Casos da Jornada (8)

A 8ª jornada da Liga Sagres revelou-se talvez a mais polémica até à data. Muitos casos nos vários jogos dos candidatos.

Rio Ave-Braga

Jogo marcado pela falta não sancionada sobre Moisés, que deu origem ao belo golo de João Tomás. Naturalmente, tudo para beneficiar o Benfica, como me fartei de ver insinuado.

Resultado verdadeiro: 0-1

FCPorto-Académica

Festival de disparates de Hugo Miguel e seus auxiliares.

- Na primeira parte, grande penalidade por assinalar contra o Porto por puxão claro (e depois ainda mão na bola!) de Bruno Alves. O árbitro marcou...falta atacante. Inacreditável porque nunca houve nada no lance que pudesse levar o árbitro a decidir assim.

- 53 min, fora de jogo muito mal assinalado a Sougou. Ficava bem posicionado...

- 63 min, Bruno Alves prossegue a sua saga de "virilidade" (termo sempre usado pelos jornalistas portugueses para descrever eufemisticamente agressões deste senhor) e pontapeia Sougou na cabeça, ao cair e com o jogador da Académica no chão. Nem amarelo houve.

- 65 min, golo de Mariano. Perfeitamente legal, Farías nem sequer tapa a visão a rui Nereu e, mesmo que o tivesse feito, estava em jogo.

- 76 min, golo de Miguel Pedro. Irregular porque há mão de Eder imediatamente antes.

- 81 min, Farias marca em fora-de-jogo, irregular.

- 90 + 2, Sougou marca depois de ajeitar com a mão. Irregular outra vez.

Em resumo, o resultado justo é 2-1 (ao Porto retira-se o terceiro golo e à Briosa atribui-se o golo por causa do penalty não concedido na primeira parte). Claro que aos 63 min o Porto deveria ter ficado reduzido a 10 quando estaria a perder 0-1 no marcador (se o penalty entrasse), mas como sempre só se podem medir dados objectivos.

Benfica - Nacional

- 27 min, golo mal validado ao Nacional. Edgar Costa estava adiantado.

- 30 min, golo anulado a Saviola por fora-de-jogo. Muita gente escreveu que Javier estava em linha, mas na verdade é mesmo fora-de-jogo.

- 48 min, penalty cavado por Aimar. Com amarelo por mostrar (seria o 2º nas contas próprias de Manuel Machado, o 1º nas contas de qualquer outra pessoa.)

- 62 min, golo mal anulado ao Benfica por fora-de-jogo de Aimar antes de assistir Saviola.

- 85 min, Patacas expulso depois de lhe ser mal assinalada uma pretensa falta sobre Ruben Amorim. Como o livre respectivo originou o golo de Nuno Gomes, este golo acaba por ser irregular.

- 90 + 2, penalty bem assinalado sobre Ramires, com a justa expulsão de João Aurélio a acompanhar.

Resultado Justo: Benfica 5-0 Nacional

Guimarães - Sporting

- 15 min, golo anulado a Caicedo. Difícil, mas parece-me que está mesmo.

- 18 min, pediu-se penaly sobre João Alves de Vuk. Não me pareceu qualquer falta.

- 83 min, golo de Matias. Em jogo, golo bem validado.

Resultado não sofre alterações: 1-1.


Classificação Ajustada:

Braga 22 pts

Benfica 20 pts

Porto 19 pontos

Sporting 12 pontos


Notas:

Esta foi também uma jornada fértil em polémicas fora das quatro linhas.

Quanto à questão do Aimar, obviamente é perfeitamente ridículo o facto de que ele só poder ser castigado se for um golo decisivo. Todos os golos contam o mesmo. Espero naturalmente que não seja castigado, mas a lei é parva se diz isso.

