O que por cá falta!

Numa entrevista publicada há alguns dias num jornal generalista, Daniel Alves, o lateral brasileiro do Barcelona dizia que, em Espanha, quando se fala do futebol português, "só há FC Porto" e acrescentava uma explicação para o fenómeno: "É a equipa que está sempre na Champions e todos os anos vende jogadores". Há cerca de uma semana, o FC Porto foi a Espanha impor a maior derrota de sempre nas competições europeias ao Atlético de Madrid no Vicente Calderón. Ontem, o sítio oficial do Real Madrid publicou uma sondagem sobre os potenciais adversários dos merengues nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões na qual o FC Porto aparece como o menos desejado. Ora, como dizia o poeta, isto anda tudo ligado. O respeito dos adeptos do Real Madrid foi conquistado a pulso pelo FC Porto com jogos como o que fez frente ao Atlético de Madrid, com mais de 15 presenças consecutivas na Liga dos Campeões e com a transferência regular de alguns dos melhores jogadores que passaram pelo futebol europeu nos últimos anos. Só por cá insistem em faltar-lhe ao respeito.

47 Passes de rotura:

Anónimo 15 de dezembro de 2009 às 16:36  

Se calhar cá não lhe dão esse respeito que tu falas porque não merece!!!ou achas que um clube que esta mais que provado que é dirigido por pessoas corruptas merece respeito??ou isso só se aplica por exemplo a armando varas, bpn´s, etc???se esses não merecem respeito porque são corruptos porque é que esse clube à de merecer???Ou as escutas foram inventadas pela pj?ou as viagens ao brasil e outras coisas mais que já se ouve falar à muitos anos acham que são tudo invenções???

Carlos

Cristiano Moreira 15 de dezembro de 2009 às 16:39  

Aqui temos um caso prático de falta de respeito.
Obrigado pela sua participação Sr. Carlos.

Anónimo 15 de dezembro de 2009 às 16:47  

Falta de respeito???mas onde é que dizer a verdade é falta de respeito??diz antes assim, a verdade por vezes doí muito!!!
é como te digo se se querem dar ao respeito tenham pessoas serias e hajam como um clube serio que quer respeito, pois respeito foi coisa que o teu clube nunca demonstro desde a 20/30 anos para cá....

Carlos

Duarte Ledo 15 de dezembro de 2009 às 16:56  

Meus amigos...
Só quem não quer é que não admite que o FC Porto é a melhor equipe a nível Nacional. Falam, falam de dirigentes corruptos, mas o único que vi na cadeia foi um senhor ex dirigente do SL Benfica. Polémicas à parte, penso que na Europa essas politicas de corrupção não existem, e cada clube colhe o que semeia. Sim Europa pois é da Europa que se falou aqui e não da liga portuguesa que em qualidade não revela muito. Sr Carlos pense bem, acha que as vitorias e o percurso do FC Porto ao longo destes na anos Liga dos Campeões tem a ver com dirigentes, favores e viagens? Acha que o Real Madrid tem receio do porto por causa dos seus dirigentes? Penso que não. Tem respeito pelo seu futebol no campo, pois é disso que devemos falar, de futebol. Por favor tenha respeito pela única equipe que sabe representar bem futebol português na Europa.

Deuses da Bola 15 de dezembro de 2009 às 17:31  

Liga de Prognósticos - Deuses da Bola

Participa -

http://deusesdabola.blogspot.com/2009/12/1jornada-liga-de-prognosticos.html

v.a.s.c.o. 15 de dezembro de 2009 às 17:39  

Impressionante, Cristiano. Tive para postar exactamente a mesma coisa hoje de manha!

e tens cá uma falta de respeito em postar tal coisa... ;)

Pedro Veloso 15 de dezembro de 2009 às 18:03  

Se acham (muitas vezes com razão) que há comentários parciais em A Bola, também não posso deixar passar em claro este posicionamento claro de O Jogo como porta-voz da Torre das Antas. Ao menos o sr. jornalista concretizava a acusação de que faltam ao respeito ao Porto. Eu não falto e por isso gostava que mo explicassem.

Este jornalista deve ser daqueles que acha que é normal o Augusto Duarte ir pedir conselhos a casa do PC em vésperas de um jogo por ele arbitrado e que por isso abrir uma acusação contra o PC é "perseguição"...ou que as escutas são inventadas. O problema é que todos os portistas o acham. Se achar tal facto uma vergonha é faltar ao respeito, então eu falto.

Cristiano e Duarte, claro que o Porto é fortíssimo e ganha limpamente na Europa (já discordo do argumento tantas vezes falaciosamente repetido de que só ele representa bem Portugal porque já mostrei aqui há uns dias que Benfica e Sporting fizeram mais pontos para o ranking nacional no cumulativo dos últimos 5 anos.)E por cá acredito que também ganham limpamente HOJE. Agora só alguém ingénuo ou de má-fé pode crer que NADA do que se passou nos anos 90 foi ilícito e que o PC e/ou correligionários nunca cometeram ilegalidades. Desde a viagem de um árbitro ao Brasil paga pelo clube, até ao guarda Abel, passando pelo caso Guímaro e pelos roubos de igreja que marcaram essa década. Nisso desculpem mas o Carlos tem razão. E, se me permitem, só nós tivemos um ex-presidente preso, mas esse roubou o próprio clube, não lesou outros clubes nem corrompeu o futebol durante anos.

João 15 de dezembro de 2009 às 18:16  

O que é que esse jornalista considerava por cá faltar ao respeito ao FC Porto? Não está explicito e se puderem esclareçam-me.
Quanto à referida sondagem acho que os adeptos do Real Madrid têm uma opinião sobre-valorizada do potencial do porto. Merece inteiramente estar nos 8-avos e tem Qualidade para se bate com qualquer equipa, mas subjugar um Bayern em crescendo ou inter em muito banho maria acho um bocado de mais. Ainda mais quando não terão o Pepe e se calhar o Kaka. Penso sinceramente que eles avaliam a qualidade momentânea do At.Madrid por cima, o que, aliado a não seguirem muito a nossa Liga, pesou no choque de verem o At Madrid levar um banho de bola e só passar à T. Europa graças ao golo do Simão no Chipre. É uma questão de conhecimento, a maioria dos adeptos dos grandes clubes europeus não segue muito as ligas menos cotadas. Espero que o porto tenha sorte no Sorteio e que continue a progredir na Champions, agora que está cada em crescendo.saudações

Vasco 15 de dezembro de 2009 às 18:24  

Eu só gostava de saber onde é que tão as 15 presenças consecutivas na Liga dos Campeões... Claro que isto não passa de um pormenor, mas em 2002 - 2003 não houve Champions para o Porto.

