Arquivo Offensivo

Taça das Taças 1963/1964, campanha europeia vitoriosa para o Sporting e Portugal.

A prova foi difícil de conquistar, já que além de adversários poderosos, os jogadores lusos fizeram três jogos de desempate, incluindo a final, assim como dois prolongamentos.

Em Outubro, os lusos entraram a perder na prova por 2-0 em Bérgamo frente a uma forte Atalanta. Apesar da boa exibição, dois golos no quarto de hora final valeram a desvantagem para o jogo seguinte. Na 2ª mão o SCP saiu vencedor por 3-1 numa partida muito suada . Figueiredo inaugurou o marcador aos 5' e pouco depois os italianos ficaram reduzidos a 10 jogadores, tendo de mobilizar um ponta de lança para a baliza já que a possibilidade de substituições só surgiu anos mais tarde. Seguindo o catenaccio, a equipa italiana fechou-se em copas de modo exímio, não descurando o contra ataque, gelando Alvalade aos 18' com o empate. O conjunto da casa não esmoreceu e apesar do adversário tentar forçar o Sporting a jogar mal, Mascarenhas marcou aos 63' e perante a galvanização dos adeptos e a vaga final ofensiva, Bé cabeceou com sucesso aos 77', forçando um jogo de desempate (na altura não havia igualmente critério de desempate por golos marcados fora). Este decorreu no campo do Espanyol de Barcelona, em que o SCP reagiu à desvantagem nos 90', vencendo por 3-1 após prolongamento (dois de Mascarenhas e um do luso-brasileiro Lúcio, um "pé canhão").


Seguiu-se o Apoel de Nicósia, cilindrado por uns incríveis 18-1 nos dois jogos realizados em Alvalade. O primeiro, por 16-1, fica para a história como a maior goleada de sempre em competições europeias (v) e em que Mascarenhas facturou 6 vezes, recorde que se mantém!


Nos quartos de final calhou o poderoso manchester United, uma das melhores equipas do mundo daquela época (para variar), que contava nas suas fileiras com Bobby Charlton, Dennis Law e George Best.

Após serem derrotados por um expressivo 4-1 em Old Trafford (v), a equipa inglesa veio a Alvalade em fase complicada da época, após ter sido eliminado nas meias-finais da Taça pelo West Ham e de ter visto o líder Tottenham aumentar vantagem no campeonato.


Apesar do momento menos bom, a qualidade dos Red Devils era inegável. Contudo, os lusos viraram a eliminatória praticamente perdida através de um jogo fantástico em Alvalade com 5 tentos(v), constituindo uma das melhores reviravoltas das competições Europeias.

O Sporting actuou com Carvalho, Pedro Gomes, Hilário, Fernando Mendes, Alexandre Batista, José Carlos, Figueiredo, Osvaldo Silva, Mascarenhas, Geo e João Morais. Osvaldo Silva – a grande arma – marcou os três primeiros golos e Morais e Geo completaram a chacina.


“Incrível, a diferença entre este Sporting CP e o de Manchester. Osvaldo Silva é um jogador admirável.”

George Best

Posteriormente, o Sporting bateu o Olympique Lyon em três jogos após um empate nulo e outro a um golo. A finalíssima foi ganha por 1-0 em casa colchonera, o Estádio Metropolitano.

A final decorreu a 13 de Maio de 1964 no Estádio Heysel, em Bruxelas, sob a arbitragem do Belga Lucien van Nuffel. O adversário foi o poderoso MTK, altura em que a Hungria era uma das potências do futebol mundial.

O jogo terminou empatado a 3 golos: 0-1, Sandor 19'; 1-1, Mascarenhas 40'; 2-1, Figueiredo 48' ; 2-2, Kuti 70'; 2-3, Kuti, 72´; 3-3, Figueiredo, 81'.

O empate obrigou a uma finalíssima realizada apenas dois dias depois, a 15 de Maio de 1964. Disputada no Estádio do Deurne, em Antuérpia, teve a arbitragem do Belga Gerard Versyp.

O Sporting alinhou com: Carvalho; Pedro Gomes, Alexandre Baptista, Fernando Mendes e José Carlos; Pérides e Géo; Osvaldo Silva, Mascarenhas, Figueiredo e João Morais. Treinador: Anselmo Fernandez (Espanha).


Os lusos inauguraram o marcador com o famoso canto directo de José Morais aos 20', imortalizado na célebre canção "Cantinho de Morais"(v). Durante o resto da partida, os Húngaros intensificaram a pressão. Contudo, a sua esperança caiu por terra com o espírito leonino de ajuda e sacrifício, uma exibição soberba de Carvalho e duas bolas a esbarrarem nos ferros, uma das quais na barra no último minuto. Talvez tenha ajudado a imagem de Santa Filomena que o guardião luso colocou na sua baliza!


Com este tento, o Sporting inscreveu o seu nome ao lado do Ajax, Arsenal, Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, Juventus e Manchester United, entre outros, os quais também venceram a prova.

O Sporting foi, deste modo, o único clube português a ganhar a Taça das Taças, prova fundida em 1997/98 com a Taça UEFA.

Fontes: Fórum SCP
Centenário do Sporting







Sporting- Taça das Taças 1963/1964
Enviado por settoreoffensivo. - Mais videos de esportes profissionais, universitários e clássicos

Read more...

Golo da semana

Read more...

O caso João Moutinho


A última época futebolística Sportinguista, como todos sabemos, roçou a mediocridade. Conflitos entre dirigentes e adeptos, dirigentes e jogadores, castigos mal aplicados, demissões, exibições fraquíssimas, maus resultados desportivos e muitas histórias mal contadas. O defeso adivinhava-se portanto fulcral para uma reestruturação da política em Alvalade e como base de uma preparação sustentada para a nova época, contemplando aspectos como o reforço da equipa e a blindagem do balneário. Espectava-se que pelo menos uma das jóias da coroa do clube se pudesse transferir, nomeadamente Miguel Veloso ou João Moutinho, com o primeiro a encabeçar grandemente a lista das probabilidades e as manchetes dos jornais.


Contudo, surpresa! Da noite para o dia, o capitão da equipa de Alvalade (o mais jovem de sempre a sê-lo), símbolo da formação e principal imagem da equipa, transferiu-se para o FC Porto. Nos dias seguintes, através da imprensa e das declarações de Costinha e JEB, ficou-se a saber que o jogador havia forçado a saída, manifestando a sua vontade de sair através de diálogos, sms, recusa em treinar e, por fim, declarações incompreensíveis para um capitão: “no Usbequistão, Benfica ou FC Porto quero é ganhar mais”; "nunca mais vou vestir a camisola do Sporting"; "dei a minha palavra ao FC Porto que ia ser jogador deles" ou "quero tanto sair que ajudo e coopero com tudo o que quiserem dizer nos jornais, assumindo a responsabilidade".

Este comportamento chocou os dirigentes leoninos e posteriormente os adeptos, já que até então João Moutinho havia tido sempre um comportamento exemplar dentro do campo como jogador, e fora deles apenas manchado (sem muita gravidade na minha opinião) com as declarações públicas que efectuou no flash interview em 2008 referente à sua vontade de sair para o Everton. Desde aí tornou a sua posição pública mas sempre foi profissional, sacrificando-se pela equipa e a nível pessoal ao fazer todas as posições no meio campo, mostrando-se aplicado, coerente em todas as suas declarações nos piores momentos da última época e, apesar de ter baixado de rendimento desportivo, foi sempre dos poucos jogadores que mantiveram um nível exibicional satisfatório em 2009/2010.

O clube actuou bem: procurou satisfazer o jogador, aumentando o seu vencimento e tornando-o o mais bem pago do plantel a par de Liedson. Reduziu também a anterior cláusula de rescisão para 22,5 milhões de Euros de forma a facilitar uma saída no futuro.

