Já Só Faltam Três

Menos uma jornada, menos margem de manobra para quem deixou todas as decisões para a última hora. Apenas o Rio Ave chega a estas ultimas jornadas sem pressão nem ambições. Todos os outros (Sp. Braga e Belenenses incluídos) vêem-se forçados a manter a concentração elevada para conseguirem atingir os seus objectivos, quer eles sejam a manutenção, a qualificação europeia ou o próprio campeonato.
O ainda candidato ao título Sp. Braga recebia um Leixões que de tão aflito e necessitado de pontos que estava, era visto como um adversário perigoso. Contudo, ao contrário do que aconteceu nos últimos jogos, os bracarenses fizeram uma exibição muito competente, de grande superioridade. O suspeito do costume Alan fez os dois primeiros golos dos homens da casa (aos 8' e 35'). O primeiro golo é absolutamente monumental, de uma classe ao alcance de poucos na nossa praça. O extremo brasileiro é a grande figura do melhor Sp. Braga de sempre. Que pena que dificilmente irá a tempo de jogar (a sério) num grande. Num jogo tranquilo para os comandados de Domingos, Eduardo borrou a pintura. Uma saída "à Ricardo" (ou labrecas) permite ao camaronês Pouga reduzir e dar esperança à sua equipa. O fantasma das saídas em falso continua a pairar sobre a Selecção Nacional. Mais uma vez, com uma vantagem traiçoeira, o Sp. Braga demonstrou grande maturidade e "matou" o jogo com um cabeceamento irrepreensível de Moisés. O capitão arsenalista volta também a ser deteminante. Com a vitória garantida, Domingos faz entrar Angelo Peña para o lugar de Matheus. O venezuelano que no início da época veio com selo de craque cumpriu assim os seus primeiros minutos ao serviço da sua equipa. Com esta vitória, a equipa minhota não só mantém um olho no título, como também dá um passo importante rumo à pré-eliminatória da Champions. O Leixões de Fernando Castro Santos está cada vez mais perto da Honra.

Na Choupana, o Nacional venceu a U. Leiria por 2-0, voltando a sonhar com a qualificação europeia. Diego Barcelos e Pedro Oldoni, dois reforços de Inverno foram os marcadores de serviço. Não obstante esta recuperação dos madeirenses na recta final do campeonato, foi já anunciada a saída do técnico Manuel Machado no final da época. Resta saber que clube irá treinar este grande conhecedor das páginas mais obscuras do dicionário de Língua Portuguesa na próxima época. O Sporting, como se sabe, já é uma porta fechada.



Também com um olho na Europa está o Marítimo. Em Olhão, Kleber e Baba marcaram os golos e Paulo Jorge, que agora joga a defesa direito, assistiu por duas vezes. Djalmir reduziu para os algarvios já perto do final. De saída está também Mitchell (Van der Gaag) e fala-se em José Romão como possível substituto. Não percebo esta decisão, a não ser que tenha sido o próprio treinador a tomá-la. A Naval 1º Maio reagiu da melhor forma ao desaire na meia-final da Taça e venceu em Paços de Ferreira por 3-1. Fábio Júnior voltou a marcar, João Real e Kelly (própria baliza) marcaram os restantes golos dos figueirenses. O mesmo João Real compensou o Paços pelo golo que fez e voltou a facturar, mas na própria baliza. Ambas as equipas estão agora com os mesmos pontos, ambas acreditando ainda numa possível qualificação para a Liga Europa.

Por fim, o Belenenses não aproveitou o mau desempenho defensivo do Rio Ave nos últimos tempos e as duas equipas empataram a zeros. Missão impossível para Toni (Conceição) tentar manter os "pastéis" na Liga Sagres.

Com apenas 9 pontos por disputar, quase todas as equipas jogam ainda muito da sua época e não vão certamente tirar o pé do acelarador até ao último minuto. Esperam-se bons e emotivos confrontos nestas jornadas finais.

13 Passes de rotura:

Manú 21 de abril de 2010 às 00:16  

boa análise joão, está de facto ao rubro a liga deste ano! notável que a 3 jornadas do final da época apenas só uma equipa já está "descansada".

olha que acho que o Peña já jogou pelo Braga, apesar de ter sido na Taça da Liga (ou na Taça de Portugal), nao foram estes os seus primeiros minutos com a camisola dos guerreiros do minho

João S. Barreto 21 de abril de 2010 às 00:24  

É possível Manú. No campeonato penso que foi o seu primeiro jogo.

