Chora Sporting

Sporting 0-1 U.Leiria
É oficial, o Sporting deste ano é completamente banal para Liga Portuguesa. Basta a qualquer equipa medíocre organizar-se um bocadinho melhor que consegue logo um resultado positivo contra o Sporting.

Contra o U.Leiria foi mais do mesmo: muito azar, relvado em mau estado, ineficácia, etc! Treta! É tudo conversa! Não jogamos rigorosamente nada e ponto final.

Tinha tudo para o jogo correr bem: Carlão lesionou-se no aquecimento (será um sinal?), Caicedo e P.Silva não tinham sido convocados, Ronny desta vez era adversário e o nosso onze titular até era forte no papel. Vukcevic e Izmailov foram titulares nas alas. Moutinho,Veloso e Matías jogaram no meio e Liedson jogou sozinho na frente. Pessoalmente gosto que Liedson jogue mais perto da baliza porque já não tem idade nem velocidade para andar a fazer o que os outros jogadores deveriam fazer e não fazem que é andar a correr atrás da bola e a desgastarem-se que nem loucos. Liedson é o único jogador do Sporting com qualidades de finalizador e não pode ser ele centrar para ele mesmo. Com o avançar dos anos tem que passar a jogar a matador.

Adrien voltou ao banco de suplentes não sei bem porquê, por mim tinha jogado Veloso a defesa esquerdo e Caneira ou Pereirinha a lateral direito, ou mesmo Veloso a meia-esquerda como faziam Tommasi na Roma, Gattuso no Milan ou Beckham no Man Utd mas do lado direito, e Vukcevic no banco.

Em relação à primeira parte, é de destacar um lance polémico sobre Matías na área leiriense aos 14' (para mim não há nada), o cabeceamento à trave de Cássio aos 20', uma bomba de Ronny que pôs Rui Patrício à prova aos 26' e o golo leiriense aos 27' por Paulo Vinícius. Foi um verdadeiro frango de Rui Patrício. Andei eu a elogiá-lo tanto nos últimos tempos para nada. Uma vergonha, nem um guarda-redes iniciado com 1,65m "come" um golo daquela maneira, a fazer lembrar o histórico Ricardo.

Portanto, ao intervalo o Sporting não tinha feito um remate digno desse nome e podia estar a levar 0-3 sem qualquer favor.

Na segunda parte saíram Matías e Caneira e apenas entrou Adrien.A verdade é que, com este plantel é muito difícil dar a volta contra quem quer que seja. Aos 61' Cássio marcou golo, mas o árbitro anulou (mal) o lance por fora-de-jogo. Vukcevic também marcou golo em fora-de-jogo aos 63', desta vez bem anulado e apanhou um amarelo por bocas, inadmissível!

Aos 74' grande oportunidade para o Sporting. Pereirinha com uma recepção de classe mundial após passe de J.Moutinho apareceu à frente de Djuricic e incrivelmente falhou na bola quando tentou rematar. O que é isto? Isto é alguma coisa "ó Bruno"? Todos sabemos que o Pereirinha sabe fazer muito melhor que isto.
Aos 91' foi Liedson que inventou uma oportunidade, mas não conseguiu arranjar espaço para rematar.

Enfim, este jogo é mais um para esquecer. O Sporting é agora 7º e é completamente banal, talvez o pior Sporting desde que nasci, muito semelhante ao Sporting que tínhamos com Carlos Manuel a treinador.

Reforços a chegar:
Fala-se em alguns reforços para Dezembro, três são jogadores emprestados e um vem de África. São eles Wilson Eduardo, William Owusu, André Santos e Mexer.

Wilson Eduardo foi o segundo melhor marcador do campeonato nacional de juniores a época passada atrás de Ângelo do Gondomar. Wilson tem 1,76m, pode jogar a ponta-de-lança em qualquer sistema ou a extremo (direito ou esquerdo) num 4-3-3. A sua principal arma é a velocidade, foi muitas vezes apanhado em excesso de velocidade nas camadas jovens. O problema é que o Yannick também era dos melhores marcadores da formação, era rápido e fez 16 golos na IIªB ao serviço do Casa Pia. Wilson está emprestado ao Real Massamá e segundo sei não tem marcado golos na jovem equipa da linha de Sintra. W.Eduardo é português e tem a particularidade de ter jogado de Dragão ao peito até aos 13 anos, tendo depois se transferido para o Sporting.

William Owusu, é um extremo ganês de 20 anos que está emprestado ao Real Massamá tal como Wilson Eduardo. Owusu chegou ao Sporting no início da época de 2007 dos juniores do Anderlecht. Foi campeão nacional de juniores na época 2007/2008 ao lado de jogadores como Diogo Rosado,Wilson Eduardo, Pedro Mendes, Adrien Silva, Luís Paez, Rabiu Ibrahim, André Santos, Vítor Golas, Marco Matias e Bruno Matias. Nessa época era frequente ver Owusu a jogar a box-to-box para dar altura ao meio-campo leonino. William tem 1,87m e é um bocado trapalhão, embora seja bastante rápido. É o melhor marcador do Real Massamá esta época com 6 golos, o que já é alguma coisa. Esteve praticamente toda a época passada lesionado, tento feito apenas uns jogos já na parte final da época pelo Real Massamá. A meio da época 2007/2008 falou-se no interesse do Man Utd no jovem ganês após um jogo de juniores entre Sporting-Man Utd que terminou na vitória por 5-2 para a equipa verde e branca.

