Contas

O Campeonato vai lançado! ...Ou melhor… vão alguns!

Braga, Benfica e F.C. Porto demonstraram até então serem de ”outro” campeonato.

O Braga de Domingos já leva7 vitórias consecutivas e têm o Sporting a 10 pontos!

O Benfica de Jesus continua a vencer sem deixar dúvidas, tem a equipa mais concretizadora do mundo e está a fazer um campeonato como há muito não se via.

No entanto os jogos que se seguem são difíceis mas absolutamente vitais para convencer que estaremos no Marquês a quem ainda não acredita. Nacional da Madeira (casa), Sp.Braga (fora), Naval(casa), Sporting(fora), Académica(casa), Olhanense(fora), Porto (casa).

O F.C.Porto continua forte, Falcao foi contratação de peso, e as saídas de Lucho, Cissokho e Lisandro não se fizeram sentir como esperado pelos rivais.
A votação sobre o Braga ser candidato ou não, encerrou. E a maioria disse que só se fosse na Playstation, a ver veremos.

Quanto a Selecção…
Ainda não estão encerradas no Settore as votações sobre se Portugal estará ou não presente no Mundial, mas tudo aponta para que a maioria dos nossos leitores não acreditem nessa presença.

Será este fim-de-semana a cartada do tudo ou nada da selecção!
As contas para os mais desatentos tão assim;

Portugal: têm mesmo de vencer e depois é esperar pelos seguintes cenários.
Vitória Dinamarca: Portugal ultrapassaria a Suécia em 1 ponto, passando para o segundo lugar isolado do grupo.
Empate: Portugal e Suécia empatariam em pontos. O segundo lugar ficaria dependente da diferença de golos, depois dos golos marcados e dos golos marcados fora de casa, sem que o confronto directo conte para este desempate.
Vitória Suécia: Portugal continuaria em terceiro, mas a dois pontos de Dinamarca e Suécia, com possibilidades ainda de poder alcançar os lugares de apuramento.

Na última jornada do grupo A as três selecções jogam em casa: Portugal recebe Malta, a Suécia recebe a Albânia e a Dinamarca recebe a Hungria.

Quanto a mim tudo se decide agora nesta jornada. Não acredito que haja alguém com “coragem” de perder pontos em casa na última jornada.
Sou daqueles que já não acredito, e prevejo um Mundial sem Edinho, Duda, Assis, Dannny… etc… Mas gostava de me enganar na previsão! Não de ver o Mundial sem estes jogadores, mas sim sem Portugal!

19 Passes de rotura:

Tomás Pipa 7 de outubro de 2009 às 17:14  

Realmente era uma pena ver um mundial sem Edinho e Nuno Assis.

Queiroz continua a iventar demais.
Chegamos à última convocatória e continuam as esperiências. Nuno Assis? Para quê? Vai-nos salvar de alguma coisa?
E porque raio vai o N.Assis e não vai o H.Viana que joga o dobro dele? ou mesmo o Rúben Micael..

Em relação ao P.Mendes é a mesma coisa, porquê só agora? Eu adoro o P.Mendes, mas eu acho que deveríamos ter chegado a esta última convocatória já com a família feita.

Em relação ao Edinho, que dizer?
Eu sou apologista da convocação de vários avançados,mas porra..há bem melhores que o Edinho. Postiga e Yannick para começar, para não ir ao Saleiro. Não marcam golos?Ok.. E o Edinho quantos golos marcou esta época?
Quantos golos já marcou o Édinho pela selecção A ? E o Postiga?

Também convocava o Quim em vez do Beto, mas é indifrente. Eduardo,Patrício e Quim são muito semelhantes em termos de valor, apenas fragam de maneira diferente.

Só acho que o Quim deviam estar em vez do Beto porque o Beto nem joga.

César Peixoto por mim também passa. Há falta de defesas esquerdos bem sei. O que me chateia é experimentá-lo em jornadas tão decisivas.

Anónimo 7 de outubro de 2009 às 21:10  

embora ache que se devem convocar os jogadores (de maior qualidade) mais em forma, concordo plenamente q a familia ja devia estar feita nesta ultima jornada dupla, ate porque se formos ao mundial ja deveriam estar desfeitas muitas duvidas em muitas posiçoes. com queiroz jogamos bom futebol, criamos muitas oportunidades mas temos tido um azar f.... da p...!

