Clássico em tons de azul


Ainda não foi desta que se decidiu o título, o Benfica falhou o match-point e vai ter que o fazer agora em casa. Jogo de nervos no Dragão, exponenciado por toda a tensão que o envolveu. No campo, o clássico acabou por ter bons momentos, o meu clube jogou relativamente bem mas falhou muito, ofensiva e defensivamente, e o Porto foi premiado pela atitude (e competência, claro) notável dos seus jogadores perante a desvantagem numérica.

As equipas escaladas foram as esperadas, à excepção talvez da titularidade de C. Martins em detrimento de Aimar, que era apontado como primeira escolha. Começou muito bem o Benfica, com autoridade e qualidade na troca de bola, tendo logo aos 3' Di María feito estremecer a barra de Beto com um remate à entrada da área. O Porto equilibrou depois as operações, com um losango que funcionava bem, conseguiu arrancar vários amarelos - sem facciosismo, Olegário podia perfeitamente ter evitado pelo menos o do Di María, que nada fez, mas é a típica arbitragem portuguesa num clássico, puxar do cartão o mais possível com medo de perder a autoridade - e, durante algum tempo, partiu de certa forma a organização ofensiva do SLB, "desterrando" Saviola e Cardozo na frente (não é habitual vê-los tão desligados do resto da equipa).


O Porto não era, no entanto, muito perigoso e o flanco esquerdo do Benfica, com as acelerações de Di María e o acerto de Coentrão, ajudaram o Benfica, depois dos 20 minutos, a voltar a tomar conta do jogo. Apresentando um futebol criativo, as águias criaram grandes problemas ao último reduto portista: vários lances de bola parada, um falhanço escandaloso de Javi García, Maxi impedido (talvez com falta) por Álvaro Pereira na hora H...irritaram-me neste período algumas decisões do Carlos Martins, que nas imediações da área azul se lembrou frequentemente de inventar no capítulo do passe, estragando assim algumas boas jogadas. Mas a verdade é que quem marcou foi o FC Porto: canto perfeito de Belluschi (que abriu o livro hoje) e Bruno Alves a relembrar que é dos melhores cabeceadores do mundo com um excelente golo, até por ter sido marcado na "cara" de outro jogador muito bom no espaço aéreo, o Luisão.

Ia assim o Porto a ganhar para as cabinas e voltou forte nos primeiros minutos (Farías com boa oportunidade), ímpeto quebrado com a expulsão de Fucile (exagerada, não há falta mas o uruguaio também já ia a cair, não tentou enganar ninguém). O Benfica veio naturalmente para cima, logo a seguir Maxi tem uma excelente incursão que quase dá golo, e o mesmo jogador centrou aos 57' para Luisão voltar a aparecer nos grandes momentos. Perante uma passividade incrível de Rolando, mas com grande raça, fabricou um golo do nada.


O SLB tinha nesse momento o jogo na mão, mas de forma surpreendente, e volvidos apenas dois minutos, o matador Farías (parece não haver fora-de-jogo, estava em linha) volta a colocar o Porto em vantagem. Ia tendo um ataque porque não é admissível - para mais numa equipa que este ano nos habituou a defender muito bem - um golo destes: se olharmos para as imediações da área, eram para aí 7 benfiquistas para 2 jogadores do Porto, e mesmo assim deu golo (mais uma vez, Belluschi na jogada).

Voltava o Porto a ter ascendente psicológico, e isso seria decisivo. O Benfica pegou no jogo, lançou Aimar, Weldon e Kardec e criou - sobretudo pelo flanco esquerdo - várias situações passíveis de criar muito perigo, o golo pareceu várias vezes iminente, mas o Porto defendeu sempre muito bem e com a confiança de quem estava a ganhar. Além disso, teve sempre o discernimento para esticar o jogo (Guarín, que é uma força da natureza, e A.Pereira muito bem nesse particular) e tentar o contra-ataque. Foram compensados com um golaço de Belluschi, num grande tiro depois de túnel a Aimar. Estava resolvido o clássico.



Em suma, depois de uma primeira parte que justificava um resultado diferente ao intervalo, o Porto fez por merecer o triunfo por tudo o que colocaram em campo (no bom sentido) no 2º tempo. Parabéns pela vitória. Gostei de ver o meu SLB jogar sem medo ou receios defensivos, colocar em prática o seu jogo habitual e fazer por conquistar outro resultado (quanta diferença para outras épocas!) mas empatado e a jogar contra 10 não se podiam obviamente sofrer 2 golos. Individualmente, gostei no Porto do Beto (sempre muito seguro, dentro e fora dos postes); A.Pereira carrilou muito jogo; Guarin e Belluschi foram também decisivos...tal como Farías, sempre mortífero. No SLB destaques principais para Maxi, Coentrão (este depois de um início algo nervoso, também condicionado pelo amarelo cedo) e Di María.

Quanto aos acontecimentos fora-de-campo, todos viram o que se passou, desde um autocarro tornado alvo de guerra a bolas de golf, isqueiros e tudo o mais (grande revista que se deve ter feito à porta...) a serem lançados a Jesus, Luisão (que reagiu muito mal quando "devolveu" um objecto à saída para o intervalo, eu percebo mas se for castigado há que aceitar), etc. Isto não é um espaço para moralismos hipócritas, mas juro que percebo mais confrontos entre claques (porque aí todos sabemos os riscos que corremos e ninguém se pode queixar) do que adeptos supostamente menos radicais a atacar jogadores e treinadores adversários, que, só para pegar no Jesus e no Luisão, que eu saiba nunca desrespeitaram o Porto. Uma coisa é insultar, enxovalhar, etc., até para criar um ambiente hostil ao rival (que ontem, mais do que nunca, percebo perfeitamente, ninguém gosta de ver o rival festejar na própria casa), outra é tentar magoar. Nestas alturas recordo-me sempre do Quaresma a ir oferecer a camisola do FCP, e ser aplaudido, a adeptos do SLB na 1ª fila do Estádio da Luz depois de aí resolver o clássico de 07/08 a favor do Porto. Um bom exemplo. Espero que haja punições, foi triste mas ainda bem que já acabou.


Relativamente ao campeonato, continua tudo em aberto. O Braga garantiu o 2º lugar (afastando o Porto da Champions) mas ainda sonha com o título. E eu e todos os benfiquistas vamos sofrer mais uma semana à espera do sonhado 32º campeonato.

39 Passes de rotura:

Anónimo 3 de maio de 2010 às 10:57  

Podem dizer que têm mais campeonatos. Podem dizer que são seis milhões. Podem afirmar que, por onde passam, arrastam multidões. Podem controlar a Liga, a Federação, a polícia, o Ministério Público, ou SIS. Mas nunca, jamais, em momento algum, conseguirão ter a mística, a garra e o coração, do nosso Porto campeão!

LMC 3 de maio de 2010 às 11:56  

Bom jogo de futebol, infelizmente marcado pelos casos fora do campo e por uma arbitragem péssima.

É este o árbitro que nos vai representar no mundial?E ainda temos de ouvir o lírico Vitor Pereira dizer que o "Olegário Benquerença está em forma". Isto é que é a forma dele?Já tinha enterrado no jogo do Inter, e agora fez uma arbitragem que envergonha qualquer adepto Português.

Em relação aos casos fora de campo, também não são dignos de existir num país civilizado como o nosso.Mas sinceramente estava à espera de pior!A policia actuou bem, e é quase impossível conseguir descobrir petardos ou bolas de golf nas revistas às pessoas.

Anónimo 3 de maio de 2010 às 12:02  

Vitória TOTALMENTE JUSTA!!!!"O Porto não era, no entanto, muito perigoso..." viste o jogo pã?Abre os olhos!!!

Abraço e boa sorte!!

JV 3 de maio de 2010 às 12:11  

Concordo com o LMC, tirando um facto, o árbitro só esteve mal na distribuição de cartões e da maneira de como depois não "teve coragem" para os continuar a mostrar como no princípio. Mas compreende-se porque a continuar assim, poucos chegavam ao fim, o jogo não foi excessivamente duro, se calhar condicionado com as mostragens de cartões a torto e a direito.

A nível de faltas, foras de jogo, penso que esteve a bom nível. Uma mão em cada área que podem deixar dúvidas mas que se dá o benefício da dúvida, de resto foi normal, não vejo penalty sobre Maxi Pereira nem sobre Hulk.

O que estragou tudo foram os cartões, então aqueles 2 primeiros ao Fucile e ao Di Maria são demais, o segundo ao Fucile é muito mal mostrado também.

Para falar sobre os adeptos, eu também pensei que fosse pior, vidros partidos e tochas há em todos os grandes jogos, o que foi mais grave foram as bolas de golfe e os objectos atirados para dentro de campo, mas mesmo isso não teve influência (é feio), mas ninguém se aleijou e correu tudo pelo melhor.

Festa adiada para a semana que vem ou quem sabe para outra altura, porque o Braga ainda continua na luta.