Deste modo, o clube procurou dar contrapartidas ao jogador face ao interesse de Bolton e Everton (ambos clubes sem grandes perspectivas de sucesso competitivo, principalmente o primeiro), assim como facilitar uma saída no futuro, situação que se sabe nunca ter sido descartada face à necessidade de reestruturar o plantel, especialmente após se ter verificado uma estagnação da sua evolução como jogador. O potencial e a fiabilidade exibicional ainda as mantinha, mas para esta época deixou de haver intocáveis.

Contudo, Miguel Veloso “explodiu” em 2009/2010, rubricando exibições de grande nível e afigurando-se como uma possível peça fundamental para a nova época, tanto mais que está provado que é bastante polivalente. Seguido por grandes nomes da praça Europeia, esperavam-se (e esperam-se) propostas importantes para o cofre de Alvalade, sendo expectável que a sua venda permitisse segurar João Moutinho. O contrário também poderia acontecer, se bem que tal facto fosse menos credível, pois apenas o Everton continuava a manifestar publicamente interesse no capitão (o que não significa de todo que não tivesse mercado) e porque Miguel Veloso, ao contrário de Moutinho, havia sendo protagonista de maior número de boatos, notícias e declarações relacionados com a vontade de se transferir para o estrangeiro, criando alguns braços de ferro com a direcção do Sporting no passado.

Miguel Veloso foi até há pouco tempo um jogador bastante criticado pelos adeptos em função desse passado, entretanto bastante esquecido e compensado pela sua entrega e exibições nos últimos meses.

Assim, a venda de João Moutinho para outro clube não era expectável, subscrita com a não convocatória do jogador para a África do Sul, facto que lhe terá retirado cotação e diminuído no mercado. Foi também uma das razões que terão sido apontadas para a “explosão” do seu descontentamento.


Tendo em conta os factos anteriormente referidos, esperava-se que o Sporting o transferisse rapidamente, tendo em conta o comportamento deplorável (tornou-se efectivamente uma “maçã podre” como JEB referiu) como profissional e capitão, mas para um clube estrangeiro. Pina Zahavi e outros quatro empresários a soldo do clube de Alvalade procuraram nichos de mercado mas foi referido que ninguém mostrou interesse, aparecendo só…o FC Porto!

O SCP negociou-o assim por menos de metade da cláusula de rescisão, permitindo um encaixe financeiro significativo e assegurando os préstimos de Nuno André Coelho. De igual modo, viu a dívida relativa à venda de Hélder Postiga ser perdoada, assim como a obtenção de 25 % das mais-valias da futura venda de Moutinho num montante superior aos 11 milhões da transacção.


O negócio foi apelidado por muitos como bom para ambos os clubes e sinal de “evolução da maturidade do futebol Português”. Para mim foi mau para o Sporting (com potencial para se tornar péssimo) e óptimo para o Porto. Passo a explicitar:

- Para o clube das antas foi óptimo. Reforçou o meio campo com um activo conhecedor do futebol Português, uma aposta ganha em polivalência, entrega em campo, um nível exibicional no mínimo médio e constante e, além disso, a possibilidade de formar uma grande dupla com Raúl Meireles. De igual modo, tem probabilidades de aumentar o seu potencial e desenvolvimento como jogador, já que se encontra à partida numa equipa mais competitiva e com menor exigência expectável de sacrifício posicional da sua parte. Se bem que o investimento do FC Porto tenha sido elevado, prevê-se a venda de Bruno Alves e/ou Raúl Meireles. Sendo o último provavelmente o eleito, o clube perderia uma possível dupla portuguesa muito boa no meio campo mas a fiabilidade de João Moutinho face ao risco de apostar num activo estrangeiro a contratar é uma mais valia para o Porto, como referido no último post pelo Capo. Por último, é um culminar de um namoro antigo, obtendo um jogador com garra e dedicação, “à Porto” como gostam de dizer, a “preço de saldo” (face ao seu potencial) e também enfraquecem um rival directo que se encontra igualmente em processo de reestruturação. Caso o Porto fique aquém das expectativas e face a um Benfica favorito como candidato ao título, prevê-se que a luta para alguns ou muitos objectivos seja contra o Sporting e, deste modo, há maior probabilidade de um rival mais fraco.

- Para o Sporting, mau. Para mim logicamente há pontos positivos: 11 milhões de Euros mais um central alto como pretendido por Paulo Sérgio, perdão da dívida antiga do pior avançado do Sporting na última época. Verbas importantes para atacar o reforço da equipa neste defeso, mas há alguns aspectos que destaco:

1) A venda ao um rival directo é, em 1º lugar, fortalecê-lo. E de modo importante, tendo em conta o já referido!

2) A venda a um rival directo afecta a imagem e credibilidade da direcção, agrava a desconfiança dos adeptos, fere o seu orgulho e a crença no sucesso da renovação da equipa e fornece uma imagem social de incapacidade e impossibilidade de resolver os problemas financeiros e de mercado sem ser fornecer o maior símbolo do clube a um competidor directo. Soa a traição para muitos, a sub-alternidade para outros, a um péssimo negócio para terceiros ou como a gota de água para outros.

3) Face à situação desportiva e da direcção nos últimos meses, estes acontecimentos são mais uma grande acha para a fogueira que tem vindo a arder alto em Alvalade. O risco de renovação da equipa aumentou e a pressão sobre o sucesso futuro aumentaram. Deste modo, o insucesso desportivo futuro assim como o sucesso portista e/ou do jogador em questão poderão tornar-se armas fortes de contestação e revolta à direcção na próxima época.

4) Das declarações de JEB e Costinha, pareceu-me que o Sporting pecou gravemente na celeridade com que quis resolver este problema. Justificaram que João Moutinho não tinha mercado, pelo que foram forçados a vendê-lo ao clube das Antas. Todos sabemos que o mercado de transferências se encontra estagnado e “lento” em função do mundial e da crise financeira. Só nas últimas semanas irá acelerar, portanto tendo-se J. Moutinho desvalorizado na última época, era expectável que não tivesse propostas antes do terminus do África do Sul 2010! Não acredito que um jogador da sua qualidade não pudesse ser vendido futuramente, mesmo por valor mais baixo, a um clube de 2ª linha avançada da Europa!

5) Aparentemente há uma série de histórias mal contadas relacionadas com o decorrer do processo pelo empresário Pini Zahavi, tendo chegado mesmo a mentir aos dirigentes Sportinguistas sobre as negociações do jogador com o Porto ou do interesse deste no mesmo (depois apresentou desculpas). Perante estes factos e face à exigência de J. Moutinho se transferir para o Norte, considero que essa solução nunca poderia ser equacionada, até pela questão moral e de o clube não se vergar perante a demanda do capitão.



6) Se o timing da venda do mesmo justificava-se pela necessidade de encaixe financeiro para futuros reforços, verifica-se o referido no ponto 3 relativamente à estagnação do mercado. Como prova deste facto, o clube após a venda de Moutinho ainda só assegurou Valdés por valores muito próximos relativamente ao que se vinha andado a falar há várias semanas. E pelos vistos, não providencia financeiramente a capacidade de assegurar Drenthe. Até à data aparentemente não se verificaram consequências directas, esperando-se que estas ocorrem futuramente mas sempre após o mundial!

