E voltamos ao normal…



Grande jogo ontem, grande atmosfera, grande hino ao futebol! Não digo isto pelo resultado, que claro me motiva especialmente, mas pelo estádio cheio, divido de azul e vermelho, o aspecto que uma final devia ter! O aspecto que a final da Taça da Liga deveria ter tido não fossem interesses superiores levantarem-se…Uma nota negativa, a certeza que o somatório das audiências de todas partidas que o Beira-Mar vai participar naquele estádio  (exceptuando as partidas com os 3 grandes) não vão nunca chegar ao número de ontem..especialmente com os horários tardios, com interesses televisivos a imperar e com bilhetes a preços astronómicos para os visitantes..
Relativamente ao jogo jogado pelo Futebol Clube do Porto, tacticamente brilhante, André Vilas Boas está de parabéns, consegui montar uma equipa pressionante, sempre em cima da bola, procurando passes curtos no meio campo que logo originam passes que rasgam pelas costas da defesa, Bellhushi, que hino ao Futebol, soube tratar a redondinha como poucos, não se perdeu em dribles desnecessários nem parou o jogo, soube temporizar bem como acelerar o jogo, em grande forma neste inicio de época. João Moutinho, gostei de ver pela entrega, pela disponibilidade de ir ao chão cortar a bola para a logo colocar em Bellhushi. Um meio campo basculante, permanentemente activo, pressionante, aquilo que não tivemos na época passada. Hulk, não tão em evidencia, deveria ter entregue mais a bola à equipa quando via que o seu jogo não estava a entrar….Varela, tem lugar cativo no onze inicial, não digo lugar anual porque Cristian Rodriguez mostrou que não vai entregar de barato a posição, óptimo para o Porto que pode, caso o negocio do 3º avançado corra mal, abdicar de Hulk na ala quando assim for obrigado, o banco não só oferece garantias…como certezas!
No entanto notei alguns aspectos negativos, ou até vá, menos positivos...não querendo parecer um critico constante, nem um “ constante insatisfeito”, alias porque nunca fui nem nunca serei daqueles que da central assobiam a equipa. Consigo perceber que Sapunaru não tem espaço no plantel do Porto e que independente da óptima resposta que Maicon deu, é necessária mais uma opção para colmatar a saída de Bruno Alves. Fucile não entrou nas contas o que leva a indicar que talvez seja o próximo a experimentar novas paragens, não questiono a ambição, questiono é o plantel do Porto, Sapunaru não é, neste momento, um poço de garantias, e Miguel Lopes sendo melhor em termos de marcação não é um central de ala a ala. Estamos pois “mancos” de defesas…Não esquecendo claro que 3 defesas centrais não chegam para uma equipa como o F.C.Porto que está para ganhar em todas as competições que entra. A questão do capitão de equipa, Helton, mostra disponibilidade, mostra amor ao clube, mas é guarda-redes, não pode andar a correr de um lado para o outro a apagar “fogos” como se viu ontem, um Guarda Redes necessita de concentração máxima, a qualquer altura pode ser posto à prova e andar a correr de um lado para o outro não ajuda….
Falcao? Que dizer!? É um jogador de outro nível, outro campeonato, espero que se aguente por muitos anos no nosso clube.
No final, e tirando a parte de cãibras talvez impulsionadas com o intuito de desacelerar o jogo e passar tempo, notou-se que alguns jogadores ainda não estão a 100%, nada de preocupante, apenas digno de registo, caso claro é a arrancada de Fernando já nos instantes finais em que nem a equipa teve pernas para o acompanhar, como ele próprio desistiu da arrancada por falta de pernas..preferindo vir para trás e pausar o jogo.
Não sendo a minha equipa, não tendo qualquer interesse nas suas performances, cumpre-me analisar Jorge Jesus comparando-o com André Vilas Boas num simples aspecto, enquanto na pré-época o segundo não tendo ainda o plantel formado preferiu apostar em jogadores que dão menos garantias em vez de colocar os crónicos detentores do lugar mas que a priori sabe que são alvos fáceis de transferências, preparando a equipa para que estes não façam parte do plantel e caso as transferências não se concretizem acaba por ter mais opções visto que os chamados “2ºlinha” tiveram que se aplicar chamando a si a responsabilidade que antes não era sua…Jorge Jesus por seu lado optou por colocar na pré-época Ramires, e depois viu-se obrigado a alterações e o mais impressionante, contrata Jara e Gaitan, para o sector ofensivo, sendo que optou sempre por colocar Fábio Coentrão na sua posição “original” no Benfica para no primeiro jogo oficial colocar César Peixoto e Fábio Coentral…parece-me redutor e falta de planeamento organizacional na pré-época… Já para não falar na falta de soluções e opções que o Benfica evidenciou quando confrontado com um resultado desfavorável…

