Os Leões Indomáveis

Faz este Verão 20 anos que uma selecção africana espantou o Mundo ao passar pela primeira vez a fase de grupos dum Campeonato do Mundo. Em 1990 os Camarões só foram batidos por 3-2 (após prolongamento) pela Inglaterra nos ¼ Final. Desde então, uma equipa africana tem chegado sempre pelo menos aos 1/8 Final. Em 1994 e 1998 foi a vez da Nigéria chegar aos 1/8 Final, em 2002 o Senegal igualou o feito dos Camarões ao também chegar aos ¼ Final e em 2006 foi a vez do Gana se estrear no mata-mata. Este ano o Mundial é em África, terão as equipas africanas mais hipóteses de chegar mais longe?

Os Camarões só conseguiram carimbar o passaporte na última jornada da fase de qualificação da zona africana, após luta intensa com o Gabão num grupo muito complicado onde também estavam o Togo e Marrocos.

Os Camarões são a selecção africana com melhor historial em Campeonatos do Mundo. Tem 5 presenças em fases finais (mais que Portugal) sendo que numa delas chegou aos ¼ Final, tal como o Senegal. Penso que será a selecção africana com mais probabilidades de chegar longe neste Mundial, pois tem um bom treinador e está inserida num grupo que permite sonhar.

Uma das maiores forças desta selecção está no seleccionador, o tri-campeão francês Paul Le Guen. Le Guen assumiu o comando dos Leões Indomáveis em Julho de 2009, assinando um contrato de 5 meses que seria automaticamente renovado caso conseguisse a qualificação para o Mundial, e assim foi. As primeiras medidas de Le Guen enquanto seleccionador foram: recuperar o lendário Rigobert Song para a selecção e entregar a braçadeira de capitão a Eto’o. No currículo como treinador, Le Guen apresenta 3 Campeonatos franceses e 3 Supertaças francesas pelo Lyon e uma Taça da Liga pelo Paris SG.

Apenas um jogador dos Camarões figura na história do Campeonato do Mundial. Roger Milla foi o jogador mais velho a disputar uma fase final de um Mundial com 42 anos e 39 dias em 1994 nos EUA. Nesse mesmo Mundial, Milla bateu também o seu próprio record de ser o mais velho a marcar um golo. Milla marcou o golo de honra dos Camarões na pesada derrota por 6-1 contra a Rússia. Curiosamente, também nesse jogo, Salenko da Rússia, também bateu o Record de mais golos marcados num só jogo, 5. Roger Milla também ficou celebrizado pela forma como celebrizava os seus golos.

Le Guen chamou 30 jogadores para estágio sendo que até ao final do mês, 7 jogadores serão dispensados.Para a baliza, há 4 guarda-redes para 3 vagas. Kameni (Espanyol) será o guarda-redes titular. Kameni é provavelmente o melhor guarda-redes do continente africano e curisamente já marcou um golo pela selecção. Apesar de ser considerado, a par do egipcío El Hadary, o melhor guarda-redes africano, Kameni também sabe dar frangos (e de que maneira!). É um guarda-redes com muito instinto e bons reflexos, o que me faz lembrar o saudita Al Deayea. Hamidou (Kayserispor), colega do nosso conhecido Makukula, será aos 37 anos o principal suplente de Kameni. Assembe do Valenciennes deverá ser o 3º guarda-redes. Tignyemb (Bloemfontein Celtic) também tem esperanças de ser convocado e tem a seu favor o facto de ser um dos melhores guarda-redes a actuar no campeonato da África do Sul.

Na defesa, os dois centrais titulares já estão escolhidos. N’koulou (Mónaco) é uma das maiores promessas da actualidade com apenas 20 anos e será certamente muito falado após este campeonato. A acompanhar N’Koulou estará o veteraníssimo Rigobert Song (Trabzonspor) que aos 33 anos fará o seu 4º Mundial (1994,1998 e 2002). Bassong (Tottenham) será a 3ª escolha para central, mas não está de parte colocada a sua utilização como lateral-direito ou médio-defensivo. Boukar (Al Nahda) e o jovem alemão Matip (Schalke 04) lutam entre si por uma vaga. Na lateral-esquerda, dois jogadores deverão estar só à espera da confirmação de Le Guen: Ekotto (Tottenham) e Bong (Valenciennes). Para a direita, apesar de não haver nenhum jogador de raiz, há várias soluções: ou Bassong joga como lateral-direito ou faz mesmo de 3º central, ou joga Geremi a defesa-direito. No caso de Le Guen apostar em três centrais, Enoh e Geremi são candidatos a fazerem a ala direita. Bikey (Wigan) fica de fora por lesão. Por opção ficam de fora os laterais-esquerdos Womé (Colónia) e Atouba (Ajax)

