Campeão… onde? Não vi…


Mas que grande tarde de futebol, português, claro. Com tudo a que temos direito e a que fomos habituados, nós os portugueses. Para o bem e para o mal, é o que temos.
Para o bem, para mim, porque o meu FC do Porto ganhou, um bom jogo de futebol, como deve ser ou deveria, sempre; para o mal, para o país, porque esta segunda feira 6 milhões levantaram-se, os que não vivem de subsídios, e lá foram cabisbaixos trabalhar, sem festa, pelo menos real, já que vivem de festa anunciada desde Agosto do passado ano, tal como em todas as épocas; mas esta é diferente, porque haverá festa até a ultima jornada! E no fim veremos quem realmente fará a festa…

O meu FC do Porto não será com certeza, a fazer a festa. Esta é neste momento uma das poucas verdades absolutas no futebol português. E este “POVO DE MERDA”, (desculpem-me a expressão, não é minha, mas sim de alguém que escondido sob o anonimato, que este blog permite, usou, … certamente não será português), é inteligente e humilde o suficiente para o assumir. Para nós resta-nos a “Raínha”, no Jamor, não de consolação, mas de consagração, de um grupo que realmente a merece.

Cinco meses esteve este clássico a cozinhar, por vezes em lume brando, outras em viva brasa. Com os cozinheiros do costume, e outros, que aproveitaram o “caldo”, como diz o meu POVO, para exercitarem o seu narcisismo, que cobarde e encobertamente alimentaram a “festa”. E assim, deturpando a verdadeira “verdade desportiva”, chegamos a este final de campeonato atípico… com um FC do Porto já arredado do título, um Sporting afogando-se cada vez mais na sua própria politicamente correcta gestão, um Braga que continua a surpreender e um Benfica que luta pelo título!

E não fossem os cozinheiros, até poderia ser um jogo de luta pelo título. E pareceu, foi intenso, bem jogado, …com “casos”, claro. Como já nos habituamos nos clássicos do nosso futebol. Já a escaldar horas antes do início da partida, mas com alguma fervura apenas no início do jogo, um Benfica cauteloso entrara no Dragão em busca do ponto que lhe daria o título? Jogando ao mesmo tempo como resultado do jogo de Braga… Perguntava-me a mim próprio, que esperava uma outra atitude daqueles já tão aclamados Campeões 2009/2010! A verdade é que no Porto esbarraram contra uma barreira extremamente moralizada, revoltada. Ainda que me causasse alguns calafrios na primeira parte, com o remate a barra de Di Maria, e o falhanço incrível de Javi Garcia a escassos metros da baliza, o Benfica não mais me preocupou. Preocupava-me mais a actuação da equipa de arbitragem, constantemente iludida pelas manhas encarnadas e constante perseguição aos jogadores azuis e brancos. E o golo surgiu com uma cabeçada incrível do Capitão! A bater o capitão encarnado em plena área e a inaugurar o marcador. O FC do Porto ia para o intervalo a vencer.
Já no início da segunda parte, Olegário Benquerença mostrou ao que vinha! Aos 52 minutos sonhou com uma simulação de Fucile na área encarnada, mostrando-lhe assim o segundo amarelo e consequentemente o cartão vermelho. A conversa com Jorge Jesus à saída do túnel para o segundo tempo dava frutos! O FC do Porto ficava sem defesa direito, abrindo assim caminho ao até aqui apagado Di Maria, juntando-se a ele Jesualdo Ferreira que fora mais uma vez expulso, vai-se lá saber porquê! E logo a seguir num lance atabalhoado e com culpas para Rolando, muito permissivo, o Benfica marcava por Luisão. E se a partir daqui já muitos profetizavam a festa encarnada, mais uma vez o FC do Porto ganhava o título de desmancha-prazeres! Farias marcava novamente para o Porto, num também algo feliz. E a partir daqui o Benfica perdeu discernimento, a ânsia retirou-lhe precisão no passe. Contudo ainda destaque a uma grande defesa de Beto a um remate de Aimar, já em campo. Jesus mexia na equipa em busca do ponto que lhe daria o campeonato, mas o destino estava traçado… era o FC do Porto quem mais criava perigo, e exemplo disso seria o remate a barra de Guárim. Faltava o golo que sossegaria os portistas e levaria a decisão do campeonato para a última jornada. Já o Braga vencia em casa o Paços de Ferreira, mas ao Benfica continuava a faltar o ponto! E foi Belluschi a por um ponto final na história, com um remate em arco potente a surpreender Quim, já nos últimos 10 minutos. Sonho adiado...

