Appito Offensivo

E os nomeados são:
V. Guimarães - FC Porto (Jorge Sousa, AF Porto)
Leixões - Braga (Olegário Benquerença, AF Leiria)
Benfica - Académica (Cosme Machado, AF Braga)
V. Setubal - Sporting (Elmano Santos, AF Madeira)Saem os nomeados e estalam as polémicas nos sites desportivos. Os comentários quase insultuosos amontoam-se. É este o nosso Portugal e são estes os nossos adeptos.
É complicado comentar nomeações, eu, como portista, nunca conseguirei analisar um árbitro e a sua arbitragem da mesma forma que um sportinguista ou que um benfiquista. Enquanto as pessoas não se convencerem disso vai ser complicado.
Muitos são os que reclamam imparcialidade, outros gritam ao mundo que conseguem ver quando o seu clube é beneficiado ou prejudicado e eu continuo a dizer que isto não acontece nunca.
Lances escandalosos são fáceis de analisar e uma pessoa minimamente séria consegue admitir um erro ou um beneficio. O problema surge com a duvida e em caso de duvida não há adepto que se entenda.
Várias são as situações. Por exemplo, Jorge Sousa, é aclamado por todos os benfiquistas como um portista puro, contudo se perguntarem a um portista ele diz logo: "portista?! Foi ele que marcou o penalty fantasma sobre o Aimar em Leiria e é portista?!". Isto é apenas e só um exemplo, de certeza que sportinguistas e benfiquistas conseguem tirar do arquivo lances em que ele beneficiou o FC Porto.
A memória do adepto é como a do peixe (2 segundos) quando há um beneficio em prol da sua equipa e funciona como tatuagem (para toda a vida) quando é o clube rival o beneficiado. E ponto final.
Seremos nós, amantes do futebol, algum dia capazes de aceitar uma nomeação ou uma arbitragem? Duvido e vou mais longe, não acredito.
Dos comentários deixados em sites desportivos fica-se com a ideia que o Jorge Sousa vai roubar o Guimarães até não poder mais, que o Olegário vai beneficiar o Braga para lhe garantir o primeiro lugar, que o Cosme Machado vai prejudicar o Benfica apenas e só porque é da AF de Braga e em relação ao Elmano Santos ninguém fala. Porquê? Porque o Sporting ainda vai longe e não atrapalha contas do topo da tabela. É só por isso.
Já alguém se lembrou que também há erros em jogos entre equipas não grandes? E ninguém fala, os jornais não analisam e as televisões seguem o caminho dos jornais.
Vamos tentar aceitar as nomeações e acreditar que estas têm critérios. No fim dos jogos, se houver motivos, criticam-se.
Eu, pessoalmente, não liga nada a nomeações, aliás, hoje foi das poucas vezes na vida que vi os nomeados, por norma conheço-os quando ligo a televisão, à hora do jogo, e quando vou ao estádio o senhor do apito é-me apresentado pelos que conhecem toda a teoria da conspiração e têm a certeza que aquele individuo está ali para prejudicar o nosso clube.
Falamos no fim dos 90 minutos, em estilo de desabafo se correr mal e se correr bem falamos só dos que jogaram, porque do apito não nos lembramos nós na hora da vitória.
Que haja imparcialidade, seriedade e o máximo de justiça possível.

Cumprimentos azuis e brancos.

6 Passes de rotura:

Pedro Ricardo 3 de dezembro de 2009 às 19:02  

Verdade pura como a água!!
Bom texto!

João 3 de dezembro de 2009 às 20:51  

Bom post cristiano!Concordo contigo que há uma grande neurose na perseguição pelos árbitros. É fácil constatá-lo ao cruzarmo-nos constantemente com pessoas para os quais, conscientemente e/ou inconscientemente, apontam árbitros como bode expiatório. Contudo, há exibições de equipas de arbitragem tão incríveis, polémicas obscuras e ,insisto em dizê-lo,uma certa protecção ao seu trabalho profissional, pelo que acho impossível esta neurose não continuar a ser alimentada pelo público em geral. Penso que a imparcialidade, seriedade e o máximo de justiça possível tem que ser estimulados e muito a partir de cima: LPFP e APAF

Numero Dez 3 de dezembro de 2009 às 21:00  

Assino por baixo cristiano! Grande post! A tocar num assunto que muitos tentam desprezar e focalizarem-se apenas no sujeito A que é do clube Be logo assim é mafioso!

Duarte Lemos 3 de dezembro de 2009 às 21:04  

Este blog ganhou qualidade com o autor deste post.
Tem a coragem que falta a muitos!
Parabéns Cristiano Moreira!!

Duarte 3 de dezembro de 2009 às 21:35  

Excelente post, Cristiano. Muitos parabéns.

O problema poderia ser minimizado a nível nacional se da nomeação passássemos ao sorteio. Pelo menos assim já não havia suspeição para quem nomeia. Esta proposta já esteve em cima da mesa. Dos três grandes, Porto e Sporting aprovaram o sorteio, o Benfica rejeitou tal possibilidade e manteve-se tudo na mesma, é pena.

A nível internacional, o problema das arbitragens seria minimizado ao mínimo - passe a redundância - se o recurso às novas tecnologias fosse adoptado. Não duvido que um dia isso irá acontecer, mas até lá todas as pessoas ligadas ao futebol, desde adeptos a jogadores, terão de se conformar com os erros das equipas de arbitragem.

Pedro Veloso 4 de dezembro de 2009 às 01:34  

Muito bom post Cristiano. Tens toda a razão, se bem que há, reconheçamo-lo, sem esta discussão sobre o "histórico" dos árbitros o futebol perde alguma piada.

P.S. O Jorge Sousa é mesmo portista. Impossível duvidar;)