João 15 de dezembro de 2009 às 18:56  

Por acaso não tinha visto o comentário do Pedro já que o mandou enquanto estava a escrever o meu,pela hora a
marcada. A pergunta em relação ao respeito fico à espera que me esclareçam. Mas se tem a ver com que se falou atrás, como os processos jurídicos, toda a gente sabe que a justiça é a vergonha que é. Ou vão-me dizer que o Major valentim é inocente de tudo desde que que começou a roubar na tropa, não há não há grandes culpados no processo casa pia, que não há culpados em todos os grandes processos governamentais escandalosos e que o actual código jurídico não protege criminosos e corruptos? Podem falar em perseguição mas a generalidade das pessoas tem noção do que já se passou, e percebe que isso não pode ser provado com esta justiça ( estar sempre envolvido em algo é sinal de alguma coisa). Mesmo querendo dar o benefício da dúvida, é só recordar os casos do atropelamento de jornalistas, a ida de Pinto da costa com os Super Dragões, etc. Não prova nada juridicamente, mas mostra uma coisa bonita chamada "carácter" dos dirigentes do FC Porto. "Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és", há sempre um fundo de verdade no provérbio. Se não, não permitiam que estas situações acontecessem e que se rodeassem de claques como as vossas, que além de reportarem jogadores que saem à noite e atacarem jogadores e treinadores quando têm maus resultados, espancam violentamente jogadores à noite que curiosamente têm conflitos com o clube e que,sabe-se lá porquê, desistem de falarem publicamente sobre o assunto e contar todos os pormenores depois de o terem anunciado anteriormente, etc. Os mesmos que organizaram grupos pela cidade na noite em que o Benfica foi campeão no Bessa para amedrontar, ameaçar e agredir física e verbalmente os adeptos benfiquistas que tentaram festejar no Porto (nem eram de claques, eram cidadãos comuns). Os mesmos que constantemente (atentem na palavra porque não se aplica a outras claques) vandalizam estações de serviço na autoestrada. Fora o clima de pressão que muitas vezes o clube já efectuou sobre os jornalistas, episódios que são esquecidos repetidamente. E nem me vou por a falar de guardas abéis e pessoas íntegras que integram a estrutura directa ou indirecta do Porto.
Em suma, tudo isto contribui para que um clube ganhe respeito. Não é só ser declarado culpado ou não judicialmente, ou ganhar jogos e títulos. É como o fazem e também como lidam coma derrota. E a palavra em questão é tão global que passa para além do futebol para outras modalidades. Não se esqueçam disso que é muito importante.Toda agente sabe o que se passa repetidamente nas antas em andebol e hoquéi, chegou ao cúmulo do treinador de andebol do benfica ter sido vítima de perseguição profissional na sua carreira profissional por respectivos superiores, adeptos do FC Porto, por querer aceitar treinar o Benfica. Há muitas coisas em que não dão mérito ao porto ,tal como os jornais, mas também têm um que faz o mesmo aos outros clubes grandes. Nesse aspecto,acho que "chorarem de mais" só fica mal. Reapeito com "R" demora tempo a ser ganho e não é com as pessoas que lá estão que o ganharão a curto prazo. O Porto é um grande clube e domina o futebol nacional na última década, mas para mim muito dos seus adeptos, sócios e dirigentes não sabem lidar coma derrota e usam ou usaram meios ilegais e imorais para auxiliarem a sua luta pela superioridade. E também por tudo isso não é o maior clube nacional e não terá um respeito total.Pode.se disfarçar tal facto numa análise desportiva, mas é impossível esquecer-se de tal facto. Cumps

João 15 de dezembro de 2009 às 19:07  

Um historial invejável, sem dúvida Vasco!E fico feliz por ele, pelo espectáculo e boas emoções proporcionadas,porque o futebol Português beneficiou e também o meu clube no acesso às competições europeias. mas não percebi porque o referiste.Tem a haver com a história da falta de respeito?tem a ver com a minha opinião da sondagem, com o comment do pedro? enfim esclareçam o que o sr. jornalista quis dizer se assim o entenderem.

zé pedro 15 de dezembro de 2009 às 20:28  

epá ja chega de posts sempre a dizer a mesma coisa. este blog era bem melhor quando os assuntos eram mais diversificados em relaçao as equipas! e muito menos para fazer queixinhas do que quer que seja!

dude 15 de dezembro de 2009 às 21:06  

realmente ze pedro, a democracia é uma coisa horrível.

O blog sem comentadores do Porto era muito mais interessante, não era ?

Tomás Pipa 15 de dezembro de 2009 às 22:01  

Então, Cristiano, respeito porquê?
Por toda a roubalheira que foram estes últimos 20 anos?
Pelos saltos de kung fu do Bruno Alves?
Odeio o SLB de morte, mas quero que dêm uma tareia ao FCP no próximo jogo. Este ano, prefiro que seja o SLB campeão do que o FCP, pq jogam mt mais que o FCP, na Champions quero que vcs consigam ir o mais longe possível, mas não acredito que passem os 1/8. Acho que qualquer um dos possíveis adversários este ano é mais forte que vocês

zé pedro 15 de dezembro de 2009 às 22:05  

não pa, mas o que é que interessa as capas dos jornais? comentam todas as capas de jornais!o que é que interessa os 22 anos do FC Porto não sei aonde?não foram 10,não foram 25,não foram 50, nem foram 100! O que é que interessa a sondagem no site do Real Madrid?

Duarte 15 de dezembro de 2009 às 22:15  

Caro Carlos, pessoas sérias? Hhhhhhhhh, deixa-me pensar... Ah já sei: Manuel Damásio, Vale e Azevedo, Luís Filipe Vieira, José Veiga, Cunha Leal. Já sei a que pessoas sérias te referes.

Duarte 15 de dezembro de 2009 às 22:18  

Tomás, fico feliz que sportinguistas como tu apoiem o Benfica. Espero agora é que os adeptos do Rio Ave, Marítimo ou Leiria nos apoiem a nós que é para contrabalançar com o Benfica o número de simpatizantes oriundos de clubes do meio da tabela.

Tomás Pipa 15 de dezembro de 2009 às 22:28  

Duarte,lol..bem sei que achas o Sporting um clube do meio da tabela,mas é este ano e vais ver que no final do ano vamos tar à frente do Rio Ave,Marítimo e Leiria. Não te esqueças também que o FCP tem que vir a Alvalade,pode ser que o clube pequeno vos tire o campeonato!

Duarte 15 de dezembro de 2009 às 22:37  

E, mesmo sabendo eu que isto não liga directamente com o post, gostava de tecer algumas considerações sobre o que algumas aqui comentaram.

Primeiro, lançaram a habitual cassete das frutas, chocolates, viagens e afins. Pois bem, todos esses casos já foram mais que esmiuçados pela comunicação social, todos eles foram, inclusivé, alvo de processos judiciais extensos e em que a investigação foi, no mínimo, aprofundada.

Tomemos o parágrafo que a cima escrevi como termo de comparação para o que agora vou expor. Em que parou o caso Mantorras? Numas noticiazitas superficiais e numa investigação também ela sem grande vontade da parte das autoridades. Em que é que o dossier do apito encarnado vale menos do que o livro de Carolina Salgado? As escutas de Valentim Loureiro e LFV não são suficientemente claras para que seja, pelo menos, aberto um inquérito? É que, pelo que eu li e foi no Público não no Correio da Manhã, Vieira estava a escolher a dedo um árbitro para um determinado encontro do Benfica.

Uma última coisa, esta sinceramente é a que me parece de maior gravidade. Onde pára a investigação aos No Name Boys? Li um comentário do João que falava algures nos Super Dragões. Bem, mas os No Name são, para falarmos curto e grosso, um cartel de droga mascarado de claque. E são um cartel de droga que operava, e não sei se não continua a operar, dentro do estádio da luz e com a conivência dos responsáveis do Benfica. Uma claque que já matou, esfaqueou e que possui, pelo que se viu, um leque respeitável de armas brancas e de fogo. A procuradora designada para averiguar este processo foi, apenas e tão só, Maria José Morgado. Neste caso, pelo visto, ela não teve a mesma motivação para chafurdar.

Duarte 15 de dezembro de 2009 às 22:50  

Tomás, não, não acho o Sporting um clube do meio da tabela, pelo contrário. Aliás, é um clube por quem tenho simpatia moderada.

Se preferes o Benfica, é lá contigo. Eu se fosse Sportinguista não me esquecia de 2004-2005. É que essa foi a última época em que o Sporting merecia ter ganho o campeonato. E merecia, não por ter sido penalizado pela arbitragem, merecia porque jogou bem, um futebol atraente, antes daquele calvário de mau futebol a que o Paulo Bento vos remeteu. Porque não ganhou? Por uma política de alianças em que o patético Dias da Cunha resolveu alinhar numa cimeira anti-porto com LFV que culminou na assinatura de um patético manifesto que mais não fez do que manietar o Sporting, enquanto Veiga e Cunha Leal iam fazendo os arranjinhos dos algarves e companhias limitadas.

Portanto, como vês, não menosprezo o Sporting. Dá-me pena ver o teu clube assim, mas a culpa é vossa, unicamente vossa. Não é do Pinto da Costa, nem do António Costa, Olegário, etc. A culpa é de Bettencourt, é muito de Paulo Bento e é, fundamentalmente, da passividade dos adeptos.

Tomás Pipa 15 de dezembro de 2009 às 22:57  

Também fiquei fodido em 2004-2005, jogávamos mt futebol, mas não fomos competentese quando tivemos que ser. Perdemos em casa com Penafiel, empatámos em casa com a Naval.Percebes? jogávamos mt, mas eramos vulneráveis. Irrita-me ter sido o SLB campeão pq não jogava nada, e aquela história do jogo com o estoril...fdssss!
Mas irrita-me mais sabes o quê?? 2006-2007!! por causa da mão do ronny, isso sim é mt irritante!

Não digo que a culpa seja de JEB e P.Bento. Não os condeno, tentam lutar justamente num mundo cão e assim é bem dificil.

Manú 15 de dezembro de 2009 às 23:55  

quem merece respeito é o benfica e os seus 31 titulos de campeao nacional. finalmente as coisas estao a endireitar-se e as equipas pequena ja nao fazem farinha quando vao a luz e sao goleadas quando teem a mania que nao respeitam a grandeza do glorioso.

se o porto nao tem o devido respeito em portugal é pelas suspeitas que levanta em torno dos seus feitos e nivel interno. é tudo muito duvidoso. voces dao envelopes com dinheiro a arbitros em vesperas de jogos, pagam viagens ao brasil ao calheiros, etc. é normal que isso descredibilize tudo o que conquistam. nao devem ficar admirados com o facto que toda a gente olhar para voces com desconfiança (e nao inveja como muito tentam convencer-se) e nao vos dar o devido respeito.
lá fora tem claramente o respeito que merece é um facto, mas chegaram la roubando ca dentro anos e anos seguidos (ou pelo menos ha suspeitas disso).

ja anteriormente aqui o disse que ninguem duvida das qualidades dos dirigentes portistas em formar equipas ganhadoras (pelo menos com essa mentalidade) e em fazer grandes negocios, mas nao vamos confundir as coisas. a parte de todos esses meritos falta-vos transparencia e todas as farpas que lançam so mostram um baixo nivel que nao merece respeito.
e volto a dizer que nao é inveja que as pessoas teem do porto, é repugnancia pela vossa mentalidade de gozo e fingirem que sao os melhores quando sabem muito bem que foi a roubar que o conseguiram.
pode nao ter sido provado mas nao restam duvidas para nenhum portugues a corrupçao que se vive no norte.

duarte falaste em nomes de presidentes e dirigentes do benfica. entre eles vale e azevedo e veiga. ambos estiveram a contas com a justiça e o benfica livrou-se deles. so o pinto da costa é que continua a brincar com isto tudo duma forma desprezavel. e nao te dou razao ao dizer que uns estiveram a contas com a justiça e pinto da costa foi absolvido, pois todos que sao verdade as suspeitas em torno das falcatruas que teem havido a favor do fcp.

Manú 16 de dezembro de 2009 às 00:03  

e falo de pinto da costa, oliveiras, reinaldos, hernanis, caldeiras...tudo gente da mesma laia que se anda a rir da incapacidade deste pais em provar as trafulhices que por la andam!

e é obvio que se tenta aprofundar mais os casos juridicos relacionados com o porto, é a prova que ninguem duvida q ha ilegalidades! alias, toda esta gente de que falo que se anda a rir nao tenta esconder que faz coisas que nao deve, apenas se ri e esta confiante que nao vao ser apanhados por falta de provas e ineficacia da justiça.

a verdade é que quando vos perguntamos, adeptos do porto, se acham que nao ha corrupçao aliada ao vosso clube voces nao respondem directamente. desviam sempre o assunto.

volto a dizer que nao se deve confundir tudo o q falo com as qualidades claras dos dirigentes do porto em todos os aspectos que no comentario anterior enumerei!
dou o exemplo do varela: nao servia para o sporting e agora é quase fulcral no porto!
maniche e deco idem!
isso claro q sao meritos.
mas depois gozam com os outros clubes ao conseguirem fazer isso. mais uma razao pela qual ninguem vos respeita e so vos tem odio (e nao inveja)

João 16 de dezembro de 2009 às 00:46  

Li um comentário do Duarte onde algures falava da minha alusão aos No Name. São péssimos e já tive o desprazer de andar umas boas centenas de metros dentro da comitiva caminho de um dérbi por razões que não vou especificar. E, como não é novidade, não são exemplo para ninguém. muitos são criminosos e têm esse processo pendentes,que se calhar vergonhosamente não deu em nada. E a posição do clube (não me lembro quais foram, se as houve) podem ter sido infelizes. Mas o cerne da questão é que não vi aqui nenhum Benfiquista a queixar-se que não respeitam o clube, ainda por cima sem o especificarem bem. Vi Portistas e fiz uma crítica à vossa realidade e não a de outro clube.Estamos a falar do teu clube, de uma queixa portista escrita num post portista. E lembra-te que os Super Dragões estão sempre a ser notícia, e os No Name são muito menos. Algumas das actividades dos No Name podem ser criminalmente mais graves, mas além de terem menos casos na imprensa, não têm ameaçado tantas franjas laborais e sociais como populares, comerciantes, adeptos, jornalistas, jogadores e até o próprio treinador como a claque do Porto; isso é um belo exclusivo dos mesmos. Depois concordo com o Manú, sabendo que será apenas mais uma opinião (não descurando o diálogo e umas das razões porque gosto muito do blog): vejo muitas vezes ironia descontextualizada e desviar de assuntos, o que não abona muito à credibilidade.

Duarte 16 de dezembro de 2009 às 02:27  

Não vou responder ao Manú por uma razão simples: está patenteado no comentário dele a reprodução integral do risco riscado que os benfiquistas engoliram.

João, no meu comentário não pretendi dizer que todos os No Name são assassinos e traficantes de droga. Isso é um perfeito disparate. O que disse foi que os antecedentes dessa claque são bem mais graves que os Super. Os SD nunca mataram ninguém, não são um cartel de droga.

Dizes a determinado ponto que a certa altura os Super Dragões tiveram uma relação demasiado próxima com a direcção do FC Porto, nomeadamente com o seu presidente. Sim, é verdade e eu, como mais à frente perceberás, estou totalmente à vontade para falar nisso. Reprovo em absoluto tamanha aproximação que acabou no momento do very light atirado ao carro do Adriaanse, o episódio que mais me envergonha na minha condição de associado do FCP.

Caro João, os NN podem ter actos com menos repercussão na imprensa, mas isso acontece porque estes se expõem menos mediaticamente. Como benfiquista saberás que é complicado encontrar merchandising dessa claque à venda por aí. Nos Super isso já não é assim. São, neste momento, a claque que mais vende, ainda mais do que a Juve Leo. Para que tenhas uma ideia, um casaco ou t-shirt nova dos SD que saia para o mercado esgota em pouco tempo. Compram os membros do claque e aqueles que não têm nada a ver com ela. É comum haver jornalistas nas camionetes dos SD e garanto-te que todos aqueles que vão em trabalho são bem tratados e não lhes são criadas dificuldades de espécie alguma porque tudo o que por eles é feito serve para promover a claque.

O líder dos SD, uma figura conhecida no Porto e provavelmente também tu saberás quem é, apareceu várias vezes a dar a cara pela claque. Um desses momentos foi a ida ao Jornal Nacional, a pivot era ainda por cima naquela noite a Manuela M. Guedes. Tudo numa altura em que o Benfica numa atitude saída da cabeça do inefável J. Veiga tinha decidido se razão que o justificasse não dar bilhetes ao Porto. Acontece que, como te lembrarás, alguns membros dos Super foram a Lisboa, às bilheteiras do Estádio da Luz, e compraram 2 mil bilhetes à revelia do SLB e nas barbas de Veiga. Isto foi capa em todos os jornais, o que também só ilustra o mediatismo que envolve a claque.

Dizes também que os NN têm menos casos na imprensa. Eu prefiro ver os SD mais na imprensa e menos nos tribunais. Claro que há episódios infelizes a que os SD infelizmente estão ligados. O assalto a áreas de serviço - embora isso aconteça infelizmente com todas as claques - os distúrbios este ano na Figueira da Foz e o ano passado em Lagoa, sendo que em ambos os casos os responsáveis pelos SD pediram desculpa e prontificaram-se a pagar através da claque os estragos.

Também eu sou membro dos Super Dragões. Conheço o líder da claque, o Fernando Madureira, e digo-te que, se hoje os Super Dragões são a máquina comercial que são, se têm membros espalhados por todo o país que os tornam na maior claque nacional, se marcam presença de forma massiva em todo o lado, a ele muito se deve.

Isto não faz de mim, nem do líder dos SD, traficante de droga, nem uma pessoa violenta. De igual modo, também não assalto áreas de serviço, nem fui eu um dos que atirou cadeiras em Guimarães, onde também foram apedrejadas camionetas da claque portista.

Há gente boa e má, mas a claque, enquanto grupo, não serve de capa para nada. Nos No Name isso não se passa desse modo. Eu gostaria bastante, como cidadão, que o caso em que eles e LFV estão envolvidos fosse até às últimas consequências. Gostava que o mesmo se passasse com o dossier do apito encarnado e das escutas ao presidente do Benfica. Gostava muito, até porque foi isso que se passou com o apito dourado, foi investigado a pente fino e foi a tribunal, onde os arguidos foram julgados.

Manú 16 de dezembro de 2009 às 10:21  

lol nao respondes ao disco riscado ok. tal como eu disse, sempre que se deparam com acusassoes que nao podem negar mudam o assunto.
alias ate acredito que nem tu gostes do registo sempre de troça e de falta de nivel dos nomes que pus em cima da mesa. podes falar-me em veiga as vezes que quiseres, mas a verdade é que ele é portista e ja foi corrido do benfica, ele é um dos vossos e so me das razao em falar nele muitas vezes.
tas no teu direito de nao responder e se fosses responder de como respondeste em relaçao a questao dos super-dragoes ainda bem que nao o fizeste porque missas dessas a mim nao me comovem e por melhor que escrevas e q argumentes nao vais conseguir justificar muita trafulhice que por ai anda e que toda a gente sabe que anda.

mas espero que percebam que é como eu que toda a gente pensa (e se pensamos assim nao é por acaso - é por factos a que assistimos e atitudes que vemos de dirigentes vossos) e por isso é que nao teem o respeito que pedem sem justificaçao!

Pedro Veloso 16 de dezembro de 2009 às 10:22  

Duarte,

deixa-me acrescentar ao rol de transgressões dos SD os 2(!!) assaltos no espaço de um par de horas às lojas do Ronaldo na Madeira.

Quanto aos NN, só posso desejar que, tendo em conta o que veio a público, os responsáveis sejam julgados e punidos (e ainda têm ligações duvidosas aos anarquistas e à extrema-esquerda...). Agora, quanto à conivência dos responsáveis do SLB, deixa-me dizer que não estás bem informado. Pelo contrário, o LFV tem sempre recusado apoio à claque enquanto eles não se legalizarem. Como os NN não o querem fazer, tem havido várias situações de fricção: o próprio LFV já por mais de uma vez foi insultado em assembleias gerais por alguns desses energúmenos; as AG tiveram que ser interrompidas por causa disso, até que esses tipos foram retirados pela polícia.

Não falo sobre as relações SD - SAD do FCP porque não estou no Porto para saber como as coisas se passam. E distúrbios todos cometem. Sinceramente, parece-me que os Super Dragões o fazem mais recorrentemente, a não ser que achemos também que as histórias da CS são perseguição. Se bem que, em abono da verdade, se deva dizer que, sendo neste momento pelo que me parece a maior claque nacional, sem divisões, movimente mais gente e por isso seja mais difícil controlar tudo e evitar que alguns façam disparates.

Manú 16 de dezembro de 2009 às 10:37  

duarte e percebe que nao vai ser a defenderem assim o indefensavel que vao ganhar respeito.

valorizo os vossos feitos desportivos actuais, bons negocios, etc.
mas nao me venham paqui dizer que acreditam na inocencia de pessoas que nem elas proprias se esforçam para mostram que o sao (apenas estao tranquilos porque sabem que nunca serao apanhados e gozam e troçam da cara das pessoas).

e agora um pouco fora do assunto, vou te dar o exemplo da falta de nivel e troça que ninguem respeita.
o vosso presidente tem alguma razao para vir a televisao agradecer aos olheiros do benfica por terem encontrado o falcao? queres respeito depois de provocaçoes destas? foi assim anos e anos desde que conseguiram destronar a hegemonia do benfica. nao sabem ganhar (e tambem nao sabem perder), esse vosso complexo de inferioridade e necessidade de esfregar na cara as vitorias e superioridade actual so causa esta falta de respeito que todo o país tem por voces!
podes falar me em rivalidade, e isso eu acho saudavel, mas isto nao é rivalidade, é falta de nivel, é nao saber ganhar. é das piores coisas que ha.
eu nao me esqueço que vi uma bandeira a ser queimada na vossa festa do tetra a dizer "slb - 4 anos de sofrimento"... volto a perguntar: querem respeito?
querem respeito depois do pinto da costa dizer que deviam era jogar no estadio da luz para nos mostrarem bom futebol? tambem nao venho nenhum jogador meu a provocar quase mensalmente (com falta de nivel e muito no vosso registo) o rival - falo de fucile e do benfica.
tenham juizo e, com toda a consideraçao que tenho pelos meus colegas de blog, nao venham para aqui gozar com a nossa cara a pedir respeito nem vanglorizar a inocencia do pinto da costa, pois sabem perfeitamente que foi ilibado em tribunal mas o arbitro foi a casa dele e outro foi ao brasil, entre outras coisas!

Cristiano Moreira 16 de dezembro de 2009 às 11:00  

Prefiro ter um presidente que seja um corrupto desportivo, do que um presidente traficante de droga, que subiu na vida à custa disso, e que ainda agora foi acusado de traficar armas e drogas e de promover a violência com a claque do seu clube (NN) !!

Pedro Veloso 16 de dezembro de 2009 às 11:52  

Cristiano, não podes escrever um post sobre "respeito" e depois vir dizer essas coisas sem fundamento. Vamos lá pôr os pontos nos i.

Primeiro: só o simples facto de preferires uma coisa à outra implicitamente demonstra aquilo que todos sabemos e que o Porto assumiu ao abdicar de recorrer contra os seis pontos retirados no campeonato - isto é, que se auto-consideram, e toleram, corruptos desportivos. Aliás é muito grave que venhas dizer isso porque, se do ponto de vista social é mais grave traficar droga e armas, nós como adeptos de futebol, e é disso que se fala aqui, queremos é um campeonato limpo acima de tudo. Não podes dizer "eu prefiro um corrupto desportivo". Mais razão nos dás. Depois, o presidente do meu clube nunca sequer foi acusado ou julgado por causa desses boatos de que traficava droga na empresa Hiperpneus(dentro dos pneus), e um boato é muito diferente de uma acusação. Vires insinuar isso é triste. O LFV fez muito mais profissionalmente na carreira, começando do zero e construíndo uma fortuna à custa do espírito empreendedor e capacidades de gestão inegáveis (que mostra nas empresas e negócios pessoais dele e que mostrou na recuperação do Benfica, quer queiram quer não), do que o PC, que se limitou a mandar à falência as empresas onde esteve e a viver depois disso sempre do salário pago pelo Porto, na secção de hóquei e depois sempre no futebol. O LFV ganha zero no Benfica.

Quanto ao processo NN, não há nenhuma acusação ao LFV, aliás aqui neste link se reafirma aquilo que eu disse no post anterior, de que o clube não tem apoiado as claques e o LFV até tem tido problemas com elas:

http://relvado.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=rv.stories/78771

Se há outras situações por fora eu não sei, mas tu também não.

Numero Dez 16 de dezembro de 2009 às 12:23  

Ena mas que discussão que este post gerou! Tanta que o cristiano lá se descaiu e assume que o seu presidente pode ser corrupto. Pois Cristiano, se falarmos de barão da droga/corrupto do meu clube eu prefiro barão da droga por uma simples razão, o meu clube é a minha paixão, tanto nas derrotas como nas vitórias e muito sinceramente magoava me muito ser indicado como o teu clube foi em corrupção. FIcava triste e desiludido por feitos que conseguiu terem sido a custa de "forças ocultas". Se l.f.v subiu na vida a custa da droga? não sei, mas tenho uma certeza que me deixa feliz e orgulhoso em ser benfiquista... Que a custa do benfica não foi certamente! Também tenho a certeza de que se cometeu ilegalidades não foi para proveito do benfica nem em quanto presidente do benfica.
Para quem achou um post desnecessário eu acho que pode ser um post de um tema muito batido mas que divide opiniões e motiva mais gente a escrever lá isso é, e é agradável ver que o settore é um espaço onde as pessoas participam em vez de apenas lerem (o que já é bom). Já agora é sempre bom ver o Duarte a escrever por aqui, aproveito para lhe mandar cumprimentos e dizer lhe que espero que lhe esteja a correr tudo de feição.
Cristiano concordei contigo quando "postas-te" sobre as ridículas capas de jornais que teimam em fazer do benfica primeira página (vende mais, estratégia de markting) eu entendo, mas este post veio reforçar de que para além da tua opinião (que é a mesma que a minha) de que são capas parvas, entendo depois deste que, esse tal dito post trás também pouco de azia, pois OJogo neste texto que colocas-te não mostra ser nem melhor nem pior do que os tais ditos jornais de capas parvas.

Anonimum 16 de dezembro de 2009 às 12:26  

Isto tudo por causa dum tal Daniel Alves, que deve ser o melhor jogador do mundo, ou lá o que for, já que tanto crédito têm as suas palavras......... Acho que o FCP o devia contratar!

Alfredo Barbosa 16 de dezembro de 2009 às 12:35  

E o Pinto da Costa foi julgado nas instâncias desportivas, Pedro Veloso?

É que um julgamento deve contemplar acusação e defesa, e esta última nunca teve lugar, não sei por que razão.

Gostavas que, por exemplo, o Tomás colocasse 7 quilos de droga debaixo da tua cama, fizesse uma chamada anónima a incriminar-te e fosses condenado a uma pena sem ser ouvida a tua versão dos factos?

Numero Dez 16 de dezembro de 2009 às 12:43  

LOL Alfredo o tomás para lixar o Pedro era capaz de por mais do que 7 kilos e ainda lhe deixava roupa interior femenina debaixo da cama para a namorada se chatear com ele!lol.... brincadeirinha! ALfredo cuidado com o que escreves daqui a pouco vão achar que o tomas tem facilidade em arranjar 7 kilos e a caixa de mail enche com encomendas de natal!Lolol!

Numero Dez 16 de dezembro de 2009 às 12:46  

Crisstiano deste um erro no post.... Não´foi num jornal generalista foi num jornal portista... ;)

Tomás Pipa 16 de dezembro de 2009 às 13:12  

O que eu acho que se discute aqui é a ilegalidade no desporto e não noutras coisas.Acho que não podemos comparar SLB e FCP.Sinceramente não acredito que o SLB compre os jogos e os árbitros como o FCP. O SLB é mt beneficiado pelas arbitragens é um facto, mas é beneficiado porque os árbitros são benfiquistas,não resistem. Eu se fosse árbitro de um jogo do Sporting também beneficiaria o Sporting até mais não e mesmo assim não chegaria para compensar estes anos todos de vergonha.

Pouco me interessa a história das drogas na claque e dos pneus porque isso não tem muito a ver com o desporto em si.

Em relação às capas, não digo que a culpa seja dos jornais. Se os jornais não venderem,vão à falência, é óbvio. Nenhum de nós quer que os 3 jornais desportivos desapareçam. A culpa é do público em geral,se o povo português fosse mais sábio a escolher jornais se calhar teríamos capas mais justas como acontece em França onde o L'équipe divide as capas pelas várias modalidades.

Eu não concordo com as várias modalidade porque ninguém as lê,só mesmo os que as praticam. Estamos num país de futebol, um país onde 70% de todos os desportistas federados são do Futebol e isso diz tudo. Em portugal respira-se futebol, quem é que não prefere que sejamos campeões mundiais de futebol a ganhar uma medalha de outro de canoagem nos jogos olímpicos?

Ainda no outro dia vi um gajo na SporTv a dizer que era bom para as modalidades Portugal não ir ao Mundial de Futebol para se poder dividir melhor os fundos e patrocínios.Creeedo!!

João 16 de dezembro de 2009 às 15:26  

LOOOL mas a ida ao Mundial não dá $ só para o futebol? Ou a FPF agora patrocina outras modalidades hehe (não as desprimorando claro).

