Quem é o senhor que se segue?

Muito tenho lido sobre quem será o futuro treinador do Sporting. Uma coisa é certa, na minha opinião, o treinador já deveria ter sido apresentado.

Esta demora de José Eduardo Bettencourt (JEB) na escolha do treinador só pode ter duas explicações:

a) JEB, como sabe que só temos um jogo importante daqui a mais ou menos três semanas,acha que tem tempo para escolher com calma, e neste caso está errado.Estas três semanas deveriam ser aproveitadas para o novo treinador conhecer melhor o plantel tendo até uma espécie de jogo-treino (para ganhar) contra os Pescadores ao fim de 15 dias, no fundo, uma espécia de pré-época se é que podemos dar esse nome a estas três semanas.

b)JEB, como bom gestor que é, está a aproveitar para poupar algum dinheiro nestes dias relativos aos 75 mil euros que se diz que Paulo Bento ganhava por mês.

Quem são afinal os candidatos?

André Villas-Boas: Villas-Boas é um treinador bastante jovem, 32 anos apenas. É um profundo conhecedor do mundo do futebol, um dos
homens de confiança de José Mourinho.
Fez parte das equipas de observação de Mourinho desde o Leiria até ao Inter. Foi o tal observador que Mourinho pagou do seu bolso quando chegou ao Benfica. Villas-Boas tem contrato até ao final da época de 2010/2011 com a Académica, mas tem uma cláusula que permite sair um dos três grandes no final da época 2009/2010 sem a Académica ter direito a qualquer compensação. Ou seja, se fosse hoje, o Sporting teria que pagar à Académica.

Carlos Carvalhal: Carvalhal é um treinador que até gosto, mas nunca para treinar o Sporting. Carvalhal actualmente é um treinador livre, o que o torna um candidato. Carvalhal fez um bom trabalho em Matosinhos e dois bons trabalhos em Setúbal. Fez um péssimo trabalho no Restelo com um dos orçamentos mais altos da história do Belenenses onde quase que desceu de divisão. Começou uma época no clube do seu coração (Sp.Braga) onde saíu misteriosamente no inicio da época 2006/2007 depois de apresentar resultados normais.Esteve no o Beira-Mar onde não passou muito tempo nem apresentou resultados. No Marítimo começou bem, mas depois não mostrou evolução, conseguiria a manutenção sem qualquer dificuldade, mas um clube como o Marítimo tem que lutar pelos lugares europeus,acabou despedido. Pelo meio teve uma aventura no Asteras Tripolis da liga Grega que também não correu mal, estava no meio da tabela quando decidiu voltar a Portugal.

Manuel Cajuda: Talvez um dos maiores candidatos para suceder a Paulo Bento. Há muito tempo que Manuel Cajuda vem reclamando o lugar de treinador num dos três grandes, e com alguma razão. Tem muita experiência e vários bons trabalhos realizados: Sp.Braga por mais que uma vez, Vit. Guimarães, Zamalek,Marítimo Belenenses, U.Leiria e um claramente mau: Naval.
A seu favor tem o facto de ter sido o treinador (fora os dos 3 grandes) que mais vezes ganhou e que mais vezes ficou à frente do Benfica (mais uma vez fora os dos 3 grandes) no campeonato. É benfiquista assumido, mas como ele próprio já disse:"isso é conversa para boi dormir" pois gosta mais de ser treinador do que benfiquista. Cajuda tem contrato com o Al Sharjah dos EAU, e segundo apurei, o Sporting teria que pagar cerca de 60mil euros ao clube árabe para contratar Cajuda, o que não é muito. Segundo li recentemente, Cajuda diz que foi convidado a renovar e é uma carta fora do baralho.Cheira-me que é manobra para pressionar JEB...