Mas vamos acreditar! nao percebo como pode haver uma votaçao a dizer que ha mais gente q nao acredita do q gente q acredita! o bom do futebol é haver irracionalidade (ainda q controlada) e sempre q seja matematicamente possivel (e ainda é perfeitamente possivel, pois a dinamarca tb tem q ganhar) temos q acreditar! Eu acredito

Paulo

Tomás Pipa 7 de outubro de 2009 às 22:02  

Eu não acredito. Sou adepto do futebol racional, Mourinho,Capello,Lippi etc..não há nada para inventar.

Bem sei Paulo que tu és adepto do futebol irracional: Carlos Martins, DreamTeam I,II,III,IV,V,VI e VII, Queiroz.

E lembrem-se que nada é garantido se formos a playoff,
Surgirá também um novo problema se nos qualificarmos para o mundial, que é ir ao Mundial com o Queiroz, não se esqueçam que ficar pelos grupos no Mundial também é mau.

Anónimo 7 de outubro de 2009 às 22:23  

nao ha quem nao goste de carlos martins quando esta em forma, duas ou 3 vezes por ano, mas tendo aimar como titular, nuno gomes, felipe menezes, saviola e peixoto como opçoes para aquela posiçao, nao estou preocupado por ele so dar o contributo qnd a ressaca lhe deixa

Pedro Veloso 7 de outubro de 2009 às 22:35  

Não ligues Paulo a esses comentários ressabiados:)

P.S. Independentemente das (muitas) falhas de Queiroz, achei de péssimo gosto o Scolari aparecer "estrategicamente" nesta altura, a falar nos problemas financeiros da FPF se não formos ao Mundial!?

João 8 de outubro de 2009 às 01:40  

Essa do Scolari... será ressaca da eliminação da Champions Asiática:P? Não lembra a ninguém! Eu acredito porque matematicamente é possível e "só" dependemos de um deslize da suécia e de vantagem no goal average para irmos aos playoffs. Estou céptico ms é possível porque já vimos coisas complicadas recentemente, espcialmente no sub-21. Nas duas últimas campanhas goleámos a rússia em casa (5, 6 golos?)na última jornada e noutra qualificação na mesma jornada tínhamos de ganhar 3-o à Irlanda ou Irlanda do Norte em casa e esperar conjugações de resultados quase impossíveis de 3 adversários, em pontos, goal-average e confronto directo. resultado- ganhámos à russia e qualificámo-nos e na outra tivemos a conjugação de resultados quase impossível que precisavámos mas empatamos 2-2 ou assim. Como perceberam não me lembro quase dos factos mas o cerne é que em sub-21 já nos safámos de coisas piores, especialmente do 2º caso. Se alguém se recordar deste 2º caso agradecia que partilhasse pois gostava de reavivar a memória e não tenho tempo para procurar de momento. saudações

Tomás Pipa 8 de outubro de 2009 às 10:09  

Veloso, tu dizes ao Paulo para não ligar porque és outro adepto do futebol irracional, ou não fosses tu um ferveroso adepto do Carlão.

João, aí é que te enganas. Não dependemos só de um deslize da Suécia e do goal avarage. Dependemos também de ganharmos os nossos jogos, e nos tempos de Queiroz isso não é garantido infelizmente.

Goléamos a Rússia é certo e com Couceiro no banco, foi um espetáculo. Mas isso aconteceu, e sabemos perfeitamente que nas camadas jovens é muito diferente do que se passa em Séniores. Nas camadas jovens são miúdos, jogam o jogo pelo jogo. Não se controlam emocionalmente e daí haver mais surpresas. Quem não se lembra dos sub17 no mundial 2003 que se deixaram empatar com os Camarões depois de terem estado a ganhar 5-0? Os séniroes já defendem melhor, perdem mais tempo etc. É por isso que eu gosto mais de ver alguns jogos de juniores do que de séniores, tal como já tinha dito ao Paulo e ao Veloso.

3-0 à Rep da Irlanda no Estádio da Luz em 95 com golos do Cadete,Abel Xavier e o 3º do Rui Costa num fabuloso chapéu, mas não me recordo se era preciso ganhar mesmo 3-0. Ok João, mas isso foi um feito, aconteceu uma vez! Nem era vergonhoso não ir ao Euro96 como é vergonhoso agora não ir ao Mundial2010

Estarás a falar do Portugal-França nos playoffs? Aquela eliminatória em que o Cissé foi expulso por pontapear o promissor M.Sérgio e onde o Bruno Vale por causa da sua altura (lol) partiu o balneário todo? Isso sim..foi lindo, mas eram sub-21..