Numa vitória sem contestação e num jogo de futebol atractivo, não foi do melhor mas já vi bem pior.

Pedro Veloso 3 de maio de 2010 às 12:21  

Na 1ª parte onde é que está o muito perigo, anónimo? É um facto, não estou a dizer mentira nenhuma. Foram bem mais perigosos na segunda parte.

LMC também achei a arbitragem muito fraquinha. Mas presumo que o Olegário arbitre bem lá fora, para ter arbitrado nas meias-finais da champions e ir ao Mundial algum valor lhe devem conseguir ver.

1º anónimo, no jogo da 1ª volta o SLB estava desfalcado e ganhou na garra e coração também, por isso não é sempre como dizes. Mas fazes muito bem em ter orgulho nos jogadores do Porto ontem, que deram de facto tudo.

Abraços

Pedro Veloso 3 de maio de 2010 às 12:28  

JV concordo com quase toda a tua análise (acho que há penalty sobre o Maxi mas é difícil e tenho que rever melhor o lance, mas isso também não decidia nada), aliás até gostei de ver o fair-play muitas vezes demonstrado entre vários jogadores apesar de toda a tensão do jogo, e o jogo até, como bem dizes, não foi nada mau.

João S. Barreto 3 de maio de 2010 às 12:28  

Veloso grande post, parabéns! Não seria capaz de o fazer com a mesma lucidez.

O Porto acaba por ser um justo vencedor pela forma como soube surpreender o Benfica a jogar com 10. Grande jogo de Belluschi e Miguel Lopes entrou muito bem. Farias é matador e não percebo como é que é constantemente dado como dispensável. Se este era o jogo mais importante da vida de Hulk, não se pecebeu, porque Coentrão não deixou.

Sobre arbitragem e casos, acho que nunca vou perceber os cartoes amarelos a Coentrao e Di Maria e espero que hajam sanções severas ao FCP pelo comportamento de animais dos seus adeptos, como já se esperava. Uns jogos à porta fechada não eram mais do que merecidos. De preferência para o ano, quando talvez já lutem por qualquer coisa melhor que o tão festejado 3º lugar. O penalty sobre o Maxi não deixa dúvidas e daria direito a encarnado directo. Por outro lado, o Fucile, agora a frio, podia ter sido poupado ao segundo amarelo.

Duarte 3 de maio de 2010 às 12:47  

"Se este era o jogo mais importante da vida de Hulk, não se pecebeu, porque Coentrão não deixou."

Ou és tu que estás certo ou sao os comentadores da rádio que viram outro jogo. É que, segundo ouvi, o Hulk esteve bastante interventivo, tendo sido uma referência no ataque.

E pronto, o Porto com dez elementos, após inenarrável expulsao do Fucile, levou de vencida e de forma justa a equipa maravilha do novo Mourinho que até era melhor do que o Porto do Special One, mas que nao vai fazer mais do que garantir o título à última jornada, tal e qual o Porto de Jesualdo em 2006/2007 que tao criticado foi. E o Benfica acabou com onze, depois do inefável Olegário ter perdoado várias vezes o segundo amarelo a Coentrao e ter voltado a fazer vista grossa à violência do Luisao, como tinha acontecido no jogo com o Nacional da Madeira. Pois, o homem gosta muito do central encarnado, já se viu.

A vitória de ontem nao apaga a má época que os azuis e brancos realizaram, mas era fundamental, para o orguho dos adeptos azuis e brancos e para a história do futebol português sob a perspectiva portista, que o jogo fosse ganho. O Benfica já foi campeao no Porto e o Porto também já festejou em Lisboa. Do que julgo nao haver memória é de esses festejos terem acontecido na sequência de um confronto directo entre os dois arqui-rivais.

Off-topic:

Ao que parece em Alvalade festejaram-se os golos do Porto de forma efusiva, imagino que para grande desgosto do meu ex-colega de blogue, Tomás.

Duarte 3 de maio de 2010 às 12:47  
Este comentário foi removido pelo autor.
JV 3 de maio de 2010 às 12:54  

Pedro, temos esse desentendimento do penalty, eu não vi razão para marcar penalty nesse lance porque há um corte na bola, provavelmente como será um caso que pode dar para os dois lados, um benfiquista diz que sim e um portista diz que não, é normal. O facto de não decidir nada é relativo, se é penalty marca-se e o jogo tem outro rumo obrigatoriamente, se o SLB ia ganhar com a conversão desse penalty ou se ia perder por mais, nunca ninguém vai saber, mas como disse, para mim não há razão para o marcar.

