Hasta el Final

Na 34ª jornada da Liga do nosso país vizinho houve poucas surpresas. A luta continua a dois, Barça recebeu e bateu o lanterna vermelha Xerez e o Real Madrid foi arrancar três preciosos pontos a Zaragoza, uma cidade sempre muita matreira para quem lá vai jogar.

O Barça jogou primeiro e aproveitou a facilidade deste jogo para poupar os seus jogadores mais importantes com o intuito de se apresentarem mais frescos para o jogo da 2ª mão diante o Inter. Foi então sem surpresa que Dani Alves, Piquénbauer, Busquets, Messi e Pedro não se apresentarem como titulares. Chygrynkiy, Jeffrén e Henry foram as maiores surpresas no onze.

O Barça chegou com a uma vantagem confortável, aos 24' já vencia por 2-0 com golos de Jeffrén e Henry. O Xerez ainda reduziu por Bermejo aos 25', mas foi Zlatan quem selou o resultado em 3-1 aos 54'.

O Real Madrid foi ao La Romareda defrontar o aflito mase sempre muito incómodo, Real Zaragoza. O Real Madrid marcou primeiro aos 50' por Rául a passe de Ronaldo(tinha entrado aos 15' pelo lesionado Van der Vaart) e parecia ter o jogo controlado. No entanto, tal como tinha acontecido no Zaragoza-Barça, apareceu Colunga que igualou o marcador com um grande golo, o seu 4º desde que chegou de Huelva em Janeiro passado. O encontro caminhava para um empate, até que aos 81', Ronaldo descobre Káká na área maña, internacional canarinho não perdoou Roberto e fez o 1-2. Eliseu foi titular e mais uma vez foi dos elementos mais irrequietos do Zaragoza. Ronaldo voltou a ser fulcral, apesar de não marcar, ambos os golos dos Merengues foram assistidos por eles.

1- Barcelona 87 pts (35ªJ: Villarreal fora), 2- Real Madrid 86 pts (35J: Osasuna casa)

O Valência continua firme no 3º lugar depois de vencer o Depor em casa com um golo de Villa (who whelse?) de penalty. O 3º lugar já não deve fugir à equipa da Costa Brava. Manuel Fernandes e Miguel foram suplentes.

A luta pela última vaga de acesso à Liga dos Campeões continua a ser fortemente disputada. O Mallorca actual 4º classificado empatou em casa diante o Málaga, e o Sevilla não aproveitou o deslize da equipa Balear, ao perder 4-3 no Coliseum Alfonso Pérez. O grande beneficiado da ronda foi o Villarreal que foi vencer a Santander por 1-2 com golos de Nilmar e Rossi (ambos devem ir à África do Sul). O Submarino Amarelo fica assim só a 4 pontos do Mallorca de Nunes.

4-Mallorca 56pts (35J: At Bilbao fora); 5-Sevilla 54pts (35ªJ: At Madrid casa); 6-Villarreal 52 pts (35ªJ: Barcelona casa)

A luta pela manutenção, tal como em Itália, está ao rubro. Xerez parece estar condenado, mas as outras equipas não baixam os braços. O Real Valladolid foi vencer a Gijón e acendeu assim uma luz ao fundo do túnel. Tenerife perdeu no Vicente Calderón mas continua bem vivo. Zaragoza marcou passo e o Málaga arrancou um importante (e difícil) ponto no terreno do Mallorca. Racing Santander e Sporting Gijón também não estão em situações agradáveis.

13-Almería 38pts (35ªJ: Xerez fora) ; 14-Sp.Gijón 37pts (35ªJ: Málaga fora); 15-Racing Santander 36pts (35ªJ: Tenerife fora); 16-Málaga 34pts (35ªJ: Gijón casa), 17-Real Zaragoza 34pts (35ªJ: Deportivo fora); 18-Real Valladolid 32pts (35ªJ: Getafe casa); 19-Tenerife 32pts (35ªJ: Racing casa); 20-Xerez 27pts (35ªJ: Almería fora)

Melhores Marcadores: 1-Messi (Barcelona) 27; 2- Higuaín (Real Madrid) 25; 3- Villa (Valencia) 21, 4- Ronaldo (Real Madrid) 20; 5- Forlán (At.Madrid) 17

Na próxima jornada, acredito que haverá nova mudança de líder. Málaga, Real Valladolid e Tenerife também têm três jogos para ganhar e com isso subir alguns lugares na classificação. Na luta pelo 4º lugar, nenhum dos três candidatos têm jogos fáceis, mas acredito que o Villarreal e Sevilla vão apertar o Mallorca que não deve passar em Bilbao.

2 Passes de rotura:

João S. Barreto 30 de abril de 2010 às 16:13  

Espro que estejas certo e que o Barcelona não passe com o Villareal, adorava que não ganhassem nada este ano!

Além disso tenho a curiosidade de ver, se o Barça não ganhar nada este ano e a Argentina também não, será que o Messi vai ser o melhor do mundo à mesma?

Tomás Pipa 30 de abril de 2010 às 16:23  

Boa pergunta. Acho que Messi é o principal candidato. Ronaldo,Robben e Rooney vêm logo a seguir. Depende do Mundial