Favalli e Pavon tinham os dentes em bom estado



Cissokho já não irá para o AC Milan para a próxima época, agora é ponto assente. O MilanLab terá detectado um problema relacionado com a dentição do jogador e cancelou a transferência.

Assim Cissokho continuará, até ver, no FC Porto e o Milan terá, também até ver, de contar com Favalli e Jankulovski para a próxima época. O clube milanês, que já não vence o scudetto desde 2004, abortou uma transferência que lhe poderia ajudar, e muito, a resolver parte dos seus problemas defensivos.

No meio disto tudo há sempre um paralelismo curioso que é possível traçar. Estávamos no verão de 2003 quando o Real Madrid de Carlos Queiroz, acabado de contratar Beckham, dispensa Hierro, abrindo um lugar na defesa. Lugar esse que supostamente seria suprido com a contratação do defesa argentino Gabriel Milito ao Saragoça. Estava tudo tratado com o clube e com o jogador, até que feitos os exames médicos, foi detectado um problema no jogador. Resultado, o Real Madrid não se fez rogado e cancelou de imediato a transferência. Os merengues não contrataram mais ninguém para o lugar e o centro da defesa ficou entregue a Helguera e a Pavon. Como toda a gente sabe foi um descalabro.

Estamos em 2009, Milito fez excelentes épocas pelo Saragoça e transferiu-se em 2007 para o Barça, onde continua. É certo que não tem sido opção, até porque também era difícil, mas nunca mostrou nenhum tipo de problema físico que o fizesse não jogar. Com isto tudo o Madrid perdeu e arrisco-me a dizer que foi este episódio que constituiu o princípio da ruína da primeira era galáctica de Florentino Perez.

A pergunta natural que se coloca neste momento é “e agora?”. Agora o Milan terá de se haver com Favalli e com um Jankulovski que já não dá para muito mais, perdendo a possibilidade de contratar se calhar um dos melhores defesas esquerdos que são vendíveis neste momento. Agora Galliani demonstra ser um homem que, à semelhança de Luís Filipe Vieira, cede com facilidade em relação às pressões dos adeptos. Isto porque a contratação de Cissokho não era bem vista pela maioria dos adeptos rossoneri que, como todos os outros, só querem nomes sonantes e quando aparece um desconhecido torcem logo o nariz.

O FC Porto ganha uma solução e dois problemas. Ganha uma solução porque Cissokho é um valor seguríssimo para lateral esquerdo, uma posição que, depois da saída de Nuno Valente, esteve sempre carenciada. Ganha dois problemas porque o facto de não arrecadar os 15 milhões de euros fará com que tenha de vender mais um jogador, provavelmente Lisandro. Nada que não tenha estado perspectivado, até porque aquilo que fugiu ao previsível foi mesmo a quase venda de Cissokho, mas o montante que daí resultaria iria funcionar como uma espécie de bónus para a SAD portista. O outro problema reside no facto do FC Porto passar agora a contar no seu plantel com cinco laterais. Ainda para mais, cinco bons laterais, a meu ver. Significa isto que um deles será emprestado ou vendido porque pode ser que o Lyon se volte a interessar pelo jogador que o Milan desperdiçou.

3 Passes de rotura:

André Seixas 18 de junho de 2009 às 18:07  

Este comentário está, realmente, bem escrito e toca em aspectos muito pertinentes. Confesso que quando vi a transferência do Cissokho para o Milan, desconfiei. É bem conhecida a política de contratações deste colosso: veteranos a caminho da reforma. São raras as apostas em jogadores jovens, como o Pato. A aposta no Cissokho vale, com certeza, 15 milhões de euros, porque revelou ser um jogador de grande qualidade e com uma vasta margem de progressão. Pelos vistos, a aposta em jovens ainda em fase de afirmação não agrada aos adeptos do Milan. Duvido muito que a transferência tenha sido abortada por causa dos dentes...

Numero Dez 18 de junho de 2009 às 21:34  

E talvez aconteça mesmo esse exemplo k deste! Mas acho que veio a calhar bem! 1 porque se Cissokho valer mesmo os 15 milhões, vale tanto hoje, como mais na próxima época caso fique no Porto! E para o ano veremos se realmente tenho de me calar e tirar o chapéu a que diz que o jogador vale mesmo os tais 15 milhões!Ou se afinal é um bom jogador cujo o passe chegou a tais valores devido a loucura do mercado criada pelo real madrid.

Pedro Veloso 20 de junho de 2009 às 13:02  

Cada vez está mais claro que foi dinheiro, e não dentes, a razão da discórdia...este negócio, por muito que tenha que reconhecer inegáveis capacidades negociais a Pinto da Costa, de facto parecia bom demais, pelos valores envolvidos, para ser verdade...e isso agora confirmou-se