É perfeitamente possível o deslize da Suécia com a Dinamarca, mas mais possível é o nosso empate a 0-0 com a Hungria. Aqueles jogos em que esperamos que a bola entre mais tarde ou mais cedo.. E claro que depois temos que ir todos para o estádio de máquina de calcular para jogar com Malta, o que nunca é fácil.

Eu até acredito que fiquemos em 2º,mas não acredito no apuramento via playoff

Tomás Pipa 8 de outubro de 2009 às 10:19  

Se bem se lembram, aqui há algumas semanas lancei o nome de Iker Munian no blog como sendo uma futura promessa. Entretanto tornou-se o marcador mais jovem de sempre na Liga Espanhola. Vai se craque!

João 8 de outubro de 2009 às 11:58  

Tomás por acaso não referi que Portugal tinha que ganhar os jogos porque acho que isso já é condição assente (embora seja possível mas a Suécia teria que derrapar de mais). Eu compreendo-te totalmente,sou bastante racional e há muito que estou bastante céptico mas já vi quadros bem piores no futebol, tendo dado o 2º exemplo dos sub-21, dos quais infelizmente não me lembro dos factos. Mas eram pelo menos umas 8 premissas que tinham de acontecer , a coisa mais difícil que já vi e aconteceu. E o facto de os Sub-21 serem inconstantes obviamente também pode tornar conjugações complexas mais difíceis de acontecerem.Os sub-21 são muito mais imaturos mas naquele caso aconteceu uma situação quase impensável. Penso que a diferença entre a minha cepticidade e o que considero impossível talvez seja maior que a tua, ou valorizaste mais a tua cepticidade para responder ao inquérito e eu a impossibilidade matemática. Além disso mesmo jogando mal e antevendo muito possivelmente a nossa dificuldade em ganhar os 2 jogos e os enormes falhanços advindos do nervosismo e da clara falta de estofo como tens falado e bem por aqui noutros comments, é obvio que a enorme diferença de qualidade que temos para a Hungria e Malta pode ser decisiva num instante. Ainda mais se a Suécia perder por 1 frente a uma Dinamarca que em principio vai tentar despachar já o apuramento. No último jogo p ex. a selecção não jogou nada e ganhou por 1. Se em vez do pepe tivéssemos um JMP a cabecear se calhar tínhamos empatado. Mas tudo isto é entrar no domínio dos “ses”:P.
Se formos ao playoff depende muito do adversário e a situação poderá ver-se negra, mas tenho uma certa fé que como é um último ao obstáculo distinto da fase de grupos a carga negativa desta última dissipe-se mais e os jogadores se motivem mais. Para uma “negra” à porta do mundial e depois de um suposto 2º lugar em que não tivéssemos dependido de nós acho que qualquer jogador se motiva. Agora se seria suficiente ninguém sabe:P
Vamos a ver se o Liedson nos dá outra mãozinha!

Pedro Veloso 8 de outubro de 2009 às 12:02  

Tomás há poucos tipos mais racionais do que eu no que a futebol diz respeito, menos no Benfica lol. Mas para um adepto sofredor do SCP racionalidade é algo que também não liga. Claro que sou fervoroso adepto do Carlos Martins: obviamente é daqueles jogadores que, pela relação entre tempo que está parado e salário que aufere, se calhar faz perder dinheiro ao clube, mas isso não invalida que quando está bom seja uma mais-valia. Só não o reconhece quem não percebe de futebol ou está de má-fé por razões óbvias como é o teu caso. E depois claro também o adoro por vir do SCP, festejar os golos com raiva e ter a mania que tem classe e estilo, parto-me a rir com o gajo!

Acho que o João se estava a referir a outro Portugal-Irlanda qualquer recente nos sub-21, mas a minha memória para jogos de selecções jovens é quase nula.

Nesse de 95 de que falas da Selecção A bastava-nos o empate na Luz para assegurar o primeiro lugar e a qualificação directa para o Euro 96. E inverteste aí a ordem dos golos, foi Maestro, Hélder (não A.Xavier, que na altura creio que nem lá punha os pés)e Cadete, todos na 2a parte. Com 20.000 (!!) irlandeses na Luz, lembro-me que nesse dia em Lisboa andava-se na rua e só se via camisolas verdes! Já agora, não resisto a perguntar, quem se lembra do pato do Baía (na altura talvez um dos 3 melhores do mundo)no jogo de Dublin?

