e apesar de eu saber que de facto acabou por ser quase um suicídio e que deveria ter tido mais cautelas, para bem do futebol demonstrou muito mais mérito do que a maioria dos nossos treinadores que levam um autocarro e fé no guarda-redes. Arriscou, colocou a Académica a ter muito boa posse de bola durante a 1a parte (o que é de realçar tendo em conta os níveis habituais de posse de bola do Benfica). Depois creio que o golo do Saviola os matou psicologicamente. Além disso, teve o azar de o Benfica ser tremendamente eficaz, porque tivemos menos oportunidades claras do que noutros jogos e marcámos mais golos. Também o Nereu não é um Nilson ou afins...

Pedro Veloso 8 de dezembro de 2009 às 14:35  

Cristiano fiquei desiludido por caíres na tentação de só falar da arbitragem, como se isso tivesse tido alguma influência relevante (e foi só um penalty, não dois como até o Tomás já reconheceu), e nem tocasses no jogo em si. Além de que vai haver um post, como já explicámos, para falar desses assuntos.

André Seixas 8 de dezembro de 2009 às 20:55  

Pedro, concordo que os autocarros são péssimos para a prática do bom futebol. Os jogos ficam muito pouco interessantes. Contudo, a Académica foi jogar ao Dragão com uma defesa bastante sólida e até proporcionou um bom jogo (5 golos, mesmo considerando que os da Académica foram marcados com a ajuda da melhor amiga do Henry).
Nesse jogo, o Porto teve de lutar muito para encontrar a chave certa que abria a porta da baliza. Na Luz, o Cardozo encontrou essa chave rapidamente. Tal como disse, isso não espanta porque a defesa da Académica estava, em sonhos, a jogar com uma equipa das divisões amadoras.