7) Se o SCP vender Miguel Veloso, como parece ser provável, são dois jogadores muito importantes do miolo da equipa que saem. Mesmo que João Moutinho não pudesse ser recuperado, não custava nada tentar multá-lo ou ameaçá-lo com o facto de não jogar durante a época inteira (aliás, eu e seguramente muitos exigia-o!). Recordo que o Sporting é uma das maiores instituições desportivas nacionais, para muitos a melhor, e tendo em conta a condução deste processo e as declarações dos dirigentes, parece-me óbvio que o Sporting cedeu à chantagem do jogador, meio justificada pela necessidade de reforçar a equipa e resolver o problema ambiental e de balneário que poderia ocorrer (Costinha não iria ter mão de ferro, como frequentemente referiu?). João Moutinho tinha contracto, tinha que o cumprir e seria do superior interesse do Sporting providenciar esse seu direito ou no mínimo, demonstrar que tem austeridade disciplinar. Tenho a certeza que se o clube em questão fosse o Benfica ou o Porto, as respectivas direcções providenciariam que o jogador ficasse meses sem jogar se necessário, recuperando-o ou transferindo-o para o estrangeiro. Além disto não tenho dúvidas que no Porto teria visitas no parque de estacionamento se lá jogasse.



8) Tendo em conta os casos de indisciplina veiculados pela imprensa nos últimos meses (Liedson, Stojkovic, Vukcevic, Miguel Veloso, J. Moutinho) e verificando-se que as peças basilares do Sporting como Liedson, Polga e Miguel Veloso estiveram envolvidos nesses casos ou perderam competitividade ou serão provavelmente transferidos, a saída de João Moutinho arrisca deixar o balneário do Sporting sem uma voz forte e competitiva em campo (Liedson tem vindo a ser contestado na última época segundo a imprensa face à impunidade de que beneficiou) e, do modo como foi feita, transmite uma potencial volatilidade futura da direcção do Sporting a casos de indisciplina, quer relativamente a casos de pancadaria, quer a situações de desejo de saída (Miguel Veloso, Izmailov (?), Stojkovic, Vukcevic, etc). Estas situações podem-se agravar quando alguns jogadores já constataram que quem é intocável nunca foi de modo aparente severamente castigado na última época quando havia razões para isso, em prol da defesa da competitividade do clube.

Como Sportinguista é com bastante apreço que vejo o apoio em torno da equipa que temos. Está-se a transmitir confiança, espaço e tempo à equipa técnica e direcção para fortalecer o projecto Sporting!

Contudo, considero que uma época ao nível da última (ou nem tão pouco) terá com bastante probabilidade no caso João Moutinho um aspecto importante que poderá auxiliar desenvolvimentos nocivos de balneário e na direcção Sportinguista. Isto apesar de nunca negar que houve contrapartidas positivas para o clube nesta situação e que serão proveitosas para o mesmo. Muito fica para contar até porque o jogador não falou, talvez futuramente se saiba algo mais mas isso não será decerto relevante em nada para o destino e sucesso do clube, a não ser que o mesmo não corra bem como referi anteriormente.

A fé de Sportinguista mantém-se, venha o espectáculo da nova época!


Read more...

Porto 2010/2011

Afigura-se o recomeçar da redondinha nos relvados nacionais! Altura de altas expectativas em que se olha para "a galinha da vizinha", mas aqui ao contrário do ditado popular, a nossa parece sempre melhor. Contratações frustradas são rapidamente desvalorizadas, vendas efectuadas são sobremaneira valorizadas e do ponto de vista contrário, as compras "foram sempre pelo melhor preço". É o espírito competitivo no seu melhor.

Analisando o meu clube, importa num primeiro momento comentar a postura de A.Vilas Boas, para já encontra-se centrado apenas em trabalhar, não aparece constantemente nos media, resguarda o seu método de jogo, ao contrário do que muitos lhe apontavam, parece ser um treinador mais interessado que a equipa tenha a sua imagem, do que propriamente promover a sua imagem. No Porto isso é nesta altura deveras importante, permite o sossego do trabalho necessário para uma pré-época. Em termos de ideal de jogo, parece-me pelos jogos iniciais que o sistema táctico se irá manter no entanto privilegiando uma actuação mais preponderante do miolo. A ver vamos.

Guarda Redes:

Contratação de Kieszek de forma a reforçar uma posição que a meu ver já oferecia muitas garantias. Sem julgar o valor deste jogador, penso que a sua contratação tapa a vaga de 3º Guarda Redes que deveria ser entregue à formação, não compreendo nem aceito que se invista milhões em melhorar condições de treino da formação, que se idealize projectos como o 611, que se crie a Dragon Force, e que não se consigam obter resultados. Das duas uma ou estamos a falhar ao nível de planeamento de treino na formação, ou estamos a financiar o 13º mês de um agente qualquer.
Os outros dois jogadores, Helton e Beto, partem a meu ver em igualdade de "armas" para discutir a titularidade na baliza.

Defesa:

Miguel Lopes, Maicon, Addy penso que são pedras que devem ser vistas como 2º hipóteses e nunca como possíveis titulares indiscutíveis. Addy, considero apenas pelos jogos feitos pela selecção da sua categoria do Gana. Miguel Lopes pela raça e virilidade, Maicon, já mostrou ter a segurança que se procura no defesa central, no entanto falta-lhe alguma maturidade, dai, não o considerar para 1º escolha.
Álvaro Pereira, Fucile, Rolando, considero absolutamente intocáveis dado a escassez de opções de 1 linha.
Não consigo perceber o que faz Stepanov e Sapunaru no plantel do Porto, se o primeiro não reúne qualquer condição exigida para um defesa à Porto o segundo já demonstrou por várias vezes um comportamento desviante, seja a atitude com a selecção do seu pais bem como o seu comportamento no clube que esteve emprestado.
Quanto aos reforços, Emidio Rafael e Sereno,infelizmente, não oferecem garantias de competitividade à 1 linha de defesas, sendo por isso mais dois a lutar pelos lugares no banco.

Meio Campo

Penso que se nada se alterar o F.C.P possui no seu plantel o plantel mais forte, mais variado, mais volatil do que qualquer outro clube Portugues neste momento. Ruben Micael oferece a simplicidade, Raul Meireles a eficácia, Guarin o remate portentoso da segunda linha, Bellushi o virtuosismo, Fernando a consistência táctico-defensiva. Trabalhando este meio-campo desde a pré-época penso que permitirá um melhor entendimento entre elementos, possibilitando e potencializando uma mas rápida basculação da equipa para o ataque originando transições mais rápidas, mas ao mesmo tempo mais elaboradas.
Sergio Oliveira e Castro, finalmente os vejo a calçar as suas chuteiras e a discutir uma pré-época com o plantel sénior do Porto, é importante ter estes jogadores num primeiro plano, mesmo que não entrem na maior parte das contas do treinador, irão perceber como funciona o balneário do Dragão, saber o quanto pesa a camisola no escalão principal, entender o que nós os adeptos queremos. Aplaudo a subida destes ao primeiro escalão.

Avançados:

James Rodrigues, alegadamente "raptado" ao clube da 2º circular cujo o estádio está por pintar por falta de verba, parece ser um jovem que irá dar muito que falar, rápido sem ser precipitado, inteligente sem ser complicado, bom pé sem ser de "rodriguinhos", um caso sério neste plantel. Uma opção válida para a ala ou como segundo avançado.
Hulk, o incrível, o indomável, o imparável, já de tudo lhe chamaram, dele só espero o que vi apôs o castigo, um jogador de e para a equipa, um batalhador em prol do colectivo, algo que antes não vimos. E que bem Hulk joga para a equipa, desequilibrando, criando espaço, passando letalmente,

 
Varela, um ala à antiga, gosta de colar à linha, gosta de ir para cima do adversário, não tem medo de encarar a descida à grande área, todos esperamos que consiga voltar ao nível que nos deixou, oxalá a recuperação assim o permita.
Falcao, o melhor avançado a actuar nos nossos relvados, um caso sério de entrega dedicação, um jogador com faro de golo, dá gosto ver este rapaz de azul e branco, tão novo no clube e já um dragão dentro e fora de campo. Repito as palavras referentes a Sergio Oliveira e Castro mas agora centrando-me em Ukra. Um jovem que deu nas vistas no Olhanense tem agora a sua hipótese no Plantel A, esperemos que haja paciência com este jovens...e que não acabem vendidos ao desbarato (como Helder Barbosa por exemplo)

Como devem ter reparado não analisei os casos de Bruno Alves, João Moutinho e Kleber (este último ainda não oficialmente confirmado), pois bem, decidi analisar estes três pontos de uma forma individual dada a preponderância que podem vir a ter no seio do plantel azul e branco.

Bruno Alves, o nosso capitão! Aqui reside a chave e a resposta para o Porto 2º ou 3º classificado ou o Porto Campeão Nacional 2010/2011. Eis a minha visão, perdemos Nuno Espirito Santo, uma das vozes do balneário, um capitão, um senhor dentro do plantel, independentemente do seu valor em termos futebolísticos é inequívoco afirmar que Nuno era preponderante no controlar e incentivar de emoções, em criar a dinâmica de grupo coeso e unido, e agora, sendo, que julgo ser, obrigatório vender um dos dois activos mais valiosos ( R. Meireles e B.Alves) não podemos dar ao luxo de vender Bruno Alves, porque pura e simplesmente, abrimos uma brecha enorme na defesa, obriga o Porto a entrar no mercado à procura de uma primeira opção para a defesa, atrasa a preparação de um sistema de jogo, método de jogo, ( é de comum conhecimento que a preparação de uma equipa começa na defesa) e ao mesmo tempo perdemos uma referencia do balneário, não posso conceber que tal aconteça, é entregar a Supertaça ao nosso rival directo, é começar uma época em contra pé, é dar azo a indefinições de liderança no plantel, pura e simplesmente estragar o que está perfeito.

João Moutinho : Uma jogada de mestre, dizem uns, um péssimo negocio outros, nem tanto ao mar, nem tanto à terra. João Moutinho é sem dúvida um de meio-campo que mais garantias oferece no futebol português, é jovem, conhece o futebol, tem um toque de bola soberbo. Sem dúvida do ponto de vista desportivo, um check mate exemplar. 11 Milhões muito dinheiro? Não considero, prefiro dar esta quantia por um jogador português, por um jogador conhecedor do nosso campeonato, um jogador que conhece o Porto e o que os adeptos aqui exigem, do que contratar um qualquer argentino, brasileiro cujas as garantias são apenas hipotéticas. Não sendo necessária a venda de qualquer jogador, neste caso referindo apenas o caos de Raul Meireles, temos um caso serio no meio-campo, afigura-se como sendo um meio campo portentoso no controlo e na imposição de ritmo de jogo, e que jogo será com a dupla Meirelles Moutinho.
Agora o ponto de vista financeiro, não o ponto de vista do valor da transferência mas o ponto de vista salarial. Cristian Rodrigues assinou pelo Porto em 5 minutos e deu se calhar 5 meses de trabalho em revisão de folhas salariais dos elementos mais preponderantes do plantel da altura do Porto, e agora? Como é? Como é que vai ser recebido este salário? Exigencias poderão ser levantas, mau estar instaurado, é preciso agir com pinças neste detalhe, e se a isso juntar ( do meu ponto de vista impensável) venda de Bruno Alves, temos um caso de ausência de liderança no balneário com cisões dentro deste. Aguardemos pacientemente.

Por fim, Kleber, digam o que disserem, não é jogador para o F.C.P, não concebo a sua atitude para com os dirigentes maritimistas, não aceito o seu comportamento, sinceramente penso que não será uma peça fulcral no nosso onze, ainda mais agora que já se fala da confirmação de Walter e não surgem ofertas que satisfaçam Farias e o F.C.P.

Espero estar daqui a um ano a festejar com todos aqueles que comigo partilham o amor pelo Azul e Branco do Dragão...

Read more...

Golo da semana

Read more...

Arquivo Offensivo

Época 2001-2002,o Boavista rubricou excelente presença na Champions, culminando a 1ª fase de grupos em 2º lugar ante Liverpool (1º), Borussia de Dortmund (3º) em igualdade pontual e Dínamo de Kiev.

Os golos à matador do "pistoleiro" Epídio Silva, os charutos de Erwin Sanchez ou o grande tento de Alexandre Goulart marcaram o melhor voo dos axadrezados na principal competição Europeia, só terminando na fase seguinte perante Manchester United (1º), Bayern Munique (2º) e Nantes (4º).

Golos boavisteiros da 1ª fase de grupos:

Dínamo Kiev 1-0 Boavista
Boavista 1-1 Liverpool
B.Dortmund 2-1 Boavista
Boavista 2-1 B. Dortmund
Boavista 3-1 Dinamo Kiev
Liverpool 1-1 Boavista

Read more...

Recordando...El Mágico González

Jorge Alberto González Barillas, Salvadorenho, nasceu em 1958 num bairro pobre do País. Iniciou-se como futebolista profissional em 1975 no ANTEL e na época seguinte no Independiente Nacional 1906. Avançado de 1,74m., rapidamente se transferiu para a 1ª divisão local, onde jogou de 1977 a 1982 no FAS.

O seu estilo de jogo, com dribles requintados quer em velocidade quer sem espaço, as mudanças estonteantes de velocidade, a veia goleadora e a técnica deslumbrante, rapidamente despertaram alguma cobiça de clubes estrangeiros, que aumentou após ter liderado El Salvador ao Mundial 82 onde a equipa perdeu todos os jogos (1-10 Hungria; 2-0 Argentina; 1-0 Bélgica) e foi totalista.

Em 1982 chegou a Espanha com a alcunha de El Mágico e assinou pelo Cádiz da 2ª divisão, apesar do alegado interesse do Atlético de Madrid. Apesar da sua personalidade problemática, por vezes conflituosa, e ser um frequentador assíduo de festas nocturnas, as suas capacidades soberbas asseguraram-lhe a imunidade e lideraram o Cádiz ao principal escalão espanhol no fim dessa época. El Magico González era, assim, um ídolo dos adeptos com muitas características comuns com Maradona.

Após um ano o Cádiz foi relegado para a 2º Divisão apesar da magia que espalhou nos relvados. Marcou 14 golos, ficando a 3 de ser o Pichichi, e facturou por duas vezes ante o Real Madrid e Barcelona e uma vez ao Athletic Bilbau, as três melhores equipas espanholas na altura. Inicialmente fiel ao emblema Andaluz, recusou propostas do Paris Saint Germain, Fiorentina e Sampdória, transferindo-se para o Real Valladollid em 84 por conflitos com o treinador Benito Joanet. A nova etapa desportiva correu-lhe mal, jogando apenas 9 jogos em época em meia, sendo alvo de regras rígidas de controlo da vida pessoal não compatíveis com os seus hábitos boémios e a sua personalidade.

Em Janeiro de 1986, o Salvadorenho re-assinou pelo anterior clube com um contrato baseado nos jogos que efectuaria. Até 1991 jogou sempre pelo mesmo emblema, assegurando sempre a manutenção e tornando-se a sua maior figura e um dos desportistas de referência a jogar em Espanha. No total, marcou 57 golos em 183 jogos em exibições que ombreavam directamente com os melhores jogadores de sempre, chegando inclusive a defrontar o blaugrana Maradona. Na selecção facturou 41 vezes en 48 jogos.

Após a aventura espanhola, rejeitou um convite do Atalanta e voltou à pátria, onde jogou pelo FAS até 1999 – teve uma curta experiência em 96 como treinador adjunto no Texas - e o San Salvador, retirando-se em 2002 com 44 anos.

