O 1º do Grupo I



O Benfica viajou até a Bielorrússia para carimbar a sua passagem á fase seguinte da Liga Europa, e ainda conquistar o importante primeiro lugar do grupo.

No onze a alteração já anunciada foi Filipe Menezes a fazer de Aimar, e fez muito bem! Jogo a jogo, oportunidade a oportunidade Menezes vai conquistando os adeptos e o seu lugar no plantel. Boa visão de jogo, qualidade no passe e excelente posicionamento. Certo que ainda tem que muito que aprender, mas torna-se cada vez mais uma boa opção para colmatar a ausência forçada ou opcional de Aimar.

O Benfica não fez uma boa primeira parte. Não conseguiu implementar o seu jogo e poucas ou nenhumas oportunidades de golo surgiram na primeira parte e, a qualidade exibicional voltou a preocupar os mais pessimistas. A única oportunidade de perigo foi do BATE Borisov que por intremédio de Sergei Krivets acertou na trave da baliza dos encarnados na marcação de um livre directo.
Na segunda fez 45 minutos de bom nível. O Benfica entrou bem no jogo e marcou logo nos minutos iniciais por Saviola que apareceu no sítio certo após excelente combinação entre Coentrão e Menezes.

Depois do golo surge um Benfica a "tratar melhor a bola". Após se encontrar em vantagem o Benfica joga mais confiante, troca melhor a bola e o seu jogo sobe de qualidade. Qualidade essa que permitiu voltar a “mexer” no marcador por intermédio de Fábio Coentrão.
Destaque para Ramires que voltou a rubricar uma grande exibição.
Quanto ao Benfica em si ao contrário de muita gente, não me preocupa os últimos resultados escassos do Benfica, preocupa-me sim a maneira como o Benfica acusa grandes dificuldades para assentar o seu jogo e chegar a vantagem e, se antes as oportunidades apareciam, verdade é que agora não têm surgido de igual forma.
A vitória de hoje é também um bom indicativo para a recepção ao AEK onde Jesus poderá descansar peças fundamentais para o confronto com o campeão nacional três dias depois, assim como dar mais alguns minutos a jogadores menos utilizados.
Seguem-se os estudantes na Luz que certamente trarão a lição bem estudada.

Votação no Settore

No Settore estiveram três interessantes votações.
Numa delas discutia-se sobre qual tinha sido o melhor reforço do F.C.Porto esta época, que teve a vitória explícita de Falcao sobre Belluschi, A.Pereira e Varela.
Outra das votações prendia-se com o facto do Benfica poder aproveitar o momento de forma da sua equipa e de alguns jogadores de maneira a efectuar um bom encaixe financeiro já na reabertura do mercado. As opiniões foram bem divididas, ainda assim a opinião de que o Benfica deverá vender foi a mais votada. Pessoalmente julgo que a venda de um activo apenas seria benéfica a acontecer apenas no final da temporada.
A outra votação era sobre se Carvalhal era o homem certo para o lugar. Muito renhida esta votação com a opinião de que Carvalhal é a escolha certa por apenas 1 voto. Tinha curiosidade em saber se seria só esta diferença depois do Dérbi.
Em breve estarão novas votações!

10 Passes de rotura:

João 2 de dezembro de 2009 às 22:43  

Só vi a 2ª parte e acho que fizeste uma boa análise dessa parte. Além das vantagens de calendário para liga e de classificação para a Taça europa, achei que as mais valias consistiram na consolidação do Felipe menezes como opção e na boa exibição do coentrão, que certamente lhe dará mais confiança, especialmente para a finalização. Estava a precisar. Cumps

Manú 3 de dezembro de 2009 às 01:44  

permite me assinar por baixo numero 10, com excepçao a ramires que, a meu ver, so fez um exibiçao normal e nao uma grande exibiçao.
de resto totalmente de acordo

Cristiano Moreira 3 de dezembro de 2009 às 10:13  

Eu não vi o jogo, estava a trabalhar, apenas ouvi na rádio os descontos da partida, mas o comentador da TSF dizia que "isto não pode ser, os jogadores argentinos do Benfica jogam só entre si" ... Que foi que aconteceu?

Numero Dez 3 de dezembro de 2009 às 13:35  

não me parece que tenha correspondido minimamente á verdade! Mas não me espanta! Juntando a esses comentários, o alegado interesse em Mexer, e outros tantos jogadores não são mais do que tentativas de destabilização.

Pedro Veloso 3 de dezembro de 2009 às 15:38  

Claro Numero Dez, se calhar o Aimar e o Di Maria (o saviola já tinha saído) andavam lá a fazer uns passes entre si e um palhaço da rádio lembrou-se de dizer esse disparate.

Não vi o jogo também por estar a trabalhar, depois em casa (ainda) só tive tempo de ver a gravação da meia hora final. Mas pelo que li creio que a descrição no post corresponde ao que se passou. Foi uma vitória importante - o que não se leria na CS se o Benfica estivesse três jogos sem ganhar...-para voltar a ganhar confiança para esta fase. E já tinha saudades de ver estes golos belíssimos, fruto de jogadas colectivas de classe pura.

Excelente qualificação, ao fim de 5jornadas, 1º lugar garantido e a melhor defesa da Liga Europa a par do Salzburgo (e um dos dois golos sofridos foi o autogolo de ontem).Com o trabalho que ele está a fazer, até por comparação ao passado recente, quando vejo críticas ao Jesus por empatar em Alvalade dá-me vontade de rir.

Gostava ainda de realçar as boas exibições do Menezes e do César Peixoto. Pode ser que agora já mais alguém além do Jesus, de mim e do Manú goste dele;)

Cristiano Moreira 3 de dezembro de 2009 às 15:53  

N.º10, o alegado interesse em Mexer, foi confirmado pelo próprio jogador. Se é verdade ou não isso só ele e o Benfica podem saber.
Perguntei isso de jogar entre os argentinos porque depois a conversa prolongou-se entre os dois locutores da TSF, mas entretanto cheguei a casa e desliguei o rádio, não ouvi o resto. Perguntei por mera curiosidade.
Mas estou esclarecido, obrigado! :)

Jornalista 3 de dezembro de 2009 às 15:54  

Mau era se o Benfica não se apurasse em 1º neste grupo.
Perdeu com o AEK e os gregos foram goleados (4-0) pelo Everton, imaginem só!!

Pedro Veloso 3 de dezembro de 2009 às 16:13  

Caro Jornalista, acrescento o que não quiseste dizer: "Mas isso é futebol e por acaso o SLB deu 7-0 on aggregate ao Everton!"

Jornalista 3 de dezembro de 2009 às 17:12  

So me veio dar razão. Obrigado Sr. Pedro Veloso.

Pedro Veloso 4 de dezembro de 2009 às 09:54  

Exactamente;) Obrigado pelo comentário e bem-vindo ao Settore!