Casos da Jornada (30)

Leiria - Porto

23': Na jogada do golo do Leiria, a posição do jovem Ruben Brígido no momento do passe de Silas é legal.

35': Lance entre Miguel Lopes e Patrick na área leiriense, eu marcaria penalty mas benefício da dúvida ao árbitro.

60': Fora-de-jogo de Guarín no momento do desvio de Falcao para o seu compatriota. Golo mal validado para o FCP.

79': Lance normal entre André Santos e Hulk, sem falta para penalty.

86': Falcao toca primeiro na bola e depois força o contacto com Djuricic, à primeira parece o típico penalty entre avançado e guarda-redes mas de facto vê-se na repetição que há mergulho do colombiano.

Os 3 pontos do Porto estão, tendo em conta a diferença de 3 golos no resultado final, correctos.

Leixões - Sporting

Boa arbitragem de Elmano Santos, num jogo sem casos.

Benfica - Rio Ave

11': Cartão vermelho bem mostrado a Wires por entrada dura - pitons na perna adversária, sem bola - sobre Ramires.

19': Amarelo por mostrar a Airton por falta sobre Bruno Gama.

56': Lance duvidoso na área vila-condense, mas é a bola que vai ao braço de Gaspar e não o inverso.

Resultado correcto.

Nacional - Braga

37': Golo bem anulado a Luis Aguiar por fora-de-jogo.

49': Lance polémico entre Rodriguez e Edgar Silva, mas parece que é o goleador brasileiro que se deixa cair, sem razão por isso para penalty.

60': Golo anulado a Rentería. Por pouco, mas o colombiano estava de facto fora-de-jogo.

90+2': Disputa entre Nuno Pinto e Filipe Oliveira na área do Nacional, não vi o lance mas no Tribunal d'O Jogo 2 contra 1 dizem que não há penalty.

Resultado justo por isso.

Classificação Final Ajustada da Liga

Benfica 76 pontos (=)
FCP 70 pontos (+2 que na realidade)
Braga 68 pontos (-3 que na realidade)
Sporting 52 pontos (+4 que na realidade)

48 Passes de rotura:

Tomás Pipa 19 de maio de 2010 às 09:58  

Veloso,na 1ª parte há um penalty do Luisão!

Bom,fizemos isto para provar que o Sporting é sempre o mais prejudicado, e por este método provámos!

Para o ano seremos bi-campeões dos prejudicados!

António Lopes da Costa 19 de maio de 2010 às 10:36  

Lá está, faltou um penalty do Luisão e o Benfica, tendo em conta só este jogo, já teria menos 2 pontos.
Mas é como diz o Tomás, até na nossa pior época da História, somos o clube grande mais prejudicado pela arbitragem em Portugal. Foi este ano e tem sido sempre assim...

Fora do assunto, queria dizer ao Tomás que fui visitar o Mundo Sporting e que vale a pena lá ir, mesmo os adeptos de outros clubes, para nos apercebermos da grandeza da maior potência desportiva nacional (mais de 15 mil títulos), reveladas no museu e no seu livro de honra, assinado, segundo o que pude ler, por milhares de visitantes estrangeiros que foram ver o segundo maior museu desportivo de toda a Europa.

Para o ano há mais! Parabéns ao Benfica, justo campeão, aos benfiquistas (que mereciam, como nenhuns outros, a festa deste título) e ao Braga, porque também teve muito mérito.

Concentremo-nos agora em criar um clima favorável à selecção!

Tomás Pipa 19 de maio de 2010 às 11:09  

António, entro hoje de férias e vou ver se vou ao Mundo Sporting numa destas manhãs e aproveito e levo o meu primo 5 anos que tenho levado ao estádio!

Pedro Veloso 19 de maio de 2010 às 11:44  

Sem querer duvidar de vocês, que penalty é esse? No Tribunal d'O Jogo e nos resumos não vi nada. E no estádio muito menos (claro que o Tomás me mandou logo uma mensagem lol).

De realçar o 2º lugar forjado do Braga, perante os impávidos e serenos responsáveis do FCP. E aqui ainda foi por poucos pontos, na do Rui Santos o Braga tinha menos 9 pontos salvo erro...

