24ª Jornada

A 24ª jornada foi jogada como mandam as regras do adepto, com todos os jogos a serem disputados entre sexta à noite e domingo. Foi também uma jornada de poucas emoções no que respeita aos "clubes pequenos", pois nesta fase do campeonato pouco há ainda por decidir. Vitória de Guimarães e U.Leiria espreitam a Europa, esperando uma escorregadela do Sporting (duas no caso da União), enquanto que Leixões e Belenenses parecem condenados à descida, embora a equipa de Matosinhos ainda acredite num milagre. Às restantes equipas resta-lhes lutar entre si pela melhor classificação possível.

O V. Guimarães, que durante a semana viu o seu Presidente Emílio Macedo ser reeleito, recebeu na noite de sábado a já não tão surpreendente Académica de Vilas Boas. Depois da derrota em Alvalade na última jornada, Paulo Sérgio alterou a táctica, fazendo entrar Marquinho para o lugar de Rui Miguel, passando a actuar num 4-4-2 losango, o que retirou largura à equipa, pois João Alves raramente cai nas alas. Não deixa de ser curioso que durante a semana Emílio Macedo tenha dito que Roberto e Marquinho estariam à experiência no clube até ao final da temporada, pois neste jogo os dois jogadores formaram a dupla atacante do Vitória. Os da casa dominaram um jogo de pouco interesse futebolístico, onde as melhores oportunidades de golo foram cabeceamentos aos ferros pelos dois jogadores à experiência no ataque vitoriano. O golo da vitória vimaranense chegou já tarde (aos 85') por Rui Miguel (entrou aos 68' para o lugar de João Alves), num bom remate de fora da área que deixa ainda assim o surfista/modelo/guarda-redes (por esta ordem) Rui Nereu mal na fotografia. Triunfo importante da equipa de Paulo Sérgio que fica assim a 2 pontos do 4º lugar ocupado pelo Sporting. A Académica parece já ter dado tudo o que tinha a dar.

No Magalhães Pessoa a União de Leiria recebia o Paços de Ferreira num jogo onde quem perdesse ficava praticamente arredado da luta europeia em definitivo. Cássio foi o herói ao apontar os dois golos da vitória leiriense (2-1), tendo marcado o tento da vitória em cima do apito final. Cássio é já o melhor marcador da sua equipa com 8 golos, mais 2 que Carlão. A dupla atacante da cidade do Lis apontou cerca de 50% dos golos da equipa. Com este resultado a União mantém o (ainda que difícil) sonho europeu.

Em Vila do Conde aconteceu a surpresa da jornada com a Olhanense a golear o Rio Ave por 5-1. Zé Gomes (irmão de Vítor Gomes) colocou os da casa em vantagem mas Tengarrinha, Djalmir (2), Rabiola e Yazalde apontaram os golos algarvios. Para Carlos Brito, o campeonato deveria ter acabado em Dezembro. Já a Olhanense é uma equipa cada vez mais madura, onde despontam bons valores de futuro.

Nos restantes jogos, o Nacional da Madeira continua a desiludir, desta vez com uma derrota por 2-1 em Setúbal (mais um golo de Keita); O Leixões mantém o sonho da manutenção com uma vitória pela margem mínima sobre a Naval.

Na próxima jornada espera-se duelo escaldante em Braga, onde Estádio Axa vai receber o derby minhoto, com ambas as equipas obrigadas a ganhar. O Sporting de Braga quer manter-se na luta pelo título e o V. Guimarães não quer deixar escapar o outro Sporting novamente.

7 Passes de rotura:

Tomás Pipa 31 de março de 2010 às 18:48  

João, só há Uefa para o 3º e 4º? Uma vez que ng vai ocupar a vaga da Taça de Portugal, ela não irá para o 5º? Se o 5º der Uefa acho que os candidatos vão mesmo até ao Rio Ave, visto que ainda faltam 6 jogos. Vit.Guimarães,U.Leiria,Paços de Ferreira,Marítimo,Naval não pq não se inscreveu,Nacional e Rio Ave.

Dizes mt bem,a Académica quando podia ter feito mais qualquer coisa (andou ali perto dos lugares cimeiros),não o fez.

Gosto mt destas últimas jornadas pq é quando as equipas decidem marcar golos para se salvar e aqui vêm-se destacando Djalmir com 7 golos em 11 jogos, Cássio e Keita que tem 8 e não 9 como diz o zerozero.

Quanto ao futuro treinador do FC Porto, julgo que será Carlos Queiroz caso o Mundial corra mal ou Paulo Sérgio do V.Guimarães. Villas-Boas parece estar mesmo confirmado no SCP.

João S. Barreto 31 de março de 2010 às 18:53  

Tomás ainda há a possibilidade do Chaves ir à UEFA, ganhou a primeira mão...lol Mesmo que isso não aconteça penso que só Paços e Marítimo podem ainda sonhar, mas é muito difícil até porque o Guimarães nso últimos 5 jogos só perdeu com o Sporting e essas equipas de que falaste têm perdido fulgor.

Estou mais a ver o Porto apostar nos já falados Domingos ou J.Costa, mas Queiroz também pode ser o escolhido.

Tomás Pipa 31 de março de 2010 às 18:59  

O Jorge Costa deve saltar para a Académica ou Vit. Guimarães e o Carvalhal para o que sobrar destes dois.

Acho que o Chaves tb não se inscreveu... Pelos vistos deve ser caro

Pedro Veloso 1 de abril de 2010 às 01:25  

"Pelos vistos deve ser caro" É isso mas também o facto de ser muito cedo na época, as equipas às vezes não sonham que vão acabar a lutar por uma competição europeia

Pedro Veloso 1 de abril de 2010 às 01:26  

Não queria nada Paulo Sérgio no FCP, adoro o gajo

Anónimo 1 de abril de 2010 às 12:22  

paulo sergio??? n gozem com a malta

João 2 de abril de 2010 às 21:50  

Continuo a achar que o J.Costa é um treinador fraco para o Porto, a identificação com o clube e a disciplina não chegam para as ambições portistas para mim, penso que atacarão o Domingos.
Concordo Tomás, realmente na fase final do campeonato são bem diferentes dos da 1º volta.
Hoje o Rui Miguel marcou novamente em braga, justificou muito bem a (merecida) titularidade.