O Benfica 2009


O Benfica apesar da derrota de hoje frente ao Atl.Madrid, até fez um bom jogo mas ainda é pouco e, muito terá de melhorar para embalar para uma boa época.

No entanto o desenho táctico de Jesus está bem definido, e as peças que farão parte já se deslumbram nos diversos sectores do terreno.
No quadro para completar caberá Mantorras na linha da frente, e a inclusão talvez de Roderick Miranda em chamadas pontuais a equipa principal.

Sem espaço, penso que ficará Jorge Ribeiro, Urreta, Adu, Balboa e Nelson Oliveira. A excepção de Jorge Ribeiro, julgo que um empréstimo a um clube da liga Portuguesa fará crescer os restantes, sendo que Nelson Oliveira regressará aos juniores.

Se a indefinição está na baliza, podendo o Benfica ainda optar pela compra de um guarda-redes, no centro da defesa as coisas estão bem melhores, o Benfica possui 4 defesas centrais seguros sendo que será aqui que se notará menos diferença caso tenha de haver mexidas. Miguel Vitor esta cada vez mais jogador, e adivinha-se uma intensa luta por um lugar no centro da defesa.

Já nas laterais, a excepção de Maxi ainda ninguém convenceu. Shaffer cruza bem, mas também eu cruzava com a idade dele e não passei dos distritais. Terá de mostrar muito mais! Sepsi continuo com a mesma opinião, “nem ata nem desata”. Patric vinha com boas referências mas até então ainda pouco mostrou, diga-se de passagem que a concorrência também é forte.

A frente da defesa jogará Garcia, não conheço o jogador mas não posso conceber que alguém que custe 7 milhões não seja titular indiscutível.

Na direita julgo que Ramires ganhará o lugar, mas o cansaço do jovem brasileiro não ”tapará” de todo Ruben Amorim.

Na esquerda terá de ser o ano de explosão de Di Maria, Jesus aposta forte, e Di Maria se quiser ser jogador terá de corresponder, para já tem cumprido, veremos se manterá/melhorará ao longo da época o nível exibicional. Na sombra estará Fábio Coentrão que está a realizar uma excelente pré-época, espero que desponte também todo o seu talento.

A posição dez não há margem para dúvidas e Aimar este ano terá e está para já a jogar mais. Espera-se também que não seja assolado por lesões, pois não deposito muita fé em Carlos Martins para aquele sector do campo.

Na frente será a dupla Cardozo/Saviola sem qualquer dúvida. E se o Argentino ainda se está a adaptar ao futebol Português (e acredito que consiga tanto adaptar, como “calar” o Duarte), o tácuára tem mais que obrigação de fazer a sua melhor época, e eu acredito muito que conseguirá.

Entretanto está outra votação no Settore! Precisa ou não o Benfica de um novo guarda-redes?

8 Passes de rotura:

Pedro Veloso 22 de julho de 2009 às 00:51  

Já tens lá o meu voto Número Dez. Claro que precisamos de um guarda-redes, temos três bons guarda-redes mas que em função do que se passou nos últimos anos atingiram uma espécie de bloqueio, cada um tem sempre os fantasmas dos outros a pairar sobre si, é preciso alguém indiscutivelmente superior aos 3. Além da recusa do Andujar, parece que estivemos muito perto do Victor do Grémio, mas as más relações entre os dois clubes por causa do Diego Souza inviabilizaram a operação. A propósito, meteu-me nojo ver no estádio o que a malta continua a fazer ao Moretto, além de indecente é completamente estúpido porque só enfraquece um dos nossos gredes (mas assim o Moreira que é da casa tem mais hipóteses, é a única razão plausível que vejo para alguns adeptos fazerem isso)

Concordo com a maior parte da tua análise. Mas por acaso gostei do Schaffer, cruza muito bem (olha que se cruzasses como ele tinhas ido longe:)), acabou de chegar, não vamos já queimá-lo. O Ramires, pelo que já lhe vi, é bom claro, mas acho que o jogo do Benfica pode ficar confuso se o Rúben Amorim não jogar, é extraordinariamente clarividente - com ele e Aimar no eixo central joga-se à bola. Não sei mesmo como encaixar o Rúben, mas faz falta.

Ao contrário do que se diz, não vejo nada no Di Maria que esteja diferente do que se lhe conhecia: acho que continua com os mesmos vícios e qualidades. Metia já o Fábio que, esse sim, está de facto completamente transfigurado

Infelizmente acho que o Luisão vai sair desse lote, e lá se vai a estabilidade defensiva, não porque os outros sejam maus mas porque são muito jovens.

P.S. Gostava que o Maxi fosse capitão, além da raça, entrega e qualidade que tem, dá pau o jogo todo, faz-me lembrar os velhos capitães do Porto, tipo João Pinto:)

Numero Dez 22 de julho de 2009 às 01:27  

maxi esta realmente em grande forma, a raça com que disputa cada lançe devia ser exemplo para todos. Quem diria isso ha dois anos atras!! Acho que o di maria esta melhor no aspecto de soltar mais a bola, não esta tao induvidualista e esta mais voluntarioso!O R.Amorim é dos jogadores que mais gosto no benfica, e tambem sou da opiniao que faz muita falta, mas será dificil a luta com ramires, e a jogar a frente da defesa perde-se muita da sua qualidade numa zona mais adiantada do terreno.Quanto a luisao acho que a direcção devia lutar por uma venda não inferior a 15milhões.
Fábio contrao é que está jogador! So espero que tenha maturidade suficiente esta época.
No guarda redes a minha escolha recai em Akinfeev... não sei é até que ponto não ficará caro para os cofres da luz...Temos de combinar um jogo na luz...;)

Anónimo 22 de julho de 2009 às 12:47  

Bom Post!

