O agitar das águas

Num momento em que o país se vira de frente para a Europa para ver como se comportam Benfica e Sporting, muitas coisas se vão passando por cá e que precisam de ser faladas.

Há certas e determinadas coisas que me deixam baralhado e com dúvidas, mas são, de certeza, devaneios meus. Contudo há também coisas boas, para nós portistas, e ainda bem.
Ao que tudo indica Pedro Emanuel, nosso ex-capitão, vai voltar a entrar no balneário azul e branco. Desta vez sem chuteiras, mas com muito para ensinar e, acima de tudo, para fazer regressar a mistica que o Professor Jesualdo deixou fugir sem se perceber bem como.
Pedro Emanuel é neste momento o treinador dos juvenis do FC Porto, os seus pupilos acabaram a 1ª fase do campeonato com 116 golos marcados e 9 sofridos, isto em 22 jogos, onde se contam 21 vitórias e 1 empate, é muito bom e o mérito do treinador tem que ser destacado. Desde já, boa sorte para a 2ª fase do campeonato, onde se luta pelo título nacional.
Com isto não quero indiciar que Pedro Emanuel seria uma possível escolha para treinador, não. Nem nada que se pareça com isso. Mas é, sem dúvida, uma boa escolha para fazer parte da equipa técnica e ao que tudo indica isto será mesmo uma certeza na época que se avizinha, independentemente do treinador escolhido.
O nosso antigo capitão, que veio do vizinho Boavista, conquistou quase tudo o que havia para conquistar de Dragão ao peito, desde Campeonatos, a Taças de Portugal,a Supertaças, à Taça UEFA, à Liga dos Campeões e à Taça Intercontinental, trabalhou com Mourinho, Fernandez, Couceiro, Jesualdo, entre outros e conhece aquela casa como poucos. À semelhança do que foi feito com João Pinto e Rui Barros, Pedro Emanuel deve ser parte integrante da equipa técnica de 2010/2011. Por tudo o que venceu, pelo seu profissionalismo, pela sua raça e pelo seu querer é, de certeza, uma excelente escolha. Assim fossem todos e esta época teria sido bem diferente.
Mudando de gentes.
Salema Garção, dirigente do Sporting, veio a público pedir um ambiente "extremamente dificil" para o Atlético de Madrid e pormenorizando pediu o mesmo para Simão Sabrosa, jogador que o Sporting descobriu, trabalhou e lançou para a ribalta.
Mesmo sendo o clube leonino uma página importante do jogador do Atlético de Madrid, a Salema Garção, enquanto director sportinguista, não lhe é garantido o direito de quebrar a regra do fair play, pode até pensá-lo, mas daí a tornar público o que o seu coração sente vai uma grande distância e ficou-lhe mal, por tudo. "Acordou" os adeptos, esquecendo-se que o que ele pediu pode muito bem ser confundido com violência, violência essa que já se fez sentir esta tarde em Alvalade, infelizmente.
Entendo a mágoa dos adeptos, mas sei que o ambiente dificil que procurava Salema Garção, ou seja, assobios e apupos, Simão ia tê-lo de qualquer maneira, os adeptos não precisavam de ser lembrados de tal facto, porque quando sai de uma alta patente de um clube as palavras ganham contornos que muitas vezes não são os pretendidos, como acredito que seja o caso.
Toda esta polémica irá ter, acredito eu, um efeito positivo na atitude do 20 do Atlético, a vontade de ganhar e de brilhar será ainda maior.
O caso caricato da semana.
Luis Filipe Vieira enviou uma carta para a Sportv. O presidente encarnado questiona tudo, desde cameras, foras de jogo, ângulos, penaltys e comentários.
Mas afinal, Sr. Presidente, o que se passa?
O que ele sente também eu sinto, aliás, há uns dias falava com um amigo meu benfiquista e chegamos a esse consenso: nós achamos sempre que estão a prejudicar o nosso clube e que só mostram as repetições contra nós e isto e aquilo. É humano isto.
O que eu estranho é o presidente do Benfica perder tempo com isto, afinal de contas em que é que isto afecta o desempenho da sua equipa? Nada.
Os benfiquistas são os primeiros a dizer que "vendem" mais, talvez por isso a Sportv se preocupe mais com o Benfica. Deve ser isso.
Eu garanto-vos que acho que a Sportv também só mostra contra o FC Porto.
Luis Filipe Vieira implicou com Pacheco, comentador Sportv e antigo jogador do Benfica e Sporting, porque acha que ele não é imparcial, mas que eu saiba a Sportv pode lá meter quem quer e é um canal que só vê quem quer e quem paga. Bem pior é louco que fala na Benfica Tv e a mim não me afecta nada. Não tenho Benfica Tv, nem vejo. É tão simples quanto isto.
Parece, de todo, uma atitude estranha do presidente das águias. Afinal de contas qual o problema de se mostrarem repetições? As pessoas têm, segundo a lei, direito à informação. As pessoas que pagam e que vêm os jogos pela televisão gostam das repetições, é normal.
Há algum medo por trás disto tudo? Medo que se veja alguma coisa? Não entendo.
Por fim, e para fim de texto.
Jorge Sousa vai apitar a final da Carlsberg Cup.
Pois bem os comentários já se fazem sentir. Neste e noutros sitios da internet.
Os benfiquistas que, pelo menos aqui, acham que só se deve falar no fim, já estão a crucificar o senhor do apito.
Então, mas quando foi nomeado o João Ferreira ou o Lucilio Baptista para apitar jogos do Benfica, ninguém reclamou. Porquê?
O Jorge Sousa é o melhor árbitro, segundo as pontuações, português. Queriam que levassem quem? Digam lá.
Cumprimentos azuis e brancos.

