A Crescer

O Sporting foi a Setúbal derrotar o Vitória local por 0-2, que deveria ter sido por 0-1.

O Sporting foi superior desde o primeiro minuto. Logo aos 4' Matías fez um passe mágico para Liedson, este aguentou a carga inicial do defesa sadino e disparou forte e colocado para o golo.

Aos 19' enorme defesa (começa a ser um hábito já) de Rui Patrício após uma cabeçada de Keita.
Aos 25' o fiscal-de-linha anulou e bem por fora-de-jogo um golo ao senegalês Keita.O Sporting continuou a jogar bem e aos 27' Liedson por pouco que não bisa no encontro, chegando tarde a um cruzamento com "açúcarado" de Miguel Veloso.

Foi aos 56' que Rui Patrício fez mais uma defesa do outro mundo. Grande remate de Djikiné que ía direito ao ângulo, Rui Patrício com uma voo espectacular negou o golo ao jovem maliano.Depois desta jornada, começa a ser mais que evidente que Rui Patrício tem que assumir a baliza da selecção nacional. Rui Patrício está um guarda-redes extremamente competente.
André Pinto foi expulso por inexperiência aos 65'. O jovem dragão vê o primeiro cartão amarelo por entrada bárbara sobre Liedson e três minutos depois arriscou demais ao entrar daquela forma sobre J.Moutinho e vê o segundo amarelo. Na repetição é visível que André Pinto nem chega a tocar no capitão do Sporting, falta mal assinalada e como é claro, segundo amarelo mal mostrado.

Aos 76' é Matías que teve medo de ser feliz, mais um grande lance do Levezinho que entrega a bola de bandeja ao criativo chileno, este não teve arte para fazer o segundo para os homens de Carvalhal.

O Sporting chega ao golo aos 88' de forma insólita. Abel, fez o que é habitual: um balão, o árbitro assistente marcou fora-de-jogo a Liedson (bem assinalado) mas deixou o jogo correr porque o internacional português não se fez ao lance. O jogo seguiu e Zoro voltou a colocar Liedson em jogo e este como é seu costume ficou logo atento ao lance. A bola saíu, é aqui que o lance passa a ser ilegal, e Nuno Santos atira a bola para o meio campo sem qualquer motivo, pois seria pontapé de baliza e não fora-de-jogo porque ninguém apitou, Liedson atento só teve que empurrar.

Individualmente:

Gostei de ver Matías como criativo puro, fez vários passes de morte, esteve muito perto do golo por uma vez. Jogou e fez jogar. Muito bem.

Gostei também de ver Liedson. Está na habitual fase de seca de golos ( General Inverno), mas continua a ser influente, a pressão que ele faz à defesa contrária cansa os olhos de quem está a ver. Continua a preparar-se para brilhar na África do Sul.

Gostei de Caneira. Muito concentrado e competente na lateral canhota. Não facilitou nem uma vez e é assim que ele tem que jogar.

Adrien continua a ganhar pontos, adoro vê-lo jogar, está-se a revelar um jogador muito mais agressivo do que a maioria dos adeptos pensava. Sabe sujar os calções para recuperar bolas e entrega sempre com inteligência, tem também a vantagem de ter pézinhos.

Veloso e J.Moutinho estiveram impecáveis como já vem sendo habitual.
Rui Patrício foi intransponível, começa a ser um dos meus jogadores preferidos do Sporting.
Boa entrada também de Pereirinha (finalmente).

Em suma, o Sporting ganhou e ganhou bem. Já soma 18 pontos e é agora 6º classificado a três pontos do Nacional. Está a crescer

4 Passes de rotura:

Pedro Veloso 8 de dezembro de 2009 às 14:50  

Esqueceste-te de dizer uma coisa importante, Tomás. Segundo o Carvalhal os jogadores já sorriem! Disse isto uma dezena de vezes na conferência de imprensa. E sorrir tem como se sabe impacto directo na capacidade futebolística.

Lol brincadeiras à parte, só vi os últimos dez minutos pelo que não posso comentar muito.

Vi agora o resumo, acho que estás a exagerar no Patrício, tira lá as palas e repara que as defesas são boas mas não são particularmente difíceis, sobretudo a do Keita.

Registei a farpa na análise ao lance do André Pinto, tenho que ver o lance;)

O golo do Nuno Santos é uma anedota arbitral. Acho que o Manuel Fernandes fez muito mal em crucificar o guarda-redes.

Tomás Pipa 8 de dezembro de 2009 às 14:57  

Que farpa? Veloso, dá gosto ver o Patrício defender desta maneira. Eu acusava-o de não fazer defesas impossíveis e de não ter reflexos tão rápidos. Mas tanto a defesa ao remate de Djikiné como ao remate de Keita são fantásticas e mostram que os reflexos estão lá, tal como a defesa impossível.

Manú 8 de dezembro de 2009 às 15:32  

tambem nao considero a defesa ao cabeceamento do keita nada do outro mundo. se nao defendesse é q era um frango do outro mundo.
a outra ao remate de longe sim, foi de levantar o estadio.

volto a dizer que para mim so depois do mundial ele deve assumir a titularidade, tem melhorado mas nao sabemos se nao vai acusar a camisola 1 das quinas, como acusou um bocado no inicio ao serviço so sporting.

ninguem tem falado do quim pq? depois do frango do eduardo (afinal quem tinha razao eram os abutres... perdeu um boa oportunidade pa ter tado calado) vamos ver o q faz o queiroz, mas quim merecia!

Tomás Pipa 8 de dezembro de 2009 às 15:35  

Eu não desgosto do Quim, mas ele já lá esteve e provou que também não é para ele. Falta-lhe algum tamanho. Para mim era convocado para o Mundial, mas não para titular