Relativamente ao Bruno Alves nem vale a pena dizer nada...a não ser que acho curioso um tipo ser pontapeado intencionalmente na cara (Sougou, a vítima!) e achar que foi involuntário. Como acho curioso o Patacas estar tão preocupado com um gesto (os 4 dedos) que, educado ou não, diz respeito a uma questão pessoal (se é que o Jesus estava mesmo a inventar quando deu a desculpa de ser para os defesas) e não ao jogo em si (o Nacional não perdeu pontos com isso, que eu saiba) e nem ter piado este ano quando expulsaram dois jogadores no Dragão no lance do penalty, isso sim com penalização do clube do qual é capitão. Enfim, são as curiosidades cá do burgo que, como escreve aqui o Tomás...quem não está habituado estranha.

16 Passes de rotura:

Numero Dez 29 de outubro de 2009 às 01:59  
Este comentário foi removido pelo autor.
Numero Dez 29 de outubro de 2009 às 02:00  

Exelente análise ao jogo da academica com o porto. Não deixa de ser curioso que desse jogo ninguém fale!Quanto ao benfica eu passava o golo do saviola da mesma maneira que passava o do caicedo..são lances milimetrico em que a serem considerados legais tem de se "desculpar" o fiscal, paraalém de que as regras dizem que em caso de duvida se deve beneficiar o atacante. Em qker um lances nao me parece que tenham assinalado com certezas. Outra coisa é que nós adeptos (meaculpa) não podemos lançar farpas na arbitragem nestes casos de dificil julgamento. E para provar o meu não facciosismo... O lance da falta que dá o vermelho a patacas e o golo a nuno gomes depois da cobrança do livre, a minha opinião é a de que não há falta...e isso daria a vantagem de 1-0 e com mais um jogador....ha espera isso foi no outro jogo...este de que falo ja estava decidido...;)

Tomás Pipa 29 de outubro de 2009 às 09:53  

Numero10, claro que eu passava o do Caicedo também, passava esses e passava muitos mais golos do Sporting com fora de jogo óbvio, nem isso chegaria para compensar o roubo que costuma ser todos os anos.
Tens é que ver, que um fora de jogo nao pode passar por estar milimetricamente fora de joga. Se está um bocadinho fora de jogo, é bem invalidado. Paciência, só tenho pena é que também não invalidem o do Farías que estava bem mais fora-de-jogo.

João 29 de outubro de 2009 às 09:54  

Até agora uma classificação perto da real, pelo menos através da avaliação dos dados objectivos. Já outras polémicas não têm faltado. Bom artigo!

Tomás Pipa 29 de outubro de 2009 às 10:09  

Sim, mas há vários jogos que vão para o saco.Não me esqueço:

Leiria-SLB
FCP-Académica
FCP-Nacional
Braga-Belem
FCP-Sporting

Tomás Pipa 29 de outubro de 2009 às 10:10  

Veloso, isso de teres ouvido que o golo mal validado ao Rio Ave tenha sido para ajudar o SLB é já mania da perseguição.

A realidade é que o golo foi validado para beneficiar o Rio Ave, ou seja, prejudicar o Sporting. lol

Alfredo Barbosa 29 de outubro de 2009 às 11:29  

Ó tomas, da mesma maneira que disseste que só havia meia dúzia de benfiquistas a dizer que era penalti em Leiria, tu deves fazer parte do lote restrito que ainda pensa que o Sporting foi prejudicado no Dragão. Enfim...

E mesmo no jogo contra a Académica, virem dizer que o Porto foi (quase) exclusivamente beneficiado quando nenhum golo da Académica foi regular é dar um tiro e sair pela culatra. Enfim...

Pedro Veloso 29 de outubro de 2009 às 12:52  

Alfredo, eu não disse isso no meu post de o Porto ter sido quase exclusivamente beneficiado, acho que foi uma arbitragem péssima, cheia de erros para os 2 lados, que elenquei da forma mais imparcial possível. O que eu disse foi que se o árbitro fosse decidindo correctamente o Porto poderia estar a perder e com 10 jogadores quase a meio da 2a parte. Claro que aí tudo seria muito mais difícil para o Porto, mas ninguém pode garantir que o Porto mesmo assim não ganharia, por isso é que o resultado ajustado fica objectivamente 2-1.

