Mercado de Inverno

Muitos são os desejos para 2010, mas nem todos se podem concretizar.

O mercado de Janeiro é quase tão forte como o de Verão.
Nesta fase os treinadores têm uma maior consciência das fraquezas das suas equipas e pedem aos seus presidentes as prendas de Natal necessárias ao bem estar do plantel.
No nosso país o normal é entrarem mais jogadores do que os que saem no Inverno e este ano vai-se manter a tendência ou até mesmo aumentar o caudal de chegadas e diminuir o das saídas.
O FC Porto está parado. Nem vende, nem compra.
É objectivo de Jesualdo recuperar Orlando Sá, Miguel Lopes, Prediger, Maicon, Valeri e lançar Abdoulaye.
Agradam-me a maior parte deles, mas também acho que sangue novo a meio da época faz bem. Para além de aumentar o leque de opções, refresca a equipa.
Bruno Alves é falado. Ontem para o Real Madrid, hoje para o Manchester United. Mas acredito que não sairá em Janeiro e é, desde já, um grande reforço.
Gostava muito que o FC Porto fosse buscar o Ukra.
O Sporting é o campeão do mercado de Inverno.
João Pereira e Sinama Pongole estão já garantidos. Manuel Fernandes, Rodriguez, Ruben Micael, Pavlyuchenco, Bale e Tosic são nomes referenciados, porém, ao que tudo indica, Manuel Fernandes está garantido.
Del Horno, ao que tudo indica está perto. A mim não me seduz.
Mexer é uma certeza...que vai rodar.
De todos estes há dois que me enchem as medidas: João Pereira e Manuel Fernandes.
O primeiro é raçudo, é rápido, defende e ataca bem, cruza bem e é bom tecnicamente, porém tem o problema da disciplina. João Pereira perde a cabeça muito facilmente, porque ferve em pouca água, mas eu acredito que ele vai melhorar esse aspecto e vai dar que falar.
Manuel Fernandes é, na minha opinião, dos melhores trincos do mundo. Era, se não tivesse o mesmo problema do João Pereira e quando não há disciplina é complicado. O médio formado no Benfica faz-me lembrar Essien. Tem uma força que não acaba, chuta da mesma forma (e que forma!!) com os dois pés, é bom no passe, destrói e constrói jogo de uma maneira única, tem é que estar motivado e de cabeça limpa.
Quantos aos "ingleses", esses, não acredito que venham.
Carlos Carvalhal vai ter o que Paulo Bento nunca teve - o que não se entende - e com isso acresce-lhe a responsabilidade. Tem muita matéria prima, veremos como vai ficar o produto final, leia-se o futebol do Sporting.
O Benfica é, dos três grandes, na minha de ver, o que menos precisa de se reforçar, porém Airton e Kardec são já reforços encarnados.
Airton desconheço, mas acompanhei Kardec no Mundial de sub-20 e o jovem brasileiro parece-me ter sido uma boa compra.
Eder Luiz também deve estar para chegar, o que aumenta o leque de opções de Jorge Jesus.
O que me baralha é a quantidade de avançados no plantel encarnado. Não será fácil dar minutos a todos. Mas a minha opinião não passa disso mesmo.
_________________________________________________
Gostava, porque é já um hábito, ver o FC Porto ser campeão e acredito nisso.
Porém era bom para o nosso futebol que o Sporting também se "levantasse", que o FC Porto atingisse níveis exibicionais melhores e constantes e que o Benfica mantivesse o seu futebol.
Para 2010 desejo que todos estejam na sua plenitude, que não haja jogadas de bastidores e que vença o melhor.

Cumprimentos azuis e brancos.

13 Passes de rotura:

Pedro Veloso 29 de dezembro de 2009 às 15:09  

Boa análise Cristiano.

Creio que a maior surpresa deste mercado de inverno é mesmo a dimensão do investimento leonino. Sabia-se que o SCP se ia reforçar -nem poderia ser de outra forma - mas está a gastar mais dinheiro do que pensava. Na minha opinião o investimento foi melhor no caso do João Pereira, uma vez que 6,5 + 1 Milhões pelo Sinama me parece manifestamente um exagero. Mas pode ser que nos prove o contrário. Se o negócio "inglês" se concretizasse eram excelentes notícias para os adeptos. Bons jogadores e para posições carenciadas.

