Ainda bem...

Gostei.
Achei que, antes de tudo o resto, devia dizer que gostei. Gostei da vitória e já tinha saudades de vencer. É triste dizê-lo, mas é bonito assumi-lo.
João Tomás disse "o FC Porto foi um justo vencedor" e eu assino por baixo.
O Rio Ave dificultou a vida aos portistas, mas praticamente só defendeu. Marcou um golo e que mais?
O FC Porto mostrou um futebol fraco para o que lhe é exigido, mas um futebol bem melhor que aquele que tem apresentado. Ontem, no Estádio do Dragão, viu-se a equipa a trocar a bola, a usar os flancos, a rematar, a cabecear, a usar o campo em toda a largura e a mostrar alguma organização. Pouca, mas alguma.
É também certo que se viram apontamentos maus, principalmente os já tão falados passes errados, esses malditos que enervam quem vê os jogos dos pupilos de Jesualdo e são, sem duvida, o ponto negro do futebol portista.
A nível individual:
Beto - Seguro a defender, rápido a lançar a bola e a mandar na defesa.
Fucile - Muito superior a Sapunaru. Também não é dificil. Mas esteve bem a atacar e a defender também não comprometeu.
Maicon - Acusou e muito o peso da camisola. Entregou a bola ao avançado do Rio Ave na primeira vez que interviu no jogo, parecia que a bola queimava quando lhe chegava aos pés e depois insistia em fazer atrasos tensos e na direcção da baliza, o que nunca se faz, os atrasos para o guarda redes são sempre feitos para fora da baliza, isto para precaver uma eventual falha do guardião. A estreia é sempre complicada, mas acho que acabou por superar essas pequenas falhas.
Bruno Alves - O patrão. Imperial a defender, mesmo no um para um, e criou muito perigo no ataque.
Álvaro Pereira - Dá muita força ao ataque. Nota-se que tem mais aptidão para atacar do que para defender, algo que se pode trabalhar. Precisa de mais confiança.
Fernando - Continua a recuperar bolas como ninguém faz naquela equipa, mas também erra passes como ninguém. É preciso melhorar neste capitulo, essencial para quem mora no meio campo.
Raul Meireles - Continua sem chama. Aparece a espaços. Exige-se mais do n.º 3 portista.
Belluschi - É bom de bola e a equipa ganha com ele em campo, porém ontem não deu resultado. Se continua a fazer fita de cada vez que é substituido vai ter sarilhos.
Hulk - Bem melhor do que nos últimos jogos, Silvio só o parou em falta. Arrancou decidido e com sorte para o golo, marcou livres cheios de perigo, tabelou com companheiros, entrou na área e reclamou dois penaltys e com a saída de Rodriguez foi para a esquerda cruzar com qualidade. O homem do jogo.
Cristian Rodriguez - Uma primeira parte como antigamente. Classe no um para um e uma força que não acaba nos arranques com bola. Na segunda parte desapareceu.
Falcao - Bons apontamentos, mas acima de tudo falhas que demonstram uma falta de confiança que não se entende.
Varela - É um craque. Cheio de força e confiança, parte para cima dos adversários e a equipa beneficia sempre com ele. Não sei como, mas merecia a titularidade.

