Somos Porto!!

Hoje em dia parece que virou moda e ficou fácil atacar o FC Porto e o seu presidente.
Se Pinto da Costa sempre foi motivo de inveja e por conseguinte de ataques gratuitos, já o FC Porto é uma novidade nestas lides.
Hoje, a 10 jornadas do fim do campeonato e com 30 pontos por disputar, há já quem festeje campeonatos, outros há que dizem que o FC Porto luta pelo título impossível. Há uns dias perguntava uma jornalista da RTP1 ao director da Antena 1, no dia do FC Porto-Arsenal, se este seria o jogo que salvaria a época dos azuis. Respondeu-lhe ele e bem que o FC Porto é a única -leram bem, a única - equipa da Europa que ainda luta por todos os troféus. É estranho, mas é verdade.
O FC Porto está em 3º na Liga Sagres, mas ainda não morreu, pode até não chegar ao penta, mas isso é uma coisa que não terá uma confirmação imediata e quem quiser ficar com o título tem que lutar por ele, dentro ou fora das quatro linhas, como der mais jeito. O FC Porto está nas meias finais da Taça de Portugal depois de brindar o Sporting com 5 golos no Dragão. O FC Porto está na final da Carlsberg Cup e chegou lá com os suplentes, com as reservas e com os míudos. Se teve sorte no sorteio, não sei, mas está lá. O FC Porto está nos oitavos de final da Liga dos Campeões e venceu na primeira mão o poderoso Arsenal por 2-1, no Dragão e os comandados de Jesualdo Ferreira são os que mais remates fizeram na Champions, não é o Barcelona, nem o Real Madrid, nem o Manchester, nem o Inter, é o Porto. Parece pouco, mas é muito.
O velho Jesualdo, que agora não presta, construiu equipas, ano após ano, do nada. Todos os fins de época viu os seus diamantes serem vendidos para serem trabalhados por outros ourives. Todos os inicios e meios de época recebeu jogadores desconhecidos e que provavelmente não iriam dar em nada e no fim lá foram eles por milhões, para os maiores clubes do mundo.
O FC Porto vende qualidade, não vende barretes que são devolvidos. No Olival fazem-se craques que saem para brilharem nos melhores clubes do mundo. Pequenos são os que ficam felizes com um ou outro que não tenha resultado, como o já muito falado Ricardo Quaresma, mas isso não é problema nosso, daqui eles saem com o selo de qualidade, se lá não os aproveitam ou não sabem trabalha-los o azar é só deles. Ponham cá o Quaresma e vão ver. Não duvidem.
Há quem se esqueça que competimos com os mais ricos do mundo a nível de transferências, mas um avivar de memória vai ajudar-vos.
- Anderson por 31,5 milhões de euros para o Manchester United;
- Pepe por 30 milhões de euros para o Real Madrid;
- Ricardo Carvalho por 30 milhões de euros para o Chelsea;
- Ricardo Quaresma por 24,5 milhões de euros para o Inter de Milão;
- Lisandro Lopez por 24 milhões de euros para o Lyon;
- Deco por 21 milhões de euros mais Quaresma para o Barcelona;
- José Bosingwa por 20,5 milhões de euros para o Chelsea;
- Paulo Ferreira por 20 milhões para o Chelsea;
- Lucho Gonzalez por 18 milhões para o Marselha;
- Mário Jardel por 16 milhões para o Galatasaray;
- Cissokho por 15 milhões para o Lyon.
Agora eu pergunto: quem eram eles antes de chegarem ao FC Porto? Por muito que custe é preciso saber admitir que o FC Porto é uma escola de talentos de classe mundial.
Passemos agora ao homem que mais inveja provoca em Portugal: Jorge Nuno Pinto da Costa.
Os outros gozam sempre que se lhes atira culpas, dizem que até os sismos são culpa deles, em tom irónico e caracteristico. E pronto, resolvem assim as questões.
Nós não. Nós temos que ouvir e calar porque tudo o que nós ganhamos é algo forjado e revestido de falsidade. Nada valem os troféus que lá temos. Há escutas? Há. Se todos ouvimos Pinto da Costa a, de uma maneira ou outra, tentar controlar árbitros? Ouvimos. Se ele foi a tribunal por isso? Foi. E foi considerado inocente, é importante não esquecer. Este pelo menos sentou-se lá ao contrário de alguns filósofos como Sócrates. Então e as escutas dos outros? Não interessam? Elas existem, investiguem-nas. Só é ilicito o que faz Pinto da Costa? Aos outros basta-lhes, como defesa, dizer que Pinto da Costa também o fez ou fez pior?
Não esquecer:
__________________________________
Partes das escutas telefónicas onde é interveniente Luís Filipe Vieira. Os seus interlocutores são Valentim Loureiro e Pinto de Sousa

Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito... (...)
Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
VL - E o Duarte?
LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.


Pinto de Sousa - A única coisa que eu tinha dito ao João Rodrigues é o seguinte... É pá, há quinze [dias] ou três semanas, ele perguntou-me: "Quem é que você está a pensar para a Taça?"... Eu disse: "Estou a pensar no Paraty"...
VL - Bem, o gajo está f... (...) O Paraty então não consegues, não é?
PS - O Paraty não pode ser. (...) Até para os árbitros restantes, diziam assim: "É pá, que diabo, este gajo tem tantos internacionais e não tem mais nenhum livre, pá?!". (...)
VL - Eu nem dá para falar muito ao telefone, que ele começa para lá a desancar. (...) Mas qual é o gajo que o Porto não quer?! O Porto quere-os todos, pá! Qualquer um lhe serve!
PS - É... Por acaso é verdade...
VL - O Porto quer lá saber disso!
PS - Se é o Lucílio... Se fosse o Lucílio, era o Lucílio, se fosse o António Costa, era o António Costa...
VL - Ao Porto qualquer um serve!