No meio-campo camaronês há alguma qualidade. O trinco Alex Song (Arsenal), sobrinho de Rigobert Song, é uma das estrelas desta selecção e será titularíssimo. Makoun (Lyon) deverá jogar à frente de Song juntamente com Mbia (Marselha). Geremi (Ankaragücü) deverá ser usado como defesa direito, mas também pode jogar no meio-campo, tanto no centro como na direita. Enoh (Ajax) é um extremo direito promissor e também não deve ver o seu lugar ameaçado nos 23. N’Guemo (Celtic) é um médio-defensivo. Obviamente que não tem qualidade para lutar com Song pelo lugar, mas caso Song se lesione, N’Guemo será a primeira alternativa. Emana (Bétis) é um dos jogadores mais habilidosos desta selecção, pode jogar nas alas em 4-3-3 ou como nº10 num 4-4-2 losango, é certamente um dos jogadores com mais qualidade desta equipa. Chedjou (Lille) que será um jogador livre no fim do Campeonato do Mundo tentará fazer um grande Campeonato do Mundo para arranjar um bom contrato. No entanto, não deverá sair da sombra de Makoun e Mbia. Mandjeck (Kaiserlautern), Ndzana (Astres), Ndjeng (Augsburg) e Mevoungu (Canon Yaoundé) são os jogadores que estão com o seu lugar mais em dúvida nos 23. Le Guen deixou de fora muitos jogadores conhecidos: Djemba-Djemba (Odense), Epalle (Bochum), Binya (Neuchatel Xamax), M’Bami (Almería), Kome (Tenerife), Essame (Terek) e Frank Songo’o (Real Sociedad).

Para o ataque, os Camarões contam com a sua estrela Samuel Eto’o (Inter). Eto’o é Tetra-Campeão europeu de clubes, Bi-Campeão e melhor marcador da história do CAN e Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. Webó (Mallorca) é o segundo jogador mais sonante deste ataque, mas está longe de ter a qualidade de Eto’o. Idrissou (Friburgo) aos 30 anos deverá ser a terceira escolha para ponta-de-lança e o último avançado a ter o seu lugar garantido. Abubakar (Cotonsport) de 18 anos, Kouemaha (Club Brugge), Zoua (Basel) e Moting (Nuremberga) lutam pela 4ª e 5ª vaga (se houver). De fora ficaram nomes como os de Meyong (Braga) e o do experiente Desiré Job (Lierse).

Os Camarões estão no grupo E. Se apresentarem um bom futebol, não deverão ter dificuldades para superar a Dinamarca e o Japão. A minha aposta é que passa os grupos à frente da Dinamarca e atrás da Holanda e caia nos 1/8 Final perante a Itália.


Os prováveis 23: Kameni, Hamidou e Assembe; Geremi; Bassong, Song, N’Koulou, Matip; Ekotto e Bong; Makoun, Alex Song, Mbia, Mevoungu, Chedjou, N’Guemo, Mandjeck, Emana, Enoh; Eto’o, Webó, Idrissou e Zoua.

10 Passes de rotura:

João S. Barreto 30 de maio de 2010 às 18:33  

Tomás apesar do potencial e do histórico desta Selecção, deixa-me dizer-te que vi todos os jogos deles na CAN e achei-os muito fraquinhos, não só (principalmente) na defesa, mas também no ataque. Etoó é o único elemento de qualidade (e que qualidade!) indiscutível nesse sector. Faz lá falta o velhinho Patrick Mboma (já retirado).

Kameni é um guarda-redes com uma elasticidade impressionante, mas é pouco seguro. É de facto o melhor em África na sua posição, mas muito devido à fraca qualidade da "concorrência". O jogo com o EGipto na última CAN é um bom exemplo disso.

