Casos da Jornada 2010/2011 - 1ª Jornada

Regressa esta semana a rúbrica Casos da Jornada, que procura contabilizar os ganhos e perdas dos três grandes e do Sporting de Braga, ao longo da Liga Zon Sagres, devido aos erros da arbitragem, permitindo estabelecer uma tabela classificativa corrigida.

Em relação ao ano transacto, introduzimos uma nuance que vem conferir maior rigor, na medida do possível, à análise: as grandes penalidades por assinalar passam a contar não como um golo por atribuir à equipa beneficiária desse penalty, mas como 0,75 de um golo. Isto é, atribui-se uma probabilidade de concretização do penalty de 75%, em linha com as taxas históricas de sucesso no nosso campeonato. Poderemos eventualmente vir a introduzir, a breve prazo, uma ou outra alteração adicional (nesse caso, naturalmente com efeitos retroactivos desde a primeira jornada).

Braga-Portimonense

Num jogo relativamente fácil para Carlos Xistra, o único caso do jogo aconteceu no golo dos algarvios. Elias desvia a bola para a baliza – em posição regular (há um colega em fora-de-jogo posicional mas sem interferência) –, mas não se percebe totalmente se o faz com o ombro ou mesmo com o braço. Benefício da dúvida para o árbitro, já que o lance acaba por não ter influência na vitória justa do vice-campeão nacional.

Naval-FC Porto

21’: João Pedro cai na área do FCP em disputa com Álvaro Pereira. O jogador navalista afirmou a posteriori que o uruguaio reconheceu ter-lhe tocado, mas as imagens apontam mais para um tropeção sem falta, na minha opinião.

25’: Na área contrária, a bola vai ao braço de Rogério Conceição, chutada de muito perto por um colega. Claramente bola na mão, sem falta.

62’: Carlitos derruba Hulk em zona perigosa, mas não se justificava o vermelho porque o Incrível ainda não seguia isolado para a baliza.

74’: Jonathas entra de forma deliberada, com a sola da bota, sobre Moutinho; devia ter ido para a rua mais cedo.

82’: Ao contrário do lance aos 25’, neste caso Jonathas de facto cometeu grande penalidade – bem assinalada, portanto, por Paulo Baptista –, uma vez que desviou a bola com o braço (que estava a aumentar o volume do corpo).

A vitória do Porto é assim correcta.

Paços Ferreira-Sporting

9’: Disputa entre Polga e Caetano na área leonina, sem qualquer infracção do central.

25’: Amarelo por mostrar a David Simão, reincidente nas faltas.

41’: Liedson cai na área pacense, sem falta. O luso-brasileiro chocou com o central, que já tinha ganho a posição e se limitou a proteger a bola de forma legal.

A vitória do Paços é assim justa.

Benfica-Académica

12’: Saviola carregado à entrada da área por Diogo Gomes, Cosme Machado deveria ter assinalado livre directo mas deixou seguir.

50’: Addy bem expulso por acumulação. Ambas as faltas mereceram acção disciplinar.

72’: David Luiz protege a bola de Sougou e, nesse movimento, usa o braço de forma agressiva para afastar o extremo. Não creio que fosse agressão, mas a verdade é que o amarelo se justificava. Como o central já tinha um, deveria ter sido expulso.

86’: Saviola cai na área ao disputar uma bola com Diogo Melo. Fica a ideia que não há falta, o jogador da Académica limitou-se a saltar para cabecear (sem se apoiar no argentino), enquanto Saviola apenas esperou o contacto inevitável dos corpos para se aproveitar.

89': Javi García desvia a bola de um adversário e é na sequência atingido na perna. Penalty por assinalar para o SLB.

90+3’: No lance imediatamente anterior ao golo de Laionel, queixas de mão na bola de Júnior Paraíba na área da Briosa. As imagens não esclarecem se a bola tocou mesmo no braço, e por outro lado ele tinha-o junto ao corpo, não fazendo nenhum movimento para desviar a bola. Parece ter decidido bem Cosme Machado.

Uma vez que, em função das novas regras desta rúbrica, um penalty vale apenas 0,75 de um golo, o lance aos 86’ não é suficiente para alterar a justiça da vitória academista.

Classificação Ajustada da Liga:

Braga - 3 pontos

Porto - 3 pontos

Sporting - 0 pontos

Benfica - 0 pontos

1 Passes de rotura:

João 22 de agosto de 2010 às 14:31  

Não tive oportunidade de ver os jogos todos mas dos resumos que consegui ver, concordo com a análise. Penalty sobre R.Garcia e ausência do mesmo sobre Saviola.O lance duvidoso do Álvaro Pereira também me parece sem infracção. Espero que a nova regre traga mais coerência à contagem, é um belo passo de aperfeiçoamento!