O Porto creio que vai também ao mercado, ou não tivesse o PC garantido o contrário. A urgência maior será um organizador de jogo, porque o Jesualdo não parece confiar no Belluschi e o Valeri nunca mais aparece.

Quanto ao Benfica, estou a gostar das contratações no plano teórico. O Kardec adoro os vídeos (por me fazerem lembrar o Jardel lol) e gostei muito no Mundial Sub-20, o Airton não conheço bem. O Éder Luiz talvez seja o menos necessário, mas pode ser já para preparar o futuro, aliás como os outros. Não gosto do facto de serem todos brasileiros (lembro-me sempre da máxima do Pedroto de que um brasileiro é bom, dois demais, três uma escola de samba), mas temo-nos dado bem nesse mercado ultimamente.

v.a.s.c.o. 29 de dezembro de 2009 às 17:14  

Eu sei que o Natal já passou, mas só queria pedir o Rúben Micael e um avançado rápido e móvel...

Pode ser ?

Cristiano, para quê vir o Ukra se o Jesualdo não usa extremos? Seria como o Hélder Barbosa há 2 anos... Deixa-o rodar em Olhão porque se anda a portar bem.

Tomás Pipa 29 de dezembro de 2009 às 19:55  

Em relação ao meu SCP,é como já tinha dito "em off" ao Cristiano:

J.Pereira concordo,sbem que eu acho que 3M é exagerado.
Siga PróGolo tb gosto por causa das suas características, cai nas alas,é rápido e remata colocado, mas 6,5M€ parece-me um exagero também.

Quanto ao trio ingles, esses sim, seriam verdadeiros reforços,principalmente Tosic e Pavlyuchenko.Bale provavelmente não se adaptaria. Qt ao M.Fernandes, é um jogador talento sem dúvida,só que falta o resto, falta cabeça,falta humildade,falta quase tudo, e uma coisa que não falta no meio-campo do Sporting é talento e humildade com Adrien,Moutinho,Matías e Veloso (só com talento claro).

Quanto ao SLB,não percebo as compras. Kardec é para substituir o Mantorras que vai para a CAN?
Airton para quê?Para não jogar?
Éder Luís cheira-me a boato, vai jogar aonde e por quem?Mesmo que seja para o banco, vai se sentar na cadeira de quem?

Quanto ao FC Porto, acho que não precisa de reforços. Se Nuno André sair,se fosse eu o treinador viria um central novo porque Maicon não dá garantias e Abdoulaye é sempre um júnior.
Quanto ao meio campo do FC Porto, acho que o problema passa por não haver uma aposta mais fixa. Estão sempre a rodar entre Belluschi,Guarín,Mariano e Cristian Rodriguez,assim é dificil alguém ganhar confiança no lugar.

Pedro Veloso 29 de dezembro de 2009 às 20:14  

Tomás bem se viu a falta que o Cardozo fez quando não jogou. É preciso ter um avançado de características semelhantes para o caso de acontecer alguma coisa ao paraguaio. Nuno Gomes e Weldon têm, ambos, algumas boas características e podem ser muito úteis (como se viu com o brasileiro no clássico), mas neste momento não servem para substituir directamente o Tacuara. K11 parece fora do baralho. Além de que eu não quero perder pela 3a vez na vida a oportunidade de contratar o "Jardel".

Com Airton a mesma lógica. Em princípio vai calçar pouco, claro, mas se o Javi se lesionasse ou fosse castigado também não havia até agora substituto directo. E começa a ganhar ritmo para o caso de o Javi por qualquer razão sair no Verão.

Éder Luis o Benfica ainda tem que dar o sim.

Joao S. Barreto 29 de dezembro de 2009 às 23:05  

Pessoalmente não sou grande adepto do mercado de inverno. salvo raras excepçoes,as transferencias nesta epoca do ano nao trazem grandes mais valias as equipas e muitas vezes causam ate alguma instabilidade. e dificil para um jogador aprender os processos que uma equipa assimilou ao longo de 4/5 meses de trabalho.

Quanto às excepçoes lembro-me quando o sporting foi campeao com o inacio da importancia que tiveram o andre cruz e o cesar prates, contratados nesta altura do ano.