Manuel Machado 21 de abril de 2010 às 01:18  

" empataram a zeros " LOOOOOL

Gozas com o Manuel Machado, e depois escreves isso. O homem pode referir palavras que não lembram ao diabo, mas ao menos não escreve merda...

Pedro Veloso 21 de abril de 2010 às 10:15  

João boa análise.

O golo do Alan é de uma classe incrível...o Braga na 1ª parte jogou como um grande, sem forçar muito - mas dominando completamente - e letal a aproveitar os erros do adversário. Ultimamente não estavam a jogar bem mas voltaram às boas exibições. 2º tempo não vi.

Nem dei por esta recuperação do Nacional, instintivamente pensei que já estivessem arredados da Europa mas de repente olhamos e lá está...6º lugar. Voltaram a melhorar muito com o M. Machado depois de um mau período com o Jokanovic.

Entretanto, ando entusiasmado com o Kléber do Marítimo - e só tem 19 anos! Que estão a achar? Espero é que fique cá para o ano e não seja daqueles que agora volta para o Atl. Mineiro ou coisa que o valha... tenho que ver se foi mesmo comprado pelo Marítimo.

Manuel Machado o João Barreto escreveu um texto quase exemplar em termos gramaticais e ortográficos, e tu pegas em algo que até é discutível: já vi isso escrito milhares de vezes, assim mesmo, no plural. E ele não estava a gozar com o M. Machado, mas somente a referir um facto incontornável do nosso futebol (a apetência do Manuel por palavras caras) para enriquecer o texto; podias perder o teu tempo para dizer algo de interessante mas lá sabes...

João S. Barreto 21 de abril de 2010 às 11:33  

Também tenho gostado deste Kleber Veloso, já leva alguns golos marcados na segunda volta.

João S. Barreto 21 de abril de 2010 às 12:01  

Machado nem te devia responder mas já que te achas tão sábio, convido-te a visitares o site da rtp:

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Dragoes-em-branco-frente-ao-Leixoes.rtp&article=319038&visual=16&layout=55&tm=29

Agora podes tirar as conclusões sobre quem é que diz merda. Obrigado.

Tomás Pipa 21 de abril de 2010 às 15:12  

Kléber 4 golos já, mas eu ando é atento ao Cala do Sevilla. Peña já jogou e marcou para a Taça de Portugal.

Vai haver uma dança de treinadores mt interessante. Estou muito curioso para saber onde vão estar estes treinadores na próxima época:

M.Machado
Carvalhal
Domingos
Villas-Boas
M.Cajuda
M.José

N percebo mt o porquê da saída de (Mitchell)Van der Gaag

Manú 21 de abril de 2010 às 15:50  

tomás acredito que o domingos fique no braga e continuo na minha: paulo bento no porto.

machado em guimarães e villas-boas no marítimo

João S. Barreto 21 de abril de 2010 às 16:02  

Parece que afinal Manuel Machado não vai sair

Jesualdo Ferreira 21 de abril de 2010 às 21:15  

eu vou pa Guimarães e o meu amigo Paulo (Bento) vai ocupar o meu lugar no dragão.

Tomás Pipa 21 de abril de 2010 às 23:03  

hmm...v-b no marítimo não me cheira,para isso fica na académica!
Mais depressa era V-B no Nacional

Pedro Veloso 22 de abril de 2010 às 00:56  

Eu acho que o Villas ou salta para ou para o Porto ou para o Braga, ou no limite para o Guimarães (porque também é de certa forma, pela massa adepta, um clube grande). Ou então fica na Académica. Ele neste momento criou uma aura de novo Mourinho que se estragaria um bocado se agora fosse para equipas sem mística como Marítimo ou Nacional.

A VERGONHA CONTINUA...É ATÉ AO TITULO 22 de abril de 2010 às 15:08  

Sexta-feira (23/4)
Rio Ave-Marítimo, Cosme Machado (AF Braga)

Sábado (24/4)
V. Setúbal-FC Porto, Pedro Henriques (AF Lisboa)
Benfica-Olhanense, Lucílio Baptista (AF Setúbal)

Domingo (25/4)
Leixões-Académica, João Ferreira (AF Setúbal)
Nacional-P. Ferreira, Bruno Esteves (AF Setúbal)
Naval-Sp. Braga, Jorge Sousa (AF Porto)
U. Leiria-Sporting, Marco Ferreira (AF Madeira)

Segunda-feira (26/4)
V. Guimarães-Belenenses, Paulo Costa (AF Porto)