Para trás deixou muita saudade, não só no Cádiz (cujo futuro foi passado maioritariamente na 2ª B) como também nos fãs do desporto rei de todo o mundo, incluindo do próprio Maradona.

A sua personalidade problemática, falta de disciplina e o facto de não ter abraçado projectos de maior dimensão estão na base de hoje em dia muitos não reconhecerem este nome como uma lenda consagrada do futebol mundial ao nível da elite do século (apesar de alguns o considerarem o melhor de sempre). Pena, pois a magia estava lá!

Read more...

Benfica - o regresso



Voltou no passado dia 28 de Junho ao trabalho o actual campeão nacional, Sport Lisboa e Benfica. Para uma época em que o principal objectivo passa pelo bicampeonato – que foge desde 1984, na altura com Sven-Goran Eriksson ao leme – e por ir longe na Champions League, ainda há indefinição em relação a alguns nomes, mas a base da equipa manter-se-á, a começar pelo técnico Jorge Jesus. Um a um, segue-se a minha visão sobre o actual plantel e sobre o que estes jogadores fizeram no ano passado.

Guarda-Redes

Roberto – Contratado ao Atlético Madrid, o gigante espanhol (1,94 m) vem para ser titular e, assim o esperamos, marcar uma era à frente da baliza do SLB, que desde Preud’Homme e Enke não dispõe de um verdadeiro indiscutível. Escolha pessoal de Jesus, realizou uma excelente segunda metade da época em Espanha ao serviço do Saragoça e substitui Quim (a quem aproveito para desejar as rápidas melhoras pela lesão).

Alguns preferiam manter o internacional português, sem dúvida um bom guarda-redes, mas creio que o Benfica faz bem em tentar garantir alguém que, de facto, possa fazer a diferença. Muita celeuma tem levantado o preço (€8,5 M) pago por Roberto; sinceramente, sabendo que o Saragoça tinha uma cláusula de opção de...€1 M, que nós nunca vimos os famigerados “dois dispensados” do Atlético no âmbito da venda do Simão e que ainda detemos 25% do passe de Reyes, e por muito bom que seja Roberto, só posso compreender este preço se i) Simão chegar a baixo preço à Luz nas próximas semanas, como se fala insistemente nos bastidores; ii) naquele montante estiverem contemplados (como se falou, embora tenha sido desmentido depois) ordenados futuros do jogador por questões fiscais (algo que duvido muito, até porque estaríamos a "enganar" a CMVM descaradamente – sim já o fizemos no passado...).

Moreira – Depois de uma época à sombra de Quim, Moreira aceitou renovar (ao que se diz com redução do salário) por mais três épocas. Com 11 anos de Benfica, é um dos símbolos do actual plantel e, não só por isso mas por também ser bom guarda-redes, a decisão é, a meu ver acertada. Gostava de o ver jogar regularmente em competições como a Taça de Portugal ou da Liga, senão mais cedo ou mais tarde vai parecer que está numas férias prolongadas, do género Tiago no Sporting.

Júlio César – O jovem guarda-redes brasileiro, depois de uma primeira época que, Liverpool à parte, considero positiva, lutará em princípio com Moreira pelo posto de segundo guarda-redes do plantel. Continua a ser um guardião em quem deposito excelentes expectativas para o futuro, até porque não me parece ter acusado o peso da mudança do Restelo para a Luz, mas terá que ir jogando também. Fala-se que poderá ser emprestado, o que até poderia ser bom para não estar parado. Até porque contratámos recentemente o jovem esloveno Jan Oblak (17 anos, mas que já jogava na I divisão do seu país), que poderia ficar como 3º guarda-redes.


Laterais

Maxi – O uruguaio, actualmente um dos jogadores mais populares do plantel, está a assinar um Mundial de bom nível (bom, descontando aquele penalty para o quintal contra o Gana...) e não deve ter dificuldades em continuar como opção preferencial para o lugar, sendo que como alternativa preferencial (e de qualidade) deverá manter-se Ruben Amorim. Poderíamos certamente ter outra solução de raiz melhor que Luis Filipe, mas no cômputo geral estou satisfeito.

Luis Filipe – O ex-bracarense, repescado para o plantel depois da dispensa de Patric na época passada, acabou por aparecer apenas (e bem) no jogo com o FCP. Pode vir a ser emprestado.

Coentrão – Em alta depois das exibições soberbas no Mundial, o caxineiro está a ser muito assediado, sobretudo pelo Bayern de Munique; Jesus tem-no tentado dissuadir a sair já e parece-me que o Fábio, embora de forma sincera tenha reconhecido que mais cedo ou mais tarde quer dar o salto, se ficar vai ficar de corpo e alma, até porque gosta muito de trabalhar com Jesus. Obviamente espero que os €30 M da cláusula não sejam “batidos” por nenhum tubarão, porque perder toda a ala esquerda de uma assentada não é fácil de substituir. Está cada vez melhor na nova posição, encontra facilmente o equilíbrio defesa-ataque, tem naturalmente que melhorar alguns pormenores a defender como as bolas nas costas.

César Peixoto – Jogador que aprecio (para além de ter um excelente pé esquerdo, sobretudo por ser muito tranquilo a jogar e, em bom português, raramente se borrar), será em princípio suplente de Coentrão, podendo alinhar também circunstancialmente a médio (onde eu até o prefiro ver, como jogava no Braga). As lesões e a ascensão de Fábio acabaram por não lhe permitir fazer muitos jogos na época transacta, mas quando jogou esteve na maior parte das vezes a bom nível.

Centrais

Luisão – Tal como a maioria dos benfiquistas, mentiria se dissesse que neste momento estou contente com um dos nossos capitães. Sou grande admirador dele como jogador e líder incontestado do balneário, o que ainda mais me fez ficar perplexo quando veio para a CS queixar-se de não lhe ter sido comunicada a hipótese de ir para o Atlético Madrid. Recorde-se que Rui Costa negou cabalmente a existência de tal proposta (que se falava ser apenas de €6 M), e como não tenho razões para não acreditar no nosso Director Desportivo...Dada a relação muito próxima entre LFV e Luisão, creio que o presidente já lhe deve ter feito sentir o seu desagrado pela sua reacção (que até pode ser compreensível mas é para manifestar em privado) e, honestamente, creio que isto vá acabar como de outras vezes: com o Luisão a ficar. Espero bem que sim porque faz muita falta.

David Luiz – Uma das grandes afirmações na época passada e, hoje em dia, um defesa completíssimo, a ideia passa por mantê-lo e já recusámos €32 M do Man.City. Acredito que o David, até pela relação de verdadeiro amor que tem com o Benfica e seus adeptos, queira jogar a Champions com o clube e, até, esperar pela chegada à selecção brasileira antes de sair, mas claro, de boas intenções está o inferno cheio e se aparecer um Real Madrid a pagar uma barbaridade...

Sidnei – Central de bons recursos físicos e técnicos, o sucesso da sua época deverá estar ligado à permanência de David Luiz. Se o compatriota sair, e com Luisão ao lado, não creio que precisemos de ir buscar ninguém. Pode crescer muito com Jesus mas já hoje dá-me todas as garantias, até porque pelas declarações que tem feito e pelos cuidados com a forma que teve no Brasil parece disposto a apagar alguma imagem de excessos que lhe tem sido associada frequentemente. E convém lembrar que acabou de fazer apenas...21 anos.


Miguel Vítor – Um dos poucos produtos da formação a ter-se afirmado no plantel principal nos últimos anos, é um jogador que gosto bastante, forte na marcação e extremamente competitivo. Não tem características para sair a jogar, pelo que penso que tem que ser combinado com um central mais técnico. Se o D. Luiz ficasse, tentava emprestá-lo um ano a um clube de nível médio-alto da nossa Liga, tipo Guimarães ou Marítimo.