A discussão está grande e concordo com o º10, é bom para o blog e para vermos mais o Duarte. Vimos aqui vários argumentos Portistas, Benfiquistas e de outros adeptos (a propósito Duarte sou Sportinguista:)) mas focando-me no respeito desportivo penso que o post é descabido. Quando aos SD, ainda bem que têm esses aspectos positivos (acho que pagar os estragos é uma responsabilidade mas neste país não me admiraria que mesmo sendo os autores identificados os SD não fossem obrigado a fazê-lo, como outra grande claque) mas a verdade é que fazem continuamente vandalismo, e , mesmo que seja uma pequena porção, são dos SD e o público não pode esquecer. Os SD como instituição responsabilizam-se pelas acções dos seus membros em actividade da mesma, assim como o PC não pode desresponsabilizar-se de se ter deixado escoltar pelos gorilas e de ter uma relação tão próxima com eles. É, no mínimo, uma responsabilidade moral.
E muito do que leio não é transparente como por ex. os vencimentos declarados do Madureira que não são muito compatíveis com os luxos que ostenta. Não vou falar mais de assuntos específicos que não conheço pois posso estar errado mas há pontos irrefutáveis:

João 16 de dezembro de 2009 às 15:26  

1- os NN têm acusações gravíssimas e devem pagar por isso, mas não são apoiados pelos dirigentes do Benfica (tal como aparentemente os SD podem não ser pelos do Porto) e nunca escoltaram dirigentes a tribunais ou exibiram-se de modos semelhante. A instituição Benfica demarca-se deles. Podem dizer que as acusações ao Porto são passado, mas o passado só se esquece quando os visados saírem de onde estão, é senso-comum.
2- A acções dos NN são num meio ilegal mas restrito; não atacam (ou atacaram) membros sociais e profissionais tão variados fora dos jogos e em tão contextos diversos. O vandalismo é arbitrário e mais mediático que certas actividades ilegais dos NN, pois estas últimas são efectuadas num contexto restrito e não tocam tanto ao panorama futebolístico e social como o vandalismo constante. Vi aqui muitas críticas ao Benfica, umas que concordo e outras que não - aliás descabidas a ver pela refutação - mas queixam-se da falta de respeito e quando criticados a resposta é quase sempre a puxar para os rivais e a dar exemplos descontextualizados deles. Fora algumas pessoas que em momentos isolados concordam com as críticas. Só não percebo porque é que escreveram este post pedindo respeito, se quase nenhum assume os erros do clube. Vejo mais críticos a fazê-lo dos próprios clubes, quando criticados por Portistas, que o que escreveram e muitos dos que defendem o post. E isso reflecte-se na credibilidade pois quase nenhum apresenta argumentos respectivos ao mesmo, esquecendo-se que o respeito também se faz de assumir de erros e consequentemente, de responsabilidade moral .
Em suma com esses dirigentes e com o continuar de muitas acções que têm acontecido, enquanto ninguém sair não haverá certamente o tal Respeito. Que sinceramente não percebo que o tenha havido em demasia nos últimos tempos, em termos desportivos há-lo, em situações específicas não mas isso também acontece a outros clubes. Não percebo a ligação com a Europa e com a sondagem do Real e as declarações do Daniel Alves. Se são reconhecidos lá fora é por vosso mérito - e fico feliz pelo sucesso europeu do porto- e se cá não são vistos como entidade idóneas em termos morais (em termos desportivos não vos tiram o mérito, pelo menos o deste século, mas é inegável que por x uma coisa influencia a outra), cabe a vocês assumirem os erros passados ou comportamentos menos próprios, ou no mínimo que esses erros naturalmente influenciem a consideração de terceiros pelo clube. Daí que chorar por respeito que nem sequer fundamentam e a maior parte fugir do assunto atirando o mesmo argumento que lhe dizem à cara dos outros logo à primeira abordagem fica mal e é descridibilizante. Tendo em conta todas as acções lamentáveis dos dirigentes e SD que eu e outros aqui escreveram, e a estratégia adoptada aqui pelos seus defensores faz-me concordar que muitos Portistas têm um certo complexo de inferioridade e um orgulho que às vezes é exarcebado no sentido em que os levam a fazer coisas que os outros não fazem. Desde ao estilo da argumentação, ao não assumir situações menos correctas do clube, até a manifestações públicas como queimar bandeiras, mandar constantemente o slb para o* após marcarem golos em qualquer sítio que não a Luz, as piadinhas de ironia baixa de PC, tudo isso revela uma obsessão pelo Benfica, contribuindo para o tornar um clube maior mesmo sem ganhar títulos e o Porto de ser o maior clube de Portugal . Penso também que há um fundo social, há muito um atrito social entre Lisboa e Porto que estimula o resto e que por vezes vos é inconsciente de tal modo que já está impregnado. Com tudo isto não estou a menosprezar a qualidade dos portuenses, muitos dos quais admiro e convivo, apenas deixo estas questões à vossa reflexão. Cumps

Cristiano Moreira 16 de dezembro de 2009 às 15:30  

"Então, Cristiano, respeito porquê?
Por toda a roubalheira que foram estes últimos 20 anos?
Pelos saltos de kung fu do Bruno Alves?
Odeio o SLB de morte, mas quero que dêm uma tareia ao FCP no próximo jogo."
Tomás, a unica coisa que vos roubaram foi o titulo e o prestigio. Sempre que o FC Porto ganha é roubado, até na Europa... Ainda dizer que o Manchester ou o Real são equipas poderosas! Naaa...poderoso, poderoso é o PORTO, que compra tudo!!
Salto de king fu do Bruno Alves? E os do Tónel e os do David Luiz e os do Mozer e os do Bynia??! Esses ninguém vê!!???
Não odeias o SLB de morte, odeias é o FCP, estás baralhado e só queres que o SLB ganhe porque ainda te dói a derrota no Dragão. Isso passa, é preciso é calma.

João 16 de dezembro de 2009 às 15:32  

P.S - errata: contribuindo para o tornar um clube maior mesmo sem ganhar títulos e o Porto de não ser o maior clube de Portugal.

Ribery no Real? uma dream team cada vez mais interessante.