E o resto são historias, iguais a tantas outras que a própria Historia não nos deixa esquecer – pedradas, insultos... tudo que o típico português gosta de ver na televisão, o repugnante espectáculo que nos é constantemente oferecido, vitimizando os outrora agressores.

11 Passes de rotura:

Bruno_Mega 4 de maio de 2010 às 21:26  

Olá a todos.
Vou ser rápido que eu vejo aqui comentários que me dão o sono a meio a ler...

Um jogo que se transformou numa guerra. E nisso meus amigos... os portistas têm mais argumentos e experiência.

Num jogo em que o Benfica deveria ter feito mais, não conseguiu. Frente a uma equipa que fez do jogo a final do campeonato do mundo... Parabéns pelo 3º lugar!

No campo da arbitragem. dois penaltis claros a favor do Benfica na 1ª parte que certamente influenciariam a histórico do jogo.
Como é possível alguém dizer que o do Álvaro pereira não é penalti porque ele toca na bola?? Toca na bola depois de o derrubar na perna direita caralho!!!

Fucile foi expulso tardiamente. com o critério apertado de Olegário (tirou 3 jogadores do próximo jogo com faltas normalíssimas) o uruguaio deveria ter sido expulso ainda na 1ª parte...

O Braga lá ganhou com mais um golo irregular... já devem ser 7 ou 8 jornadas... se fosse o Benfica... ui ui ui o k seria dito durante esta semana... mas assim tudo está calmo...

Pá semana há mais... veremos como isto acaba...

Mac 4 de maio de 2010 às 21:31  

Joaquim,

Em 1º lugar, não sei porquê mas a história da cozinha e cozinheiros faz-me lembrar a famosa "fruta". Não tenhas medo e chama as coisa pelos nomes é mais fácil a compreensão do texto e não nos fazes lembrar os códigos corrupção!

Em 2º lugar, acreditas mesmo nisto?
"Preocupava-me mais a actuação da equipa de arbitragem, constantemente iludida pelas manhas encarnadas e constante perseguição aos jogadores azuis e brancos."

Em 3º lugar:
"juntando-se a ele Jesualdo Ferreira que fora mais uma vez expulso, vai-se lá saber porquê"

Então o homem diz que chamou ao auxiliar um nome vulgar da lingua portuguesa que retrata falta de coragem! Não é calão mas ele não pode dizer na flash interview.. será que o senhor Jesulado Ferreira terá segredado ao ouvido do fiscal "paneleiro"?

Vocês até quando ganham bem se fazem de vítimas é impressionante!

Anónimo 4 de maio de 2010 às 21:51  

Bruno_Mega,

Os ultimos campeonatos ganhos pelo Porto, têm te feio tão mal.
É por ti e por outros como tu que há grandes rivalidades dentro e fora de campo.
Tu és mesmo como os cavalos de corrida, a diferença é que as tuas talas são de metro.
Se o benfica ganhar o campeonato tira férias e vai para o estrangeiro, assim não incomodas aqui ninguém e mais algumas pessoas ficaram a saber que finalmente o benfica consegiu parar a grande supermacia do Porto que se tem visto nos ultimos anos.