7 Passes de rotura:

Emanuel Ribeiro 10 de agosto de 2010 às 18:47  

Boa tarde!!
Cá está de volta a temporada, e para as nossas cores nada melhor que um jogo com uma vitória inequívoca frente aos nossos maiores rivais.
Em termos estatísticos, embora agora, tentem dar um atestado de menoridade à supertaça que é a 3ª prova em termos de importância, veio colocar o FCPorto a um título do SLB. Já em termos de confronto directo, deu-se a ultrapassagem. Quando PC entrou em 1982, benfica tinha mais 17 vitórias em confronto directo, ora ao fim destes anos, já os ultrapassamos. Claro que pode ser um indício falso, pois até o Porto foi campeão no ano de Co Adriaanse perdendo os dois jogos, mas estes dados estatísticos em conjunto ( confronto directo e troféus), vêm comprovar que, de facto se o benfica é um colosso, o Porto merece também esse estatuto. Claro que, em termos de massa adepta ainda estamos algo longe, mas creio que ainda será do meu tempo de o Porto ter mais adeptos ( ou pelo menos tantos), que o benfica.

Em relação ao jogo, o golo sofrido pelo benfica, inferiorizou-o, pois pelo discursos proferidos por todos os quadrantes, dava este resultado como pouco menos que impossível.
Eu, com os meus amigos conferenciei: " Eles jogam com o Roberto, por isso um golo marcamos. Nós jogamos sem o Emídio Rafael, por isso não sofremos!"
De facto este Emídio Rafael não me convence minimamente!

Boa vitória num jogo longe de ser brilhante e bastante quezilento. Nem me vou referir ao árbitro porque, já vários benfiquistas assumiram a tendência de jogo em termos disciplinares, falando que houve de facto muita permissividade e critério enormemente largo do árbitro.

Será que este critério largo, se vai aplicar no campeonato?

O que gostei mais, foi da reacção, do chamado "grito de revolta" dados pelo Porto ( treinadores e jogadores). Imprensa constantemente elogiando o benfica ( e de facto bem, pois o benfica esteve bem na generalidade dos jogos) mas menosprezando o Porto, falando que o Benfica e Braga estavam em crescendo e o Porto e Sporting em decrescendo, só veio motivar ainda mais. Frases como o JJ que diz que com esta intensidade e mobilidade ninguém nos pára, quem em todos os jogos podemos fazer golos, em vez de galvanizar a equeipa do benfica, incentivou a equipa do Porto.
O benfica com uma atitude passiva permitiu que o porto dominasse o jogo a seu bel-prazer.
O benfica mandão do ano passado foi uma miragem.
Agora virem-se desculpar qe os jogadores estão cansados ( má planeamento dos jogos amigáveis? Não! JJ diz que é para fortalecer os jogadores). Virem dizer que o campeonato e que a época realmente começa no próximo fim de semana? Não, JJ disse que era um jogo diferente contra o Porto.
Parece-me que o estado de graça de JJ acabou, e que, como eu já suspeitava, o benfica arrisca-se a penar esta época se quiser atacar todas as competições, pois JJ demonstrou que por muito bom treinador que seja, que o é, é um treinador que tem um 11 base pouco flexível a mudanças e que competições como a LC com o nosso campeonato, se não se souber controlar os jogadores a nível físico não se consegue ganhar. O benfica mandão do ano passado, o das goleadas creio que possa ter desaparecido, e será mais o benfica das vitórias 1-0, 2-1 que poderá fazer frente ao Porto este ano.