Se for verdade, o Manuel Fernandes é para mim a melhor contratação de qualquer uma das equipas neste mercado de inverno. e um jogador que admiro pela qualidade em termos de tecnica, desarme,força e (muito importante) construçao. nao gosto de ver o m.fernandes como um trinco, penso que (tal como essien, cristiano) é mais um medio centro puro, um box to box. e nessa posiçao que pode combinar as qualidades que tem tanto na "destruiçao" como na construçao de jogo e tambem no otimo remate que tem, como disseste e bem.falta-lhe obviamente humildade e disciplina.

Quanto ao benfica, so posso entender estas entradas como a preparaçao da proxima epoca. embora possa perceber que sao jogadores para serem suplentes no imediato, nao desgostei do ruben amorim quando jogou a trinco e o urreta penso que e unanime que demonstrou qualidades frente ao porto. dito isto, nao percebo o porque de contratar airton e eder luis. o Keirrison ainda me esta entalado, penso que tem de facto qualidade para fazer mais do que fez ate aqui, mas consigo com esforço perceber a entrada do kardec.

Ja o porto, penso que seria interessante (apesar de nao acrditar que o jesualdo o faça), experimentar jogar em 4-4-2. teria de jogar sem um 10 classico, cabendo a raul meireles a construçao do jogo numa zona mais recuada do terreno. o proprio belluschi poderia jogar a direita, mais interior, como ja fez no river e as vezes no olympiakos. o problema dele é a falta de regularidade que sempre apresentou nos clubes por onde passou, por isso é que não tem sabido ocupar o lugar deixado vago por lucho, que nao sabia jogar mal. o porto nao pode estar dependente de um pensador que so pensa bem de vez em quando, apesar de ter alguns rasgos de genio esporadicamente.

paulinho cascavel 30 de dezembro de 2009 às 22:47  

se o manuel fernandes for para o sporting, os meus pêsames.

não pela falta de talento (que tem de sobra), mas pela falta gritante de profissionalismo.

começou bem no benfica, lançado por camacho, fazendo bons jogos. na época do título é um dos elementos indispensáveis na equipa, apesar da sua cabecinha começar a dar de si com tanto mediatismo. na época seguinte assume definitivamente o estatuto de vedeta fora do campo, porque dentro dele resvala para um jogador mediano (tirando uns quantos pormenores - o golo ao villarreal, por exemplo).

finalmente, acha que o benfica é pouco para o seu enorme talento e resolve pressionar a saída para países onde a imperial tem 50 cl pelo menos, pelo que ruma a inglaterra, onde roda entre everton e portsmouth, sem conseguir compreender que sem copos e noitadas não passa de um jogador aceitável.

sem se impor lá vai para espanha, onde as cañas são mais pequenas, mas pelo menos conta com o seu amigo de farra do benfica, o miguel. alterna entre a titularidade e a visualização de jogos da bancada, estatuto que agora ocupa. o seu lugar cativo é mesmo na noite e a sua posição é encostado ao bar.

enfim, um jogador que poderia ter nível europeu, mas não passa de mais um jogador português que se perdeu no seu sucesso demasiado prematuro, percursor de personalidades tão distintas como dani, dominguez, miguel, carlos martins, e para puxar pela memória, vítor baptista (vedeta do glorioso nos anos 70 que morreu coveiro em setúbal em 99).

tem apenas 23 anos, e pode mudar, mas com um QI daqueles duvido. só se o sporting o obrigar a viver em reclusão em alcochete para o afastar da tentação.

my advice is, cautela com o puto, não se excitem muito.

um abraço, e belo blog que aui têm

Tomás Pipa 31 de dezembro de 2009 às 00:42  

Grande "passe de ruptura" Paulinho Cascavel! É tudo o que eu penso do Manuel Fernandes!

Bemvindo ao blog e obrigado por comentares.

LMC 1 de janeiro de 2010 às 18:36  

Paulinho Cascavel,bom post!Fizeste lembrar a acutilância do grande ponta de lança que actuou no futebol português,teu homónimo.
Em relação ao mercado de inverno, para além das boas coisas que aqui são ditas,gostava de lembrar apenas uma coisa.Não sei se já leram a noticia que o campeonato português é o que gastou mais este inverno?A ser verdade,demonstra a meu ver duas coisas que se aplicam aos dois grandes de lisboa.
Por um lado o Benfica, que comprou três brasileiros para os quais não tem lugar nem no banco.Não percebi a jogada.Voltamos à velha politica de contratações do SLB?
Por outro lado,o Sporting que entrou neste mercado de inverno com um carácter completamente esbanjador,dando fortunas por jogadores bons é certo,mas que não têm de todo o valor que os cifrões lhes colocaram.Incompetência?A meu ver é,pois não teria sido preferível optar pelo mercado tradicional do verão passado, e ir buscar melhores jogadores e porventura até mais baratos?Talvez Paulo Bento nesta altura ainda era forever.

Alfredo Barbosa 1 de janeiro de 2010 às 20:15  

Estão dois brasileiros já contratados pelo Porto.

Pedro Veloso 1 de janeiro de 2010 às 22:25  

Paulinho bem lembrado o Vitor Baptista, um génio (o Rapaz do Brinco, autodenominado o Maior) que só não foi maior por não ter cabeça e que acabou tragicamente. Gostava de o ter visto jogar. Bem-vindo ao blog.

Quanto ao Manuel Fernandes, sou um pouco da vossa opinião. Potencial fantástico, tanto física como tecnicamente, mas cabeça zero. E como o que nasce torto não se endireita...Foi muito querido na Luz, mas depois do que fez hoje em dia respeito por ele é nulo, ao nível do Miguel.

Al 2 de janeiro de 2010 às 01:02  

que informaçoes sao essas alfredo?

top secret?!

Duarte 2 de janeiro de 2010 às 01:37  

En relação a este post, é interessante ouvir as declarações de Luís Duque à Antena 1. Realmente Bettencourt está a fazer tudo ao contrário. É óbvio que estas contratações deveriam ter sido feitas no Verão e não agora. O que para mim já não é tão claro assim, é que elas chegassem para evitar o despedimento do Paulo Bento, mas isso é outra história. De qualquer modo, JEB escolheu Bento para ser o treinador da equipa nesta temporada e, como tal, devia ter-lhe dado as condições que está agora a tentar dar a Carvalhal.

Pongolle e João Pereira são excelentes aquisições. M.Fernandes e Del Horno não são nada do outro mundo, mas apresentam-se como melhores alternativas do que aquelas que o Sporting tem. Não é condenável que o SCP faça estas aquisições, já é mais discutível o período em que as faz. Outro aspecto interessante é saber até que ponto Carvalhal terá habilidade para fazer agora o clube leonino apresentar um melhor futebol do que aquele que tem mostrado há 5 anos.

Outra questão tem a ver com o preço que estes jogadores custam. Nem Benfica nem Sporting podem atirar pedras um ao outro nesta matéria. Ao realizar este tipo de investimentos, ambos estão a hipotecar o seu futuro. O dinheiro não cai do céu, vem da banca. Mesmo não percebendo patavina de finanças, não vejo como é que estes dois emblemas irão pagar a dívida que contraíram.

Já o Porto, como aqui escrevi, não precisa de muitos reforços. Acho que o Ruben Micael encaixaria como uma luva e esta é a única coisa que não consigo perceber na gestão de Pinto da Costa e Jesualdo Ferreira. Há tempos - e nem foram muitos - também disse que um ponta de lança poderia ser útil. Agora, tenho outra opinião. Orlando Sá está totalmente recuperado, Farías dá conta do recado e Falcao é um fora de série. Perante isto, considero que o que realmente é mais premente é das duas uma: comprar um médio para a posição do Meireles ou dar uma última oportunidade ao Tomás Costa. O Raul é um grande jogador, mas está armado em prima-dona. Por mim, ele e o Helton eram recambiados para o banco.

Cristiano, não concordo quando dizes que o Ukra devia voltar em Janeiro. Quer ele quer o Castro estão a dar mostras de serem excelentes valias. Porém, não me esqueço do que aconteceu com o Hélder Barbosa e não quero que se passe o mesmo com o Ukra. É um jogador jovem, precisa de tempo para se adapatar e, agora, o que os clubes necessitam é de jogadores que façam logo a diferença mal chegam.

Duarte 3 de janeiro de 2010 às 17:36  

"que não haja jogadas de bastidores".

Infelizmente elas já começaram e sempre com o dedo dos mesmo intervenientes.