________________________________________

Há ainda, os que nada sabem, que agarram-se aos seis pontos retirados ao FC Porto para dizerem que isso foi uma mea culpa azul, pois, dizem esses que nada sabem, o clube da Invicta nem sequer recorreu, mas recorreu meus senhores, recorreu sim, mas o CD da Liga disse que "por ora" não poderia analisar o processo, isto em Dezembro de 2008, porque não tinha acesso ao processo, fechando assim a gaveta da justiça. Deixo-vos a prova: "O FC Porto pediu à CD da LPFP a revisão dos castigos aplicados no âmbito do processo Apito Final (perda de seis pontos ao clube e suspensão de dois anos ao presidente Pinto da Costa), na sequência da sentença do Supremo Tribunal de Justiça, que impede a utilização de escutas num processo disciplinar a João Bartolomeu, da União de Leiria. ". Espero que esta vossa defesa se cale de vez porque não tem fundamento.

Pinto da Costa é o maior dirigente desportivo de todos os tempos e por muito que alguns tentem, vão morrer por aí, a tentar. Ele que compra tudo e todos, ele que tudo o que vence é corrompido, ele deve ter alguma mina de diamantes, pois só assim poderia comprar 2 Ligas dos Campeões; 1 Supertaça Europeia; 1 Taça UEFA; 2 Taças Intercontinentais; 17 Campeonatos Nacionais, sendo o único clube português a conseguir um Penta; 10 Taças de Portugal; 15 Supertaças Cândido Oliveira; 1 Liga Intercalar; 16 títulos no Andebol; 23 títulos no Basquetebol; 55 títulos no Hóquei em Patins; 4 títulos no Voleibol; 17 títulos na Natação; 3 títulos no Ciclismo; 66 títulos no Bilhar; 4 títulos no Boxe; 2 títulos no Halterofilismo; e dezenas de títulos nas camadas jovens das diversas modalidades. Até cansa ler tudo isto, eu sei, mas que eles existem, existem.
Hoje lê-se nos jornais, cheio de confiança, porque finalmente fala para os seus adeptos sem que eles lhe peçam para sair, que "não se podem branquear certos comportamentos". Finalmente chegou o dia em que concordo com o Sr. Luis Filipe Vieira.
No dia de aniversário encarnado o presidente benfiquista provou a nossa grandeza e passou a maior parte do seu discurso a falar do clube do qual ele é sócio: FC Porto. Obrigado senhor presidente, não era preciso tão grande honra.
Disse, em relação à Comissão Disciplinar da Liga, que "as instituições não são boas ou más consoante decidem a nosso favor ou contra nós, mas sim quando decidem com isenção, independência e verticalidade". Tem razão no que diz, mas, e andando um pouco para trás, recordamos que "o presidente do Benfica foi penalizado por declarações relativas ao Conselho de Justiça da Federação. Em relação ao Conselho de Justiça, Vieira é suspenso por 15 dias e paga 500 euros de multa. Quanto às declarações relativas ao jogo do Bessa, quando pediu a intervenção da Polícia Judiciária no futebol, o dirigente é penalizado com 50 dias de suspensão e multa de 1.500 euros". Pois é, senhor Luis Filipe Vieira, afinal também já se queixou e também já fez o seu circo. Afinal o senhor também teve dias em que não gostava da justiça desportiva do nosso país. Ao fim e ao cabo foi só uma falha de memória porque agora tudo vai bem e quando tudo vai bem em nada se mexe.
Mais.
O Braga "intentou quatro processos sumaríssimos junto da CD da LPFP contra os atletas Javi Garcia, Saviola e Di María, assim como contra o administrador da SAD do Benfica, Rui Costa.
Na base deste processo estão as alegadas agressões de Javi Garcia a Meyong (pontapé na cabeça, aos 17 minutos), de Saviola a Paulo César (cotovelada, aos 78 minutos), e o comportamento de Di Maria à saída para o intervalo que os bracarenses consideram ter desencadeado toda a confusão". Pensei que só eu tinha visto as agressões e pensei que também só eu entendia que Di Maria não podia passar impune. Afinal haviam outros.
O Braga intentou os processos, mas dali não saiu nada. Como se previa.
Rui Costa explicou hoje porque é que os jogadores do Benfica agora entram depois das outras equipa nos túneis de acesso aos balneários, diz ele que "é para evitar comentários, ou que alguém pense que jogamos fora das quatro linhas". Senhor Rui Costa, não entendo esta medida encarnada, afinal de contas nenhum jogador do Benfica, para além de Cardozo, foi apanhado nos túneis. Para quê tanta preocupação?
Uma nota final que já devem estar cansados e a fervilhar para comentar.
Escolher os árbitros do último túnel para os jogos do FC Porto e do Benfica era de evitar, não? Lucilio Baptista, por tudo, e nesta fase, poderia não ir a Matosinhos e João Ferreira, autor do relatório do túnel, também era escusado apitar um derby com a importância que tem o de Alvalade. Mas também admito que ainda seja muito cedo para este tipo de conversas. Podem até nem existir erros, podem, mas que estas nomeações eram de evitar, eram.
O FC Porto merece respeito e não é porque as coisas correm menos bem que os outros adquirem o direito de nos atacar.
Não é portista quem quer, só é portista quem pode!

Cumprimentos azuis e brancos.

0 Passes de rotura: