Bola de Ouro 2009

Já estão eleitos, desde ontem, os 10 jogadores que irão disputar um dos mais antigos, prestigiantes e aguardados prémios do ano, a Bola de Ouro, atribuído, através da votação de jornalistas europeus de 52 países diferentes, pela famosa revista francesa France Football. O sucessor de Cristiano Ronaldo será divugado amanhã!Eis a lista:

Didier Drogba (Costa do Marfim, Chelsea)

Samuel Eto'o (Camarões, Inter)

Stever Gerrard (Inglaterra, Liverpool)

Zlatan Ibrahimovic (Suécia, Barcelona)

Andrés Iniesta (Espanha, Barcelona)

Kaká (Brasil, Real Madrid)

Lionel Messi (Argentina, Barcelona)

Cristiano Ronaldo (Portugal, Real Madrid)

Wayne Rooney (Inglaterra, Manchester United)

Xavi (Espanha, Barcelona)


Destaque para a presença, como seria de esperar, de 4 jogadores do Barcelona (5 contando que Eto’o aqui aparece pelo que fez ao serviço dos catalães).

Quanto a mim, as ausências mais notadas são as de Frank Lampard, Thierry Henry (pela excelente época 2008/2009 que fez), Iker Casillas e Fernando Torres. A presença de Steven Gerrard é, quanto a mim, discutível. Penso que qualquer um dos quatro jogadores que mencionei merecia mais que ele estar nos 10 primeiros.

Em relação aos outros 20 candidatos que ficaram abaixo dos 10 primeiros, já foi conhecida a sua classificação. Ei-la:

11º Fernando Torres (Espanha, Liverpool)
12º Cesc Fabregas (Espanha, Arsenal)
13º Edin Dzeko (Bósnia, Wolfsburg)
14º Ryan Giggs (País de Gales, Manchester United)
15º Thierry Henry (França, Barcelona)
16º Luís Fabiano (Brasil, Sevilha), Nemanja Vidic (Sérvia, Manchester United), Iker Casillas (Espanha, Real Madrid)
19º Diego Forlán (Uruguai, Atlético Madrid)
20º Yoann Gourcuff (França, Bordéus)
21º Andreï Arshavin (Rússia, Arsenal), Júlio César (Brasil, Inter), Frank Lampard (Inglaterra, Chelsea)
24º Maicon (Brasil, Inter)
25º Diego (Brasil, Juventus)
26º David Villa (Espanha, Valência), John Terry (Inglaterra, Chelsea)
28º Frank Ribéry (França, Bayern Munique), Yaya Touré (Costa do Marfim, Barcelona)
30º Karim Benzema (França, Real Madrid)

Na minha opinião, estamos perante um claro tributo à grande carreira de Ryan Giggs, e o reconhecimento de vários outros aspectos como:
- O instinto matador de Forlán e Dzeko.
- O crescimento de Gourcuff.
- A afirmação clara de Luís Fabiano como jogador de topo.

Quanto a escolhas “forçadas” e “esquecimentos” notados, nesta lista, ponho em causa a presença de Arshavin, Frank Ribery e Yaya Touré e a ausência, por exemplo, de Dani Alves, Puyol, Pepe, Pato e Xabi Alonso.


P.S. - Quem quiser partilhar com o Settore a sua própria lista dos 10 (ou 30) melhores do Mundo, ou dar a opinião sobre a atribuição do prémio, pode sempre isolar o avançado com um passe de rotura (comentar o post).

17 Passes de rotura:

João 1 de dezembro de 2009 às 00:14  

Eu na lista dos 10 colocaria Maicon em detrimento de Gerard ou Rooney.

Manú 1 de dezembro de 2009 às 00:20  

joao e o que dizer da ausencia de dani alves do lote dos 30 melhores? uma vergonha quanto a mim.
maicon nao concordo que seja de top ten, mas acho que poderia estar um pouco mais acima realmente.

Pedro Veloso 1 de dezembro de 2009 às 00:43  

E o Essien??

A minha lista dos dez melhores de 2009 é a mesma, à excepção das seguintes alterações: saem Kaká (apesar de ser um dos 3 melhores do mundo, não teve um grande ano)
e Gerrard, entram Maicon e Essien.

O meu onze ideal na actualidade:
Júlio César
Maicon
Terry
Ricardo Carvalho
Ashley Cole
Essien/Gerrard
Xavi
Ronaldo
Messi
Kaká
Drogba

Manú 1 de dezembro de 2009 às 01:01  

bem me parecia que me faltava alguem do chelsea que eu queria falar. exactamente essien veloso! escandaloso

João 1 de dezembro de 2009 às 01:10  

Pois Manu tal como o Ricardo Carvalho e Terry.So me remeti ao Top 10 pois entre os 30 há pau para todo a obra. Realmente o Kaka não fez uma grande época como o Pedro disse para estar no top 10. Essien é realmente o cúmulo:/

Tomás Pipa 1 de dezembro de 2009 às 11:29  

Essien teve grande parte da época lesionado.

