Capitão para sempre

O Jogo noticia hoje o aumento de ordenado de Bruno Alves, o central passará a ser o mais bem pago do plantel. Coisa pouco habitual no futebol, normalmente esse prémio é entregue aos criativos ou aos que balançam as redes.
Bruno Alves é, muitas vezes, o mal amado do futebol português. Não porque se critique a sua eficácia ou qualidade, mas sim porque se critica a sua impetuosidade, que muitas das vezes leva violência abraçada. Eu, como portista e adepto de futebol, também o critico.
Uma coisa é ser durinho, outra coisa é ser parvinho.
O 2 portista muitas das vezes perde a cabeça, sem necessidade nenhuma. A idade tem, aos poucos, trazido alguma maturidade, mas muitas das vezes parece que essa tal de maturidade desaparece e assim prejudica a sua equipa, a sua imagem e os seus colegas de profissão.
Eu sei que no futebol não há santos, mas há posturas que se podem manter e há principios que se devem defender.
Para além desta face negra, mas nunca oculta, de Bruno Alves, eu vejo nele um central de eleição. Um central à antiga, que deixa a pele em campo, que dá o que tem e que, acima de tudo, sofre como os que estão no sofá e na bancada. É isto que eu admiro nele.
Bruno Alves tem capacidades acima da média, penso que isso é óbvio e se assim não fosse não teria a braçadeira dos dragões no seu braço esquerdo, nem teria o lugar cativo que tem na defesa das quinas e por conseguinte o passaporte carimbado para a África do Sul.
O jogo aéreo é o seu ponto forte, o seu poder de elevação é, na minha opinião, único a nivel mundial. Não vejo, nem nunca vi um central, ou qualquer outro jogador, a elevar-se da forma que ele o faz. Mas atenção, o poder de elevação só tem valor quando aliado a um posicionamento táctico perfeito. Seja em antecipação, seja nas costas do avançado, a bola é dele. Sei, também, que muitas das vezes os pés e os joelhos ajudam, mas a tinta que tinha para esse assunto deixei-a umas linhas acima.
O capitão do FC Porto joga com os dois pés, factor importante e nem sempre presente nos centrais.
Com o passar dos anos, Bruno Alves, mostrou um lado, para muitos ou para todos, desconhecido: executante de bolas paradas. Não é perfeito, não é muito bom, mas ao que vejo no actual plantel, talvez seja ele o que melhor exerce essa função.
Há uma outra caracteristica que eu gostava de falar e que este ano, infelizmente, se tem vindo a notar em Bruno Alves: os passes longos. O FC Porto está, desde o inicio da época, sem fio de jogo e o jogo azul e branco passa pelos pés do seu capitão. Quando não há quem organize, tenta-se, pelo menos não desorganizar e então entregam-se as bolas ao central e dali saem passes longos para os flancos. Com isto não quero bater palmas ao que se faz, apenas acho que as bolas saem com qualidade lá de trás, porque para mim isso nem é jogo, nem é nada, é uma parvoíce que em Portugal se usa a partir dos 80 minutos e quando se está a perder. Jesualdo este ano tem conseguido que a sua equipa disfrute disso durante 90 minutos. Irrita.
Pela raça, pela entrega, pela paixão, pela qualidade e pelo portismo do Bruno, eu apoio a melhoria de salário e neste momento é ele quem merece estar no topo dos ordenados. Amanhã não sei, são riscos, mas não me parece que deixará de merecer o que ganha, pelo menos comparativamente aos que partilham o balneário com ele.
Capitão para sempre parece-me uma excelente ideia e nós, portistas, podemos considerar isto como a grande contratação das próximas épocas.

Cumprimentos azuis e brancos.

9 Passes de rotura:

João 27 de novembro de 2009 às 19:19  

Não obstante a sua grande qualidade, a melhoria de contrato ficou acertada no verão quando o Porto recusou várias propostas. É um grande jogador e sinceramente gostei de todas as tuas opiniões acerca das qualidades e defeitos dele. cumprimentos!

Manú 27 de novembro de 2009 às 20:02  

muito bom post cristiano. gostei de teres admitido sem rodeios que ele tem um lado agressivo de mais, digamos assim. é sem duvida dos melhores da europa em jogo aéreo, e tem alguma tecnica para defesa central. ma noticia para os adversarios esta assinatura dum contrato que provavelmente fará com que acabe a carreira no porto

Manú 27 de novembro de 2009 às 20:02  
Este comentário foi removido pelo autor.
Numero Dez 27 de novembro de 2009 às 20:27  

Cristiano tenho umas imagens bem giras do bruno alves! Mais giras que essas ai!!

Tomás Pipa 27 de novembro de 2009 às 21:29  

Ai está! Cristiano a puxar dos galões e a falar do jogador mais polémico do Settore! Chegaste há pouco tempo, mas como bem sabes muito debate já houve aqui sobre as entradas do B.Alves.

Eu como todos sabem, acho que B.Alves é para consumo interno, tipo Simão. É sem dúvida excelente no jogo áereo, talvez dos melhores do mundo, nunca vi ninguém a saltar tão alto e a cabecear tão forte. Só não é central de topo mundial porque não tem rins, no 1 x 1 com um jogador melhorzito (não são os avançados do P.Ferreira, Naval ou Vit. Setúbal) é sempre comido. E isso nota-se em alguns jogos de Portugal e alguns do FC Porto na champions. Adoro a sua garra sem dúvida, e acho que podia e devia ser um dos capitães de Portugal, comigo era certamente ele e R.Carvalho os capitães.

Pedro Veloso 28 de novembro de 2009 às 00:14  

Excelente Cristiano! Um post cheio de paixão portista mas equilibrado e objectivo. O Bruno Alves é um grande jogador que tem sido fonte de acesa discussão no Settore, também o acho talvez o melhor do mundo no jogo aéreo(comparáveis apenas John Terry e Nemanja Vidic), sem necessidade de usar pés ou joelhos. Espero que corrija isso porque não precisa. Também acho, como o Tomás, que tem algumas limitações no 1x1 mas não vou tão longe ao ponto de dizer que "não tem rins". É pena se não der o salto porque é, na minha opinião, jogador de top europeu.

Pedro Veloso 28 de novembro de 2009 às 00:29  

Há pouco estava apenas a referir defesas centrais no jogo aéreo. Porque considerando todos os jogadores creio que o Cristiano Ronaldo se equipara.

Tomás Pipa 28 de novembro de 2009 às 12:23  

Veli, se falas de Jogo áereo tens que falar de....Super-Mário Jardel!!Se ainda joga..

Cristiano Moreira 29 de novembro de 2009 às 16:17  

Obrigado a todos os que opinaram sobre o que aqui escrevi.
Acredito que com trabalho este espaço pode ganhar destaque na blogosfera desportiva e quem sabe algo mais daqui a uns tempos.