André Santos é um médio centro formado em Alcochete que está emprestado à U.Leiria. Pode funcionar como primeiro ou segundo pivot. Nos juniores fazia tripla de meio campo com André Martins(actualmente no Real Massamá emprestado) e Adrien (até ter sido promovido aos séniores). Sempre foi visto como o menos promissor dos três, mas a verdade é que tem encantado em Leiria. É um dos jogadores da Liga Sagres que jogou todos os minutos, o que é notável para um jovem que cumpre o 2º ano de sénior. É extremamente humilde e trabalhador, joga curto e simples. Eu gosto dele, no entanto acho que não vai fazer nada para o Sporting, pois está a alguns furos de Adrien, Moutinho e Veloso.

Mexer é um jovem moçambicano de 22 anos segundo o ZeroZero ou 24 segundo o Record, o que me faz logo confusão. Joga no Desp. Maputo e é defesa central. Quando se falou na sua contratação fiquei preocupado, pensei que fôssemos dispensar um dos quatro centrais que tínhamos e apostar tudo num jogador do campeonato moçambicano que vai para a CAN em Janeiro, pareceu-me mais uma burrice "à Sporting". Agora vejo que vai ser emprestado no final de Janeiro a uma equipa portuguesa para se adaptar ao futebol português. Serão certamente 6 meses perdidos em termos comepetitivos, pois não estou a ver que equipa de I Liga aceite um defesa central vindo completamente de "para-quedas" de Moçambique para jogar apenas 4 meses. Deverá ir para a II Liga ou mesmo para a II divisão para poder jogar regularmente.
Eu não desgosto deste tipo de contratações, estou sempre a queixar-me que o Sporting não contrata matulões para a defesa. Agora contratou, e logo em África que é um dos meus mercados favoritos, vamos ver no que é que vai dar o "verbo".

12 Passes de rotura:

Pedro Veloso 14 de dezembro de 2009 às 19:29  

Excelente post Tomás, cheio de ironia e sentido crítico.

"Contra o U.Leiria foi mais do mesmo: muito azar, relvado em mau estado, ineficácia, etc! Treta! É tudo conversa! Não jogamos rigorosamente nada e ponto final."
Devias mandar isto ao Carvalhal, que anda a ver melhorias do Sporting onde não as há.

"Foi campeão nacional de juniores na época 2008/2009" Faltou acrescentar "na secretaria".

Tomás Pipa 14 de dezembro de 2009 às 19:56  

Era 2007/2008 o que queria dizer no Owusu.Eduardo é que foi em 2007/2008 e 2008/2009 (este só não foi no campo porque uma cambada de índios quis ganhar o título à pedrada.

Numero Dez 14 de dezembro de 2009 às 21:36  

Mais um excelente post tomas. Fico feliz de saber que ainda há sportinguistas coerentes e que tem perfeita noção da realidade que o clube atravessa, ainda mais contente fico quando o mesmo escreve neste blog!

Tomás Pipa 14 de dezembro de 2009 às 22:01  

Sim, mas caros colegas, a conversa é outra na Taça de Portugal e na Liga Europa eheh

Pedro Veloso 14 de dezembro de 2009 às 23:04  

Lol vais ver se a conversa é outra na próxima ronda da Liga Europa. O que achas de Caicedo encostado definitivamente?

Tomás Pipa 14 de dezembro de 2009 às 23:14  

Acho que só deveria ser encostado a partir do momento em que tivermos uma alternativa, e como deves calcular Postiga,Yannick e Saleiro não são alternativas.

Acho que há jogadores que têm que ir andando:

Abel
P.Silva
A.Marques (emprestar)
Pereirinha (emprestar)
Grimi
Saleiro
Caicedo
Stoijkovic

e uns que merecem uma oportunidade de um treinador a sério antes de irem andando também:

Polga
Tonel
Vukcevic
Postiga
Caneira
Yannick
R.Baptista

Isto claro, se houver reforços com R grande.

Tomás Pipa 14 de dezembro de 2009 às 23:17  

Olha, cheira-me a Sougou... extremo,joga em 4-4-2 ou 4-3-3, é rápido, marca golos, assim do género do Douala. Não era mal pensado. Eis a minha lista dos jogadores baratos/acessíveis a actuar no campeonato nacional:

R.Micael
Felipe Lopes
Baba
Sougou
Carlão

e depois uma oportunidade a estes meninos:

Ibrahim
W.Eduardo
D.Rosado
P.Mendes
A.Santos

Pedro Veloso 14 de dezembro de 2009 às 23:43  

Se bem conhecemos o Rui Alves, o "barato" não se aplica ao Fellipe Lopes e muito menos ao Rúben Micael.

Aposto em Desmarets, uma vez que acaba contrato no fim do ano. É bom jogador e dava para sair agora por pouco dinheiro. Bem, e ao pensar em Desmarets pensei em...Nuno Assis. Mas não sei se querem um nº 10, já tendo o Matías.

Tomás Pipa 15 de dezembro de 2009 às 00:03  

Temos o Matías, e se apostarmos no Ibrahim e no Rosado não haverá espaço para outro.

Veli, barato baratinho não será, mas será um bom investimento com certeza,pelo menos no Felipe Lopes. Ruben Micael tenho medo que vire um João Alves.

Desmarets está ao nível do Édson ex Leiria

Pedro Veloso 15 de dezembro de 2009 às 01:43  

Mas vocês ainda querem experimentar mais miúdos? Acho isso muito bem, mas não estão numa posição para experiências...

Eu gosto do Desmarets para médio esquerdo. Podia ser uma boa alternativa ao Vuk.

Tomás Pipa 15 de dezembro de 2009 às 02:03  

Gostas do Desmarets porque não é para experimentar no teu Benfica. Como é no Sporting tudo bem..

Pedro Veloso 15 de dezembro de 2009 às 09:41  

Lol não é um supercraque mas sinceramente não me importava. Acho-o parecido em termos de características com o Peixoto - embora algo mais rápido -, e como sabes gosto do César.