Para mim é ridiculo não estar o Dani Alves e estar Vidic e Touré.
O que faz ali o Fabregas??? Marcou 3 golos a época passada e o Arsenal não fez nada de especial

Ribery tem que estar, bolas, o homem meteu cerca de 20 golos, foi o jogador mais pontuado da champions league a época passada.

Para mim os 3 melhores do mundo a época passada teriam que ser obrigatoriamente:

1º Messi
2º Xavi
3º Iniesta

Quanto ao melhor 11:

Van der Saar
Dani Alves Carvalho Gallas Cole
Xavi Iniesta Lampard
Messi Ronaldo Eto'o

depois Giggs com 1 golo e uma época onde não foi titular por mim também não estaria ali, e Dzeko 13º?Pq?

Manú 1 de dezembro de 2009 às 12:19  

o dzeko ta pq virou moda, o fabregas tem feito boa epoca este ano (embora nao devesse tar tao acima) e o arsenal ainda foi aos quartos da champions mm assim.

eu acho q o essien devia tar, mm tendo estado lesionado ainda foi importante para o chelsea na champions la po fim.
ribery foi o mais pontuado porque teve a oportunidade de ter uma equipa para massacrar nos oitavos da champions, nao te esqueças. mas tambem nao gosto dele, talvez por isso me tenha deixado influenciar. realmente 20 golos é alguma coisa.

acho q o giggs foi so pa premiar a carreira dele, ja que tb foi o melhor jogador do ano para os jogadores na liga o ano passado.

pa mas estes premios e classificaçoes valem o que valem, nao sabemos ate que ponto os jornalistas nao tem preferencias pessoais q sejam manias ou intuiçoes lol

dani alves pa mim o mais escandaloso. pa mim é top 15!

Tomás Pipa 1 de dezembro de 2009 às 12:56  

Ribery jogou nos 1/8 contra quem jogou porque essa equipa lá chegou. Foi até a melhor equipa que se classificou em 2º lugar.

Essien por mim nem nos 30º, toda a época lesionado e apareceu nas meias finais contra o Barça.

Fábregas teve uma época passada péssima, muito longe do que nos habituou

Manú 1 de dezembro de 2009 às 13:14  

sim claro que la chegou e bem ate, mas nao invalida que tenha sido massacrada. nao me viste dizer nenhuma mentira

Pedro Veloso 1 de dezembro de 2009 às 13:46  

O Arsenal chegou às meias Manú, onde perdeu contra o United. O Essien é um facto que esteve bastante tempo lesionado, mas creio que o final da época passada e esta primeira parte justificam que pelo menos faça top-30!! Sobretudo quando, como diz o Tomás, está lá o Fabregas que fez pouco.

Por outro lado, estou aqui escandalizado comigo próprio por ter esquecido o Ribéry, que adoro. A época, sobretudo pelo que aconteceu depois de Julho, afectado por lesões, acabou por não ser de top, mas para mim é dos seis melhores do mundo (a par de Messi, CR9, Kaká, Gerrard e Xavi). Em forma é verdadeiramente um fora-de-série.

Alfredo Barbosa 1 de dezembro de 2009 às 14:51  

Apesar dos resultados, tinha esperança que ganhasse o Ronaldo... ou um português...

Manú 1 de dezembro de 2009 às 16:31  

às meias claro desculpa, confundi os goloes do ronaldo quando estava a pensar ate onde eles tinham ido.
o golao dos quartos foi ao porto e o(s) das meias foi ao arsenal claro. peço dsc pelo lapso

Cristiano Moreira 1 de dezembro de 2009 às 16:31  

Essien tem que estar presente.
A Xavi e Iniesta falta-lhes a publicidade de C. Ronaldo. Só.
Messi ganhará e é sem duvida um jogador único e o mais parecido a Maradona.

Manú 1 de dezembro de 2009 às 16:35  

acho que ao xavi e ao iniesta tb falta qualidade para serem do nivel do ronaldo.
para mim sao 3º e 4º sem duvida e sem ordem de preferencia, mas o ronaldo é melhor que ambos para mim.

Manú 1 de dezembro de 2009 às 16:37  

e la ganhou o messi nao é verdade...
tenho pena pelo ronaldo, embora ache que o messi merecesse. so nao acho que o avanço que teve sobre o segundo, o melhor de sempre, seja tao justificado assim.

ronaldo tambem foi o melhor jogador e marcador em todas as competiçoes que ganhou quando foi o vencedor da bola de ouro e o avanço nao foi tao grande.

Vasco 1 de dezembro de 2009 às 17:30  

Epá para mim o mais escandaloso desta lista é nao estar nem o pato nem o Aguero... Gostava de saber qual é o criterio! É que isto não é eleger quem é que tem mais jeito para o futebol, porque se não nao faz sentido nenhum estes dois nao estarem presentes. Alem do Dani Alves claro!!

Manú 1 de dezembro de 2009 às 17:39  

o criterio sao 52 jornalista europeus de paises diferentes a votar.
isso leva a que alguns votem nos q teem mais jeito e nao nos q melhor estiveram em 2009 acho eu...