Tomás Pipa 29 de outubro de 2009 às 18:33  

Alfredo, antes de mais obrigado por comentares regularmente também. Eu explico-te o porquê da minha indignação.

Quando o FCP faz o 1º golo, se o árbitro tivesse a apitar como deve ser, já o FCP estaria com 10 (expulsão de Bruno Alves), já a Académica teria beneficiado de um penalty (cometido por Bruno Alves) e aquele fora de jogo onde Sougou se isolaria também não teria sido marcado. Poderia estar 0-2...com a Académica toda fechadinha lá atrás. Percebes agora?

Por isso é que considero que este jogo tenha que ir para a "Jarra do Tomás" lol

No Dragão acho um roubo sim, Polga e Veloso mal expulsos, Meireles deveria ter ido para a rua. Golo do FCP nasce de uma falta mar marcada..enfim! São lances que não influenciam directamente o resultado (sem ser o do golo), mas condiciona, e muito..

Duarte 29 de outubro de 2009 às 20:50  

Bem para mim não é líquido que tenha sido penalty. E não é só para mim, no Trio d'Ataque o painel de comentadores foi unânime em achar que não. Convinhamos, lances daqueles dão-se em vários jogos e por diversas vezes.

De resto, num jogo em que a Académica marca dois golos irregulares não vejo porquê tanta polémica contra o Porto.

Tomás Pipa 29 de outubro de 2009 às 20:58  

Duarte, não é por acontecer em todos os jogos que o B.Alves pode fazer penalty.

Sendo assim também podia queixar-me de o golo do Caicedo não ter sido validado, visto que foras de jogo desses passam acontecem todos os jogos e não são assinalados, a começar pelo do Farías. Percebes?

Se é falta, é falta. Não é porque já aconteceu noutro lado o contrário que deixa de ser falta.

Se fosse assim, a todos os domínios de peito seriam marcadas faltas e haveria golos de mão a toda a hora.

Pedro Veloso 29 de outubro de 2009 às 23:26  

Que o painel do Trio de Ataque tenha sido unânime em dizer que não é penalty diz muito sobre a qualidade do painel no que a futebol diz respeito...só desculpo o Rui Moreira porque é do Porto naturalmente (e porque tenho bastante estima por ele). Se aquilo não é penalty (agarrão + mão na bola) não sei o que é.

Duarte 30 de outubro de 2009 às 00:53  

Oh Tomás evidentemente que há lances que são mais duvidosos que outros. Há uns que não deixam, margem para dúvidas, mas há outros muito discutíveis e que se passam dezenas de vezes, que foi o caso.

Pedro, o Patacas tinha alguma coisa para protestar no jogo do Dragão? Primeiro, o jogador do Nacional nesse jogo evita com o braço o golo do Mariano. Vermelho, claro. Depois outro companheiro dele vai ter uma conversa com o árbitro que duvido ter sido educada. Vermelho também, naturalmente.

Alfredo Barbosa 30 de outubro de 2009 às 11:03  

O meu muito obrigado sincero, Tomás, pelas amáveis palavras dirigidas :)

Já agora, Tomás, gostava que me esclarecesses num lance de há duas épocas: lembras-te daquele livre do Bruno Alves que deu a vitória ao FCPorto em Alvalade? Claro que sim!

E lembras-te de como o Sporting obteve o empate antes desse golo? Olha faz lá um esforço e vê se recordas a falta (?) que o Tomás Costa cometeu. Ainda que tivéssemos ganhado, esse jogo foi para a 'Jarra do Alfredo' :)

Pedro Veloso 30 de outubro de 2009 às 11:10  

Eu um dia trago-vos a minha jarra desde pra aí 94, vão reparar num jogo bastante repetido, FCP-Benfica claro:) E em nomes de árbitros bastante repetidos, acho que os principais são António Costa, Lucílio Baptista e Paulo Costa.

Tomás Pipa 30 de outubro de 2009 às 13:55  

Aldfredo, esse empate foi o Moutinho de penalty? Não me recordo agora. Se tiveres um link do video diz.