Augusto Inácio: Não é que seja o meu treinador, mas para mim será o escolhido. Inácio é um treinador experiente, não quero com isto dizer que seja bom. É sportinguista assumido, e no seu curriculo de treinador é visível um campeonato ganho pelo Sporting entrando a meio da época (o que pode pesar na escolha). Apenas fez bons trabalhos no Marítimo e Sporting e tem bastantes maus trabalhos: Vit.Guimarães, Belenenses, Beira-Mar,Ionikos,Chaves...
A sua principal vantagem é o carisma que possuí.
Acredito que o se pagaria à Naval para que esta libertasse o treinador não seria mais do que se pagaria à Académica para libertar o "special-three".

Manuel Machado: Se estivéssemos no fim da época seria o maior candidato, como não estamos não o é. M.Machado é um técnico experiente que nunca apresentou maus resultados (desde que fizesse a pré-época). Apresentou excelentes resultados como técnico da formação e treinador principal do Vit.Guimarães. Grande trabalho com o Moreirense (da II B à I com manutenção em 4 anos). Resultados positivos na Académica (sem deslumbrar) e duas grandes épocas no Nacional da Madeira (actualmente cumpre a 3ª época alternada). Apenas um mau trabalho em Braga em 2007/2008 quando substitui Jorge Costa. Como não escolheu o plantel nem fez a pré-época, não lhe atribuo culpas. Ficará livre no final da época segundo sei, e caso o Sporting avançasse para a sua contratação agora, teria que pagar e bem ao Nacional.

Manuel José: Fala-se nele, mas não percebo porquê. Tem um belo contrato com a selecção Angolana e antes do final da CAN jamais sairá. Caso a CAN corra mal, é possível que esteja livre em Janeiro...
Manuel José é um dos técnicos portugueses mais experientes, já passou pelo Sporting duas vezes (foi o treinador que "espetou" 7-1 ao Benfica). Apresentou resultados no Boavista,U.Leiria,Belenenses e Marítimo e fez um trabalho notável ao serviço do Al-Ahly, onde esteve 9 épocas alternadas. Apenas falhou claramente no SL Benfica, mas há quem diga que naquela época era difícil fazer melhor. É um treinador muito polémico, está sempre a mandar boquinhas e o seu sonho é treinar a selecção nacional de Portugal.


José Peseiro: É um treinador que mete as suas equipas a jogar futebol-total. Talvez seja um dos treinadores mais azarados que tenho conhecimento. Perdeu o campeonato e a Taça Uefa pelo Sporting em uma semana, foi eliminado por penaltis da Taça de Portugal na Luz depois de um jogo espectacular onde o árbitro teve bastante influência. No Panathinaikos ,onde apresentou mais uma vez futebol de muitíssima qualidade ofensiva foi eliminado da Taça Uefa 2007/2008 nos descontos. Na Roménia ao serviço do Rapid Bucarest não correu bem, muito por causa da personalidade do seu presidente que sempre quis meter o nariz no seu trabalho. Ao comando da selecção saudita, mais uma vez o azar bateu à porta ao não se qualifiar para o Mundial 2010 depois de ter sido eliminado nos descontos pelo...modesto Bahrein. Foi também adjunto do Real Madrid e apresentou excelentes resultados com o Nacional da Madeira (da IIB à I e muito futebol de ataque).
Actualmente tem contrato com a federação Saudita mas penso que esta o libertava facilmente.

José Couceiro: Já ouvi o nome dele, mas espero que seja a brincar. Sportinguista assumido, fez um trabalho interessante ao serviço do Alverca e do Vit. Setúbal e depois só acumulou desgraças FC Porto (não foi campeão, não interessa se fez pré-época ou não, no FCP é-se campeão), Belenenses, selecção sub-21 e sub-23 de Portugal (não tem perdão). Refugiou-se na Lituânia onde parece que fez bom trabalho, mas apenas fez normal. Actualmente está no Gazientspor da Turquia onde se encontra a meio da tabela do campeonato local e provavelmente vai dizer aos jornais portugueses que fez um grande trabalho porque conseguiu a manutenção,terá azar porque eu não sou parvo e sei perfeitamente que o Gazientspor é um clube de meio da tabela para cima na Turquia.