Desculpem o meu comentário enorme!

Abraços a todos

Emanuel Ribeiro 10 de agosto de 2010 às 20:16  

Desculpem mais este comentário, talvez um pouco incendiário, mas gostavem que tb deixassem a vossa opinião em relação a este aspecto:
No jogo, foram recorrentes as entradas duras prativadas por jogadores do benfica. Aqui, não há que criticar os jogodores, pois o árbitro assim o permitiu.
O que crito os jogadores e JJ, ele que disse que o FAIR-PLAY é uma treta, mas depois de certas dessas entradas, alguns jogadores do Porto ficaram minimizados no imediato, e os jogadores do benfica, nem atiram a bola para fora? Mas que é isto? Futebol também já se joga assim?
Eu não gosto, e se, como já aconteceu no passado quando critiquei o Porto por fazer algo parecido, acredito que ninguém pode ficar indiferente a esta deturpação fácil e a este futebol dissimulado que foi praticado. Acho revoltante!

JV 10 de agosto de 2010 às 23:28  

Em relação ao post do Capo só não concordo com a análise ao Sapunaru, vi-o ao vivo no jogo da apresentação e vi-o no jogo contra o SLB e esteve bastante bem, se for para continuar assim, espera-lhe uma grande época ao serviço do FCP, é a minha opinião.

Em relação ao Helton, não vejo melhor capitão que ele, tem a desvantagem de ser o guarda-redes mas isso o Vitor Baía também era.

Em relação ao comentário do Emanuel concordo no geral. Acho que não vale a pena falar na arbitragem porque ganhamos e toda a gente viu que o árbitro favoreceu nitidamente o SLB, viu-se logo de início quando perdoou amarelos sucessivos ao SLB e ao FCP na primeira falta digna desse nome, o Fernando leva amarelo.

Realço só o desportivismo por parte dos jogadores do FCP, levaram o jogo a sério e sem entrar em confusões embora critique sempre os constantes protestos com a equipa de arbitragem (muitas vezes fundamentados neste jogo) que de nada servem a não ser para levar amarelos, o que só prejudica a própria equipa. Convém que sejam minimamente inteligentes e acabem com essas situações.

Cumprimentos.

João 12 de agosto de 2010 às 01:21  

Foi um grande jogo do Fc Porto, tendo em conta a pré-época do Benfica de grande Nível. Tal como o Capo referiu e muito bem,a exibição roçou a perfeição e fiquei bastante admirado com o nível demonstrado pelo Varela, admirável após a lesão. O JM, com pena minha, também fez um jogão.

O resto da equipa também esteve bastante bem e o falcão indicia outra época em grande, que golaço. Além da excelente exibição do Porto (Villas-boas está de parabéns, vamos ver o futuro)o Benfica acusou bastante o golo inicial de um modo que me deixou admirado, faltou-lhes muita garra e demoraram muito tempo a recomporem-se.

Depois JJ pecou por não ter jogado em 4-4-3 com Jara, acabou por sacrificar o Fábio Coentrão na ala (que seria o grande desequilibrador e velocista do Benfica), perdendo um DE de grande classe. Sapunaru, apesar de algumas falhas que me fazem concordar com o Capo no que toca a não dar garantias para os grandes adversários domésticos e Europeus, fez um bom jogo e cumpriu globalmente o seu papel.

O benfica teve assim um meio campo lento e apenas apoiado em Fábio Coentrão. Ramires fez muita falta e na ausência de Urreta e Gaitan, JJ deve ter pensado que Jara ainda não teria muita experiência e optou por um esquema mais conservador que falhou. Contudo, não acredito que o Benfica esteja muito mais fraco esta época e que volte às vitorias tangenciais como referiste Emanuel. Rodrigo, Gaitan e Jara parecem-me muito bons e mais reforços afiguram-se, sendo urgente substituir Ramires.Contudo, tendo em conta o trabalho de JJ o ano passado e esta pré época benfiquista penso que teremos um Benfica forte.