Em relação ao comentário do João Barreto, o cartão ao Di Maria e ao Fucile no mesmo lance ninguém percebeu, o Coentrão chegou bem ao fim do jogo mas fez várias faltas e se saísse mais cedo talvez fosse injusto, sair sem amarelo era muito mais injusto. O Fucile pode-se comparar ao Coentrão, pela quantidade de faltas merecia um amarelo (não naquele lance) mas o vermelho nunca, e levou-o por supostamente simular um penalty num lance que sofre falta (fora da área, mas sofre).

Em relação à interdição do estádio, isso duvido muito que possa acontecer, acontece sempre em jogos destes, talvez com menos intensidade e diversidade (bolas de golfe) de objectos mas isso vê-se em jogos de outros campeonatos, como num Barcelona- Real e não é normal acontecer interdições de estádio, acho uma medida para casos muito mais graves, ainda por cima tais arremessos não tiveram qualquer consequência grave ou física para ninguém.

Nós não festejamos o 3º lugar João, isso podia ser feito para uma equipa como o Guimarães, Nacional ou Marítimo, o FCP quase que nem o 1º festeja (quando ganha). Nós festejamos foi a vitória categórica em nossa casa, com os nossos adeptos, sobre o maior rival e a melhor equipa que teve este campeonato.

Acho que já disse tudo.

Cumprimentos.

João S. Barreto 3 de maio de 2010 às 13:17  

Duarte o Hulk este de facto bastante interventivo, especialmente na primeira parte. O que eu digo é que o Fábio Coentrão não deixou que essa actividade se traduzisse numa grande exibição como se esperava de um grande jogador como é o Hulk (sem qualquer tipo de ironias). Na minha opinião, há uma grande diferença entre um jogador ser muito interventivo e fazer um grande jogo. O Carlos Martins também esteve interventivo e fez um jogo terrível, por exemplo.

JV desculpa-me se não considero normal jogadores e treinador serem atingidos com pedras ou bolas de golf ou isqueiros, seja o que for em que estádio for. Quem tem comportamentos selvagens tem de ser castigado. Concordo com o LMC, era dificil a polícia fazer mais do que aquilo que fez. E estou com o Veloso, se o Luisão também levasse uma suspensão, não me surpreendia.

Duarte 3 de maio de 2010 às 13:21  
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte 3 de maio de 2010 às 13:24  

Engraçado o Joao Barreto referir-se aos adeptos do Porto como animais e ainda mais irónico é o seu pedido para que os azuis e brancos façam uns joguinhos à porta fechada na próxima época. Eu sei que, mesmo nao estando no natal, pedir nao custa, porque Ricardo Costa, apesar de já faltar pouco para ir pregar a sua incompetência para outra freguesia, continua no activo.

De qualquer modo devo lembrar que até hoje, em Portugal, houve "apenas" uma morte num estádio. Foi um adepto do Sporting que perdeu a vida numa final da Taça de Portugal, graças a um adepto do Benfica, ou BeNNfica como essa corja gosta de chamar. Uns anos mais tarde, esses mesmos adeptos fizeram o favor de acabar com uma final de um campeonato de júniores, depois de, nessa mesma temporada, um diabo vestido de pessoa - ou era ao contrário? - ter invadido o campo para apertar o pescoço ao fiscal de linha num encontro frente ao FC Porto.

Mas vá, deixemos o passado. Já esta época os adeptos do FC Porto que se deslocaram à Luz levaram com tudo. Pedradas, bolas de golfe e chuva. Sim, chuva. E sim, eu sei que os benfiquistas ainda nao têm o poder de controlar o estado do tempo, mas este factor tornou-se especialmente irritante depois dos adeptos azuis e brancos terem estado praticamente duas horas, de pé, à espera num descampado a 45 minutos do Estádio da Luz. Minudências à parte, sim porque isto nao passam de coisas sem importância, António Costa bem podia ter avisado os responsáveis do FCP que durante aquela hora e meia de jogo, o banco dos dragoes se ia converter na lixeira municipal. É que nao pararam de chover objectos para lá ininterruptamente.

A juntar a tudo isto, tivemos o apedrejamento do autocarro do Futebol Clube do Porto e do carro do seu presidente na deslocaçao ao Estoril e, recuando um pouco no tempo e mudando de modalidade, é de saudar o facto de Filipe Santos, um dos melhores hoquistas portugueses de sempre, estar hoje vivo e de plena saúde, continuando a encantar os pavilhoes nacionais e internacionais com a sua classe. É que este atleta quase perdeu a vida após ter sido atacado por adeptos afectos ao SLB. Tudo numa modalidade em que a claque principal do FCP viu o seu autocarro ser incendiado enquanto via, dentro do recinto próprio, a final do campeonato de hóquei. Contra quem? Contra o Benfica.

