20ª Jornada

Os amigos do Leão, continuação


O Marítimo recebia o Nacional no derby madeirense, apenas um dia antes da enchurrada que assoulou a Ilha. Quem ganhasse alcançava o Sporting no 4º lugar da tabela (apesar de o SCP só ter jogado no dia seguinte), porém mais uma vez ambas as equipas desperdiçaram a oportunidade e empataram 1-1. A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 34 minutos com golo do reincidente Kleber, e já na segunda parte o Nacional empatou pelo central Filipe Lopes, na sequência de canto batido por Pecnik.



O Guimarães recebeu e venceu o Leixões. Apesar de terem começado mal o jogo, os vimaranenses abriram a contagem por Valdomiro, que vai-se confirmando como um bom reforço de Inverno e substituto à altura de Sereno, fechando o jogo já na seguna metade com golo de Rui
Miguel, após grande jogada de Nuno Assis, que vai fazendo uma época de grande nível. O Leixões mantém-se abaixo da linha-de-água.

Guimarães e Leiria apresentam-se neste momento como as maiores ameaças ao 4º lugar do Sporting e, pela qualidade do seu plantel, o Vitória é na minha opinião o maior candidato a conseguir este lugar.


Em Setúbal, o Vitória recebeu a Naval e perdeu por 0-1, golo de Bolívia. Foi a primeira derrota da equipa de Manuel Fernandes, que se encontrava privado de 4 habituais titulares, em 2010. O Vitória aguenta-se, ainda assim, acima da zona de despromoção e aquela que era no início da época uma manta de retalhos, (mal) remendada por Carlos Aze(n/l)ha, parece ser neste momento a mais forte das 3 equipas principais candidatas à despromoção (Setúbal, Leixões e Belenenses), grupo ao qual não se pode ainda subtrair ainda em definitivo a Olhanense, apesar de respirar bem melhor.


O Rio Ave recebia o Paços com apenas um ponto de vantagem e com a possibilidade de subir ao 5º lugar. Venceu o Paços por 2-1, adiantando-se por William na marcação de uma grande penalidade, sendo que o "benfiquista" Fábio Faria empatou para os vilacondenses. Aos 60 minutos, o defesa direito Ricardo fechou a contagem para os visitantes.


Quando Paulo Sérgio rumou ao Guimarães critiquei a escolha de Ulisses Morais para treinador do Paços. Contudo, e após duas vitórias complicadas fora de casa (Guimarães e Rio Ave) intercaladas por um empate caseiro com o Sporting, sou obrigado a dar o braço a torcer e admitir o bom trabalho feito até aqui pelo treinador pacense, que conseguiu, para já, colocar a sua equipa na luta pela Europa.

Para finalizar e sem surpresa, nova derrota caseira do Belenenses, desta vez frente à Académica, por 1-2 (Yontcha; Vouhou, Berger). António (Toni) Conceição não trouxe nada de novo e não se vê fim à vista para o mau momento belenense rumo à segunda divisão. Já a Académica está cada vez mais tranquila, juntando-se ao "pelotão europeu", a apenas 6 pontos do 4º lugar.

Destaque na próxima jornada para um muito interessante U.Leiria-V.Guimarães.

7 Passes de rotura:

Tomás Pipa 24 de fevereiro de 2010 às 17:11  

Realmente é incrível, a Académica já está aí ao virar da esquina do Sporting.

E o Carlos Azelha era o treinador do Bruno Carvalho, acho que esse candidato ía mesmo em missão suicida!

João S. Barreto 24 de fevereiro de 2010 às 17:23  

Tomás se não me engano já andas a torcer pela Académica para no fim do ano teres o Villas Boas no teu Sporting hehe.

O Carlos Azelha nesta altura deve andar a fazer aquilo que mais gosta, jogar FM. Aposto que até no jogo é arrogante.

Tomás Pipa 24 de fevereiro de 2010 às 17:29  

Lol,já não torço pela Académica porque tenho medo q ele faça um brilharete e vá parar ao FC Porto. Ele tem q manter o low profile até ao final da época para ir para o SCP.

José Faria 24 de fevereiro de 2010 às 18:03  

http://www.futebol365.pt/noticias/artigo.asp?id=28077&CAT=FC+Porto&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+futebol365%2Fnoticias+%28Futebol+365%3A+Not%C3%AD%C2%ADcias%29

A culpa também será do Benfica?

Anti-Anormais 24 de fevereiro de 2010 às 18:57  

Caro idiota (a.k.a. José Faria)

se és daqueles que dá importância a isso...


http://www.rr.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=77&did=92985

Anti-Anormais 24 de fevereiro de 2010 às 19:06  

E num jornal que deves seguir mais vezes...

http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=6f00a398-f895-4b60-8c89-ad674d5bfe64&idCanal=00000017-0000-0000-0000-000000000017

António Mota 24 de fevereiro de 2010 às 19:58  

O momento hilariante da década aconteceu ontem no Porto. Fernando Madureira, líder dos SD, a falar em justiça e fair play.

O que virá a seguir?

Neo-nazis que vão fazer uma manifestação a favor dos direitos dos homossexuais?