Foi um jogo, na minha opinião vale para os dois clubes, vamos ver se o porto mantém este nível já este Fim-de-semana. Concordo muito contigo também nas críticas à arbitragem, o árbitro desta vez foi mais complacente com os jogadores benfiquistas, os Portistas portaram-se bem.

Quanto à questão do Fair-Play já sabemos que é o árbitro que tem de parar o jogo e mais uma vez esteve mal, mas eu concordo com a visão do JJ. Todos sabemos que sempre que possível, qualquer equipa tenta usar o fair play em seu proveito. Nos últimos anos JJ viu muita farsa, portanto compreendo-o bem (realço que ele criticou o fair-play pelas simulações de lesão para ganhar tempo)e defendo o mesmo, o jogo deve parar só quando o arbitro o indique, salvo casos extremos e em que o árbitro seja chanfrado e não o pare. Ainda por cima nos derbies há mais tendência para estes abusos para queimar tempo ou sacar faltas e cartões ao adversário.

Em relação ao historial de confrontos directos, acho que é um indicador relevante para "comparar os dois clubes".Penso que para todos o porto é já há muito um colosso do futebol, apesar de perder por ex. em número de adeptos e nos títulos para o Benfica (O maior número de campeonatos nacionais do Benfica - o porto rebate com as Supertaças, mas são "só" um jogo e não 30 ou mais - e as finais Europeias perdidas dão-lhe um historial continuo de qualidade que o Porto não tem, também porque só há poucas décadas é que iniciou verdadeiramente a sua ascensão no futebol nacional e Europeu.É a velha questão do qual é melhor, um tem vantagem nas últimas décadas, outro durante mais tempo.

Vasco 13 de agosto de 2010 às 20:08  

Capo,

como assíduo leitor deste blog, mas pouco activo a comentar posts, começo este post por te dizer 3 coisas: sou benfiquista, festejei títulos europeus do porto e não sou fanático.

Sobre o jogo da Supertaça apenas vos posso dar os parabéns, jogaram melhor, marcaram e festejaram o primeiro título. Muito gosto me dava entrar, oficialmente, na época com uma vitória e logo sobre o Porto, mas assim não foi.

Jorge Jesus pecou pela arrogância de quem é novo nestas lides de ser campeão, achou que o jogo estava ganho na praça pública e deu-se ao luxo de cometer erros graves como mudar a melhor defesa do Benfica desde que me lembro de futebol...!
O meio campo, como dizes e bem, sofre com a falta de Ramires, faltam automatismos...jogadores...Javi Garcia!
Jogadores apagados, conformados com um resultado desfavorável, falta da atitude de campeão que nos distinguiu o ano passado.
Este jogo a meu ver demonstra duas coisas, a eterna conversa dos túneis não tem cabimento, nem Hulk nem Sapunaru fizeram a diferença de que tanto se falou; a segunda, que temos mais um adversário para o título este ano. Pela segunda razão pergunto se fará sentido a tua frase "Não sendo a minha equipa, não tendo qualquer interesse nas suas performances"? Espero que te interesse bastante, porque se tiveres a arrogância de não te interessares perdes, não uma Supertaça, mas uma Liga!
Não tenham a ilusão de que foi o Porto que nos ganhou que vos vai ganhar a Liga, este Porto está a milhas do que foi o ano passado e ficaram em 3º lugar! Não tenhas medo de "parecer um critico constante, nem um “ constante insatisfeito”", essa atitude crítica é que fez o Benfica campeão que de jogo para jogo corrigia erros mínimos, que fizeram a diferença o ano passado!

Que venha aí um grande ano de futebol!

Capo di tutti capi 16 de agosto de 2010 às 18:26  

Vasco, obrigado pelo teu comentario, assim é possivel o Futebol Portugues elevar-se e chegar a ligas competitivas como espanhola e inglesa, de fora os fanatismos, venha a critica e contra critica construtiva.