Já no início desta semana, e para quem tem a memória curta, a casa do FC Porto na Quarteira foi vandalizada e ontem o autocarro dos dragoes foi apedrejado enquanto seguia viajem para o estádio.

Havia razoes de sobra para que o Benfica jogasse, nem que fosse uma vez, à porta fechada? Nao, claro que nao.

João S. Barreto 3 de maio de 2010 às 13:30  

Duarte eu falei somente em relação ao jogo a que este post se refere. Obviamente que nessa final da Taça de Portugal deveriam ter havido castigos severos para o Benfica, mas isso foi há 10 anos ou mais. Por norma não simpatizo com claques porque muitas vezes são responsáveis por estes incidentes e esse foi especialmente grave.

De resto a única impressão que tenho do Ricardo Costa é de uma pessoa que aplica a Lei, como fez este ano quando castigou o Hulk(e Sapunaru) por este ter agredido um steward. Eu sei que vocês não gostam muito de jogar segundo as leis, mas às vezes tem de ser. Para o ano, com Rui Alves na presidência da Liga talvez voltem a poder jogar com os esquemas de que tanto gostam.

Anónimo 3 de maio de 2010 às 14:09  

Ó Barreto, és mesmo bacoco e de pouca inteligência, MAS CONVENCIDO.

Duarte 3 de maio de 2010 às 14:17  

Rui Alves na presidência da Liga? O teu presidente apoia o Fernando Gomes, por isso nao sei.

Quem nao está habituado a jogar dentro das leis sao vocês. Felizmente existem os tribunais e o CJ da FPF para vos deter a vocês e ao vosso criado de ocasiao, o dr. Ricardo Costa. Um homem que tem perdidp quase todas as decisoes que tem tomado, se nao é no âmbito desportivo é no judicial, mas ainda assim vocês têm-no como um profissional exemplar, é extraordinário.

Realmente as cenas no Jamor já foram há dez anos, mas muitas outras que referi sao bem actuais e tu nao as podes desmentir. É claro que aquilo que as claques do Porto fizeram ontem é reprovável, mas nesse aspecto vocês nao podem falar porque também têm telhados de vidro. Aliás, tudo somado, até têm mais que nós.

Manú 3 de maio de 2010 às 14:24  

Duarte é falso dizeres que a eventual garantia do título apenas na última jornada é "tal e qual" o que Jesualdo fez em 06/07.

O Benfica está a fazer um campeonato ao nível dos melhores da história da Primeira Liga (4 empates e 2 derrotas em 29 jogos até ao momento).

E sim, está ao nível dos números de Mourinho. Repara:
Em 02/03 Mourinho teve 5 empates e 2 derrotas em 34 jogos e em 03/04 teve 7 empates e 2 derrotas em 34 jogos. Nesses dois anos foi campeão com 86 pontos (vs. apenas 75 do SLB e 59 do SCP) e 82 pontos (vs. apenas 74 do SLB e 73 do SCP), pelo que a luta não era muita.

O Benfica apenas ainda nao foi campeao porque este ano tem uma equipa a fazer um campeonato ao seu nível, o Braga. Não tirando qualquer tipo de mérito ao Mourinho, ele na altura nao tinha a concorrencia que o Benfica tem este ano, pois os números, como já te mostrei, provam que o Benfica de Jesus está a ter uma prestação ao nível do Porto de Mourinho.

E ainda vou mais longe. Muito do sucesso do Mourinho na Europa também foi "permitido" pelas facilidades concedidas pelos adversários na liga. Ele podia descansar sem pressão na liga e estar na máxima força nos jogos europeus.

Em 2006/07 o campeonato do Jesualdo só foi ganho no fim pois foi um campeonato nivelado por baixo em que o Porto não esteve bem e, repara, com 3 empates e 5(!) derrotas conseguiu ser campeão. É normal que não tenha sido consensual o trabalho do Jesualdo nessa época, não foi uma grande prestação! E ousar equiparar isso ao que tem sido feito pelo Benfica nesta liga até agora é fugir à verdade!

Atenção que com isto não estou a tirar mérito ao que foi feito pelo Mourinho, estou sim a dar o mesmo mérito a quem o merece (Jesus e Domingos) pois o que disseste era uma analogia falaciosa Duarte.