Farias - Entrou e cabeceou para Varela marcar. Mais uma vez "deu" a vitória ao Porto, com ele em campo é quase garantido que o Porto marca. Acho que ele e Falcao não se entendem, atrapalham-se.
Guarin - Um poço de força. Bom suplente, só, porque a titular não me convence.
Notas:
- Não é possivel, aquando do golo de João Tomás, estarem lá Fucile e Belluschi. Então o Bruno Alves e o Maicon? Tal como com o Chelsea. Os centrais têm que estar ali, em frente à baliza, as laterais são dos defesas direito e esquerdo.
- Não se admite que o Professor Jesualdo coloque o Falcao a marcar o penalty. Hulk nunca falhou, Falcao já, está 1-1, o 9 portista já tinha a pressão de ter falhado e acrescentou-lhe a do resultado, isto nunca se faz. Hulk deveria ter marcado, estava a fazer um bom jogo, já tinha inaugurado o marcador e nunca falhou uma grande penalidade. Falcao deveria marcar um penalty num jogo já resolvido, com um 3 ou 4-0, só assim voltaria a ter confiança. Depois disto duvido.
- Belluschi tem que saber ser substituido e deixar-se de fitas. No circo há palhaços, no futebol há profissionais, é preciso saber estar. Quem manda é o treinador e ponto final.
Ainda bem que...
- O Sporting e o Benfica empataram. O FC Porto fica assim a 3 pontos de apanhar o Benfica, na Luz, quem sabe!? E a 8 do Sporting, o que é bom, pois os leões, acredito eu, vão crescer.
- Falcao falhou a grande penalidade. É obvio que não era penalty e se há coisa que não me agrada é vencer com beneficios. Fucile fez de Aimar e simulou, mas Falcao não fez de Cardozo e falhou. Ainda bem.
- Radamel Falcao entrou no campeonato a marcar em vários jogos, porque isso faz com que os adeptos sejam pacientes com as falhas dele e assim o ajudem a passar esta fase menos boa.
________________
(No
Tribunal d'O Jogo ninguém se entende. Que macacada.)

Cumprimentos azuis e brancos.

12 Passes de rotura:

Tomás Pipa 30 de novembro de 2009 às 11:54  

Muito bem Cristiano, a chamar os bois pelos nomes. Fucile a simular claramente como Aimar, só mesmo os lampiões é que ainda insistem que ele sofre mesmo faltas e Belluschi a fazer birrinhas, mas onde julga que está? É isso mesmo "no circo há palhaços, no futebol há profissionais", não podia concordar mais com a tua opinião.

Erick Heller 30 de novembro de 2009 às 12:24  

Boa análise. Eu Fiquei bastante satisfeito com o que vi no jogo de ontem, senti que o dragão que voltou a sobrevoar o relvado onde o 11 azul e branco põe os pés. O regresso de Fucile melhorou em muitos aspectos o futebol portista, Sapunaru já enjoava (Seria um óptimo pack de venda, Sapunaru e Mariano, talvez o Régua esteja interessado).

Hulk começa a aproximar-se aquilo a que nos habituou em tempos passados, e Varela voltou a surpreender em todos os campos.

Maicon teve uma boa estreia, erros vulgares dada a situação, mas nada de muitoooo grave.

Quanto ao sr. Belluschi, dá para ver que perfeitamente que é a melhor opção que temos para a posição, e que o jogo ganha outra dinâmica quando ele se encontra em campo. Tem é que perder o seu "Fitismo". Algo que não deve demorar muito.

Boa review ;)

Abraço

Erick Heller

Manú 30 de novembro de 2009 às 14:53  

cristiano peço desculpa por mais uma vez ir fazer um comentario que nao fala sobre o tema, mas nao podia deixar passar isto em claro e decidi comentar no ultimo post para que nao corra o risco de n ser lido.

espero que todos vejam este video (http://www.youtube.com/watch?v=CakqnSd7up8&feature=player_embedded) - provavelmente ate ja viram - e me digam que a expulsao do cardozo, tal como as agressoes ainda dentro do campo nas barbas do fiscal que este nao escreveu no relatorio nao foram premeditadas?!

antonio e ainda dizes que o arbitro viu que nao houve falta sobre o aimar e marcou. isto sim é uma vergonha!!

Manú 30 de novembro de 2009 às 14:54  

quanto ao post, muito bom!

Alfredo Barbosa 30 de novembro de 2009 às 15:02  

Já estavam com saudades minhas :)

Apesar do que já foi dito, partilho mais da opinião que já foi transmitida pelo Duarte. Parafraseando um grande dirigente da nossa esfera, "vai começar uma nova era!".

É óbvio que a equipa do Porto está uma fase de construção, até porque até ao dia de ontem não houve jogo em que não houvesse 3 ou 4 lesionados e Rodriguez e Meireles, ainda que em pleno, demonstraram sempre um cansaço excessivo das exibições pelas selecções.