Digo e volto a dizer, André Vilas Boas não é o mestre da tactica que se apregoa, mas é o Portista como eu e muitos que sente o clube, e era isso que era preciso, o Porto à excpeção dos anos dourados de Mourinho foi mais uma equipa de coração do que razão, ou digamos assim, quando uma faltava havia sempre outra, a época passada não tivemos nada..eramos uma equipa sem eira nem beira...perdidos! Este ano vemos o coração com um pouco de razão, e isso Vasco, não há estrutura, equipa e adeptos em Portugal que se galvanize mais na raça e garra que o Porto.
Várias vezes comentado por adeptos de outros clubes...e esta é a frase que mais ouço..."não entendo...o gajo não jogava nada, no Porto, come a relva!!", e é este comer a relva que nos faz ser o Porto, e é a este comer a relva que nos temos que agarrar...e nos agarramos ainda mais quando nos inferiorizam...vide caso da epoca passada de serem campeões no Porto e o "linchamento" precoce de uma equipa na supertaça..

Quanto ao não comentar o Slb, não o faço, embora não compreenda o que se passa, quando o slb ganha, temos isto cheio de posts do slb, temos mil pessoas a falar, quando perde, desaparecem! é triste.

Eu, não sei se ja por aqui andavas, aceitei escrever neste post e reavivar outro blog ( mentalitaultra.blogspot.com) quando o porto a época passada se rastejava pelos relvados, não virei a cara e disse presente.

E era isso que esperava deste blog...

Pedro Veloso 18 de agosto de 2010 às 00:10  

Olá a todos,

em primeiro lugar, relativamente à ausência de comentários por parte dos benfiquistas deste blog, tal deve-se exclusivamente a um factor - férias. Não tem nada a ver com escondermo-nos, e espero que ninguém pense isso. O Manú e o Tomás Pipa(sportinguista), por exemplo, estão em interrail (só voltam no final de Agosto), e eu próprio estive bastante tempo fora sem acesso à internet. Agradeço ao meus colegas, nomeadamente o meu irmão João e o capo, os posts que foram apresentando, e em breve, caros leitores, o blog voltará ao ritmo e qualidade habituais. E da minha parte - e respondendo ao teu comentário, capo - defenderei e darei a minha cara pelo meu Sport Lisboa e Benfica sempre, qualquer que seja a evolução desta época.

Quanto ao jogo concordo genericamente com os comentários e com o sentido do post. Na perspectiva do meu clube, acho que se notou a falta de ritmo de alguns dos jogadores cruciais: Javi ainda estava fora de forma, e Airton (que é talvez mais evoluído tecnicamente que o espanhol mas defende pior) desiludiu ao falhar muitos passes; Maxi fez muita falta para travar Varela; Luisão fez grande jogo mas acusou a paragem prolongada, "rompeu" e estava já em baixo no lance do 2ª golo; César Peixoto esteve muito lento; Aimar e Cardozo praticamente não se viram. A ausência de Gaitán condicionou, sendo que eu teria mantido Coentrão a lateral com o Peixoto a extremo.

Para além disso, ter sofrido o golo muito cedo foi decisivo, pôs o Porto por cima e intranquilizou a equipa encarnada, e até o Roberto.

Só uma coisa, não percebo como conseguem achar que o Jesus, com tantos anos de carreira, subestimava a equipa do Porto. Toda a gente sabe que o FCP, mesmo quando tem equipas fracas - o que não é de todo o caso este ano! - se galvaniza (mais a mais contra o seu grande rival Benfica), a sua capacidade mental é uma das grandes forças da equipa, pelo que ninguém (excepto alguns benfiquistas, quiçá) achava que eram favas contadas. Simplesmente se entrou mal e depois não se teve verdadeira capacidade para responder, pese embora com alguma sorte pudéssemos ter empatado (mas também podíamos ter sofrido mais golos).

Parabéns ao Porto pela justíssima vitória e, já agora, por aquele hino ao futebol que foi o 2º golo.

Vasco gostei do desportivismo do teu comentário. E desta frase que subscrevo inteiramente (e que é uma das razões que me leva a acreditar que vamos dar a volta por cima):

"Não tenhas medo de "parecer um critico constante, nem um “ constante insatisfeito”", essa atitude crítica é que fez o Benfica campeão que de jogo para jogo corrigia erros mínimos, que fizeram a diferença o ano passado!"

Um abraço