Co Adriaanse: Holandês de 62 anos, joga ao ataque e actualmente penso que está desempregado o que poderá ser interessante para o Sporting. É um treinador que gosta de apostar na formação, mas também há que salientar que faz muitas birrinhas para ter os jogadores que quer, o que no Sporting poderia vir a ser um problema, pois não teria os jogadores que quisesse com certeza. Fez excelente trabalho nas camadas jovens do Ajax, na equipa principal não tanto, no FC Porto e no FC Salzburg onde saíu após ter sido campeão. Segundo apurei, o seu empresário já manifestou interesse no banco de suplentes de Alvalade.

Jorge Costa: Ouve-se falar é certo, mas não faz qualquer sentido. Mau trabalho em Braga com um super-plantel. Diz-se que fez um bom trabalho em Olhão, mas desconfio de ajudas extras, fez uma boa pré-época com o Olhanense esta temporada e pouco mais.

Domingos (Paciência): É possível que tenha sido o primeiro nome que JEB se lembrou, mas o facto de estar a fazer uma super-época no Sp.Braga e talvez pelo facto de poder estar a sonhar em fazer história com o clube minhoto, acredito que o lugar em Alvalade não lhe interesse muito (pelo menos por enquanto). É possível que fique com o lugar de Jesualdo no final da época. De qualquer das maneiras, se o Sporting fizesse muita força para ter o Domingos já nesta época, teria que pagar bem ao Sp.Braga.

Luiz Felipe Scolari: O nome do treinador mais caro do mundo paira no ar... Diz-se que Scolari está insatisfeito no Uzbequistão e tem vontade de voltar a Portugal onde vive pelo menos um dos seus filhos. Scolari foi para o Uzbequistão por dinheiro e acredito que também como turista pois todos sabemos que Scolari adora viajar e conhecer novas culturas. Apesar de tudo, sei que Scolari é um homem com valores e tenho a certeza que para ele o dinheiro não é tudo na vida. Scolari gosta do Sporting. Adora a Academia de Alcochete, gosta da seriedade e da transparência com que se trabalha no Sporting, sabe que é um clube que paga certinho (apesar de pouco). Para o Felipão, seria uma boa solução para final de carreira. Dinheiro já o tem, agora quer é ser feliz ao lado da sua família num país que adora, Portugal. Acredito que se quiséssemos, poderia ser o treinador no inicio da próxima época, altura em que acaba o actual contrato de Scolari.

11 Passes de rotura:

Anónimo 12 de novembro de 2009 às 02:15  

dei nota 5 pois vi me forçado a arredondar o 4,5 que queria dar.
estes 0,5 seriam descontados por: dizeres que vilas boas é o special two, quando é publico que o special two é jorge jesus desde que deu 7-0 ao everton aggregate (ouvi na tv inglesa aquando do jogo da segunda volta em liverpool).

acho que se scolari lesse este post nao hesitaria!

Manel

Pedro Veloso 12 de novembro de 2009 às 02:28  

Excelente. Acho que nem o Freitas Lobo te bate em história recente do futebol português.

Um a um:

Villas-Boas - À hora a que escrevo (muito gostam os jornalistas desta expressão lol) há fortes sinais de que pode ser ele. Confesso que é o que me mete mais medo, porque os outros já conheço e este pode mesmo ser o Special Three (Special Two é o JJ, quem o disse foi Manuel Machado, ironicamente mas disse). É impressionante, tornou-se adjunto do Zé Mário aos 24 anos!
Devo dizer também que não acho muito correcto da parte dele se vier a ser treinador do SCP. A Académica, que lhe deu a hipótese de se estrear como técnico principal, merece mais do que três jogos, uns trocos e um adeus.

Carvalhal - Nada a acrescentar, é assim um José Mota mais bem educado.