Manú 3 de maio de 2010 às 14:28  

esqueci-me apenas de dizer que, tendo em conta a diferença dos campeonatos que o Mourinho ganhou terem 34 e que Jesus ou Domingos vão ganhar ter apenas 30, é dificil comparar com a precisão desejado as prestações a que me estou a referir.

mas partindo do principio (que me parece ser bastante válido) que as duas equipas que cá estariam seriam, por exemplo, as duas primeiras classificadas da Liga Vitalis (Beira-Mar e Portimonense/Oliveirense), a campanha do Benfica e Braga nesta Liga até agora dão-me segurança para dizer que muito provavelmente esses jogos seriam vitórias quer para Benfica quer para Braga.

Mac 3 de maio de 2010 às 15:00  

Siceramente acho que não se justifica este tipo de discussões.

O comportamento dos adeptos do Porto não é bonito mas é infelizmente normal neste tipo de jogos. Eu sinceramente estava á espera de muito pior! Talvez a derrota do Benfica tenha evitado males maiores!

Quanto ao jogo, o Porto foi justo vencedor! Foi melhor que o Benfica! Percebem-se os festejos obviamente, apesar de para o ano jogarem a UEFA esta derrota cala muita gente, foi uma espécie de grito de revolta! Já ali em alvalade não se percebe muito o porquê dos festejos ou talvez se perceba até bem de mais...

Quanto ao jogo como já disse o Porto foi melhor, a arbitragem desastrosa não justifica a derrota do Benfica, mas é so mais uma para mostrar que o campeonato não tinha de ser ganho pelo Benfica!

Passo a enumerar(e se me esquecer de alguma coisa peço que me digam):

- Lançe entre Di Maria e Fucille, Di Maria no chão e Fucille tenta pisá-lo pelo menos amarelo, já que se for considerada tentativa de agrssão era expulsão! Fucille amarelado aceita-se! Di Maria mal amarelado, falha o próximo jogo!

- Lançe entre Coentrão e jogador do Porto. Coentrão entra de carrinho de lado e mal toca no jogador de Porto, que faz uma fita inacreditável! Amarelo mal mostrado a Coentrão!Falha o próximo jogo!

- Lançe entre David Luiz e Hulk. Hulk consegue fazer passar a bola por David Luiz, este impede a progressão do Portista com uma entrada por trás! Amarelo bem mostrado!

- Lançe entre Fucille e Di Maria. Fucille faz falta por trás sobre Di Maria, muito parecida com a entrada de David Luiz, talvez a jogada fosse menos perigosa. O amarelo neste caso seria justo apesar de tambem aceitar a nao mostragem de nenhum cartão!Aceita-se a decisão apesar da dualidade de critérios!

- Lançe entre Maxi e Alvaro Pereira. Nunca percebi se a regra diz : " Se um jogador depois de albarroar o adversário, impedindo-o de jogar a bola, consegue depois tocar na bola, então não se justifica a marcação de uma falta pois o corte é limpo" Presumo que a regra não seja esta, assim sendo penalty por marcar e consequente expulsão de Álvaro Pereira!

- Lançe de Maxi Pereira na área do Benfica! Com ajuda das repetições vê-se claramente que a bola vai ao peito de Maxi! Bem ajuizado!

- Lançe entre Fucille e Coentrão! O jogador do Porto vai em queda, não existe simulação. Mal mostrado o segundo amarelo! Este jogador podia muito bem ter sido expulso antes ou depois que não teria sido mal expulso contudo neste lançe Olegário erra mais uma vez redondamente!

- Lançe entre David Luiz e Hulk. Hulk provoca o contacto, David Luiz ao prever a ratiçe do adversário afasta-se. Hulk embate numa barreira invisivel e cai no chão! Bem ajuizado!

- Lançe entre Luisão e Bellushi. Luisão agride Bellushi, devia ter sido expulso. Amarelo mal mostrado, cartão correcto seria o vermelho!


- Lançe entra Javi e jogador do Porto. Tenho duvidas neste lançe, só vi uma repetição. Mas parece-me uma disputa natural de bola a meio-campo. O jogador do Benfica foi amarelado e falha o próximo jogo. Ficam as dúvidas.

- Lançe de Hulk na área do Porto! Espero que ninguém, depois de ver as repetições tenha coragem para dizer que não é penalty! Hulk tem a mão encostado ao corpo e faz um movimento claro para travar a trajectória da mesma! Penalty CLARO por marcar nas barbas do auxiliar.

