Porto x V.Setubal

Desde já peço desculpa pelo atraso desta análise. Talvez seja a crónica mais fácil e rápida que irei escrever.

Após um fim de semana que nos foi extremamente favorável, o Porto estava obrigado a vencer o Vitória de Setúbal.

O 11 escalado por Jesualdo Ferreira contemplava Varela, Sapunaru e Belluschi. Uma formação atacante.

Iniciado o jogo, logo se percebeu as intenções de cada uma das equipas. V.Setúbal apresentava-se em 5-3-2, e apesar de algumas trocas de bola interessantes, nunca conseguiu criar perigo real à baliza de Helton.

Fucile com um passe fabuloso descobre Farias a voar entre dois centrais. Salta, e nunca perdendo o sentido de baliza, volta a colocar os pés na relva e coloca a bola no fundo das redes de Mário Felgueiras. O Tecla
mantendo-se fiel ao estilo de "rato de área" continua a ter um incrível registo de golos em relação aos minutos jogados.

Quando ainda se festejava o primeiro golo, já Varela colocava o Porto a vencer por 2-0. Num golo de estilo "inglês", pelo pontapé de ressaca, os Dragões podiam assim, relaxar e gerir bem o esforço.

O resultado não se alteraria, e a segunda parte foi em ritmo de treino. E como afirmou Manuel Fernandes, era importante não ser goleado.

O final do jogo chegou e mais 3 pontos. O Futebol Clube do Porto aproximava-se de Benfica e Braga, e mostrava que está a subir a qualidade de jogo.

Positivo:
- Varela: 3 golos, 3 vitórias. O Porto ganhou os últimos 3 jogos. Coincidência ?

- Fucile: À esquerda ou à direita, o mesmo rendimento. Grande assistência no 1º golo.

Negativo:
-Pedro Henriques: 2º jogo com arbitragem lamentável. Depois de Guga ter partido o nariz em Olhão a Tomas Costa, mesmo em frente ao arbitro, 2 agressões a Belluschi, onde inclusive o argentino ficou a sangrar e ... NADA. Djikiné faz penalti sobre Hulk e... NADA. Sem palavras.

2 Passes de rotura:

Pedro Veloso 15 de dezembro de 2009 às 01:38  

Bom, foi o primeiro jogo da época do Porto que nem espreitei, já que a esperança em pontos perdidos perante este patético Setúbal era nula.

El Tecla com mais um golo para os fãs, mesmo à matador, não perdoa! Ontem com um golo a fazer lembrar grandes movimentos de Super Mário Jardel.

O Manuel Fernandes por um lado é um bocado triste dizer o que disse, dá ideia que foi lá ao Dragão cumprir calendário, por outro louve-se a sinceridade (todos pensam o mesmo, jogar para o pontinho ou para não ser goleado, mas poucos assumem).

Varela excelente. Qualidade e grande atitude.

Quanto à arbitragem, tenho que analisar no post, mas do que vi no resumo o Djikiné até fez...dois penalties (ceifou o Sapu noutro lance).

Cristiano Moreira 15 de dezembro de 2009 às 02:53  

Djikiné, o segurança da margem sul, esteve em campo simplesmente para destruir jogadores portistas que graças a Deus não entraram nesse jogo.
Djikiné, fez dois penaltys claros: um sobre Hulk e outro sobre Sapunaru. É assim que somos sempre beneficiados!
Isto foi um jogo treino que serviu para mostrar que o FC Porto está a crescer de forma rápida.
Grande Varela. Humildade classe.
Fucile vale ouro.
Hulk continua a viver do exagero.
Farias é matador, espero que saiba dividir a "casa" com o Falcao.
E agora vem o clássico, em modos bem diferentes dos esperados há uns meses.