Tango à Chuva!

Foi debaixo de grande chuva, as 17 horas da tarde, impossibilitando que o 12º jogador comparecesse em massa, tanto para ajudar o Benfica como para saudar o rei Eusébio mais uma vez homenageado, que o Benfica carimbou a passagem aos oitavos de final da Liga Europa.
Depois de uma exibição menos conseguida na Alemanha, que fez com que o treinador do Hertha acreditasse que o Benfica estava ao seu alcance, Jesus não teve meias medidas e aplicou o devido correctivo ao atrevido mister do clube lanterna vermelha da Bundesliga.

Muitos suspiravam por uma exibição paupérrima em que o nível exibicional do Benfica continuasse aquém daquilo que este ano já apresentaram. Enganaram-se, assistiram a uma exibição repleta de grandes notas artísticas, de um Benfica consistente, demolidor, com uma excelente circulação de bola, como que a castigar a ousadia de um Hertha que nada pode fazer perante tamanha superioridade.

Colectivamente o Benfica esteve muito bem, todos cumpriram e de que maneira o que lhes foi pedido, mas o maior destaque vai para Di Magia! O astro argentino que com toda a certeza fará a última época de águia ao peito mostrou que é craque. É daqueles que não engana, ali há puro talento! “Entrou” nos três dos quatro golos da tarde. Será muito difícil segurar um jogador que continua a deixar a Europa do futebol rendida aos seus encantos.

O Benfica depois desta noite vencer por 4-0, entrou para um grupo restrito de 10 equipas que tem 150 vitórias na Uefa na história do futebol europeu.

Segue-se o perigoso Marselha de Lucho Gonzalez. Este jogo é esperado há 20 anos pelos adeptos do clube francês, em que anseiam por vingar a meia-final perdida em 1990 a contar para a Taça dos Campeões Europeus.
O Benfica jogava nessa noite com grandes nomes do seu historial como Chalana, Ricardo Gomes, Aldair, Thern, Valdo, Paneira, Magnusson e… Vata!

A primeira mão foi em França e o Benfica tinha perdido por 2-1. Na segunda mão o velhinho estádio da Luz vestiu-se de gala e encheu até ao topo para ajudar o Benfica a chegar a mais uma final europeia.
O resultado teimava em estar empatado sem golos até que a 5 minutos do fim Vata meteu a mão a bola, o árbitro não viu, e colocou o Benfica pela 7 vez na final da competição mais importante de clubes da Europa levando os cerca de 120mil adeptos a uma enorme explosão de alegria.

Perspectiva-se um grande jogo entre duas grandes equipas do futebol europeu.
Segue-se agora Matosinhos onde é imperativo vencer.
Javi Garcia estará de fora a cumprir castigo.

16 Passes de rotura:

Pedro Veloso 24 de fevereiro de 2010 às 01:33  

Foi isso mesmo Número Dez. É verdade que o Hertha este ano está longe de ser uma grande equipa e tínhamos vantagem física, mas foi de facto uma grande exibição.

Que chegou exactamente no momento certo: quando chegámos à liderança, quando o Porto ameaça uma recta final forte, quando os últimos 2 ou 3 jogos (Sporting à parte) não haviam sido muito conseguidos, quando o fulgor físico parecia algo em baixo, o Benfica dá uma prova de grande força. O Jesus gozou antes do jogo com quem já tentava desestabilizar e encarregou-se de o mostrar dentro das quatro linhas.

Como ele disse, temos sido até ao momento a melhor equipa. Demos grandes espectáculos e fomos sempre muito consistentes. Mesmo que daqui para a frente corresse mal, e não vai correr, isso já é uma vitória depois da miséria das últimas épocas. Hoje jogámos exactamente como devíamos, sem pensar em jogar com o tempo e com o score da eliminatória; foi resolver, não correr riscos, jogar bem e descansar no fim.

Individualmente, todos estiveram muito bem. Mas destacava, dois dias depois do show de Álvaro e Varela, outra asa esquerda demolidora: hoje Coentrão e sobretudo Di Maria estiveram soberbos, e o argentino dá-me a volta à cabeça. Um fora-de-série que tenho pena que só nos dê, em princípio, uma época do seu génio. Tivesse Jesus chegado mais cedo...E depois Aimar abriu o livro, e com isso trouxe Saviola, que andava bastante desaparecido, de novo para cima. Finalmente, Luisão perfeito e uma palavra para o Ruben, que esteve bastante bem na circulação de bola.

Somos Benfica;)

Pedro Veloso 24 de fevereiro de 2010 às 01:43  

Ah claro, e esqueci-me do meu ídolo Óscar, mais 2 golos, apanhou o Llorente no topo da tabela com 6 golos na Liga Europa. Curiosamente ultrapassou o Ruben Micael (marcou 5), que fez uma prova excelente. Di Maria lidera as assistências, também com 6.

Manú 24 de fevereiro de 2010 às 03:41  

paulinho cascavel, exijo explicaçoes para o facto de um nao-jogador de futebol ter 25 golos em fevereiro!

quanto ao jogo, gostei muito do ruben amorim. teve claras facilidades no meio campo mas recuperou inumeras bolas e mesmo a vencer por 4-0 pressionou como se a eliminatoria estivesse em risco!

Hugo 24 de fevereiro de 2010 às 04:20  

Boa vitória e mais pontos para o ranking.
Votos de continuação de boa carreira na Liga Europa ao contrário de muitos que se tornaram adeptos do Arsenal desde pequeninos.

Tomás Pipa 24 de fevereiro de 2010 às 10:15  

Excelente vitória que eu já esperava.