Cajuda - Rivaliza com Jesus e Mourinho no lugar de mais convencido do futebol português. Tem pago por isso, aliás. Gostava muito de o ver num grande. Sabe da poda como poucos, é frontal, ia ser bem sucedido de certeza. Tem-se feito descaradamente ao lugar.

Inácio - Devo começar por dizer que desde segunda-feira tenho (ainda) mais respeito por ele. Perdeu justamente na Luz, deu os parabéns educadamente, justificou o autocarro e não se desculpou com a arbitragem como Machados ou Motas, mesmo estando de relações cortadas com Jesus. E a Naval, se é certo que passou o jogo na retranca, nem por uma vez fez anti-jogo. Como treinador tenho muitas dúvidas, a análise do Tomás diz tudo. Mas é da casa e já foi campeão...

M.Machado - Competência à prova de bala e tem reduzido o handicap do discurso ridiculamente floreado.

Manuel José - É um gémeo de Cajuda. Ostracizado pelo futebol português, fanfarrão até à quinta casa mas com resultados para isso. Construiu o Boavistão. No Benfica tinha bom plantel em 97/98, o problema foi que entrou a meio de 96/97, perdeu a corrida à Champions para o Sporting (via 2º lugar) e por isso entrou logo meio queimado na época seguinte. Começou-a mal e a pressão levou o Damásio a despedi-lo.

Peseiro - Sabe mesmo muito de futebol, constrói as equipas de forma positiva e virada para o espectáculo, mas falta-lhe consistência defensiva (média de golos sofrida pelo SCP baixou muito com PB)e, pior que isso, consegue ser mais pé-frio que o Queiroz. E é grande benfiquista também.

Couceiro - Tem bastante desgraças no currículo, é um facto, mas é um tipo com boa formação e que acho que ainda não mostrou tudo o que podia. E no Porto atribuir-lhe demasiadas responsabilidades naquela época é muito injusto: por exemplo o Mourinho também quando entrou lá a meio da época não foi campeão!

Co Adriaanse: É como o meu irmão aqui escreveu, só serve para equipas com plantéis de luxo em que possa jogar ao ataque. Na Europa, com equipas mais fortes, é um desastre. E desde que o vi dizer que não conhecia o Carrick quando ele foi contratado pelo United (depois de ser titular da Inglaterra no Mundial 2006) que acho que ele não pode ser treinador.

Jorge Costa - Gosto dele, tem carácter, mas tenho dúvidas sobre as qualidades de treinador. Se bem que, Tomás, em Braga esteve muito bem nas competições europeias.

Domingos - Nunca mudaria agora, desperdiçando a oportunidade de tentar fazer história com o Braga esta época. Isso, e porque estará à espera de substituir Jesualdo. De certeza que ligaria a PC se fosse contactado por JEB, ou não se lembram de quando ele, a caminho de assinar com o Sporting vindo do Tenerife, fez meia volta na A1 quando o PC lhe ligou e foi a correr para o clube do coração?

Scolari - Não gosto dele nem pintado, sobretudo depois da exclusão vergonhosa e nunca justificada de Baía (sobretudo este, em grande à data no FCP) ou JVP da selecção. Acho péssimo tacticamente, constrói é grupos fortes e com grande espírito. Além disso, tem carisma e foi campeão do mundo, o que só por si impõe respeito.

Pedro Veloso 12 de novembro de 2009 às 13:04  

Estava agora a reler e reparei numa deliciosa sobre o Couceiro: "provavelmente vai dizer aos jornais portugueses que fez um grande trabalho porque conseguiu a manutenção,terá azar porque eu não sou parvo e sei perfeitamente que o Gazientspor é um clube de meio da tabela para cima na Turquia". É que se está mesmo a ver!

