Agradáveis Revelações

Na primeira metade da época 2009/2010 foram poucas as revelações nas equipas de topo da Europa. No entanto há dois jogadores que me andam a deixar de boca aberta, pois nunca dei muito por eles. Têm a mesma idade e brilham ambos com o número 17.

Apresento-vos Alexandre Song e Pedro Rodríguez:

Alexandre Song tem 22 anos e nasceu nos Camarões. Tem a particularidade de ser sobrinho da ex-estrela camaronesa
Rigobert Song e é actualmente crucial no onze de Arséne Wenger. Chegou ao Arsenal em 2005 vindo do Bastia depois de ter dado nas vistas em torneios de camadas jovens pela selecção francesa. Song chegou ao Arsenal como chegaram muitos outros jogadores africanos, ou seja, sem posição à semalhança do que aconteceu por exemplo com Kolo Touré (antigo extremo) e Eboué (antigo defesa central/trinco). Era um autêntico jogador selvagem. Comecei por vê-lo a jogar de vez em quando a defesa central e a defesa lateral e sempre o achei uma nódoa, não percebia a insistência de Wenger nele. Quando foi emprestado ao Charlton durante meia época, pensei que jamais voltaria. Puro engano!

Foi esta época que me calou quando apareceu como médio defensivo. Recupera bolas fazendo uso do seu porte físico (1,85m e cabelo volumoso que assusta o adversário),sai a jogar de cabeça levantada e entrega a bola quase sempre sem falhar um único passe. Um regalo para a vista de qualquer adepto. Song optou por jogar na selecção dos Camarões em vez da selecção francesa provavelmente por pensar que nunca chegaria lá. Quanto a mim também teria lugar na selecção gaulesa porque é bem superior a Toulalan,Lass Diarra e Alou Diarra.
Se tudo correr bem, Song será um dos 23 jogadores da selecção dos Camarões no Mundial da África do Sul.

Pedro Rodríguez também tem 22 anos e a primeira vez que o vi jogar foi contra o Sporting para a Champions League em Camp Nou e não gostei. Pareceu-me não passar de um jogador rápido, apenas mais um jogador das escolas do Barcelona que teria a sua oportunidade e que nunca ficaria no plantel do Barcelona por mais do que uma época, ainda para mais já tinha 21 anos, e quase todos os desiquilibradores que eu conhecia tinham aparecido muito mais cedo como foram os casos de C.Ronaldo, Messi,Quaresma,Bojan,Nani etc. Pedro era uma das coqueluches do Barcelona B e começou a ficar conhecido por causa dos golos de bola parada "à cigano" na equipa B, então treinada por Guardiola. Na época seguinte seria Messi o protagonista desses lances "à Guardiola", marcando alguns golos na época passada.

Nesta época, com a dispensa de Eidur Gudjohnsen, Pedro ganhou um lugar no plantel e começou a jogar mais regularmente. Decidiu a Supertaça Europeia e contribuiu com um golo na conquista da Supertaça Espanhola. Passou à frente do promissor Bojan Krkic nas escolhas de Guardiola e hoje em dia é quase sempre titular, lutando com Henry por um lugar no onze.

É um extremo pequeno (1,69m) que joga com os dois pés, extremamente rápido e desconcertante para qualquer defesa. Já leva 10 golos esta temporada, mais que Ibrahimovic e Henry, sendo só ultrapassado no Barcelona por Leo Messi que tem 11 golos. Creio que será chamado em breve à selecção espanhola e ainda lutará por uma vaga no Mundial da África do Sul.

11 Passes de rotura:

Manú 27 de novembro de 2009 às 18:22  

o song nao tenho acompanhado mas o pedro anda mesmo em alta aqui em espanha. ja pedem a chamada a selecção nos programas sobre futebol.

João 27 de novembro de 2009 às 19:24  

Quando vi o Pedro pensei :"outro do género"?? Pequeno e tecnicista. Depois mais tarde, vi que também bom rematador e um diamante em bruto. Este novo Dos santos é que mal o vi.