- No lançe do 2º golo do Porto não existe fora de jogo, existe isso sim um simulação clara de Bellushi dentro da área! Esta sim é uma simulação mas como já tiha errado no lançe de Fucille obviamente nunca marcaria esta!Belusshi de resto, apesar da grande exibição, passou o jogo em simulações denecessárias!

Erros para os 2 lados como se mostra aqui, mas o Benfica sai claramnete mais prejudicado já que para além de ser prejudicado neste jogo, é também prejudicado no jogo da próxima jornada!

Parabéns ao Porto que foi melhor! Parabéns ao Benfica que apesar da derrota não jogou mal. E um " vai pó c...... oh Olegário"! Só espero que se lesione e não nos vá representar (mal) ao Mundial!

Manú 3 de maio de 2010 às 15:10  

Mac concordo contigo em tudo o que dizes e nao consigo nao olhar para o teu comentário como uma candidatura a colaborador do blogue para cobrir os casos da jornada que pedro veloso tem vindo a fazer (e bem, diga-se).

análise imparcial e objectiva. veloso já sabes que quando nao tiveres tempo de escrever os casos da jornada chama o Mac!

Pedro Veloso 3 de maio de 2010 às 15:28  

Duarte, como o Manú disse, esse comentário foi um pouco falacioso. O Benfica se ganhar o próximo jogo vai ser o campeão com melhor média de pontos da década, batendo o Porto de 2002/2003...Antes deste jogo tínhamos 14 vitórias e um empate nos últimos 15 jogos. Só não fomos ainda campeões porque o Braga também tem estado em grande. E o Jesualdo em 06/07 foi muito criticado porque teve uma vantagem bastante grande no Inverno e depois a perdeu.

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/benfica-jorge-jesus-fc-porto-jose-mourinho-jesualdo-ferreira-maisfutebol/1157734-1456.html

Abraço

SD 3 de maio de 2010 às 15:30  

à saída das bancadas vinha um heroi a mostrar a camisola do benfas...levou uma tareia q nunca se vai esquecer, contou as escadas de cabeça e cheio de sangue!!

NN 3 de maio de 2010 às 15:31  

Es um campeãozinho! Aposto que não foste tu, e se foste não foste sozinho!

SD 3 de maio de 2010 às 15:51  

Foi kem kis...o saco de pankada era de utilidade publika, batia kem keria!! LOOOOOOOOOOOL

Mac 3 de maio de 2010 às 15:53  

Mais uma opinião! Os golos que o Braga tem vindo a marcar, metem-me nojo!

E dão-me que pensar! É que de repente parece que todos os guarda-redes fazem questão de deixar a baliza escancarada para o Braga marcar!

Tomás Pipa 3 de maio de 2010 às 16:16  

Duarte, os golos do FCP foram festejados em Alvalade claro. Não por serem do FCP, mas por serem contra o SLB. O golo mais festejado em Avalade sábado foi mesmo o do Sp.Braga.

Em Alvalade quer-se que o Braga seja campeão,para isso,o FCP tinha que ganhar ao SLB. Só isso

paulinho cascavel 3 de maio de 2010 às 18:23  

a verdade é que o porto foi melhor. nem tanto em qualidade de jogo, mas em querer, determinação e garra. como isso ganha muitas vezes estes jogos, os dragões ganharam.

os nossos jogadores cometeram erros infantis (nomeadamente no segundo golo), e jogaram, não digo para o empate, mas com um receio infundado de meter o pé, de ganhar lances na raça, de dar tudo. se tivessem corrido como correram os azuis-e-brancos, de certeza que o jogo era nosso.

o árbitro, para variar, esteve péssimo, tanto para um lado como para o outro. mas gostaria de perguntar aos portistas o que pensam do cartão ao di maria (que é de chorar a rir), ainda para mais depois da choradeira que foi durante a semana após o cartão do falcão. claro que anda tudo muito caladinho por aí.

e caladinhos andam também em relação ao golo do braga, pois preferem que o benfica não seja campeão no dragão a continuar a ter hipóteses de lutar pela champions. festejem lá o terceiro lugar, então.

javi garcia esteve irreconhecível, luisão fez a pior exibição da época (pese embora o golo), di maria tentou mas não conseguiu nada, saviola é outra classe mas está sem ritmo, o cardozo não se viu, é uma incógnita para mim como é que ele continua a jogar, é um nulo, um zero à esquerda, o elemento absorvente de uma equipa que em sintonia joga bom futebol até a bola chegar aos pés deste cepo paraguaio. e uma incógnita ainda maior é quem é que vai pagar para nos fazer o favor de levar daqui este marmanjo. não percebi ainda porque é que jorge jesus não pôs aimar mais cedo, é notória a diferença que el payasito imprime no nosso jogo.