Não leves a mal, mas é que já fartas mt gente com esses teus discursos, a fazeres-t de inocente e o grande ódio que tens pelo Porto. Será por só festejares de mts em mts anos?

Mac 4 de maio de 2010 às 22:05  

Quanto ao jogo como já disse o Porto foi melhor, a arbitragem desastrosa não justifica a derrota do Benfica, mas é so mais uma para mostrar que o campeonato não tinha de ser ganho pelo Benfica!

Passo a enumerar(e se me esquecer de alguma coisa peço que me digam):

- Lançe entre Di Maria e Fucille, Di Maria no chão e Fucille tenta pisá-lo pelo menos amarelo, já que se for considerada tentativa de agrssão era expulsão! Fucille amarelado aceita-se! Di Maria mal amarelado, falha o próximo jogo!

- Lançe entre Coentrão e jogador do Porto. Coentrão entra de carrinho de lado e mal toca no jogador de Porto, que faz uma fita inacreditável! Amarelo mal mostrado a Coentrão!Falha o próximo jogo!

- Lançe entre David Luiz e Hulk. Hulk consegue fazer passar a bola por David Luiz, este impede a progressão do Portista com uma entrada por trás! Amarelo bem mostrado!

- Lançe entre Fucille e Di Maria. Fucille faz falta por trás sobre Di Maria, muito parecida com a entrada de David Luiz, talvez a jogada fosse menos perigosa. O amarelo neste caso seria justo apesar de tambem aceitar a nao mostragem de nenhum cartão!Aceita-se a decisão apesar da dualidade de critérios!

- Lançe entre Maxi e Alvaro Pereira. Nunca percebi se a regra diz : " Se um jogador depois de albarroar o adversário, impedindo-o de jogar a bola, consegue depois tocar na bola, então não se justifica a marcação de uma falta pois o corte é limpo" Presumo que a regra não seja esta, assim sendo penalty por marcar e consequente expulsão de Álvaro Pereira!

- Lançe de Maxi Pereira na área do Benfica! Com ajuda das repetições vê-se claramente que a bola vai ao peito de Maxi! Bem ajuizado!

- Lançe entre Fucille e Coentrão! O jogador do Porto vai em queda, não existe simulação. Mal mostrado o segundo amarelo! Este jogador podia muito bem ter sido expulso antes ou depois que não teria sido mal expulso contudo neste lançe Olegário erra mais uma vez redondamente!

- Lançe entre David Luiz e Hulk. Hulk provoca o contacto, David Luiz ao prever a ratiçe do adversário afasta-se. Hulk embate numa barreira invisivel e cai no chão! Bem ajuizado!

- Lançe entre Luisão e Bellushi. Luisão agride Bellushi, devia ter sido expulso. Amarelo mal mostrado, cartão correcto seria o vermelho!


- Lançe entra Javi e jogador do Porto. Tenho duvidas neste lançe, só vi uma repetição. Mas parece-me uma disputa natural de bola a meio-campo. O jogador do Benfica foi amarelado e falha o próximo jogo. Ficam as dúvidas.

- Lançe de Hulk na área do Porto! Espero que ninguém, depois de ver as repetições tenha coragem para dizer que não é penalty! Hulk tem a mão encostado ao corpo e faz um movimento claro para travar a trajectória da mesma! Penalty CLARO por marcar nas barbas do auxiliar.

- No lançe do 2º golo do Porto não existe fora de jogo, existe isso sim um simulação clara de Bellushi dentro da área! Esta sim é uma simulação mas como já tiha errado no lançe de Fucille obviamente nunca marcaria esta!Belusshi de resto, apesar da grande exibição, passou o jogo em simulações denecessárias!

Erros para os 2 lados como se mostra aqui, mas o Benfica sai claramnete mais prejudicado já que para além de ser prejudicado neste jogo, é também prejudicado no jogo da próxima jornada!

Parabéns ao Porto que foi melhor! Parabéns ao Benfica que apesar da derrota não jogou mal. E um " vai pó c...... oh Olegário"! Só espero que se lesione e não nos vá representar (mal) ao Mundial!