Cristiano Moreira 16 de dezembro de 2009 às 15:47  

Pedro Veloso,
-eu não escrevi nada, apenas copiei e colei um texto. Nada mais.
- não assumi que o Pinto da Costa é corrupto, porque não sei se é ou não. Legalmente é e ponto final.
- pelo facto do FCP não ter recorrido não significa isso que assuma a corrupção. Explica-me para que havia de recorrer se os 6 pontos não lhe faziam falta?! Gastar dinheiro em tribunais para limpar a imagem? Só se fosse.
- o FCP perdeu 6 pontos por corrupção na forma tentada, ou seja, não houve corrupção. Os outros não tentam, queres ver?! Os santos moram em Lisboa.
- É bonito falares do LFV que lutou muito e veio do nada, mas só é bonito porque não o conheces, apenas lês o que gostas. Eu falo porque conheço o ex-sócio dele dos pneus (como tu bem falaste) e se calhar não são boatos, mas sim certezas. Não foi acusado, nem julgado?! Isso dizes tu, mas não tenhas muitas certezas.
- Quando quiseres saber de corrupções do Benfica avisa-me, dou-te matéria para leres durante um BOM bocado. Pelo menos para 45 minutos tens que fazer.
- Os benfiquistas nascem, crescem, vivem e morrem a ouvir que só perdem porque os outros são corruptos e acreditam nisso. Eu no vosso lugar já nem via futebol. O FC Porto quando perde eu só fico f*****, não atiro culpas para cima dos outros. Mas admiro a vossa cegueira e o LFV nem acredita. No Porto ele já não estava lá. Todos os anos a mesma coisa: começa cheio de peito, vai-se encolhendo e quando ainda faltam 10 jornadas lá vem ele dizer que na próxima época vai contratar este e aquele, aquilo sai para os jornais e vocês compram as capas bonitas e lá se mentalizam que para o ano é que é!!
Inocêncio Calabote foi esquecido rapidamente e este ano como o Benfica vai à frente ninguém vê nada, mas quando passar para trás lá vem a corrupção à baila.
- O árbitro Vitor Silva (que eu conheço!!) está suspenso porque recebeu ofertas na Luz no jogo Benfica-Naval, há um ano, e ao Benfica o que aconteceu??! Nada!!
- Este ano quantos expulsões perdoaram ao Benfica? Quantas simulações já deram golo? Quantos golos irregulares deram pontos? Não há corrupção agora??!
...
O vosso choro e mau perder já cansa!!

Cristiano Moreira 16 de dezembro de 2009 às 15:49  

João, os NN não têm apoio do clube? Então o que foi aquilo do LFV estar "ligado" a eles?

Tomás Pipa 16 de dezembro de 2009 às 16:47  

Cristiano, vocês antes de ganhar lá fora roubaram cá dentro. Vcs vão quase sempre à Champions que vos enche os bolsos e assim podem ter praticamente os jogadores que querem. Lucho,Lisandro,Anderson,Falcao,Belluschi,Mariano e Hulk não foram propriemente baratos. Um clube como o Sporting não os pode ter porque não tem dinheiro para os contratar. Tenho a certeza que se o Sporting tivesse esses jogadores todos era uma equipa melhor.

Vocês batem-se na Champions é verdade, mas quando uma equipa grande vos quer ganhar, ganham sem qualquer discussão.O FC Porto actual ganha aos clubes de 2ªlinha (e acho isso fantástico) mas chega um Arsenal,um Man Utd,um Inter ou um Liverpool e perdem, nem luta dão. Não me venham falar de um colosso europeu!

Cristiano,por favor não compares o Tonel com o Bruno Alves em termos de caceteiro.Eu gosto do Bruno Alves, não é o melhor central do mundo,mas gosto muito do seu jogo aéreo e até te digo, deveria ser o capitão da selecção,ele e o Carvalho. Mas as porradas que ele dá,por amor de deus, ele deveria passar metade do campeonato suspenso.

Odeio o SLB acredita,mas uma das coisas que eu gosto no futebol é que se jogue bem.Por isso é que gosto deste Arsenal e do Arsenal dos tempos do Henry, adorava o FCP do Mourinho,adorava ver o Barça jogar nos tempos de Ronaldinho,Giuly etc e agora o de Messi,Xavi e Iniesta.Adorei ver o SCP do Peseiro,gostava de ver o Braga e Belenenses do Jesus jogar. Era louco pelo United do Ronaldo, enfim. Há que reconhecer que o SLB este ano, na minha opinião é a equipa que melhor jogar futebol na liga,e de longe!Jogam muito,mas muito mais que o FCP.Não me esqueço da maneira como vcs ganharam ao Nacional,SCP e Rio Ave.

Pedro Veloso 16 de dezembro de 2009 às 17:18  

"Não foi acusado, nem julgado?! Isso dizes tu, mas não tenhas muitas certezas."

Bom, nunca ouvi falar de que ele tenha ido a tribunal - como réu - por causa dos pneus. Se o foi, diz-me porquê e quando.

"Explica-me para que havia de recorrer se os 6 pontos não lhe faziam falta?! Gastar dinheiro em tribunais para limpar a imagem? Só se fosse." Exactamente, é que é mesmo por isso! Não me parece que tentar limpar a imagem e defender a honra de um clube associado a corrupção seja coisa de somenos, muito mais importante do que mais seis ou menos seis pontos, mas aí vejo que temos posição totalmente diferente!

"Então o que foi aquilo do LFV estar "ligado" a eles?"
Volto a repetir: neste momento, os factos públicos são de que o Benfica não apoia as claques oficialmente porque elas não estão legalizadas, como repetidamente é afirmado pelos responsáveis do clube, e o LFV já teve chatices pessoais com os NN por causa disso em AG. Custa-me a crer que os apoie se é enxovalhado nas AG por eles. Foi ouvido como testemunha no processo que levou à detenção de alguns membros dos NN, não como suspeito e muito menos arguido. Falou-se num relatório da PJ que ligava o presidente à claque mas não foi acusado de nada, pelo menos tanto quanto eu sei.

Cristiano Moreira 17 de dezembro de 2009 às 16:10  

Pedro, deixo-te só este excerto para pensar e para saberes que eu só falo do que sei:
"(...) Ainda sobre Luís Filipe Vieira é referido que na PJ havia um dossiê que o colocava em actividades de tráfico de estupefacientes, mas que não se sabe se ainda existe ou se desapareceu. (...)"

Cristiano Moreira 17 de dezembro de 2009 às 16:10  

Pedro, deixo-te só este excerto para pensar e para saberes que eu só falo do que sei:
"(...) Ainda sobre Luís Filipe Vieira é referido que na PJ havia um dossiê que o colocava em actividades de tráfico de estupefacientes, mas que não se sabe se ainda existe ou se desapareceu. (...)"

Pedro Veloso 20 de dezembro de 2009 às 13:03  

"mas que não se sabe se ainda existe ou se desapareceu"

Acredito que saibas do que falas, mas como esse dossier não é conhecido não posso comentar.