Numero Dez 12 de novembro de 2009 às 13:43  

Ao que parece a escolha irá recair em quem eu menos queria. Tenho uma certa fé neste villas boas, portanto não o queria ver de verde. Depois acho que poderá nesta altura ser um passo em falso na sua carreira. O Sporting nao está bem, e o special tree arrisca-se a deixar cair toda a boa imagem que possa ter de um futuro grande treinador. A académica não lhe exige mais do que dá, no sporting, esteja o sporting mal ou bem exigem-se vitorias, e nesta altura a opção Sporting não sei até que ponto não será má opção na sua carreira. Se fosse no inicio de época a minha opinião seria diferente mas nesta altura os adeptos querem vitorias, não querem resultados a longo prazo, e toda essa pressa, exigência e intranquilidade que se vive no Sporting poderá não o ajudar. Vamos aguardar para ver o desfecho, mas eu gostava de ver o couceiro ou o carvalhal.

Alfredo Barbosa 12 de novembro de 2009 às 15:53  

Eu contratava o Duarte :)

Numero Dez 12 de novembro de 2009 às 17:09  

À medida que o tempo passa parece cada vez mais ser villas boas o proximo treinador do sporting! E na minha opinião, é apenas um palpite... julgo k vão ficar muito bem servidos!
O homem pode ainda nao ter ganho nada como treinador principal é novo, poderáser um tiro no escuro, mas aprendeu muito e com o melhor! E ainda que haja benfiquistas que julguem que este será outro "azenha", eu acho que este de azenha não tem nada! Mas o tempo o dirá! Para já a confirmar-se os meus parabéns as lagartichas! Sá pintas e villas boas são exelentes contratações.

João 12 de novembro de 2009 às 17:37  

Grande post Tomás! Adorei a análise e as pérolas que aí escreveste. Espero que venha o Villas-Boas como parece, mas temo um pouco que fique semi-queimado para a próxima época. Vamos a ver! Penso que também pode ser uma mais valia a sua relação com Mourinho, nunca se sabe quem pode vir a rodar por empréstimo em Alvalade lool!
Também gostei da tua análise Pedro, só não concordo muito com o Couceiro no porto. Tinha uma dream team: vitor baia, jorge costa, pedro emanuel, ricardo costa, nuno valente, pepe, seitaridis,bosingwa, costinha, diego, maniche, carlos alberto, ibson, leo-lima, leandro do bonfim, raul meireles,luis fabiano, quaresma, derlei,McCarthy, maciel, hugo almeida, postiga, cesar peixoto, etc. Claro que esteve em condições dificeis e que muitos dos jogadores já não eram o que foram e outros o que são, mas é bom lembrar que couceiro conseguiu derrotas humilhantes, como por ex. levar 4 do nacional nas antas! Aliás esse porto em casa era uma desgraça! Saudações!

Tomás Pipa 12 de novembro de 2009 às 18:58  

E lembra-te Veloso, o Couceiro concorreu contra um SLB nada de especial mesmo tendo sido campeão e um SCP de Peseiro extremamente irregular. Por exemplo, se Jesualdo nao for campeão este ano,acredito que será porque o SLB foi bastante superior

Pedro Veloso 12 de novembro de 2009 às 20:03  

Quem se lembra de Couceiro a lançar a surpresa Leandro do Bonfim (acho que era o nº 10) em Alvalade na 2a volta? Perdeu 2-0, depois do Porto ficar reduzido a 9 jogadores.

O Porto no papel tinha uma equipa fabulosa, talvez o melhor naipe da década em Portugal (só não digo seguramente porque a defesa não era muito forte). Lembro-me de ir ver a supertaça no Verão de 2004 a Coimbra (Porto 1-0 SLB) e ficar fascinado com a qualidade técnica que entrou em campo do lado portista: Diego, Carlos Alberto, Hugo Leal, Quaresma...E depois o Quaresma resolveu com um nó no Argel

Tomás Pipa 12 de novembro de 2009 às 23:58  
Este comentário foi removido pelo autor.
Tomás Pipa 12 de novembro de 2009 às 23:58  

lol eu lembro-me!! Leandro do Bonfim, inacreditável esse jogador