Sem ironia, deve ser um museu muito bonito António, já não és o primeiro que dizes. O maior museu é o do Barça?

Tomás Pipa 19 de maio de 2010 às 12:06  

É ridiculo eu nunca ter ido ao museu do Sporting uma vez que já fui ao do Chelsea,Arsenal,Man Utd,Barça, Real e do Estádio do Wembley!

Dizem que o Mundo Sporting é muito bom porque é muito moderno (muito interactivo etc). O que mais gostei foi o do Utd. No do Utd tem lá uma parede com todos os nomes dos jogadores que jogaram pelo 1ª equipa na história do United e com qts jogos e golos divididos por Taças,Campeonato e Comp.Europeias. Ao lado da 1ª Taça dos Campeoes ganha está lá uma camisola nº6 do SLB que dizem que é do Germano.

No do Chelsea, há poucos troféus para ver, mas a informação também é imensa, tem uma lista com todos os jogadores do Chelsea que foram internacionais pelas suas selecções com as grandes competições que foram (Europeus,CAN's,Copas Américas,Mundiais etc..)

Veloso, o Braga e FC Porto nas ligas das verdades estão com as posições trocadas, mas não nos podemos esquecer das roubalheiras típicas dos jogos do FC Porto! Normalmente as expulsões são perdoadas, foras-de-jogos mal tirados, expulsões mal explicadas etc...o costume! Claro que depois em lances em que dá para somar ou tirar pontos (golos mal validados ou por validar) o FC Porto tem queixas! Com uma boa arbitragem na maioria dos jogos o FC Porto não se tinha safado, a começar pela 1ª jornada onde o Hulk devia ter ido para a rua logo nos primeiros minutos (como foi o J.Pereira com o SLB, Delson e Wires contra o SLB etc..), a continuar pela 6ª jornada em Alvalade, e terminando com o churrilho de palavrões ditos pelo Hulk ao fiscal-de-linha do Vit. Setúbal- FCP nas últimas jornadas que se ouviu na TV e tudo!

E por aí fora!falta coragem pa expulsar os jogadores do FC Porto!

Veloso, o penalty já não me lembro ao certo dos minutos,mas tu como bom benfiquista ques és, terás com certeza o jogo gravado...foi algures num canto na 1ª parte!até te mandei a msg!

LMC 19 de maio de 2010 às 14:00  

Também houve uma grande falta de coragem para expulsar os jogadores do SLB. Luisão várias vezes, Javi Garcia, etc...

Tomás Pipa 19 de maio de 2010 às 14:07  

Benfica idem sem dúvida..Luisão por duas vezes pelo menos, Aimar,Carlos Martins,Cardozo e Javi García pelo menos uma vez cada um.

João S. Barreto 19 de maio de 2010 às 14:19  

e do sporting não?

Mac 19 de maio de 2010 às 14:21  

Sim e do scp obviamente que não!!
Claro que a entrada homicida do moutinho e o veloso espezinhar as costas de um jogador não são merecedoras de encarnado!
Se eu me lembro de duas em apenas um jogo...

Anónimo 19 de maio de 2010 às 16:23  

http://oantilampiao.blogspot.com/2010/05/comboio-dos-porcos.html

Pedro Veloso 19 de maio de 2010 às 16:39  

Sim Tomás não podes só ver para um lado...olha o Adrien este ano devia ter sido expulso por exemplo, teve entradas perigosíssimas.

Benfica no 10º lugar das assistências na Europa, acima dos 50.000 de média, muito bom!

http://www.maisfutebol.iol.pt/superliga-geral/benfica-assistencias-espectadores-ipam-estudo-maisfutebol/1163892-1676.html

Anónimo isso obviamente não é próprio de pessoas civilizadas mas não me parece que os dos outros clubes possam lavar as mãos, tendo em conta o que se vê nas estações de serviço.

Tomás Pipa 19 de maio de 2010 às 16:50  

O Sporting não, aliás,quando as tivemos sem ser uma do M.Veloso, foram expulsos.

Nem tivemos metade do campeonato a jogar contra 10.

João S. Barreto 19 de maio de 2010 às 16:51  

Tomás quando tens uma equipa que não sabe atacar, é dificil os jogadores contrários seres expulsos.

LMC 19 de maio de 2010 às 18:53  

João,
Quando o Luisão agride um jogador nas barbas do árbitro com o jogo parado, é complicado...
Nota que o mesmo árbitro no Maritimo-Benfica não se coibiu de por a equipa da Madeira a jogar com menos 2 ao intervalo, um deles por palavras...

LMC 19 de maio de 2010 às 18:55  

Veloso,
Com todo o respeito que tenho por ti, esta tua liga da verdade foi uma autêntica palhaçada do príncipio ao fim. Tens de rever melhor os critérios para a próxima época.

Mac 19 de maio de 2010 às 21:48  

LMC lá por o teu porto não estar em 1º não precisas de ficar chateado!

Sabes que o Veloso também agride um jogador na cara do árbitro!

Sá Pinto 19 de maio de 2010 às 22:54  

http://www.footballpress.net/index.php?action=read&idsel=60538

stoitchkov no guimaraes? ahaha

Sá Pinto 19 de maio de 2010 às 22:55  

tomás, já agora o queq tens a dizer da (re) ida do burno maruta pro benfica? estranho, no minimo. foi para o sporting de uma maneira erstranha, levando consigo a base de dados toda do benfica e agora vai em sentido inverso. espionagem?

Tomás Pipa 19 de maio de 2010 às 23:11  

Sá Pinto, confesso que nem sabia que o Bruno Maruta tinha voltado ao Sporting. Esteve agora no Sporting a fazer o q?Só no dobservação? E voltou agora para o Benfica em para que funções?

É estranho mas não é invulgar. Tive um mister adjunto que era também treinador da equipa de escolas A do SLB e no ano seguinte saíu do SLB e tornou-se olheiro do seu clube do coração,o SCP. Já o João Couto que julgo que estava nos Juvenis B do SCP, foi para os Juvenis A do SLB se não me engano e foi campeão. Onde anda o Mr.João Couto agora?

LMC 20 de maio de 2010 às 00:31  

Mac,
Quando é que isso foi?
Eu sou do Sporting, sabes disso...

Pedro Veloso 20 de maio de 2010 às 00:46  

Tomás a falar à "Academia de Talentos" lol, usando Mister antes do João Couto. Foi campeão sim no SLB (07/08) e trabalhou bem alguns jogadores como o Nelson Oliveira e o Lassana Camará. No ano seguinte (época passada) perdeu no fim para o Porto. Agora não sei dele. O treinador este ano é o Bruno Lage.

Luis (LMC) tens todo o direito de achar uma palhaçada (embora fique um pouco triste vindo de ti), mas peço-te que então me mostres os teus critérios "melhores". Procurei honestamente ser coerente e usar os critérios objectivos que se podem usar, mas sinceramente encorajo-te a ti e a qualquer leitor a dar uma sugestão concreta, o objectivo é sempre melhorar o blog. Por exemplo, para o ano atribuir 75% (ou outra percentagem, em linha com valores históricos) de probabilidade a um penalty de dar golo, em vez dos 100% que usei este ano, o que acham? Acho que é justo contar menos que um golo mal anulado, que já é uma certeza.

A questão dos vermelhos é sensível mas é de facto muito subjectiva!

Pedro Veloso 20 de maio de 2010 às 01:37  

Tomás a falar à "Academia de Talentos" lol, usando Mister antes do João Couto. Foi campeão sim no SLB (07/08) e trabalhou bem alguns jogadores como o Nelson Oliveira e o Lassana Camará. No ano seguinte (época passada) perdeu no fim para o Porto. Agora não sei dele. O treinador este ano é o Bruno Lage.

Luis (LMC) tens todo o direito de achar uma palhaçada (embora fique um pouco triste vindo de ti), mas peço-te que então me mostres os teus critérios "melhores". Procurei honestamente ser coerente e usar os critérios objectivos que se podem usar, mas sinceramente encorajo-te a ti e a qualquer leitor a dar uma sugestão concreta, o objectivo é sempre melhorar o blog. Por exemplo, para o ano atribuir 75% (ou outra percentagem, em linha com valores históricos) de probabilidade a um penalty de dar golo, em vez dos 100% que usei este ano, o que acham? Acho que é justo contar menos que um golo mal anulado, que já é uma certeza.

A questão dos vermelhos é sensível mas é de facto muito subjectiva!

LMC 20 de maio de 2010 às 01:57  

Depende da altura!
Se for um vermelho aos 90 minutos não tem qualquer influência no resultado, mas aos 20 já tem alguma.Percebes?
Tu analisas bem os lances, mas é de facto uma palhaçada que num jogo em que uma equipa na primeira parte é lhe desculpado um vermelho directo na área (ou seja, probabilidade de ficar com menos um jogador e a perder um zero) depois marque dois golos na segunda e tu escrevas que a vitória é justa.

Ando de facto muito atarefado , e não tenho tido tempo para isso mas com calma vou elaborar um documento e enviar-te, com uma proposta para a análise dos jogos.

Pedro Veloso 20 de maio de 2010 às 10:30  

Claro que percebo Champal, mas aí estás já a incluir uma nuance que é ser dentro da área (porque aí dá direito a penalty e eu teria contabilizado). Uma expulsão normal, sem penalty associado, é mais complicado. Claro que uma expulsão tem impacto distinto consoante o momento em que ocorra, mas também depende dos adversários em questão: num derby pode fazer toda a diferença, já por exemplo num Porto-Belenenses ou Benfica-Leixões, se um dos jogadores do grande for expulso, o impacto é, em termos relativos, menor. Acho que a subjectividade na análise é tremenda, mas fico à espera do teu documento, apresentas-me num almoço próximo!

Fora do tópico, estou maluco no Brasil com a garotada do Santos, cada vez mais brilhante:

http://www.tvgolo.com/futebol.php?subaction=showfull&id=1274340832&archive=&start_from=&ucat=46&

Mac 20 de maio de 2010 às 12:46  

Pois é veloso. Inacreditável, vi o jogo em directo e os putos jogam muito realmente!

Mac 20 de maio de 2010 às 12:47  

Queria ver se o victor do grémio valia alg coisa. Pareceu me uma máquina entre os postes, muito ágil e com grandes reflexos mas inseguro a sair da baliza! Não sei se será a melhor opoção para a baliza do SLB!

Sá Pinto 20 de maio de 2010 às 13:14  

o maruta tava no benfica, foi "roubado" pelos sporting e voltou agra ao benfica.

http://www.arttedofutebol.com/2010/05/espionagem-e-contra-espinagem-entre.html

Tomás Pipa 20 de maio de 2010 às 21:00  

Sim,mas ele antes de estar no benfica a 1ª vez já era observador do Sporting

Sá Pinto 20 de maio de 2010 às 21:11  

entao é um granda troca tintas

António Lopes da Costa 21 de maio de 2010 às 11:04  

Tomás,

Vale mesmo a pena.
Se fizeres a visita ao estádio, leva a máquina fotográfica. No fim da visita, vais perceber porquê.
Há agora um dado novo sobre este campeonato: os árbitros queixam-se de um grupo de adeptos que os ameaçou.
O que, a priori, pode justificar alguma coisa sobre o campeonato, do ponto de vista jurídico, justifica o incumprimento da lei do jogo por parte do árbitro. Ou seja, os ilícitos que praticou em campo, favorecendo um determinado clube, é lícito por via de uma causa de justificação penal. O direito tem destas coisas...
Importa agora perceber qual foi o clube de Lisboa. Se foi cúmplice de quem fez essas ameaças...
Se esse clube for o Sporting, se foi cúmplice com ameaças a árbitros, creio que os adeptos devem exigir explicações. Porque, depois das cenas horríveis deste ano, em Porto e Benfica não têm moral para falar, o Sporting entraria no jogo sujo deles. O que acham disto?

Um abraço a todos

Alfredo Barbosa 21 de maio de 2010 às 12:23  

A partir do momento em que o Benfica não sai prejudicado em 1 ponto sequer, vejo-me obrigado a concordar com o LMC. A credibilidade a atribuir é nula...

Elizabete 21 de maio de 2010 às 17:11  

Oh "calimero" eu acho que tu és um granda palhaço e que estás bem é caladinho.

Manú 21 de maio de 2010 às 17:27  
Este comentário foi removido pelo autor.
Manú 21 de maio de 2010 às 17:29  

Malta acho injusto nem uma palavra de apreço para o trabalho do P.Veloso durante toda a época. Não falhou nem uma jornada!

Podem nao concordar estao no vosso direito obviamente mas acham que nao da trabalho fazer o que ele fez para ter esta rúbrica sempre pronto com regularidade? Foi o suor e dedicação dele durante 30 jornadas a tentar ser o mais imparcial possivel e a escrever sobre uma coisa que secalhar nao é o tema preferido dele. Fez isso para dar vivacidade ao blogue e contribuir para a vasta quantidade de posts que pomos ao dispor dos nossos leitores diariamente!

Cada um de nós que escreve aqui fá-lo por gosto obviamente, mas um blogue deste tipo acaba por viver um bocado dos leitores e da interactividade que eles têm connosco. Pois o futebol é um desporto motivante de se discutir.
Por isso acho que podiam respeitar o facto de escrevermos com regularidade para as 200 pessoas que passam cá por dia.
Este blogue já faz parte do dia-a-dia de muita gente por essa blogosfera fora e isso deve-se ao nosso prazer e dedicação a esta causa! Acho que isso devia ser mais respeitado.

Também acho engraçado que todos dizem mal e sao todos muito entendidos da materia para dizer que isto é uma palhaçada e que a credibilidade é nula, mas propostas tá quieto!
Já pensaram porque não há propostas?
Porque é um tema bastante dificil de abordar e a subjectividade deste tema é gigante.
Falar por falar e sem nenhuma obrigação de justificar o que se diz é facil...

E lembro que as decisões tomadas nesta rúbrica estiveram sempre sujeitas às opinioes da maioria dos leitores que comentavam, por isso acho injustas as criticas não-construtivas.

Se me permitem uma última nota - até porque o comentario ja vai longo - aceitam-se propostas de melhoramento de toda e qualquer rubrica ou simples post neste espaço.

LMC 21 de maio de 2010 às 21:39  

Manú,
Deves ser urso.
Já disse que muito antes de começar o campeonato entrego ao Veloso um documento onde vou propõr novos critérios de análise.

urso 21 de maio de 2010 às 23:17  

ya manu, deves ser um granda urso.

URSO URSO URSO URSO

Manú 22 de maio de 2010 às 00:16  

luis nao tens que partir logo para a ofensa só porque nao tens argumentos.
a verdade é que ainda so foste capaz de menosprezar o que o veloso fez aqui nesta rubrica.
e tal como vais demorar tempo a preparar um documento (que é sempre bem vindo) pensa que os criterios utilizados pelo veloso tambem foram alvo de uma previa preparaçao que nao é facil.
mais um vez digo que falar para o ar é facil, e vais ver que a maior parte dos criterios que deres ou ja foram pensados por nos ou tambem serao subjectivos.

LMC 22 de maio de 2010 às 01:30  

URSO URSO URSO URSO

LMC 22 de maio de 2010 às 01:40  

Este último comentário não fui eu que escrevi, irei criar uma conta blogger e a partir de agora apenas dessa conta os comentários serão meus.
Já dei umas achegas, e já disse porque é que não concordo com esta liga da verdade.
Por enquanto ainda só fiz o papel de "Medina Carreira", é certo. Mas em breve estarás enganado.

LMC 22 de maio de 2010 às 02:27  

Seu palhaço vais comer essas palavrinhas todas pelo cu.Vou provar que estás enganado.

António Lopes da Costa 22 de maio de 2010 às 03:44  

O Manel tem toda a razão.
O que o Pedro Veloso fez merece ser valorizado. Porque nenhum outro teria feito. Pelo menos, durante uma época inteira, com a melhor correcção possível, não estou a ver nenhum outro.
Esta é uma questão de que todos falam, o Veloso estudou-a, analisou-a e mostrou conclusões. Boas conclusões, ainda por cima!
Manel, obrigado por nos teres lembrado da nossa falha.
Muitos parabéns, Veloso. Ajudaste a fazer este blogue melhor do que qualquer outro, do género, que fale de futebol.
É também por tua causa que este blogue demonstrou ser uma grande mais-valia para a blogosfera.

Um abraço

Unknown 22 de maio de 2010 às 04:29  

Os últimos comentários de teor ofensivo não fui, obviamente, eu que escrevi.
A partir de agora apenas escrevo nesta conta.

LMC 22 de maio de 2010 às 13:15  

calimero vai lamber o cu do veloso.

Tomás Pipa 23 de maio de 2010 às 13:04  

Luis, também tenho que sair aqui em defesa do nosso amigo Veli e apoiar Manú e António LC.

As regras desta crónica foram discutidas aqui mesmo antes de começar o campeonato. Quem quisesse fazer sugestões, poderia tê-lo feito. Eu por exemplo sugeri que os penaltys por marcar valessem golo e os foras-de-jogo escandalosos não valessem porque a probabilidade de marcar um golo de penalty é maior do que marcar golo numa jogada interrompida por fora de jogo mal assinalado.

Eu que também fui responsável por crónicas semanais sei bem o trabalho que isso dá. A mim deve custar bem menos, uma vez que eu vejo os jogos todos do Sporting por ser o meu clube e com pouco esforço (algumas jornadas tive dificuldade em manter-me acordado). Imagina agora andar à caça de lances de 4 jogos todas as jornadas como fez o Pedro Veloso durante 30 jornadas. De qualquer maneira, todas as jornadas, o post teve em discussão, algumas vezes foi alterado por causa da discussão. Nunca houve aqui intenção de enviosar os resultados por parte do Pedro, aliás, podes ver os posts das jornadas uma a uma e ver se ele analisou bem ou mal os lances. Claro que há uns que são duvidosos, mas sempre serão porque são polémicos.

A classificação não é real? Talvez não seja, mas foi a classificação que obtivemos de acordo com os nossos critérios. Claro que jogar contra 10 não é o mesmo que jogar contra 11, e se calhar até haveria penaltys falhados e golos após esses foras-de-jogo mal tirados, mas isso é impossível de prever.

Considerarmos os penaltys por marcar golos desse equipa já é um passo que demos primeiro que a maioria das Ligas da Verdade.

Como diz o Veloso e bem, também é completamente diferente jogar contra 10 com o Belenenses do que com o FC Porto/Benfica/Sporting. Provavelmente com o Belenenses não se sofreria golos e com um dos três grandes se sofresse. Tal como é dificil contabilizar aquelas situações do "...ah, mas se aquele fora-de-jogo passasse era o 1-1 e dps o jogo era diferente e não teria ficado 2-0" estás a perceber?

De qualquer maneira fico à espera do documento que andas a elaborar que tornará a nossa Liga da Verdade imbatível.

Pedro Veloso 24 de maio de 2010 às 00:30  

Desculpem a demora na resposta, mas muito obrigado pelos elogios e reconhecimento do meu trabalho. Fico muito contente que tenha conseguido passar uma imagem de coerência (nomeadamente, por maioria de razões, aos que não são adeptos do meu clube, como o António LC ou o Tomás).

Da minha parte, também tenho que agradecer a colaboração e ajuda que foram sempre dando, porque nem sempre é possível ver todos os lances, e a participação animada na caixa de comentários. Agora é fazer melhor para o ano.

Grande abraço

P.S.1 Ainda tenho entalado aqui o penalty do Aimar em Leiria! Lol eu e Manu (e o meu irmão) esmagados na sondagem do settore

P.S.2 Mac já fiquei nervoso com isso do Victor ser "inseguro a sair da baliza", muitas falhas nos cruzamentos? Ontem levou 4 do Palmeiras mas não teve grandes culpas e fez uma defesa assombrosa

Tomás Pipa 24 de maio de 2010 às 02:01  

Lol, essa do Aimar ficou quanto? 40 a 3 não?

Pronto,o Manú ainda escapa, um gajo dá desconto porque ele é realmente cego. Agora tu Veloso? Até és um gajo coerente, que quando é chamado à razão reconhece o erro. O mais grave é que tenho a certeza que se voltares a ver o lance dizes que é penalty com toda a convicção!

Unknown 24 de maio de 2010 às 17:29  

O Manú não é cego, é bebado! Embebeda-se a falar do Benfica!
A prova foi na final da taça da liga do ano passado!

Pedro Veloso 26 de maio de 2010 às 01:32  

E dizes bem Tomás porque ainda no outro dia revi o lance e continua a ser penalty claro como a água!