Tomás Pipa 8 de outubro de 2009 às 12:28  

Hélder claro, eu sabia que tinha sido um desengonçado de cor. Em 95 tinha 7 anos, já não me lembrava mt bem.

20 000 Irlandeses na Luz? Diz lá que a Luz não fica mais bonita vestida de verde.

Desse frango do Baía não me lembro, mas lembro-me de outros, como um frango inacreditável em Alverca onde o VB se desculpou com o reflexo da luz artificial lol..

João e Pedro, mas isso dos sub-21 foi quando? Foi recente? Estou a achar estranho não me lembrar

João 8 de outubro de 2009 às 16:24  

Consegui arranjar um tempinho para procurar e encontrei! E realmente foi delicioso! Na última jornada da qualificação para o EURO 2009 Portugal tinha que golear a Irlanda e de esperar uma conjugação de resultados hilariante para conseguir ficar nos 4 melhores 2ºs (era o 9º melhor 2º de 10 grupos). Deixo-vos as contas:

1- http://relvado.aeiou.pt/?st=75040

2- http://diario.iol.pt/desporto/sub-21-euro-2009-portugal-seleccao-maisfutebol-inglaterra/988291-4062.html

3- crónica : http://diario.iol.pt/desporto/seleccao-sub-21-portugal-irlanda-sub21-sub-21/989363-4062.html

Portugal empatou e ficou como 9º melhor 2º. Tive a fazer as contas e equivoquei-me: Portugal mesmo se tivesse ganho não teria ficado nos 4 melhores ( http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=16559 ). Mas recordo-me que muito perto do fim do jogo caso Portugal estivesse a golear a conjugação era-lhe favorável, o que não deixa de ser curioso já que era muito acaso junto. De qq maneira imperou a tradição dos Sub-21 em não fazerem os trabalhos de casa. Se os AA nesta dupla jornada tivessem um terço daquela sorte seria muito útil.Fica a minha grande "cepticidade".

Ps: lembro-me bem das camionetas de Irlandeses a passar junto à minha escola primária na Av. da República!

Anónimo 8 de outubro de 2009 às 23:00  

veloso, sei bem q tas tentado a escrever um post sobre El Mago provavelmente ir ser titular!

Paulo

Pedro Veloso 9 de outubro de 2009 às 00:40  

Não, prefiro esperar pela sua grande exibição:)

Mas aproveito para deixar Maradona falar sobre "o acabado":

«O Payasito (ndr: alcunha de Aimar) é a minha fraqueza. Vê-lo jogar é uma delícia. Tem toques incríveis, mudanças de velocidade, entrega a bola de bandeja. Era um desperdício se não o chamássemos», disse o seleccionador argentino, deixando uma indicação clara de que o médio vai ser titular: «Espero que ele e o Messi nos proporcionem momentos lindos no sábado, frente ao Perú.»

Tomás Pipa 9 de outubro de 2009 às 11:10  

Espero que o Palhacito me mostre que estou enganado!

Duarte 9 de outubro de 2009 às 19:48  

Olá a todos.

Peço desculpa por não poder estar tão activo quanto gostaria aqui no blog. Tenho tido imenso trabalho para fazer, o que me impede de participar com a regularidade que gostaria. Nem sequer consegui arranjar tempo para escrever uma nota sobre a vitória do Porto em Olhão, mas também vir elogiar outra vez o Falcao era demasiado repetitivo.

Como vos disse estou cheio de trabalho, mas espero voltar ao blogue brevemente.

Um abraço a todos.

Pedro Veloso 12 de outubro de 2009 às 11:18  

Lol podias falar sobre a permissividade dos centrais do Olhanense:)

Um abraço Duarte e bom trabalho

Tomás Pipa 12 de outubro de 2009 às 15:07  

Duarte, enganaste-te. Querias falar talvez do jogo treino do FC Porto em Olhão

Pedro Veloso 13 de outubro de 2009 às 14:39  

João obrigado pelo trabalho de procurar isso. O adjectivo que usas é apropriado...hilariante! Felizmente não vamos precisar disso em princípio