5 Anos de Yokohama


Era cedo numa manhã de fim de semana. A cabeça queria dormir e ficar a descansar mais um pouco, o coração ordenava uma rápida corrida em direcção ao sofá da sala. Lá esperava-me a fé, a crença, a vontade de vencer mais uma Taça. Depois de um ano em cheio, onde tínhamos vencido o Campeonato, a Liga dos Campeões, Supertaça Cândido de Oliveira, esperava-nos agora a Taça Intercontinental.

Na distante cidade Japonesa de Yokohama, decidia-se (pela ultima vez nesse formato de um só jogo) quem se iria tornar Campeão Mundial de Clubes: Porto ou Once Caldas.

O Porto pós-Gelsenkirchen procurava ainda um rumo certo. No ano das contratações falhadas tínha no seu plantel Luis Fabiano, Diego, Maniche, Costinha, McCarthy, e ainda Quaresma, Bosingwa e Carlos Alberto (no banco de suplentes).

A equipa treinada por Victor Fernandez, tinha a particularidade de se transcender nos jogos mais difíceis, tendo ganho ao Chelsea de Mourinho no Dragão. Apresentava-se no Internacional Stadium Yokohama com Vítor Baia, Seitaridis, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Ricardo Costa, Costinha, Maniche, Derlei, Luis Fabiano e McCarthy.

Num jogo complicado, onde tivemos muito azar, 4 bolas no poste e 2 golos mal anulados, o 99 portista sentiu-se mal já no prolongamento(103'), e a equipa ressentiu-se disso até ao final dos 120 minutos.

Do Once Caldas, lembro de Henao. Um guarda-redes provocador, cabelo à Higuitta e ar de traficante colombiano. Provocou os jogadores Portistas durante os 120' minutos de jogo.

Diego foi o primeiro a marcar a grande penalidade. Lá estava Henao, em cima da marca a tentar destabilizar o 16 Brasileiro. Manteve-se frio, marcou o penalti e depois, fruto da sua juventude, foi esfregar na cara de gigante Henao. Resultado: expulsão.

Todos marcaram, excepto Maniche. Não havia problema, pois Fabbro falha o penalti seguinte.


Chegávamos ao 7º penalti, os Colombianos tinham acertado na barra da baliza do FC Porto, e cabia a Pedro Emanuel marcar o penalti decisivo.

Derretendo Henao, com um olhar corrosivo, partiu para a bola decidido e... GOLO! O FC Porto tornava-se o último Vencedor da Taça Intercontinental e era Campeão do Mundo. Esta imagem de Pedro Emanuel antes de marcar o penalti, iria tornar-se eterna para os adeptos azuis-e-brancos, e é um momento que, para sempre ligaremos aos fabulosos 2 anos que esta equipa nos deu.

Obrigado!

Aqui fica o resumo.

3 Passes de rotura:

João 12 de dezembro de 2009 às 15:36  

Vasco grandes memórias que nos trouxeste!Não sei se era da altura ou da forma dos jogadores, mas nesse jogo o Once Caldas esteve muito fraco, o Porto deu um banho de bola e foi super prejudicado pela arbitragem.Parecia que tudo estava contra os Portugueses!O Henau fez-me nervos porque estava claramente a apostar no empate e nos penálties, onde era tido como grande especialista. No fim, alegria! O Pedro Emanuel foi frio e objectivo e nada me fez rir mais que a expulsão do Diego (afinal já tinha marcado) ao lançar um simpático e característico cumprimento brasileiro:P

Pedro Veloso 12 de dezembro de 2009 às 17:23  

Óptima recordação Vasco, mesmo sendo uma vitória portista;)Esse Henao também me enervou imenso. O Porto do meio-campo para a frente...que luxo

Cristiano Moreira 13 de dezembro de 2009 às 15:39  

Meu Deus, que dia!!
Tinha ido a um casamento, dormi 4 ou 5 horas e fui ver o jogo!!
Que massacre, que azar, que sofrimento e que loucura!!
Quando o Maniche falhou eu pensei que ia morrer!!
O olhar do Pedro Emanuel ficará para a história!! :)
"Não há ninguém no Mundo melhor que nóóóóós!!!"
LINDO!!