Taça para rodar

Porto, Leixões, Estoril e Portimonense fazem parte do grupo A.
Uma equipa da Liga Sagres e duas equipas da Liga Vitalis "obrigam" à passagem do FC Porto, em primeiro lugar do grupo.
Porém esta Taça tem servido, essencialmente, para o Professor Jesualdo Ferreira fazer experiências e dar minutos aos menos utilizados. Eu concordo com o Professor.
Muito se tem discutido sobre a politica dos azuis e brancos nesta competição. Sem lógica, penso eu. Todos os que estão inscritos podem jogar e não hé lei nenhuma que obrigue a jogar o mesmo 11 em todas as competições.
Em Inglaterra o Arsenal utiliza miudos de 16 e 17 anos e nós achamos isso muito bom, aqui, quando se faz o mesmo, é desprestigiar-se o futebol ou a competição em causa. Não se entende.
É preciso entender que o FC Porto está em três competições importantissimas e entra em todas elas com o intuito de ganhar, seja na Taça de Portugal, seja na Liga dos Campeões, seja no Campeonato.
O responsável por gerir os niveis fisicos dos jogadores é o treinador e é ele que tem que decidir quando e onde deve apostar em determinado jogador.
Eu sou suspeito porque adoro ver os miudos a jogar, gosto de ver as novas estrelas e acho que para isso é necessário que haja oportunidades para tal. Se a Liga Intercalar dá minutos, a Taça da Liga dá um pouco de protagonismo e isso também os ajuda a amadurecer e a saber viver nos jornais.
Como portista gosto de ver a minha equipa a vencer e sei que ao jogarmos com a segunda linha estamos sujeitos a perder ou a não ir tão longe na competição, mas paciência, vai-se até onde se pode. No ano passado a Taça só parou em Alvalade e estou convicto de que poderiamos ter feito mais, mas aquele jogo ficará para sempre recordado como vergonhoso. Chateado não me deixou, isto porque não sofro muito com a Taça da Cerveja e depois porque até simpatizo com o Sporting, mas como dizia o outro: "não havia necessidade!"
O sorteio foi benéfico para a ideologia que o FC Porto tem para esta Taça, mas não se pense que as outras três equipas vão rodar jogadores com os dragões.
Espero, acima de tudo, que este ano haja menos protagonismo da parte dos árbitros e que o Sr. Lucilio Baptista, se apitar algum jogo, não se deixe influenciar por erros de um passado bem recente.

Cumprimentos azuis e brancos.

5 Passes de rotura:

João 24 de novembro de 2009 às 18:24  

Bom ponto Cristiano!Acho perfeitamente normal as grandes equipas jogarem coma 2ª linha ou parte dela na Taça. Serve para observações, experiências e para dar tempo de jogo a quem não tem, critérios que também foram tidos em conta na génese desta competição e que foram publicamente e positivamente referidos por vários clubes. No fim de contas, a Taça da Liga não surgiu só para ocupar o tempo morto do calendário. E depois, conforme o momento da época,quem se encontra a disputar menos títulos logicamente mais espera do clube nesta Taça. Como apreciador de futebol espero este ano ver o Farías jogar mais no campeonato do que só nas Taças, embora este ano o duelo com o Falcão esteja renhido.

João 24 de novembro de 2009 às 18:41  

Lembrei-me agora porque falaste do Arsenal: a final da Carling Cup 06/07 com o Chelsea foi o ponto máximo da filosofia de jogar com a 2ª linha e/ou jogadores novos que já vi. Chegaram lá com mérito e o Wenger colocou a competividade em risco ao manter-lhes a titularidade. Bateram-se bem mas perderam.

Pedro Veloso 24 de novembro de 2009 às 19:08  

Muito bem visto Cristiano. Eu concordo que pode e deve ser uma competição para as segundas linhas e sobretudo para os jovens...dependendo do que se estiver a fazer nas outras. Por exemplo, no caso do meu Benfica espero que, tendo sido eliminados precocemente da Taça, coloquem algum esforço nesta prova. Mas também acho que enquanto, como acontece a Inglaterra, não se premiar o vencedor com um lugar na Liga Europa, a competição perde algum interesse competitivo.

Pa e quem é que tirou as bolas do sorteio? Não queria acreditar quando vi os diferentes graus de dificuldade dos vários grupos;)

Numero Dez 24 de novembro de 2009 às 19:17  

Que bela imagem cristiano! ;)

Anónimo 25 de novembro de 2009 às 16:57  

Que espetacular imagem!Fazia da minha boca um selim...