IORDANOV


Atenção vou transcrever uma noticia do site da Sic, no entanto este post não se prende com "dar largas" à imaginação e à vontade de escrever sobre o meu clube, mas simplesmente para alertar para um evento hoje de alguém muito especial no Futebol Português, aqueles que na Capital se encontram, independentemente da cor Futebolistica penso que deviam hoje dar um salto a Alvalade para homenagear o acima de tudo o Homem por detrás do Jogador!

"O jogo desta noite no Estádio José Alvalade faz parte de uma adenda ao contrato com Iordanov e foi decidido pelo Tribunal da Relação de Lisboa. O ex-internacional búlgaro representou o sporting entre 1991 e 2001 e terminou a carreira aos 33 anos quando lhe foi diagnosticada esclerose múltipla.

Iordanov espera jogar "nem que seja à baliza"

Ivailo Iordanov espera jogar na sua festa de homenagem "nem que seja à baliza", perante os sócios que considera "os melhores do mundo", e não quis mexer na "ferida" da organização do evento.

"Não vou entrar nisso, o que aconteceu já lá vai, o que importa agora é que seja uma festa bonita e que tudo corra bem", disse Iordanov, em véspera do jogo quando questionado sobre as divergências com as anteriores gerências do Sporting, que retardaram por vários anos a realização da festa de homenagem que constava do contrato que tinha com o clube.

O ex-internacional búlgaro, que vive na Bulgária, onde explora um negócio, fez questão de agradecer aos sócios do Sporting pelo "apoio e o carinho" que sempre lhe prestaram, sobretudo nos "momentos maus", quando esteve lesionado ou quando enfrentou o maior desafio da sua vida, ao saber que sofria de esclerose múltipla.

Quem lhe prestou homenagem prévia foi o presidente "leonino", José Eduardo Bettencourt, que confessou sentir-se "orgulhoso e honrado" por ter liderado uma vasta equipa que permitiu esta "justa homenagem" a um jogador que dedicou a sua carreira ao Sporting com "grande espírito de sacrifício, carácter e profissionalismo", sendo por isso um "exemplo para os mais jovens".

Bettencourt, que vai entregar uma lembrança a Iordanov antes do jogo, lembrou que este "realizou 279 jogos com a camisola do Sporting", em 10 anos ao serviço do clube. Os "leões" sagraram-se campeões em 1999/2000 e venceram a Taça de Portugal, "com dois golos do Iorda", 51 vezes internacional pelo seu país e 4º classificado no Mundial de 1994, nos Estados Unidos.

"Só lhe faltou jogar a guarda-redes", observou Bettencourt, recordando a polivalência de Iordanov, que "chegou a jogar na posição de defesa central", sendo avançado.

O "prato forte" da festa de homenagem é o jogo entre o Sporting e um "onze" de amigos de Iordanov, na quarta feira, às 20h30, com a inclusão de antigos colegas em Alvalade como André Cruz, Marco Aurélio, Sá Pinto, Vidigal, Naybet, Peixe, Acosta, Luisinho, Sá Pinto, Figo, Oceano, Pedrosa, Costinha, Nelson, Dani, Carlos Xavier, Pedro Barbosa.

Participam também jogadores que partilharam parte da carreira na condição de adversários, tais como Vítor Baía, Jorge Costa, Rui Costa, Veloso, Vítor Paneira, Pauleta, Neno, Paulinho Santos, Fernando Couto e Kostadinov, que foi seu companheiro na selecção da Bulgária, assim como Stoichkov, maior estrela do futebol búlgaro, entre outros.

A equipa do Sporting, da qual fará parte o homenageado, será dirigida pelo antigo jogador e treinador "leonino", Fernando Mendes, enquanto a formação dos "amigos de Iordanov" terá a orientação técnica de Mário Lino, também ele antiga glória do clube de Alvalade."

6 Passes de rotura:

João 6 de maio de 2010 às 02:13  

Teve de esperar e batalhar uma eternidade por uma festa que merecia, e finalmente foi recompensado! Não vi as imagens mas li que foi uma festa bonita. É sem dúvida um jogador que desde que se tornou o leão sempre viveu o clube com muita paixão!

Pedro Veloso 6 de maio de 2010 às 12:32  

Capo bem lembrado! Infelizmente estava a trabalhar mas mesmo benfiquista gostava sinceramente de ter ido, o Iorda merece! Foi bonito lá terem estado 16.000 pessoas.

Adeptos do SCP a cantar "nós só queremos Domingos campeão", enfim...já esqueceram quando ele tinha acordo com o SCP em 99 e a caminho de Lisboa não hesitou em fazer inversão de marcha na A1 quando o PC lhe ligou;)

Manú 6 de maio de 2010 às 12:42  

veloso esqueceram isso e esqueceram que foi preciso um jogo de despedida ao iorda para porem mais que 10 mil pessoas no estádio!

Tomás Pipa 6 de maio de 2010 às 13:54  

lol agora estou mesmo a ver que o Domingos vai para o FCP e é campeão para ano.

Já o R.Micael foi jogar em Janeiro a Alvalade e foi ovacionado quando saíu (mesmo tendo marcado um golo), nessa mesma semana transferiu-se para o FCP.

Os adeptos do Sporting estão sempre a engolir o que dizem.

Manú, mais que 10mil??O Sporting sem ser esta época, costuma ter assistência muito aceitáveis, sempre a bater nos 32mil de média desde que o estádio foi inaugurado!

Até te digo, não acredito que desde que o Estádio novo foi inaugurado que tenhamos tido menos que 10 mil num jogo.

Mac 6 de maio de 2010 às 14:31  

O jogo do Iordanov teve mais gente que o jogo da Naval!

Manú 6 de maio de 2010 às 17:01  

sim tomás mas eu estava a falar do descalabro que foi este ano, nos outros anos nem tem sido mau em comparação com o tamanho do vosso clube é um facto.