Abram Alas ao Imperador

Mantém-se ao rubro a Serie A italiana, com Inter e AS Roma a disputarem taco-a-taco a vitória final. Foi um fim-de-semana de polémicas, tanto com a vitória do Inter frente à Lazio, como também pela pré-convocatória de Lippi para o Mundial que deixa de fora Cassano e Miccoli, dois jogadores em grande destaque esta época.


A jornada começou com a vitória da AS Roma frente a um Parma muito distante daquilo que já foi em anos não tão longínquos. Logo aos 5' Totti mostra que ainda tem a classe que sempre o caracterizou e domina de peito para depois fazer um chapeú perfeito a Mirante, que fez juz ao nome e limitou-se a seguir a bola com os olhos. Até ao final da primeira parte o lado esquerdo romano teve grandes dificuldades em parar as iniciativas de Valiani e só Julio Sérgio foi evitando maiores calafrios para Ranieri. Chegou a segunda parte e regressou o domínio gialorossi. Já depois de Totti atirar ao poste, Taddei marca o golo que parecia sentenciar a partida, aos 75'. Porém, Lanzafame, que entrara durante os segundos 45 minutos, marca o golo de honra do Parma, fechando o resultado em 2-1. Aos 88' o ex-Inter Luís Jimenez é expulso por acumulação de amarelos. A AS Roma ascendia à liderança, ainda que à condição.

O Inter deslocou-se ao Olímpico de Roma, casa dos seus rivais, para defrontar a Lazio. Mourinho deixou il principe Milito no banco e Eto'o ocupou a posição de ponta-de-lança, onde nos habituou a grandes e numerosos golos. Os nerazzuri entraram determinados em recuperar a liderança. As oportunidades foram-se sucedendo, mas a equipa não mostrava o discernimento necessário na hora de finalizar, que o diga o avançado camaronês. Na baliza laziale, Muslera foi aproveitando o desacerto dos atacantes contrários para construir uma exibição memorável. Já em cima do intervalo, numa jogada de insistência, Sneijder centra com conta, peso e medida para a cabeça de Walter Samuel, que cabeceia para o 1-0. Grande festa dos adeptos de ambos os clubes nas bancadas (a fazer lembrar o Estádio Alvalade XXI no domingo passado). Depois de uma exibição de sonho em Camp Nou, Samuel volta a ser determinante na caminhada do Inter. Na segunda parte, a equipa de "Mou" limitou-se a gerir o resultado, apanhando dois sustos quando Kolarov e Zarate resolveram tirar dois coelhos da cartola, acabando no entanto por não serem felizes na concretização. Já aos 70', Thiago Motta redime-se da expulsão nas meias-finais da Champions e (mais uma vez) de cabeça fixa o resultado final em 2-0. Explosão de alegria de jogadores e adeptos do Inter (e não só), que vêm a sua equipa muito perto de revalidar o Scudetto. A verdade desportiva deste jogo foi posta em causa nos dias seguintes por diversos membros da Direcção da AS Roma, que acusaram os rivais albicelestes de estenderem a passadeira vermelha a José Mourinho.

Nas restantes partidas, o AC Milan venceu a Fiorentina por 1-0. Ronaldinho marcou de penalty aos 78'. Berlusconi fez-nos saber que Leonardo não vai continuar ao comando da sua equipa e Van Basten é já visto como o maior candidato a substituir o brasileiro. A luta pela última vaga de acesso à Champions continua ao rubro, com Sampdória e Palermo a vencerem os respectivos jogos. A turma de Génova venceu em casa o Livorno por 2-0 (Cassano aos 5' e Ziegler aos 84') e os sicilianos atiraram a Siena para a Serie B, vencendo por 2-1 (Calaió aos 80' para os da casa; Cavani aos 24' e Miccoli aos 58' para os visitantes). Mais uma vez Lippi não assistiu a estes dois jogos e, como já foi dito, esqueceu-se de incluir os génios Cassano e Miccoli na sua pré-convocatória para o Mundial da África do Sul. O "pequeno bombardeiro", recordando os bons momentos que passou na Luz, já reagiu dizendo que nesse mesmo Mundial vai torcer por Portugal.
Napoli e Juventus dizem definitivamente adeus à Champions, apesar da vitória dos napolitanos em Verona, frente ao Chievo, por 2-1 (Granoche; German Denis e Lavezzi). Lavezzi é dos jogadores que mais gosto de ver jogar. A Juve empatou com o Catania (Silvestre; Marchisio) e é sem margem para dúvidas a grande decepção em Itália.

Na luta pela manutenção, a Atalanta cedeu empate caseiro frente ao Bologna por 1-1 e parece que se vai juntar a Livorno e Siena na Serie B.