João 27 de novembro de 2009 às 19:31  

Já o Arsenal um pessoa olhava para o plantel e via sagna,song, eboué, kolo touré, gallas, traoré, djouru, dois hoytes... às vezes "de longe" nem percebia quem estava a jogar! Lembro-me de vários jogos maus do song mas não o acompanhei no charlton e esta época não o tenho visto muitas vezes. Contudo, das poucas foram só boas exibições.

Tomás Pipa 27 de novembro de 2009 às 21:31  

O Song actualmente é dos meus jogadores-fetiche, só faltava ser canhoto para ser o meu preferido.

O Pedro está num bom momento, mas continuo a ter dúvidas se é só agora (tipo Toñito) ou se vai manter esta qualidade.

João 27 de novembro de 2009 às 22:24  

Pois o futuro o dirá! O Guardiola está a mostrar que não é propriamente um treinador que dê lugares cativos a qualquer um. o grade Tõnito LOL

Pedro Veloso 28 de novembro de 2009 às 00:02  

Também desconfiava do Pedro, pensei que acabasse assim num Deportivo ou Getafe...mas até agora tem estado excelente.

O que é isso dos livres "à cigano"?

Por quem vão torcer Domingo? Adorava ver o Real (o tal clube que toda a gente diz não jogar nada mas que...está em primeiro) chegar lá e calar meio mundo.

Tenho que ver mais vezes o Song, não o conheço bem e a veneração do Tomás deixa-me curioso! Sobretudo depois dele o achar superior ao Lass.

Tomás Pipa 28 de novembro de 2009 às 00:19  

Torço pelo Real só por causa do Cristiano.
Actualmente gosto mais do Barça por causa do futebol jogado, tal como gosto do Arsenal em Inglaterra.

E o que dizer da exibição do Inter no Camp Nou?Q tristeza..

Veli, o Arsenal anda a jogar mt e é uma pena que não entres nesta euforia comigo. Van Persie,Arshavin,Fabregas,Song,Sagna,Eboue,Clichy,Vermaelen,Gallas,Walcott, até o Vela parte os adversários todos.

E ainda nem está a jogar o meu menino de ouro Jack Wilshere

Tomás Pipa 28 de novembro de 2009 às 00:57  

http://www.youtube.com/watch?v=hOBMBtWNrIs

O livre "à cigano" que vos falo é este aqui - esta é a versão Messi do livre

Quando o Guardiola era o treinador da equipa B do Barcelona, fez algumas vezes este lance estudado, mas com o Pedro a finalizar tal como o Messi finaliza neste video

João 28 de novembro de 2009 às 14:09  

belo lance!Apesar de adorar este Barça, torço pelo Real, principalmente pelo Cristiano e em menor grau pelo Pepe. De igual modo,adorava ver este novo projecto de Florentino ganhar pernas. Estou também a adorar ver este Arsenal mas não consigo deixar de desconfiar porque todas as épocas em que se revelam não-candidatos ao título têm momentos brihantes mas depois vão-se abaixo. Espero que este ano se aguentem mais tempo porque jogam imenso, sem colocar em cheque o título do Chelsea, que também é outro regalo. Ó Duarte e não achas o Nasri um bocado flop?? Para a imagem que construíram dele ainda não vi nada de maior.Já várias vezes tenho discutido isto com o Pedro. Cumps e boa festa logo!

Tomás Pipa 28 de novembro de 2009 às 14:13  

Nasri também não acho brilhante, e penso que Wenger também não o acha.Não o gosto de ver a jogar a numero 8 como tem jogado, prefiro ve-lo a segundo avançado.Diaby e Denilson estão normalmente primeiro nas escolas de Wenger que Nasri e isso diz tudo.

João 28 de novembro de 2009 às 14:45  

Pois e o Diaby tem sido mais escolha ultimamente. Também o Nasri tem tido umas lesões que não o têm deixado ser sempre opção mas és mais um a confirmar as dúvidas de muita gente:). Deixo a todos um vídeo dos 5-3 para a taça que acho brilhante:

http://www.youtube.com/watch?v=Nx36jPGhvN4

Ao nível do melhor, que considero este:

http://www.youtube.com/watch?v=NqDrohstPUc