A época de 2010/11 começou em grande. ( Parte 2)

Boa tarde a todos,


Prometido é devido, então cá vai a minha análise sobre o treinador André Villas-Boas, pelo menos, quais as minhas expectativas em relação ao seu trabalho no cube, pois para saber quem ele é, isso já está bem escalpelizado nos diversos jornais.


Tacticamente, espera-se um 4-3-3 com várias nuances, em que a principal diferença em relação ao seu antecessor será novas funções para o jogador da posição 6, em que ele quer que este desempenhe algumas funções ofensivas, e que seja o primeiro distribuidor de jogo, e não que apenas desempenhe funções de cobrir a subida de laterais ou diversas compensações. Para o Fernando, que não se lhe reconhece grande habilidade na precisão de passes para movimentos ofensivos, será de facto uma grande tarefa. Logo, um trinco, para fazer sombra ao Fernando, terá que ter essas características. Será que o Castro, cumpre esses requisitos? Não sei, na pré-época se verá, ou se no mercado existe alguém com essas características. Outra opção, na construção de ataque, são os laterais, que terão ordem de atacar, um de cada vez. Isto é, subindo o defesa direito, fica o defesa esquerdo a fazer de 3 defesa, garantindo sempre uma superioridade numérica em caso de contra-ataque adversário, havendo sempre um jogador rápido para compensar a habitual lentidão dos centrais. Mas, André Villas-Boas, tal como Mourinho, gosta de laterais altos. Aí Fucile, não estará bem enquadrado, sabendo que existindo um interesse do Atlético de Madrid, poderá ser uma boa saída, ficando para esse flanco Miguel Lopes e Sapunaru.


Para suprir a eventual saída de Bruno Alves, já fizemos a investida num reforço que considero de bom nível e com apenas 25 anos, e já internacional português.


Nota-se que, fundamentalmente, se tratará de uma nova aposta na aquisição de jogadores. Começar a tentar aproveitar a prata da casa e uma política de contratações agressiva e criteriosa, tal como André Villas-Boas deixou transparecer aquando da sua apresentação oficial.


Para o meio campo ofensivo, começando nos jogadores de meio campo, creio de deixarão de ser eles a fecharem os corredores na compensação das subidas, mas poderão ser jogadores, um mais posicional, e outro que apareça nas costas do avançado. Mais ao estilo do FCP da taça UEFA e LC. Na frente de ataque, sabe-se que ele prefere simplicidade de processos, havendo a questão de, se quer jogar com extremos puros, Qual será a função de Hulk. Será que apostará num

extremo puro, tal como Ukra, Rodriguéz e o defesa desse lado fica mais resguardado? Ou será que aposta em laterais que fazem o corredor todo aparecendo Hulk no apoio declarado ou mesmo como 2º avançado? Estás dúvidas serão certamente dissipadas nos primeiros jogos contra o Ajax e Marselha, dois bons testes para o FC Porto nessa altura.


Mais contratações, será certamente um outro avançado com características de área pois, o Farias depois do episódio de Janeiro deve abandonar o dragão, assim como o Orlando Sá, que precisa de minutos e de competição, e dado o suposto interesse do Nacional, poderá eventualmente rodar esta época. Bruno Moraes, Rabiola, Yero e Rui Pedro, devem continuar a sua rodagem noutros clubes, sendo que no caso do Bruno Moraes, será certamente um adeus definitivo ao dragão.


De todas as contratações que foram anunciadas, entre

jogadores e equipa técnica, a que eu gostei mais foi do Pedro Emanuel. Sim, esse irá dar novamente a voz de comando no balneário que faltou este ano, a voz que separa o Porto das outras equipas.


Por isto tudo, digo que este ano além de contratarmos jogadores à Porto, também foi feita uma escolha criteriosa de treinadores à Porto.


Esta, é a minha visão de como poderá ser, e aguardo com curiosidade a silly season.


Abraços!


Por Emanuel Ribeiro


2 Passes de rotura:

Pedro Veloso 9 de junho de 2010 às 11:24  

Boa análise Emanuel (e obrigado por ajudares o Joaquim no blog).

Acho mesmo que a maior curiosidade no 4-3-3 do Villas Boas será a posição do Hulk. Se, como dizes, o treinador não abdicar de jogar com extremos puros, isso seria um problema para o Incrivel, porque amarrá-lo à linha limita-o e também não é jogador indicado para jogar no vértice adiantado do meio-campo. E como ponta-de-lança fixo também não é bom. Mas é um jogador que obviamente tem que jogar pelo que pode desequilibrar, pelo que penso que o modelo acabará por não fugir muito ao do Jesualdo, um extremo mais de linha e do outro lado o Hulk com mais liberdade.

O Castro é excelente jogador mas, para mim, claramente um 8, levantas a hipótese de ele substituir o Fernando mas - embora muito melhor com a bola nos pés -não tem características para recuperar a bola.

Resta-me dizer (parte I do vosso post) que achei que o AVB esteve muito bem na conferência de imprensa inicial, fugiu com classe às comparações com Mourinho (teve piada a colagem ao Bobby Robson) e respondeu bem às dúvidas sobre a idade (sem no entanto ter aquele ar de quem se irrita com todas as perguntas difíceis dos jornalistas, género Jesualdo ou Queiroz).

João S. Barreto 9 de junho de 2010 às 12:41  

Emanuel excelente análise ao modelo táctico que deverá ser adoptado pelo AVB. Concordo com tudo. Penso também que Pedro Emanuel terá o papel de transportar o pensamento do clube para dentro do balneário. Será que isso é um sinal da possível saída do Bruno Alves? Ainda mais face à contratação de Sereno, na minha opinião superior a Rolando.

Guarín também acabou muito bem a época e pode ter um papel preponderante neste novo Porto de AVB.