Fábio Faria – Central na linha de Miguel Vítor, fez uma grande época em 2009/2010 no Rio Ave e distingue-se por ser esquerdino, o que também lhe permite fazer sem dificuldades (tal como nos sub-21) a lateral esquerda. Gosto dele e espero que não acuse o peso da camisola. Não deverá ser, para já, primeira opção mas ficava com ele no plantel para aprender com os colegas e com o treinador.

Médios


Javi García – Dispensa grandes discursos, “pegou de estaca” o ano passado (quer no campo quer entre os adeptos), foi uma das traves-mestra do Benfica do ano passado e espero que, até porque este ano faz a pré-temporada logo desde início, ainda se apresente a melhor nível. Gostava de o ver arriscar mais no passe longo – sem prejuízo de manter a grande força do seu futebol: a capacidade de recuperação e de colocar a bola simples e jogável para os criativos na primeira fase de construção, para além de ser fortíssimo nas bolas paradas –, como já fez na parte final da temporada. E, já agora, que ajude o mais possível na integração do seu compatriota Roberto.

Airton – Clone negro de Javi, conquistou a massa associativa nos dois jogos seguidos (Leixões fora e Paços na Luz) em que alinhou a titular na ausência do espanhol. Campeão brasileiro e português, e agora com mais tempo de trabalho com os colegas, vai sem dúvida tentar ameaçar o lugar de Javi García (podendo pontualmente alinhar ao seu lado), representando uma alternativa de grande qualidade na posição 6.

Ruben Amorim – Extensão do 3º anel dentro das quatro linhas, Ruben acabou por fazer uma excelente temporada, ainda que ao contrário da sua 1ª época no Benfica não fosse titular indiscutível. Acabou por dividir as suas participações entre as posições de lateral e médio direito (uma ou outra vez também alinhou mais no centro), sempre com bom rendimento, e conseguiu mesmo – depois da lesão de Nani – ser convocado para a África do Sul. Numa entrevista recente afirmou – e eu concordo plenamente – que, para além da segurança, qualidade de passe (óptimo para o jogo de tabelas com Saviola, Aimar & Ca.) e leitura táctica que o caracterizam, pode desequilibrar individualmente muito mais. O ano passado já vimos momentos desses, como a arrancada no golo de Cardozo ao SCP na Luz, a assistência para o Tacuara na Choupana ou o golo de primeira em Coimbra, mas como aos nossos exigimos sempre mais, venham de lá mais rasgos!


Ramires – Foi recentemente eliminado do Mundial, onde acabou por fazer apenas uma partida a titular – mas um jogo muito bom, com o Chile, onde me surpreendeu pelo vigor físico que ainda revelou depois de época desgastante e de não ter férias há, pelo menos, ano e meio. Tem de facto grande resistência, acelera o jogo de forma única neste Benfica, e espero por isso que as férias lhe permitam recarregar baterias. Correm muitos rumores de que será vendido já este Verão, espero que não, embora saiba que a vinda dele para o Benfica – tal como se viu com a recente venda de 50% do passe à obscura Jazzy Limited, supostamente controlada pelo polémico Kia Joorabchian – não foi apenas com dinheiro nosso (e isso não tem mal nenhum, permitiu-nos ter um craque durante uma ou duas épocas).

Aimar – O mago argentino apresenta-se para a nova época como o dez da equipa, a par de Carlos Martins. Na senda da última época (sobretudo a partir do momento em que Carlos Martins superou as lesões e estabilizou a nível alto), deveremos assistir a uma relativa rotação entre os dois, até para gerir a condição física de Aimar. Em forma, já se sabe e viu-se muito o ano passado, põe a equipa a jogar com uma classe extra – e combina magistralmente com Saviola; aliás, as jogadas entre os dois e Di María revelaram-se os momentos de maior magia (para citar Jorge Jesus) do Benfica 2009/2010.

Carlos Martins – Injustamente, a meu ver, arredado do Mundial (deveria ter sido a alternativa a Deco), fez uma excelente época sobretudo a partir do Benfica-FC Porto (antes, já brilhara em...45 minutos contra o Paços), apagando fantasmas do passado, como as lesões crónicas e a fama de indisciplinado. Aprendeu a sentar-se no banco quando necessário, o que obviamente se aceita melhor quando se está integrado num plantel com outros grandes jogadores e...que ganha, como foi o caso. É um craque que decide jogos, e por isso, mesmo que não seja tão constante como outros (embora o ano passado já pouco se lhe tenham visto oscilações de rendimento, mesmo quando jogou sobre uma das faixas, mormente a direita), é imprescindível para JJ.

Felipe Menezes – Depois de alguma utilização e prometer bastante na primeira metade da época, desapareceu quase totalmente das escolhas, embora não fosse fácil afirmar-se. Acho que devia ficar no plantel, porque a época é longa e vai concerteza ter oportunidades.

Gaitán – Um dos jogadores mais caros da história do clube (€8,4 M), é um reforço que promete muito. Dono de uma zurda de classe, resta saber se Jesus o consegue adaptar bem à ala esquerda para substituir Di María (embora eu pessoalmente creia que ainda vai chegar Simão ou Leto) – até está habituado mas prefere claramente pisar terrenos mais interiores. Espero que não precise de três anos para se afirmar como o Di.

Avançados


Saviola – Talvez o melhor reforço do ano passado, deslumbrou na 1ª época na Luz, entendeu-se às mil maravilhas com Cardozo e Aimar, e este ano só lhe pedimos que continue assim.

Cardozo – Como admirador do Tacuara (e defensor dele até à exaustão naquele 3º Anel às vezes tão dividido...), gostava que ele continuasse. O jogo técnico do Benfica pede um finalizador nato que perceba e dê sequência ao trabalho dos criativos, e acho que o Cardozo percebe isso muito bem. Fez 38 golos na época, malgrado alguns falhanços escandalosos, mas de qualquer forma é uma marca notável. Dito isto, pelos €25 M que o Shaktar ofereceu eu tinha-o vendido, era um excelente preço e que já permitia ir buscar um bom substituto, estilo Huntelaar, que é melhor jogador que o Óscar. Alguma água se calhar ainda vai correr debaixo da ponte, mas a ficar espero que seja de boa vontade, que de queixumes na opinião pública já estamos fartos. Finalmente a semana passada o Vieira ligou ao inefável empresário Pedro Aldave para calá-lo e deixar de pedir aumentos todos os meses; é bom recordar que Cardozo renovou esta época e que, como o agente acabou por reconhecer, “ninguém lhe apontou uma pistola para o fazer”. A propósito de Cardozo, sou dos que acham que deve mudar o marcador de penalties, ele é o melhor mas está angustiado com os falhanços. Se vier o Simão estamos safos nesse aspecto.


Nuno Gomes – De parabéns pelo 34º aniversário e pelo nascimento do filho, já não está no seu melhor como jogador mas continua a ser uma referência do balneário e uma lição viva de benfiquismo para quem chega. Um senhor com S grande, talvez na sua última época (a 12ª!) no clube antes de, assim o desejo, um cargo na estrutura dirigente.

Mantorras – Bom, como nunca ouvi mais nada parece que alguém lhe terá metido juízo depois da birra ridícula no final da época passada. Continuo a achar que fica bem ao Benfica (o que é diferente de ter essa obrigação, por exemplo o Real Madrid com o De la Red também não quis pagar mais nada), como clube que voltou a prezar os seus símbolos, pagar-lhe uma pensão ou ordenado ou o que se lhe queira chamar (que não deve é ser uma barbaridade género €50 mil por mês...) em face do que se passou na sua carreira, mas sinceramente já tive mais paciência para amuos destes. E já nos diziam de uma vez por todas se ele pode ou não ser jogador.

