São Liedson

Impressionante! Liedson já leva 146 golos com a camisola verde e branca, é o melhor marcador de sempre pelos leões nas competições europeiras e já está nos 10 melhores de sempre do Sporting.
O Sporting já é líder isolado do grupo D e o internacional luso o melhor marcador da competição.
O Sporting pouco jogou mas valeu mais uma vez aos lisboetas a experiência europeia e o instinto felino do baiano. É de longe o jogador mais influente ( o que mais faz a diferença na sua própria equipa) a actuar em Portugal e salva constantemente o Sporting de resultados menos positivos. Uma vez mais o Sporting sofreu golos infantis onde Rui Patrício teve culpa no cartório, poderia ter feito mais em ambos os lances, está ainda longe de ser o "Casillas Português" como se diz por aí, apesar de ter tempo.
Paulo Bento optou por trocar André Marques por Caneira, mais para poupar A.Marques dos apupos dos adeptos (como fez com P.Silva) do que para melhorar o futebol do Sporting. No meio campo, Miguel Veloso voltou a ser o melhor jogador, o seu futebol cresce de dia para dia e parece que a época passada já está esquecida para os adeptos de Alvalade. João Moutinho mais uma vez mal, poderia ter matado o jogo quando se isolou e inexplicavelmente fez um balão para a esquerda em vez de fuzilar o guarda-redes. Não contente com isso, isolou-se mais uma vez para falhar mais um golo escandaloso. Parece-me que o João não evolui já há algum tempo. Moutinho deve fazer mais golos, ainda por cima aparece tantas vezes na área adversária, é uma pena. Vukcevic é outro que não evolui, sempre muito trapalhão, muito pouco inteligente e muito forte fisicamente. Podia ser um género de Hulk, mas PB insiste em colocá-lo à esquerda e não a avançado que é na minha opinião, onde podia render mais. Postiga é outro que parece que desaprendeu de jogar. Além de fazer poucos golos (ou nenhum mesmo), está lento e trapalhão, longe vão os tempos do "Postiga de Mourinho" ou do Postiga que fez uma sequência de 10 jogos a marcar pelo FC Porto na primeira época de Jesualdo no comando dos Dragões.
Vi também o Benfica, que deixo para o Veloso comentar e depois ainda vi o At.Bilbao-Austria Vienna. Um verdadeiro banho de bola por parte dos Bascos. Claro que o Austria é uma equipa fraca (diria mesmo péssima), mas neste jogo o Athletic fez lembrar o Barcelona em certos momentos, tal era a forma como dava baile ao Austria Vienna. Tenho que destacar a exibição de Iker Muniain, jovem navarro de apenas 16 anos, júnior de 1º ano que abriu o livro por diversas vezes e fez ele mesmo o 3º golo. Que exibição! É um jogador cheio de técnica e que joga no meio campo, um pouco baixo é certo. Quanto a mim não engana.
Nos outros jogos, o Nacional esteve perto de ganhar um ponto frente ao Werder Bremen, mas deu para perceber que quando o Werder Bremen quis ganhar o jogo, ganhou. Houve ainda algumas surpresas, a Lázio perdeu em casa frente ao RB Salzburg, o Basileia que na época passada esteve no grupo do Sporting na LC com o campeão da Uefa e com o campeão da LC, bateu a AS Roma sem espinhas, o Rapid Vienna espetou 3-0 no Hamburgo, o Hapeol Tel-Haviv ganhou ao Celtic Glasgow e o Ventsipils foi arrancar um precioso ponto a Berlim. Surpresa para alguns e não para outros, o Twente (uma equipa de Champions lol) foi vencer a Istambul o Fenerbahçe com dois golos do experiente N'Kufo nos últimos 15 minutos.