Melhores marcadores ao rubro:

Rooney 27
Drogba 25
Cardozo 25
Falcao 23
Messi 23

Garfield 24 de fevereiro de 2010 às 10:17  

Aquilo mais parecia o Mherthola!! Deus ma libre!! Ontem fiquei a entender porque vão em últimos!! Mas isso pouco importa, porque o benfica passou e era mau demais se não ganhasse àqueles mecos!! Agora o Marselha...que espera o jogo há 20 anos!! Gostei dessa...eles nem devem dormir!! lolol

Luís Marques 24 de fevereiro de 2010 às 10:55  

http://www.youtube.com/watch?v=FpOSTVCahuk

Em relação à mão do Vata, já aqui tinha escrito que mais tarde em entrevista o árbitro desse jogo admitiu que não a viu, mas mesmo antes do golo viu uma falta sobre o mesmo Vata e não marcou porque foi golo.

Pedro Veloso 24 de fevereiro de 2010 às 11:02  

Lol Tomás e a sua contabilidade, não falha! É curioso como Ibra e Etoo, depois do mega swap do Verão, nem cheiram o topo dessa tabela, mesmo estando os seus clubes a liderar as respectivas ligas.

Garfield o Hertha era fraco, mas como aliás toda a gente escreve hoje não é justo apagar a excelente exibição por causa disso.

E isso do Vata acho que percebeste, é uma forma de dizer por parte do Nº 10, obviamente ninguém deixa de dormir, mas gostavam de vingar essa derrota que para eles deve ter sido horrível (a 5 min do fim, uma meia-final da TCE, e com a mão;)

Garfield 24 de fevereiro de 2010 às 11:13  

Já agora: é JAVI e não XAVI Garcia!!

Vasco 24 de fevereiro de 2010 às 11:13  

Manu,

concordo contigo, Ruben Amorim foi genial. Gosto de ver jogadores que não fazem cerimónia quando entram em campo, dominou, distribui, foi buscar onde foi preciso, qualquer bola meio perdida lá foi Ruben com a sua classe. Gosto ainda mais por ser Português!
Di Magia foi, mais uma vez, um jogador problemático (no bom sentido e para o adversário) mas Ruben Amorim fez uma exibição enorme!
Continuo a não perceber o que leva o Paulinho Cascavel quis dizer sobre o Cardozo...Continuamos à espera duma resposta!!!

Benfica soma e segue, venha Lucho!

paulinho cascavel 24 de fevereiro de 2010 às 13:35  

"paulinho cascavel, exijo explicaçoes para o facto de um nao-jogador de futebol ter 25 golos em fevereiro!"

ahah, tenho de dar o braço a torcer... grande jogo do cardozo. mas continuo sem retirar uma palavra do que disse. não gosto do género de jogador que ele é. ainda bem que marca golos em catadupa, e espero que cada vez mais me faça mudar completamente de opinião.

de assinalar os 30.000 adeptos presentes num jogo com horas e condições meteorológicas impróprias. só o benfica.

quanto ao jogo, para além de ter obrigatoriamente que mencionar o di maria, que foi claramente o mvp, destaco ainda o coentrão - que com um pouco mais de rotina será o futuro lateral esquerdo do benfica e da selecção. esteve impecável o jogo todo. foi uma ala absolutamente infernal.

e porque acho que ainda ninguém falou dele, javi garcia. é de uma inteligência a jogar futebol ao alcance de muito poucos. tacticamente é p-e-r-f-e-i-t-o, está sempre no sítio certo, faz as dobras como ninguém, desarma - com classe quando pode, com dureza quando é preciso, joga simples e curto como se pede, raramente falha um passe, fisicamente é um autêntico comboio e, um aspecto que considero importantíssimo, não perde uma bola de cabeça. que grande, grande jogador. junte-se a todas estas características uma raça e entrega inexcedíveis e temos o melhor médio defensivo do futebol português, já nível dos melhores da europa - já merecedor de selecção, na minha opinião.

mas não embandeiremos em arco, porque até o belenenses veio à luz dar mais luta que estes alemães, que são das piores equipas que vi jogar na luz. até me deu pena ver os cerca de 500 adeptos que vieram a lisboa à espera de passar.

Anonimum 24 de fevereiro de 2010 às 14:07  

O Ruben NÃO!!!!!!! É o tipo de jogador jeitoso a que o Benfica estava habituado (e conformado) e que teve os resultados à vista no curriculum dos últimos anos....... derrotas!
É dos mais fracos, jogador mediano que contrasta com os outros craques cujo resultado está à vista! Ainda ontem, para o fim do jogo, sozinho, tentou controlar uma bola alta, que foi logo parar ao adversário mais próximo........

Manú 24 de fevereiro de 2010 às 16:27  

veloso é obvio porque é que ibra e eto'o nao tao no top 5, porque o benfica está a jogar muito e cardozo finaliza com nivel mundial e o porto contratou um avançado de topo, verdadeiramente letal

Tomás Pipa 24 de fevereiro de 2010 às 16:46  

Para que conste, a minha contabilidade também diz que:

6º Saviola 18
C.Ronaldo 18
8º Milito 16
Higuain 16
10º Pedro 15
L.Fabiano 15
Ibrahimovic 15
Fábregas 15

(...)

Eto'o 10

António Mota 24 de fevereiro de 2010 às 22:38  

Benfiquistas que vão a Matosinhos no sábado, tenham cuidado. Os Super Desdentados estão a planear algo de hostil.

Luís Marques 25 de fevereiro de 2010 às 00:01  

O Benfica com o Marselha se jogasse com a carne toda no assador e sem preocupações passava à vontade.

Mas como o campeonato é a prioridade e o calendário é apertado, provavelmente vamos ficar pelo caminho.