O desenho da equipa não deve andar longe, parece-me um bocado coxo, os dois interiores esquerdos são extremos e os dois interiores direitos são efectivamente interiores direitos.

Só tenho dúvidas no F.Coentrão, irá mesmo ele ficar? Eu gosto muito dele, reconheço-lhe grande habilidade, mas ficar o Fábio e mandar Urreta e Balboa embora?

O Urreta não é mau jogador e o Balboa custou 4M e nem oportunidades teve.
Jorge Ribeiro por mimm,até agora, é melhor que Schaffer. (é a velha questão que se aplica ao Fábio "Mergulhão" e ao Angel Di "Magia", para que ir buscar um novo lateral esquerdo se o que lá estava faz o mesmo e é mais barato?

Sinceramente acho que o Benfica não precisa de um guarda-redes, claro que um Buffon,Cech,Patrício e Casillas fazem falta a toda a gente, mas será o guarda-redes que vier claramente melhor que Quim,Moreira e Moretto? Duvido...
Estes 3 guarda-redes eram titulares em 14/15 equipas da Liga Sagres (isto para não dizer que o Quim era nas 16).


Tomás

Pedro Veloso 22 de julho de 2009 às 15:48  

Claro Número Dez temos que combinar isso:)

"Buffon,Cech,Patrício e Casillas" Tomás estamos a jogar ao "descobre o intruso"? lol

O Fábio vai ficar, acho que não há dúvidas pelo que o Jesus tem dito dele

Duarte 24 de julho de 2009 às 18:13  

Bom posto Número Dez. Parece óbvio que o Benfica poderá necessitar de um outro guarda redes. Não desgosto do Quim, embora não o ache nada de especial, parece-me melhor que os outros dois. A questão é que também não vejo o Benfica com poder de compra para contratar um guarda redes de grande nível e o Júlio César do Belenenses não o acho grande coisa.

Relativamente ao Saviola, não terei problemas em dar a mão à palmatória se realmente vingar, mas tinha e tenho sérias reservas em relação a isso. Quanto ao Javi Garcia, já me pronunciei. No que toca ao Aimar, olho para ele e penso apenas isto: "mas qual é a utilidade dele? Alguém entendido que me explique porque eu não consigo perceber".

Anónimo 25 de julho de 2009 às 22:07  

lol..a muitos o nome do patricio ali no meio passava despercebido.

Claro a era uma gracinha minha.

Javi Garcia 7M é pa rir.
Veloso,Paulo,Duarte,Joao e nr10, anotem: Javi Garcia fiasco, aposto q e expulso 2 vezes pelo menos. Se n for, gozem cmg no fim da época.
Duarte, tnh aqui apontado tdas as tuas reservas ao saviola lol.
N gozem cmg em relacao ao caicedo sff. tive a investigar sobre a curta carreira dele e o maximo de golos q marcou numa época foram 7 (e no Basileia...va la q é uma equipa de champions).
pq raio foi ele para o city?

Tomas

Pedro Veloso 25 de julho de 2009 às 23:59  

lol se ele for expulso duas vezes e jogar bem no resto do tempo, não me importo nada!!

Já estive a investigar e parece (obviamente é muita especulação) que o jogador custou este valor porque parte dos ordenados vão ser pagos pelo Real, isto porque os jogadores querem ordenados liquidos e o regime fiscal em Espanha para os futebolistas é muito mais favorável.

Ou seja, jogador terá custado 3 milhões e escritura-se 7 milhões, com a diferença a ser paga pelo Real em espanha. Temos assim um activo a custar 7 milhões mas temos 4 milhões que irão ser pagos por 4 ou 5 anos em salários (como disse, pelo menos em parte pelo Real) que não aparecem nas contas contabilísticas de custos com pessoal. É uma maneira de contornar impostos a pagar. Repito, não tenho a certeza disto ser verdade, mas obviamente ninguém acredita que de um dia para o outro o Benfica passasse simplesmente a pagar 7 milhões ao Real quando se falava sempre em valores de 3 ou 4, alguma coisa foi.

Ainda não percebi a lógica desta contratação do Caicedo...parece-me que o Sporting estava tão desesperado por um bom avançado, e tão sem meios para contratar de facto um, que optou por esta solução de ter cá um gajo a marcar uns golos e dizer-lhe adeus no final da época sem lucrar nada com ele. Sim, porque por €9,9M obviamente não o vão poder comprar.

"mas qual é a utilidade dele? Alguém entendido que me explique porque eu não consigo perceber"

Duarte não achas que estás a exagerar? Podes achar que já não é o velho Aimar, mas tens visto os jogos de pré-época? Dizeres que não é útil é um bocado demais...olha quanto mais não seja este ano está em grande a sacar penalties, já vai com 2, a velha manha argentina a desviar a bola do defesa no último momento:)

Mas olha que posso retribuir a frase sobre muitos gajos do Porto:) Mariano e os seus crónicos falhanços isolados, Varela que vai ser o maior flop...estava aqui a lembrar-me que houve um jornalista da sportv que conseguiu chamar fantástico ao golo do Drogba da Reboleira ou lá como era a alcunha dele. Não sei se repararam mas aquilo foi um falhanço péssimo, sozinho na área, que por sorte teve direito a recarga...

Anónimo 26 de julho de 2009 às 19:35  

Drogba da Caparica lol.
Vai jogar tantas vezes como jogou o Vieirinha

Tomas