Joaquim podes me dar a tua opinião sincera sobre isto sff. É a minha opinião dos lançes polémicos, se poderes diz me em que é que não concordas!

Anónimo 4 de maio de 2010 às 23:00  

ó mac aparece mas é na faculdade..

Manú 5 de maio de 2010 às 10:39  

joaquim mas tu achas mesmo que se nao fossem as arbitragens ainda estavas a lutar pelo titulo?

eu nao tenho culpa que tenhas conseguido perder 3-0 com o sporting de carvalhal, nao tenho culpa da tua irregularidade exibicional, que os teus jogadores agridam em tuneis e que a lei seja aplicada. tambem nao tenho culpa das tuas lesoes. nao tenho culpa de o unico jogo entre benfica e porto que realmente decidia um titulo o benfica ter cilindrado o porto por 3-0 sem qualquer tipo de espinhas.

chega de mandar poeira para os olhos, voces estãp a 8 pontos porque foram mais fracos este ano e ponto final.
realmente fizeram uma epoca em linha de aquilo que jesualdo tem feito no porto, sem grande brio. mas quando em anos transactos este genero de epocas chegava para ganhar em portugal este ano ha duas equipas que jogam realmente bem e que practicamente nao perdem nem empatam jogos!

Joao Querido Manha 5 de maio de 2010 às 12:25  

«O Benfica bateu no domingo um recorde, porventura mundial, de tempo de jogo em superioridade numérica ao longo de uma temporada, chegando a 342 minutos (cinco horas e 42 minutos de jogo) com mais um (por vezes, dois) jogador em campo. O que corresponde a 13 por cento do tempo total da competição. E Fucile foi o 17.º jogador adversário a ver o cartão vermelho em partidas do líder.»

Anónimo 5 de maio de 2010 às 12:26  

Anda aqui mt azia!! o benfica perdeu pq o arbitro os roubou! coitadinhos!! agora olham para o arbitro!! é triste não admitir que houve baile no dragão, mm com 10!! Lolol

LMC 5 de maio de 2010 às 14:13  

Os dados não enganam, mas vamos acreditar que foi apenas pela capacidade ofensiva brutal do Benfica.
É normal que o Benfica jogue mais vezes com mais um e tenha mais penaltys, é a equipa que mais ataca.

Manú 6 de maio de 2010 às 10:01  

bruno_mega nao tenho nada haver com as tuas discussoes com toda e qualquer pessoa que vem aqui ao nosso blogue, mas acho que devias dobrar a lingua quando dizes que este blogue bateu no fundo.

andam aqui pessoas a ter ideias, escrever sobre uma diversidade enorme de temas e a documentar-se de forma a que todo e qualquer post fique com qualidade e tu dizes isso assim da boca pa fora?

nao te obrigo a gostares do blogue, tens o teu direito de nao gostar de coisas com nivel e qualidade, mas agora vires paqui fazer propaganda negativa era o que mais faltava. ainda por cima quando estás a ser injusto.

Bruno_Mega 6 de maio de 2010 às 18:10  

Manú, ainda bem que este blog tem histórico. Basta ires lá consultar quantas vezes eu insultei ou discuti com alguém sem que tenha sido em resposta.
Eu falo EXCLUSIVAMENTE de futebol... depois respomdem-me com insultos pessoais que queres que responda?? por vezes ignoro, por vezes respondo na mesma moeda ou pior... é a lei da vida...

Quanto ao resto... disse k este blog bateu no fundo com a recente aquisição "Capo di tutti capi".
Não por ser portista, mas or escrever muito pouquinho... mt mesmo...
E que eu saiba não sou o único a dizê-lo...

Se eu não gostasse deste blog não vinha cá, mas daí a fazer vénia ao que aqui se escreve vai uma grande diferença...

Saudações e desculpem qq coisa!