Kardec – Acho que o JJ ainda o considera demasiado novo para ser o nº9 referência, mas quero vê-lo jogar muito este ano e marcar golos, porque acho que tem valor para isso. Além de que se adaptou bem ao futebol europeu e entrou sempre bem nos jogos, como em Marselha.

Jara – Outra aposta forte do Benfica, já internacional argentino, confesso que fiquei maluco com as arrancadas que se vêem no Youtube mas apresenta ainda marcas reduzidas de golos. Sendo um jogador bastante mais móvel e mais habilidoso que, por exemplo, Cardozo, será mais uma alternativa a Saviola como 2º avançado.

Weldon – Quando veio era uma espécie de patinho feio do ataque encarnado, mas provou, pela velocidade e faro pelo golo, que pode ser muito útil em várias circunstâncias, mesmo se jogar pouco tempo. Com características distintas dos colegas, creio que não faz qualquer sentido abdicar de tê-lo no plantel. E é barato, ainda por cima.


Read more...

Portugal...


Ora boas tardes a todos…

Após longa ausência por motivos profissionais, volto agora num momento que me parece oportuno, mas triste,… gostaria de ter voltado apenas no dia 11 de Julho!

Sonhar está ao alcance de cada um, e durante aproximadamente um mês, o país sonhou. Alto de mais, na minha opinião, que realisticamente analisando as melhores perspectivas, não passaríamos dos Quartos-de-Final. Mas penso que tal como todos vocês havia em mim uma esperança, que me levava a ver os jogos da nossa selecção com o mesmo entusiasmo de qualquer argentino ou brasileiro.

Mas tudo acabou no malfadado fim de tarde de Segunda-Feira. Agora resta-nos "lamber as feridas", analisar o que aconteceu, e reconhecer os erros que cometemos e o que de bom
fizemos. Porque erros todos cometemos, a grande diferença está em como lidamos com eles, como aprendemos e os corrigimos. Porque os "grandes" da História também os cometeram, mas foram "grandes" porque os assumiram, porque aprenderam com eles e porque os não voltaram a cometer.

Carlos Queiroz

Carlos Queiroz está neste momento e estará nos próximos tempos "dançando" no fio desta navalha entre
a magnificência e a vulgaridade, a incompetência, a fraqueza. Homem com provas dadas no mundo futebolístico, mas também com atribuídas lacunas de competência; chega à selecção com um objectivo, reerguer uma estrutura em ruínas, que Scolari deixou, depois de espremer os recursos do nosso futebol até ao limite e sem "reflorestar" o mesmo, não pensando no futuro (da nossa selecção). E Queiroz foi, e quanto a mim, continua a ser o homem certo para esta tarefa.
Quanto a mim, devemos enquadrar, por muito que nos custe a todos, portugueses, este mundial, apenas como uma etapa de uma caminhada para um sucesso futuro, que eu acredito que virá a conhecer. E, penso, deverá ser com este espirito que, objectivamente, devemos analisar a actuação da Selecção Nacional nos próximos tempos, até que esta tarefa esteja concluída. Demore o tempo que demorar, custe o que custar, porque não podemos esperar que a curto prazo apareçam vários "Ronaldos", sem que para isso trabalhemos! E quem gosta e entende o mínimo de futebol, percebe que não é com 11 "Ronaldos" que seremos melhores, mas certamente não será com "Dannys", "Dudas" e "Liedsons" que alcançaremos coisas boas.
Olhemos por exemplo para 2 selecções que continuam no mundial e que neste ponto considero um bom exemplo - Argentina e Espanha -, em que, no caso da Argentina, jogando com avançados de luxo a titulares como Messi, Tévez ou Higuaín ainda mantém no banco suplentes como Milito ou Aguero! Ou no caso da Espanha, com o meio campo fabuloso com que normalmente começa os encontros ainda tem como suplente Fabregas!
E se por altura do Euro 2004, a equipa portuguesa tinha justificadas perspectivas de ir longe, com uma equipa base recheada de jogadores do FC do Porto Campeão Europeu, acrescida da experiência e excelência de Figo, Rui Costa, etc, e com uma segunda linha de jogadores bastante promissora, neste momento, quando Portugal não possui sequer um 11 base inicial sólido, só as adolescentes com a sua habitual euforia hormonal pelo Cristiano Ronaldo, que só vêm futebol de 2 em 2 anos, podem suspirar por resultados melhores!

Carlos Queiroz, quanto a mim tem um reconhecido "Calcanhar de Aquiles", a sua formação e educação dificultam-lhe o entendimento com o comum jogador de futebol, que o torna como fraco líder. E será, porque um bom líder terá inevitavelmente que passar uma mensagem na linguagem dos seus subordinados, terá que se posicionar a um nível em que possa perceber as suas necessidades, fazer-se entender e fazer perceber as suas ordens, mantendo sempre a distancia necessária ao respeito. Ao mesmo tempo a fraqueza que se lhe vai denotando, deteriora a atenção dos seus subordinados, o seu respeito, e por fim possibilita o motim.
Penso que para bem da selecção, e para a manutenção de Queiroz no cargo de seleccionador, e que eu espero que continue, seria necessário introduzir uma voz forte no balneário, que apoiasse o treinador, e que não fosse um jogador, porque não estou a falar de um Capitão de
equipa, mas sim de um adjunto de "ferro".

O Mundial

Como já afirmei acima, apesar da esperança, as perspectivas não eram boas, uma qualificação sofrida augurava um Campeonato do Mundo também muito difícil, mas nós, portugueses, já estamos habituados. Portugal demonstrava lacunas graves mesmo frente a adversários acessíveis ou objectivamente inferiores. Jogadores com provas dadas nos seus clubes e com credenciais mundialmente reconhecidas reduziam-se a uma vulgaridade ao serviço da selecção, como também já nos habituamos a ver. Tirando o facto de sermos uma selecção objectivamente mais fraca, em relação a que jogou o Euro 2004, e que a partir daí serviu de bitola de comparação para as que se seguiram, tudo corria dentro da nossa triste normalidade. A euforia das adolescentes crescia, Cristiano Ronaldo 24 horas nas televisões, bandeiras nas janelas, a cerveja e o tremoço e uma inovação…
as terríveis vuvuzelas!

Primeiro jogo, Portugal - Costa do Marfim, jogo muito táctico e pensado da selecção portuguesa, que entendo, seria necessário começar bem o Mundial, mas mais importante, não hipotecar as esperanças futuras frente a um adversário que para os mais "distraídos" seria acessível. E foi contudo um jogo bem conseguido, mas deixando em todos os portugueses uma estranha sensação de que poderíamos ter feito mais, no ataque, já que a defesa estivera a um bom nível. Faltou-nos o golo, mas aliado a este sentimento, havia outra voz que dizia… eles também podiam ter marcado… Por isso o resultado final aceita-se, compreende-se a estratégia. E se este jogo até nos uniu em torno de uma selecção em que notávamos pelo menos algum esforço para dignificar Portugal, logo nos desiludiu com as desnecessárias declarações do Deco. Afinal nem tudo ía bem "lá para baixo"! Aliado ao caso Nani, este vinha dar mais motivos aos já habituais arautos da desgraça do futebol português, Manuel José, Octávio Machado, Rui Santos… Triste fado o destes senhores, mais de quem lhes da tempo de antena… Um empate e pedia-se já a cruz para pendurar Queiroz!
Mas tudo se esquecia logo a seguir, 7-0, vitória sobre a Coreia do Norte, e afinal a selecção produzia golos. Calavam-se os arautos da desgraça. Apareciam os entendidos, ou distraídos, afinal a Coreia do Norte era uma selecção fortíssima, tinha até um jogador a jogar no Japão!!! O nosso ataque era demolidor, Cristiano Ronaldo já marcava novamente pela selecção, e um grande golo, diziam eles! Que na minha terra chamamos um grande "chouriço" mas…! As adolescentes estavam ao rubro! De um momento para o outro éramos capazes de chegar à Final!
Já vaticinavam resultados fabulosos contra o brasil… que quanto a mim, e penso que é de consenso, continua a ser uma das melhores selecções do mundo e uma forte candidata ao titulo. Jogo que mais uma vez Portugal fez com muita "cabeça", porque apesar de muito difícil não seria impossível a goleada da Costa do Marfim frente a Coreia do Norte, e o que muitos esqueceram, os "distraídos", que uma goleada sofrida frente ao Brasil, o que também não seria difícil, ajudava directamente os Africanos.
E estávamos nos "Oitavos", a Espanha era o adversário que ninguém queria, e com razão. Apesar do mau arranque de campeonato, é um equipa fortíssima. E mais uma vez, quanto a mim Queiroz acertou na táctica, Portugal não tem valor para jogar de igual para igual com os castelhanos neste momento. A aposta no jogo de contenção, defensivo e de contra-ataques rápidos é o que melhor se ajustava aos nossos jogadores, num jogo contra um adversário muito forte no meio campo, aos níveis defensivo e ofensivo. Seria muito difícil Portugal trocar a bola no meio campo sem que houvesse consentimento dos espanhóis. E desta vez correu mal.