Portanto, agora, sem jogos pelas selecções, com o plantel todo apto e com a natural tradição vitoriosa do Porto, julgo que a partir de agora o tetracampeão vai surgir de cara lavada e confirmar esse estatuto que ostenta com justiça.

Quanto à saída do Rolando, julgo que até tem o seu quê de compreensível, mas o seu substituto deveria ser Nuno André Coelho, até pporque é mais velho, experiente, vem das camadas jovens, é português, tem um bom tiro e será o próximo senhor 30 milhões.

André Seixas 30 de novembro de 2009 às 22:54  

Eu vi o jogo ao vivo e, mesmo com o frio intenso que se fazia sentir, o jogo acabou por ser interessante.

Em relação ao Maicon, concordo que estes jogos são bons para dar ritmo competitivo e experiência a jogadores menos utilizados. No entanto, o Maicon parecia mesmo um rapaz dos iniciados a fazer o primeiro jogo pelos séniores... Tremeu como varas verdes e acho que não foi do frio. Houve alguns lances que podiam ter corrido muito mal, mas felizmente os erros de Maicon não se tornaram decisivos.

Algo que me preocupa bastante, e isso foi claramente abordado neste post, é a falha no passe do Fernando. Ele tem talento nato a destruir jogo, mas quando é preciso construir, o quadro fica em tonalidades pouco agradáveis.

O Falcao, não sei porquê, fez um jogo fraquinho. Começou em grande o campeonanto, mas, subitamente, a luz apaga-se. Espero que seja algo momentâneo... Não tenho dúvidas de que é um grande jogador.

Quanto ao Meireles, o Porto precisa mesmo de uma alternativa de qualidade semelhante. A equipa sofre sempre com o desgaste tremendo do Meireles... E sabemos muito bem a importância que ele tem na engrenagem da equipa.

Nuno Silva 1 de dezembro de 2009 às 00:27  

eu já nem digo mais... mas há um lance em que o atleta do rio ave empurra literalmente Hulk para fora da jogada... na àrea.

Se não fosse penalti no ridiculo sería obstrução pois o tipo não disputa a bola... a bola para um lado e os dois para o outro!

Duarte 1 de dezembro de 2009 às 02:09  

Subscrevo a tua análise por completo, Cristiano.

Manu, relativamente ao teu off-topic, não sei se viste hoje o Dia Seguinte. Pela primeira vez em muito tempo valeu bem a pena assistir ao programa. É que não foi difícil chegar à conclusão de que quer a validade quer o conteúdo daquelas imagens é igual a zero.

Tomás Pipa 1 de dezembro de 2009 às 11:19  

Também achei Duarte, aquelas imagens são pouco esclarecedoras

Pedro Veloso 1 de dezembro de 2009 às 14:01  

Claro que são pouco esclarecedoras, mas eu continuo à espera de ver os únicos castigos para os quais há até agora de facto imagens: Ney e Mossoró.

E o que se vê é o Braga todo zeloso a continuar a recorrer para castigar o Javi e Saviola à força. Mas também ninguém estranha.

Das imagens não ressalta nada sobre o Cardozo e Leone, mas dada a pouca qualidade das mesmas é precipitado estar a ilibar os jogadores. Se bem que é um escândalo castigar um o Óscar e deixar à solta quem o agrediu primeiro cá fora.

P.S. Domingos deixou-se de conversa para boi dormir, como diria o Cajuda e o Tomás subscreveria, e considerou-se a melhor equipa do campeonato neste momento. Fez bem, sinceramente, vai em primeiro pelo que pode dizer isso. Como benfiquista, espero é que resulte em mais pressão para os seus jogadores.

Pedro Veloso 1 de dezembro de 2009 às 16:33  

Comunicado do SCB: entre uma data de queixas e acusações a jogadores e dirigentes do Benfica, "O Sporting de Braga defende ainda que a conduta dos seus atletas foi irrepreensível e ordeira"

De tão ridículo, não é preciso dizer mais nada.

Tomás Pipa 2 de dezembro de 2009 às 15:26  

Vai em primeiro e limpou os 3 candidatos principais