O Estofo Europeu

Sporting 3x0 Everton

Com o resultado que trouxe de Goodison Park, o Sporting precisava de ganhar 1-0 ou por diferença de dois caso sofresse um golo. Missão cumprida com sucesso!

O Everton veio a Lisboa muito confiante. Tinha que defender a vantagem que trazia, mas esqueceu-se que pela frente tinha uma equipa muito batida nas competições europeias. Um Sporting que nas últimas três épocas esteve presente na fase de grupos da Liga dos Campeões, numa delas foi até aos 1/8 de Final da Liga dos Campeões, e noutra até aos 1/8 da já extinta Taça Uefa. Os jogadores sportinguistas estão muito habituados a estas andanças, a maioria deles tem mais que 30 jogos europeus já.

Em relação ao jogo, no onze de Carvalhal não houve surpresas. Abel continuou a ocupar o lugar do não-inscrito João Pereira, Izmailov e João Moutinho regressaram ao onze e Yannick continuou a titular. O Sporting apresentou-se em 4-5-1, com Yannick na direita e Izmailov na esquerda. Grimi continuou a sua impressionante série de jogos a titular consecutivos.

Desde que o árbitro apitou para o início do jogo, o Sporting mostrou que estava ali para ganhar a eliminatória, que conseguia fazer bem mais do que tem andado a fazer. Aos 16', João Moutinho de livre directo atirou à barra. Foi o primeiro aviso feito a Tim Howard.

Na segunda parte, o Sporting veio com muito mais garra do intervalo. Aos 59', João Moutinho quase que fez um golo de bandeira. Abel apareceu com grande velocidade pelo lado direito e centrou com peso, conta, e medida para João Moutinho que, com um remate fabuloso à meia volta quase que fez o primeiro da partida. Aos 60', Abel disparou muito forte da quina da área, Howard atrapalhado, só teve tempo de socar a bola.

Aos 62', saiu o ex-rossoneri Grimi e entrou Carlos Saleiro (CS9). O efeito desta substituição ficou logo visível na primeira jogada onde CS9 entrou. Miguel Veloso, agora a defesa esquerdo, entrou com classe pelo flanco esquerdo, e à boa maneira portuguesa tabelou com Carlos Saleiro e disparou de bico para a baliza de Tim Howard. Golaço de Miguel Veloso, o 9º esta temporada. Grande época do internacional luso!

Aos 74', Yannick pela esquerda, trocou as voltas a Phill Neville (não se livra de ser driblado por portugueses, depois de ter deixado o Man Utd por estar farto dos colegas gozarem consigo quando CR7 fazia o que queria dele nos treinos) e rematou muito forte, Tim Howard defendeu para a frente e a bola sobrou para o russo Izmailov, que como é seu cartão de visita, hesitou bastante antes de entregar a Pedro Mendes que disparou colocado para o segundo golo da noite.

Espero que no voo de volta para Liverpool, os jogadores do Everton tenham pedido a David Moyes a contratação de Yannick.
Já sobre a hora, Carvalhal gastou as duas substituições que tinha guardado para as situações de aperto e fez entrar Matías por Izmailov e o campeoníssimo Anderson Polga por Liedson.

Aos 94', o momento da noite. Golo do outro mundo de Matías Fernández. Contra-ataque do Sporting conduzido por Yannick que serviu Matías Fernández. Matías deu espetáculo ao driblar o defesa Tofee e ao sentar Tim Howard antes de empurrar com categoria para o fundo da baliza. Dos melhores golos que já vi! Quem gosta de futebol, tem que amar este golo!

O Sporting mostrou que é uma equipa europeia, não acredito que vá muito longe porque não tem futebol para isso, mas também não é uma equipa qualquer. Como já disse no início da época, a experiência conta muito.

Do Everton, gostei de alguns jogadores. Dois já eram paixões antigas minhas: o lateral esquerdo Leighton Baines e o médio Bilyaletdinov. Arteta tem muito charme a tocar na bola e Pienaar é sempre perigoso, não é muito regular, mas é muito irrequieto, no fundo, é um Di Maria de pé direito com mais nível.

Atlético Madrid

O Sporting vai jogar contra o Atlético Madrid nos 1/8 de Final da Liga Europa e eu, não tenho medo. Já recebi muitas mensages a dizer que não iremos passar a próxima eliminatória, mas como sabem, o Atlético de Madrid, para mim, é a par do Marselha, Paris SG, Benfica (sem ser nesta época) e Newcastle um dos maiores bluffs do futebol europeu. Tem sempre bons jogadores, mas é raro ganhar títulos ou ir longe em quer que seja. O ataque do Atlético de Madrid é de sonho, com uma dupla digna de qualquer colosso europeu, Aguëro e Forlán. Conta também com outros bons jogadores como Jurado, Camacho, Paulo Assunção, Raúl García, Sergio Asenjo e Tiago. Já estivemos para jogar contra eles em 2007/2008 na Taça Uefa, mas foram eliminados pelo Bolton. Além disso tudo, é treinado por Quique Flores, ou seja, futebol zero.

Para mim, o Atlético é favorito apenas e só porque o Sporting não joga nada. Mas não faria um ar admirado se o Sporting passasse a eliminatória porque a defesa do Atlético de Madrid é simplesmente ridícula. É a típica defesa que dá muitas casas quando pressionada, e pela frente terá Liedson.

Costinha

Francisco da Costa, ex Costinha é o novo director do futebol do Sporting. É claramente um tiro no escuro. Costinha é sócio do Sporting desde 1998 e nunca escondeu que o Sporting é o clube do seu coração.

No Sporting não há director desportivo, portanto, Costinha não tratará das novas contratações. Costinha fará a ponte entre o balneário e a direcção. Portanto, continua a haver espaço para Carlos Freitas. Sobre o Costinha, tenho boas referências em termos de liderança. José Mourinho disse isso mesmo no seu livro e Luiz Felipe Scolari também disse que Costinha era muiti importante no balneário. Se será suficiente para ser um bom director de futebol não faço ideia, mas desejo-lhe a maior sorte do mundo.

0 Passes de rotura: