Quem é Carlos Carvalhal?

Carvalhal "O Jogador"

A minha primeira recordação de Carlos Carvalhal remonta à época de 1995/1996 quando o Sp.Espinho subiu à primeira liga, era o cromo nº100 da caderneta da Panini. Um dos jogadores mais falados dessa equipa era Carlos Carvalhal, natural de Braga e formado nas camadas jovens do Sporting local. Carlos despontou como central segundo os velhos sábios da minha família, mas eu lembro-me mais dele a trinco no Sp.Espinho já no final da carreira, era um jogador raçudo, mas nada de especial.

Além de ter estado por três vezes alteranadas no plantel sénior bracarense, jogou também no Chaves, Tirsense, Beira-Mar, Sp.Espinho e uma temporada no FC Porto onde jogou muito pouco. Retirou-se no final da época de 1997/1998 com 32 anos.

Carvalhal "O Treinador"

Foi também com 32 anos que Carvalhal assumiu o comando do Sp.Espinho na II Liga onde não acabou a época, passando a meio desta para o Freamunde da IIªB onde acabaria por subir de divisão.


Após o feito com o Freamunde, Carvalhal voltou ao ponto de partida, Sp.Espinho, onde na época 99/00 ficou em 10º na 2ª liga e treinou jogadores como Lito (Académica) e Bodunha (ex Salgueiros).

Na época de 2000/2001, entrou a meio da época para o lugar do Prof.Neca no D.Aves onde treinou jogadores como Rui Lima,Filipe Anunciação,Quinzinho (lenda angolana) e Douala (ex Sporting), acabou por descer de divisão na sua primeira aparição entre os grandes.

Em 2000/2001 assumiu o comando do Leixões na IIªB onde fez um dos melhores trabalhos da sua curta carreira. Foi à final da Taça de Portugal onde perdeu com um super-Sporting (ou terá sido um super-Mário?), e lançou jogadores como Antchouet (ex Belenenses,Alavés e Vit. Guimarães e actualmente no Estoril),José António (ex B.Moencheglabach e Racing Santader), B.China (Mallorca) e Nuno Silva (actualmente no Leixões) para a ribalta. Contava também com a experiência do bósnio Besirovic (ex Farense) ,do cerebral Abílio (ex Salgueiros) e do possante avançado brasileiro Detinho (ex Campomaiorense eactualmente no South China). Na época seguinte foi campeão da IIªB, e foi o comandante da equipa na aventura europeia. Eliminaram o Belasica da Macedónia na pré-eliminatória da Taça Uefa e depois foi eliminado pelo PAOK por 5-3 "aggregate". PAOK que contava com jogadores conhecidos como Udeze (conhecido central nigeriano),Okkas (estrela cipriota),Kafes (o tal que joga com o número 1 nas costas) e Salpingidis (Panathinaikos). Excelente prestação para uma equipa da IIªB. No início da época de 2003/2004 esteve muito perto de assinar pela equipa do seu coração, o Sp.Braga, acabou preterido à última hora por Jesualdo Ferreira e ficou muito magoado com os dirigentes bracarenses.

Ultrapassada a desilusão de não treinar a equipa do coração, seguiu para o Vit.Setúbal da IIª Liga onde foi segundo classificadado, atrás de um Estoril de José Veiga e Carlitos. Nessa época eliminou o Sporting da Taça de Portugal em Alvalade por 0-1 com um golo de Auri. Em Setúbal treinou jogadores como Hélio (Sousa), Auri (ex Naval), Hugo Alcântara (ex Belenenses), Sandro, Jorginho (ex FC Porto e Sp.Braga), Bruno Ribeiro, Zé Pedro (Belenenses), Nélson Veiga, Orestes (também ex Belenenses),Meyong e Hugo Henrique (ex goleador do P.Ferreira, Santa Clara e Rio Ave). Enfim, um plantel de IªLiga a jogar na IIª liga.

Conseguiu regressar à Iª liga onde foi o treinador do Belenenses em 2004/2005,foi 9º classificado. Consigo levou Zé Pedro e Antchouet para um plantel que já contava com Neca, Rolando,Rúben Amorim, Eliseu e Gonçalo Brandão (acabados de vir dos juniores), Marco Paulo, Anders Andersson (ex Benfica), Wilson, Marco Aurélio (GR), Cristiano (ex Benfica), Lourenço (ex Sporting), Mauro (ex Paços de Ferreira) e Rodolfo Lima (ex Alverca). Na época seguinte, num dos maiores orçamentos de sempre da história do Belenenses fez asneira da grande. Foi buscar Silas, Romeu, Gaspar, Ahamada, Pinheiro, Djurdjevic, Sousa, Vasco Faísca e Meyong e quase desceu de divisão, só não desceu por culpa do célebre "caso Mateus". É bom frisar que foi despedido a meio da época.


Na época 2006/2007, ainda com os brilharetes do Leixões e Vit. Setúbal na memória, António Salvador convidou-o para substituir Jesualdo (na altura tinha saído para o Boavista). Começou com resultados normais e pediu a demissão inesperadamente(diz-se que tanto ele como a sua família receberam ameaças e conseguiu aguentar a pressão). Nessa mesma semana foi apresentado como treinador do Beira-Mar onde se reencontrou com Mário Jardel (o tal que lhe tirou uma Taça de Portugal em 2001/2002). Treinou também Buba (o central que fez um hat-trick contra o Sporting), Rui Lima e André Leão (Cluj) em Aveiro. Acabou por sair quando um fundo de investimento tomou o controlo da equipa aveirense e quis pôr um treinador de confiança no banco de suplentes, Paco Soler, sacrificando assim o jovem treinador.

Ultrapassada mais uma vez a desilusão de ter sido sacrificado por questões extra futebol, voltou ao Vit. Setúbal em 2007/2008 onde foi 6º classificado e ganhou a Taça da Liga ao Sporting em penaltys. Grande época para Carlos Carvalhal que fez um brilharete com uma equipa de jogadores menos conhecidos na altura como Bruno Gama,Eduardo(actual titular da selecção) ,Elias, Filipe Nascimento (ex escolas do Braga), Edinho (o tal avançado que Queiroz tanto gosta), Leandro Branco, Matheus (Braga) e Kim Byung.

Na época 2008/2009 partiu para a sua primeira e merecida aventura no estrangeiro. Foi apresentado no Asteras Tripolis, uma equipa que tinha acabado de subir à Iª liga Grega. Consigo levou Douala, Zairi, Jorginho, Fabeta, Ricardo Esteves, Kamburov (na altura referenciado pelo SLB) e Fábio Felício. A meio da época voltou a Portugal para treinar o Marítimo deixando o Asteras Tripolis a meio da tabela.

No Marítimo veio substituir o brasileiro Lori Sandri, que deixou a equipa na metade de baixo da tabela, em lugares de risco. Terminou a época em 9º. Nesta época, começou por empatar 1-1 na Luz contra o Benfica de Jesus, mas as derrotas em casa com o Sp.Braga e Naval e a derrota fora na Choupana fez com que acabasse despedido.

Carvalhal chega assim ao Sporting 1 mês e meio após ter sido despedido do Marítimo. Pessoalmente, como tinha escrito já num post anterior, gosto dele pois é sério, honesto e inteligente, mas acho que não é treinador para o Sporting. Ao que parece foi 2ª opção, mas Carlos Carvalhal vai procurar agradecer a oportunidade que o Sporting lhe deu e acredito que agradecerá com resultados e fará por merecer a renovação por mais uma época.

Carvalhal foi o primeiro treinador da Iª liga licenciado em Futebol, tendo também habilitações para ser preparador físico.Costuma jogar em 4-3-3, mas duvido que o fará no Sporting, pelo menos por enquanto, porque não tem extremos,o mais parecido que tem com um extremo é Pereirinha. Vukcevic, Yannick e Izmailov também podem vir a fazer essa posição mas nunca com a mesma qualidade (ou falta dela) com que fazem as suas posições originais. Será que é suficiente para" engatar" JEB que já demonstrou ser um "coraçãozinho de manteiga" para treinadores sérios,jovens e honestos?

8 Passes de rotura:

João 16 de novembro de 2009 às 23:48  

Está rotulado como 2º escolha, cabe agora mostrar o que vale! Avante!

Tomás Pipa 16 de novembro de 2009 às 23:50  

Ele estava desempregado, só tem é que agradecer a oportunidade e mostrar o que vale. E ter sido a 2ª escolha só tem é que lhe dar mais vontade de mostrar que devia ter sido o 1º

Numero Dez 17 de novembro de 2009 às 00:11  

Com carvalhal ja sabemos como irá jogar o Sporting em alvalade frente ao Benfica! ;)
A minha opinião é que a escolha podia ter sido bem pior! Pois dentro das "possibilidades reais" e a melhor escolha

Tomás Pipa 17 de novembro de 2009 às 00:15  

Até acho que é uma Carvalhal é uma aposta mais segura do que a do V.B. que seria de risco. Já ganhou e provou mais o Carvalhal que V.Boas, a verdade é essa, se bem que a do V.Boas era muito mais entusiasmante!

João 17 de novembro de 2009 às 01:38  

Especialmente depois do "recalcamento mourinho".

Pedro Veloso 17 de novembro de 2009 às 01:55  

Lol "os velhos sábios da minha família", lindo.

Grandes memórias, é sempre bom relembrar velhos craques da liga, desde Bodunha ao maestro Besirovic. Só te esqueceste de um craque fetiche do Carvalhal, mestre Abílio - já em final de carreira - a comandar o Aves e depois o Leixões! Tinha classe!

Já não me lembrava de que tinha sido o Carvalhal a bater com a porta no Braga, mas de facto as coisas não estavam a sair bem. Sobretudo porque ele tinha a pressão extra de ser o filho pródigo retornado, uma espécie de Toni no SLB versão 2000/2001.

Quem são Zairi, Fambeta e Kamburov??? Passaram por cá? Não me lembro nada desses nomes!

Bom, em relação ao novo mister leonino devo dizer que é outro treinador com que não posso porque detesta o SLB (e pela vaca que teve quando foi este ano à Luz, claro). Ainda me lembro do gajo quando ganhou ao Benfica na taça da liga em 07/08 se virar para o Camacho depois do Setúbal marcar e insultá-lo todo raivoso...

Tem boa fama - e imprensa, sempre excitada com treinadores "estudiosos e metódicos" (reparem como estes dois adjectivos são sempre usados em conjunto na comunicação social) - mas começa claramente marcado por ser tudo menos uma primeira escolha. E por o contrato ser apenas até ao final da época, na minha opinião. E por ter sido despedido já esta época. E por ter falhado nos maiores desafios que teve.

Confesso que fiquei mesmo muito espantado com esta escolha, não é que não possa resultar mas convenhamos que se o moral dos adeptos estava em baixo com os resultados e com o falhanço na contratação do Villas Boas, isto não ajudou nada.

P.S. Off-topic mas lembrei-me ao falar nesse golo em que o Carvalhal insulta o Camacho, golo em que o Zoro enterrou, viram o golo dele ontem? Fiquei parvo, remate em arco de pé esquerdo!

Tomás Pipa 17 de novembro de 2009 às 02:03  

Zairi era o Cristiano Ronaldo de Marrocos que passou pelo Boavista. Já sabes? Esteve no Asteras e conseguiu dar o salto esta época para o Olympiacos.

Fabeta era um puto do Gondomar que estava a dar nas vistas na II liga, falava-se que poderia reforçar vários plantéis da I liga, mas acabou na Grécia. Está actualmente no projecto do Beira-Mar.

Kamburov foi um gajo que marcou alguns 35 golos na liga búlgara uma época e o SLB esteve bastante interessado, mas depois ele acabou por preferir ir para as Arábias e mais tarde para o Asteras

Tomás Pipa 17 de novembro de 2009 às 12:58  

Numero10, depois quando puderes vê o teu email