Percebe-se bem porque é que Chedjou vai ficar sem clube, pelo que vi dos jogos em Angola é muito fraco. O Mbia também pode ser titular como defesa central (o Song nem sempre joga), pois fez com competência esse lugar muitas vezes durante o campeonato francês, apesar de ter dito publicamente que não gostava de fazer a posição.

Concordo contigo, Emana tem muita qualidade e já se fala no Porto! Acho que o Enoh joga mais no centro do que à direita. O meio-campo é talvez o sector mais forte desta equipa, muito por causa da qualidade de Song, um trinco que me enche as medidas.

Neste grupo, aposto numa luta renhida entre Holanda e Dinamarca, com os Camarões a lutarem pelo terceiro lugar com o Japão.

Pedro Veloso 31 de maio de 2010 às 10:13  

Excelente análise Tomás

Pelo que vejo é um grupo muito forte de jogadores, mas selecções africanas são sempre uma incógnita. Desta vez têm a garantia de pelo menos ter um treinador competentíssimo.

Estou ansioso pelo Holanda-Camarões, espectáculo garantido!

O Kameni acho muito inconstante, em dia bom é insuperável mas é frequentemente mal batido, comparo imenso com o Mandanda do Marselha

Tomás Pipa 31 de maio de 2010 às 13:00  

Dimarca e Camarões vão protagonizar uma das maiores lutas da fase de grupos. Acredito nos Camarões porque jogam em casa, têm um treinador melhor e tem 2 ou 3 jogadores que são capazes de desiquilibrar, coisa que a Dinamarca não tem. E deixem-me que diga que pelo que vi da Dinamarca nos jogos de qualificação, não fiquei entusiasmado. Defendem bem, mas não jogam nada. Não têm futebol.

Le Guen também afastou muitos jogadores que já estavam acomodados na selecção e pré-convocou muitos jovens mesmo. Pode ser que seja bom!

Manú 31 de maio de 2010 às 14:04  

bom trabalho de pesquisa.

tambem acho que podem passar perfeitamente o grupo, ainda que japao seja sempre aquela incognita e a dinamarca tambem seja razoavel.

uma selecçao que tem na frente um jogar da qualidade de samuel eto'o (dos melhores avançados que ja vi desde que nasci) arrisca-se a ter bons resultados!

Pedro Veloso 31 de maio de 2010 às 15:10  

Rigobert Song tem "só" 33 anos e já foi ao mundial em...1994 lol, incrível

Aposto que o Manu não se importava de arriscar Carlos Kameni no Benfica

Pedro Veloso 31 de maio de 2010 às 15:10  

Rigobert Song tem "só" 33 anos e já foi ao mundial em...1994 lol, incrível

Aposto que o Manu não se importava de arriscar Carlos Kameni no Benfica

Manú 31 de maio de 2010 às 15:12  

importo veloso. quero a champions e para isso nao podemos ter um gr duvidoso. quero um gr top mundial!

Manú 31 de maio de 2010 às 15:13  
Este comentário foi removido pelo autor.
Mac 31 de maio de 2010 às 23:22  

Manú calma! Quero a champions!? Não te podes levar pelo que o louco do nosso treinador disse a quente depois de ser campeão! Se o homem já é o que é quando tem alguma ponderação, obviamente que quando ganha pensa que é o rei do mundo!

Diz antes quero fazer uma boa prestação na champions!
Porque com o Barcelona, Real, Inter, Man Utd e Chelsea como andam é preciso muita sorte para ganhar uma Champions nesta altura. Quartos de Final é o objectivo a partir daí tudo é possivel! Sei que parece comentário de treinador mas não é mais que um mecanismo de defesa para desilusões! Não tou para ficar duas semanas sem me apetecer ver futebol como me aconteceu a seguir a perder em anfield lol

Mac 31 de maio de 2010 às 23:24  

quanto a redes fico contente por ver que o Benfica desmentiu Eduardo e Victor. Nenhum deles me agrada! E já começo a ficar farto desta cowboiada com o Quim e o Moreira. O que se devia fazer é simples, renovavasse com os 2! São os 2 portugueses e simbolos do clube e mandava-se o Julio Cesar embora!