o nosso melhor foi, de longe, o coentrão. acho que ontem dissipou todas as dúvidas em relação a quem é o melhor lateral esquerdo português. mesmo numa equipa que fez uma partida infeliz, ele conseguiu ser um dos melhores em campo (ao nível do que os jogadores do porto fizeram ontem).

resumindo, parabéns ao porto, foram a melhor equipa, e deve ter dado um gozo muito especial adiar a festa dos rivais, tal como nós o fizemos em 2000 em alvalade. foi uma autêntica desilusão para mim, vi o jogo já com uns copos em cima preparado para os festejos, para depois ter de ir para casa.

mas este campeonato só uma catástrofe o pode afastar das vitrinas do museu da luz.tenho toda a confiança nesta equipa, até porque já provou que nunca perde sem o próximo adversário pagar a factura. faremos, pois, a festa em casa.

LMC 3 de maio de 2010 às 19:09  

A questão do titulo apenas ficou adiada, não tenho qualquer dúvida que o Benfica vai espetar 5 no próximo jogo.
Vou finalmente receber os "dividendos" dos 25 euros que meti no bwin, em julho de 2009! 221 % em 10 meses, o que tens a dizer Veloso?

Pedro Veloso 3 de maio de 2010 às 19:40  

Lol acho óptimo champal, a confirmar-se fico contente por ti...e por mim, era bom sinal!

A nível de bwin a melhor coisa que ouvi até hoje foi quando o Salvador Mathias comentou aqui isto depois do Liverpool-SLB: "o meu primo apostou 50 euros na bwin, em como ia ficar 4-1 e ganhou 2000 euros. lol e apostou mais 50 em como ia haver hattrick do torres. teve quase. o premio era 3000 euros. ha gajos com sorte"

Anónimo 3 de maio de 2010 às 20:27  

Mac é de propósito!! os guarda redes deixem entrar de proposito as bolas do braga!!que doentes! porra!! ve as defesas q ele fez antes!! tratem-se pá!! ja tão a tremer por todo o lado...vejam lá se não borram a pintura!!

Anónimo 3 de maio de 2010 às 22:53  

SD....Tu cá vens, ou não tens tomates..

Pedro Veloso 3 de maio de 2010 às 23:36  

Anónimo defesas do Coelho antes do golo sofrido? Hás-de mas mostrar, pelo menos em resumo nenhum se vê alguma coisa digna de registo...

Mac 4 de maio de 2010 às 01:32  

O Porto apesar de tudo, ganhou porque foi melhor! E eu pelo menos consigo admiti-lo..

Eu não digo que seja de propósito mas queria ver se o Benfica nos ultimos 5 jogos.. tivesse ganho ao Guimarães da maneira que o Braga ganhou e se a defesa do Leiria e do Paços nos tivessem oferecido golos como ofereceram ao Braga a escandaleira que não era! Mas como é o Braga fecha tudo os olhos, é tanta a ânsia que o Benfica não seja campeão, que não conseguem parar e ver que o Braga foi ajudado o campeonato todo!


E não anónimo não estou a tremer, vou ser campeão e afirmo-o sem qualquer receio! Tenho a certeza! Se quiseres no próximo fim de semana vou dar uma apitadela á tua porta!

Mac 4 de maio de 2010 às 02:13  

ahaha este gajo é o maior, vejam que vale a pena:

http://www.miragens.abola.pt/videosdetalhe.aspx?id=8798

DEUS 4 de maio de 2010 às 12:55  

Por favor, alguém me informe onde comenta actualmente o deficiente do BRINO_MEGA, pois ele não aparece.

DEUS 4 de maio de 2010 às 12:56  

Corrigindo : "BRUNO_MEGA"

Bruno_Mega 6 de maio de 2010 às 18:12  

Tás com saudades minhas?
Que querido...

Eu dizia-te onde tenho a deficiência... mas deixa lá isso miudo...

DEUS 6 de maio de 2010 às 22:04  

BRUNO_MEGA: És mesmo um pobre (de espírito, pelo menos)coitado, mas és feliz assim, pronto, que havemos de fazer?

Bruno_Mega 6 de maio de 2010 às 22:21  

Quem és tu e onde fomos apresentados para saberes o k eu sou ou deixo de ser??

Cresce e aparece...