9 Passes de rotura:

Tomás Pipa 5 de maio de 2010 às 01:07  

Mirante!!Muito boa a descrição!

É como dizes, Serie A está ao rubro. Deve ser a primeira vez que o campeonato italiano,ingles e espanhol são tão disputados ao mesmo tempo e já agora o português.

Em relação ao Miccoli e Cassano, eu também não os convocava. Lippi não é parvo nenhum e optou por convocar pontas-de-lança e não 9,5.

Manú 5 de maio de 2010 às 10:52  

dizemos que cá em portugal a rivalidade é levada ao limite e mais nao sei o que mas a verdade é que nao temos noçao que o que se passa cá nao é rigorosamente nada a comparar, por exemplo, com italia.
incrivel ver os adeptos da lazio, que ainda nao tem asegurada a manutençao (salvo erro), festejarem os golos contra a sua propria equipa "in loco". nunca tinha visto tal coisa e é notavel tamanha rivalidade.

João S. Barreto 5 de maio de 2010 às 10:55  

Manú, de facto a Lazio ainda não tem assegurada a manutenção, mas só um cataclismo é que evitará que a Atalanta desça. Mas é como dizes, é incrível esta rivalidade que leva adeptos a festejarem a derrota da sua própria equipa.

Manú 5 de maio de 2010 às 11:00  

joao vi agora os pre-convocados da italia e face à qualidade dos avançados na lista nao acho que seja um escandalo tao grande miccoli e cassano nao serem chamados. acho que a nao chamada de ambos so mostra a grande qualidade dos que estao na lista de lippi!

João S. Barreto 5 de maio de 2010 às 11:04  

Manú claro que são grandes jogadores, mas se comparares, por exemplo, a época de Miccoli com a de Iaquinta, acho que se pode considerar injusto. O meu objectivo não era criticar as opções de Lippi, se alguém sabe o que faz é ele, mas tenho muita pena que estes dois grandes jogadores não marquem presença no Mundial.

Sá Pinto 5 de maio de 2010 às 18:51  

ah, a lazio apoiar os golos do inter e tar quase a descer e INCRIVEL! mas o sporting apoiar os golos do Porto ja com o 4º lugar asseguredo e nojento.

q dualidade incrivel. ai ai esta lampionagem. qualidade antes de quantidade.

Mac, anda la mandar o teu bitaite

João S. Barreto 5 de maio de 2010 às 18:58  

Sá Pinto incrível não tem um sentido positivo Se foi isso que percebes-te, percebes-te mal. Acho ridiculo uma equipa que ainda não tem a manutenção assegurada (mesmo que tivesse) festejar os golos que sofre.

O facto de vocês festejarem os golos do Benfica só mostra que vocês, tal como a Lazio este ano, são um clube pequeno, sem ambições e com poucos golos próprios para festejar.

Sá Pinto 5 de maio de 2010 às 19:06  

clube pequeno? a tua noçao de clube pequeno e um bcd estranha.

o Sporting e dos clubes com mais titulos do mundo, a nivel de todas as modalidades, o 3º maior de portugal a nivel de titulos (nao fosse a hegemonia do porto nos ultimos anos eramos 2º).

clube pequeno..? por uma época má?
em 1990 o benfica ficou a 25 pontos do porto, campeão à data. ha uns poucos anos ficaram em 6º. isso sim e de clube pequeno, apesar de eu n considerar o benfica um clube pequeno.

ja vi muitos benfiquistas a festejarem derrotas do sporting, como seja a da final da uefa.

têm esta reacçao como nos tivemos, se tivesse sido ao contario, tenho a certeza. eu tava no estadio e nao festejei, mas n acho mal, e a rivalidade.

adoro quando o benfica perde, tenho nojo do benfica. odeio o benfica. mas não sao um clube pequeno. pq segundo a historia, sao quem tem mais titulos, e isso ng nega.

portanto respeita a instituiçao e o clube e n nos chames clube pequeno.

João S. Barreto 5 de maio de 2010 às 19:29  

Sá Pinto mas não achas uma imagem um bocado ridícula uma equipa festejar golos doutros clubes, enquanto perde em casa com a Naval? eu acho! E ao fazer isso quem não está a respeitar os próprios jogadores são os adeptos do Sporting.

Eu também gosto que o Porto e Sporting percam, claro! Mas se o meu clube está mal, isso não me preocupa assim tanto, digo-te sinceramente! Aliás nos muitos anos em que não somos campeões, ao contrário dos sportinguistas, eu não me interesso especialmente em ficar à frente do SCP. Para mim o 2º é só primeiro dos últimos e penso que é por não ter essa mentalidade que o Sporting ainda não fez o ajuste necessário para poder continuar a lutar frequentemente por títulos a sério. Vamos ver se o faz agora...