Balanço e o Futuro

Tal como já disse acima, entendo que devemos perceber a participação no Campeonato do Mundo 2010 como uma competição que nos aparece numa altura de transição, e com este espirito compreender que certas acções foram realizadas apenas no sentido de dignificar a nossa presença no Mundial e sem objectivos competitivos definidos. Podem contradizer-me, é claro, porque Queiroz afirmou por mais do que uma vez que o objectivo passava por chegar o mais longe possível, nada mais natural, ele nunca iria dizer que estavam na Africa do Sul só para jogar e sem objectivos competitivos! Mas penso que no seu intimo ele sentia, tal como alguns jogadores, que não era possível. E neste sentido penso que, de certa maneira, o Mundial nos fez "mal", não por sermos afastados tão "cedo", mas pelas "mazelas" que pode ter causado no grupo. Se o rumo da selecção foi traçado com a chegada de Carlos Queiroz no sentido de criar bases para uma equipa nacional forte a médio prazo, o principal objectivo deveria ser o de solidificar o grupo e a estrutura, enraizar as bases para um futuro mais estável. Aí penso que perdemos mais que o simples 1-0 contra a Espanha e o afastamento dos Oitavos-de-Final, o amuo de Ronaldo pode causar mais moça no futuro do balneário que o desgosto da derrota. A maneira como Queiroz vai "descalçar esta bota" será muito importante para o futuro próximo da selecção. Enquanto Deco estaria já fora da selecção por vontade própria após o Mundial e poderá causar apenas problemas pela comunicação social, Ronaldo foi até agora o Capitão, e será um jogador que dificilmente o treinador afastará, mesmo por um curto espaço de tempo. Ronaldo é um líder de opinião, não porque seja intelectualmente brilhante, mas porque simplesmente aparece, e tem visibilidade publica mais do que suficiente para abalar a liderança de Queiroz nos próximos tempos, penso que tudo irá depender da sua sensatez e do aconselhamento dos que o rodeiam. Quanto a Queiroz, resta-lhe manter ou adoptar uma postura mais firme, mesmo com figuras como Ronaldo, só assim ganhará o respeito dos restantes, e que seja incondicionalmente apoiado por todos.

Segue-se o apuramento para o Europeu 2012, e pelo menos com a prestação no Mundial, Queiroz e todos nós percebemos que apesar das lacunas que foram reconhecidas, foram também creditados novos talentos e resolvidos alguns problemas.
Eduardo revelou-se um guarda-redes com que podemos contar, e devo dizer que superou as minhas, que apostava mais em Beto, estava errado.
Ganhamos um defesa esquerdo, sector que era nitidamente débil na selecção, Coentrão agarrou o lugar e foi quanto a mim o melhor em campo em todos os jogos disputados no Mundial.
A dupla de centrais revelou uma grande solidez em todos os jogos, sendo que o único problema passa pela idade avançada de Ricardo Carvalho.
Já o lado direito da defesa, lugar bastante disputado, pelo que não apresentava preocupações, passou a ser um problema, nenhum dos três jogadores utilizados apresentou solidez suficiente para manter o lugar, esperemos que Bosingwa recupere rapidamente e volte ao melhor nível.
No meio campo, os problemas persistem, apenas com Raul Meireles com lugar cativo; à frente da defesa Queiroz demonstra preferir Pepe, mas não será suficiente e Pedro Mendes não dará muito mais anos à selecção; e no sector mais ofensivo do "miolo", Tiago não é um titular indiscutível, não será certamente o numero 10 que Queiroz pretende.
No ataque… Ronaldo manterá certamente a titularidade, mas a crise de extremos do futebol português começa a fazer-se sentir. Simão continua a ser um jogador que não rende ao serviço da selecção. Esperemos que Nani se imponha definitivamente como titular.
A posição de ponta de lança, como sempre, desperta as piores preocupações, Portugal não produz jogadores de classe mundial para esta posição, a falta de um "matador" na área faz muitas vezes a diferença.
Acrescido a este grupo, Queiroz dispões ainda de um vasto lote de nomes que podem aparecer como mais valias para a selecção, no futuro - Varela, Rubem Micael, Miguel Veloso, Djaló, Rolando...

Eduardo, Coentrão e… Ronaldo

Não queria terminar sem uma breve palavra para aqueles que acho se destacaram na competição. Pela negativa e pela positiva… deixemos os melhores para o fim.

Falemos primeiro daquele que continua a ser o mais mediático jogador a da nossa selecção, Cristiano Ronaldo, aquele em quem todas as nossas esperanças são sempre depositadas, e que ultimamente nos tem deixado desiludidos. Não tanto pela sua fraca prestação no relvado, compreendo que tal como outros grandes jogadores, são constantemente alvo de ferozes marcações que os impossibilita muitas vezes de fazer exibições de grande nível, mas ao contrario de Messi, Ronaldo não conseguiu, por pouco que fosse, expor em campo todo o seu génio durante o Mundial, perdendo-se em lances individuais e na simulação de faltas. Algo vai mal! Cansaço talvez? É certo que "levou o Real Madrid às costas" boa parte da época. Mas esperamos sempre mais do "melhor jogador do mundo"! E se o fracasso assolou Ronaldo em campo, também fora dele esteve aquém do razoável. É a prova de que o dinheiro não traz felicidade, muito menos dignidade profissional, respeito pelos companheiros de profissão e de balneário, superiores e pelos portugueses em geral que o acarinham e que foi a custa destes que passou o ultimo mês de férias na Africa do Sul. Tornou-se um profissional arrogante, destemperado e inconsequente. Provou que não tem estofo para Capitão.

Por fim… incontornavelmente, gostaria de falar daqueles que, quanto mim, e penso que é de opinião geral, foram os Grandes Portugueses deste Mundial. Foram aqueles que nos fizeram sentir, aqui bem longe, que lá havia alguém a lutar por nós. Alguém que sentia realmente a camisola que envergava, a Nação que representava. Daqueles que gostávamos de ter ao nosso lado numa Aljubarrota qualquer, porque com eles percebemos que estava lá Portugal - Eduardo e Coentrão, não menosprezando outros, que com igual bravura se bateram, mas que a esta nos haviam já habituado, e justiça lhes havia sido já feita oportunamente. Seja pelo fulgor da primeira vez, ou amor a camisola, justiça lhes seja feita, foram enormes, os meus parabéns.

Read more...