6 Passes de rotura:

João 18 de setembro de 2009 às 07:48  

Belo título Tomás, diz tudo! São por salvar e por ser muito da equipa, inegavelmente (ainda mais quando os colegas teimam em não marcar)! Este ascendente de Liedson, além de manter o Sporting com muitos resultados positivos, será bom para a decisiva jornada da Selecção! Concordo com toda a tua análise e de entre os visados realço o Postiga que por vezes me deixa atónito...trabalha bem alguns lances (com o crónico flanquear do defesa para o centro da área) mas não acerta um remate. Ou cabeçeamento. Vergonhoso aquele falhanço no fim que não é excepção. Safava-se melhor se fosse médio de ataque. E o Vuk, por seu lado, renderia muito mais à frente sem dúvida.
O nacional continua a "portar-se" bem e o Atlhletic é uma equipa que admiro. Um grande ambiente em casa, pratica geralmente bom futebol e tem muita raça, apesar das restrições de selecção de atletas que tem. Quem é basco (ou de Navarra e Iparrralde) deve ter grande orgulho em vestir aquela camisola!

Tomás Pipa 18 de setembro de 2009 às 11:46  

Já me tinha esquecido do falhanço do Postiga de cabeça, incrível! dei por mim ontem a discutir esse lance com o meu pai, como se devia fazer, se era de cima para baixo ou se devia dominar de peito o que sej,e o meu pai disse e com razão que não quer saber disso, a bola tem é que entrar.

João 18 de setembro de 2009 às 14:25  

Completamente de acordo. O Jardel metia logo por cima 8fo ia primeira coisa que me lembrei) mas o Postiga de cabeça falha imenso. Ainda por cima o redes era enorme. Tenho a impressão que o Saleiro teria melhor aproveitamento que o Postiga neste momento. Logicamente que o Postiga distribui mais jogo mas das duas vezes que o Saleiro jogou esta época jogou bem ao primeiro toque (foi contestado por alguma imprensa no jogo contra a Fiorentina sem razão na minha opinião, afinal foi forçado muitas vezes a jogar fora da área)e pareceu-me gostar de jogar virado para a baliza, não ter muita técnica para "engonhar" e consequentemente ser directo. Contudo nunca vi muito dele a não ser alguns jogos da época passada e aquela campanha do Fátima na taça de Portugal. por acaso não o conheces do tempo do Moscavide?

Tomás Pipa 18 de setembro de 2009 às 15:18  

Pessoalmente não sou adepto do Saleiro. É muito trapalhão, e tem pouco jeito mesmo para finalizar. É trabalhador sem dúvida, mas não nos esqueçamos que não vingou no Vit.Setúbal, nem conseguiu marcar mais de 9 golos em qualquer época.
Quando era juvenil de 2º ano, jogava já pelos séniores B do Sporting na 2ªB! Entoru bem com a Académica é certo, mas acontece..também o Paíto marocu um golão ao Benfica e o Uribe ao Sporting, e o Marco Ferreira ganhou uma Taça Uefa.

Pedro Veloso 18 de setembro de 2009 às 17:37  

O Postiga é daqueles que parece melhor do que é, só porque tem estilo a jogar

Vasco TV 21 de setembro de 2009 às 13:36  

Liedson = incrível. Depois de um principio de época que achei "renovou, agora vai andar calminho sem se esforçar muito!)". Felizmente estava enganado e vemos nas ultimas semanas um LiedSHOW.

Quanto ao Rui Patrício, gira o disco e toca o mesmo... Raramente (ou quase nunca) se vê este protegido do PB (a par de Polga) a fazer uma defesa espectacular. Mas pronto, já que não consegue fazer defesas espectaculares que faça umas medianas pelo menos. O bicho a sair dos postes é terrível, até porque não sai!

Polga é outro. Depois de vermos um Carriço impecável desde a pré-época até hoje e a dupla com Tonel a correr bem vs. Paços, não percebo o porquê de mudar já que temos visto um Polgazinho fraquinho...

Mas enfim, protegidos do PB, não há mesmo nada a fazer!