Resposta ao esclarecimento da FPF

1- "A Federação Portuguesa de Futebol, em particular o seu presidente, nunca exigiram que o Bósnia - Portugal fosse disputado noutro estádio. Antes lamentaram as fracas condições das infra-estruturas e do relvado"
2- "É de lamentar, aliás, que se misturem e confundam jogos de apuramento da Selecção Nacional para o Campeonato do Mundo com as questões e divergências internas às quais a FPF é manifestamente alheia"
3- "Todas as condições de segurança para o jogo foram garantidas pelas forças da ordem e pela FPF. De resto é preciso lembrar que muitos outros jogos de várias eliminatórias da Taça de Portugal Millennium se disputam em estádios de condições idênticas ou até inferiores"
4- "Ainda na sexta-feira, pessoas ligadas à FPF estiveram no local para aferir do estado do terreno e das condições de segurança"
5- "Apesar de tudo isto, como foi referido em comunicado emitido ontem, a FPF sugeriu, em devido tempo, uma alteração do campo para que houvesse melhores condições (...) o que não foi aceite"
6- "Lamentamos algumas posições públicas sobre esta matéria, nomeadamente as do treinador do FC Porto, Professor Jesualdo Ferreira, que apesar de nos merecer toda a consideração e estima, teria a obrigação de conhecer bem os regulamentos e as limitações da FPF"
Esclarecimento da FPF

1- A FPF não exigiu que o Bósnia - Portugal fosse disputado noutro estádio, mas lamentaram o que por lá virão. Assim fez o FC Porto que, em momento algum, exigiu a alteração do estádio. Pelo menos publicamente. Os dragões apenas se limitaram a não compactuar com a falta de condições de segurança nas bancadas ao devolver os bilhetes á AF Porto. Quanto aos jogadores e restante staff, esses, estiveram presentes, tendo ainda realizado o normal aquecimento e só não jogaram porque Bruno Paixão deliberou não haver condições para tal.

2- A Federação não gosta que se confudam e misturem jogos de apuramento da Selecção Nacional para o Campeonato do Mundo de 2010 com questões às quais a FPf é alheia. Pergunto eu: se quem organiza a competição Taça de Portugal é a referida Federação, porque motivo se consideram alheios a todas as questões suscitadas? Falta aqui alguma coerência.

3- Depois de se considerarem alheios afirmam que garantiram, juntamente com forças da ordem, a segurança para o Oliveirense - FC porto. Estranho! Todos sabem que o sorteio pode ditar jogos que "tenham" que se disputar em campos pequenos, porém a segurança tem que estar em primeiro lugar. Arrancar cadeiras para conseguir o dobro da lotação é querer beliscar a segurança de cada um que ali se queira deslocar.Temos como exemplo a deslocação dos Pescadores da Costa da Caparica ao Restelo para receber o Sporting. Normal nestas situações é mudar de campo, embora eu entenda que a direcção e jogadores da Oliveirense queiram jogar em casa e assim poder criar problemas e quem sabe surpreender o FC Porto. Mudando de estádio poderiam estar a oferecer a eliminatória aos dragões.

4- Na sexta-feira que anteceu o dia de jogo a FPF esteve no local e de certeza que conseguiu ver a falta de condições para jogadores, árbitros e adeptos. Porque não informar ambos os clubes da falta de condições do recinto? Era óbvio para todos que o Oliveirense - FC Porto não se ia realizar, acabando, este sábado, por se tornar uma perda de tempo para os que se deslocaram ao Estádio Carlos Osório.

5- A FPF sugeriu uma alteração de campo. Sugerir? Porque não obrigar? Ou há condições ou não há. Meio termo não existe nestas situações. E uma sugestão deste tipo indica, à partida, a falta de condições notória do Estádio, ainda antes da forte chuva que se fez sentir na noite que antecedeu ao jogo.

6- O Professor Jesualdo Ferreira, deve, antes de conhecer bem os regulamentos, defender os seus jogadores. São os profissionais do FC Porto e de muitos outros que dão jogadores à Selecção e que permitem ao Sr. Gilberto Madaíl estar presente na África do Sul já no próximo verão.

Em suma, é notório que os regulamentos da FPF devem ser sujeitos a uma revisão; podemos afimar que a Oliveirense tem todo o direito, com base nos tais regulamentos, de querer jogar em casa e usar esse factor para "prejudicar" o FC Porto, é um trunfo que têm e podem usá-lo com legitimidade; e por fim, é legitima a posição do FC Porto que tentou e tenta defender a integridade fisica dos seus profissionais e dos adeptos que os acompanham.

Cumprimentos azuis e brancos.

3 Passes de rotura:

Pedro Veloso 22 de novembro de 2009 às 23:07  

Bem visto Cristiano e muito bem estruturado o teu post, os argumentos da FPF roçam o ridículo...

João 23 de novembro de 2009 às 01:08  

Agora a oliveirense via-se grega com os clubes da liga vitalis que lá se recusassem a jogar. Seria cómico! Boa estreia Cristiano;)

Cristiano Moreira 23 de novembro de 2009 às 16:19  

Obrigado pelos coments/elogios.
Continuarei a tentar o que de melhor sei fazer. ;)