24 Passes de rotura:

Bruno_Mega 18 de março de 2010 às 21:38  

Apenas um ou dois apontamentos.
Lamentável o que se passou durante a tarde em Alvalade...
Eu sou daquele que "só falo no fim". Acho que nunca me viste a falar por antecipação de nenhum arbitro. Acho este um bom arbitro, e vamos ver como corre...

No entanto, por tudo, a minha equipa seria:
Moreira, Luis Filipe, Miguel Vitor, Sidnei e Jorge Ribeiro. Filipe Menezes, Airton, Weldon e Eder Luis. Matorras e N. Gomes.
Mai nada!

Santiago Salas 18 de março de 2010 às 22:10  

17/03/2010
Comunicado da FC Porto – Futebol, SAD

Na sequência da manchete desta quarta-feira do jornal O Jogo e que antevê a entrada de Pedro Emanuel na equipa técnica do FC Porto, importa esclarecer o seguinte:

1 – A notícia difundida hoje, com grande aparato, pelo jornal O Jogo, é uma mentira;

2 – O seu teor só pode ser entendido como tentativa de desestabilizar a actual equipa técnica e o trabalho que Pedro Emanuel está a desenvolver na equipa de Sub-17 do FC Porto;

3 – Esta falsidade surge na sequência de outra parangona infundada, acerca do atleta Ernesto Farías. Os Portistas saberão, seguramente, tirar conclusões sobre estas iniciativas e «filtrar» futuras notícias publicadas por este jornal.

Porto, 17 de Março de 2010

O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD

João S. Barreto 19 de março de 2010 às 00:45  

Cristiano não considero o Jorge Sousa um mau árbitro e por isso dou-lhe o benefício da dúvida. Numa competição em que partilho da tua visão (vale pouco ou nada), espero que seja um bom jogo e que ganhe o Benfica, claro! Espero que o JJ saiba montar uma equipa que lhe permita rodar alguns jogadores mas mantendo-se competitiva, temos plantel para isso.

Também não percebo qual a intenção do LFV. Ou por outra percebo, mas não me preocupa e ele não se devia distrair com coisas pouco importantes como são as repetições.

Salema Garção foi muito infeliz nas suas declarações, parece que não sabe estar à altura das suas responsabilidades como muita gente na direcção do Sporting.

LMC 19 de março de 2010 às 08:57  

Foi um bom ambiente em Alvalade durante o jogo!Perguntem ao Simão, se ele conseguiu fazer alguma coisa.Estava ao rubro, com desportivismo.Já aqui disse que os apupos e as músicas para o Simão foi ele que as provocou,quando em 2002 disse que gostava de tirar o título ao Sporting, quando o Benfica estava desde há muito afastado dessa possibilidade.

Foram tristes as cenas à tarde ao redor do Estádio, mas são inevitáveis.Depois do que aconteceu em Madrid, o que se ia passar em Lisboa estava previsto há muito.

O jogo em si foi bom, o Atlético na 1ª parte foi duas vezes à baliza e marcou, e o Sporting foi muito forte coletivamente e conseguiu anular a desvantagem por duas vezes. Tivemos bem ofensivamente, e mal defensivamente!
Na 2ª parte , o Atlético com alguma sorte à mistura, conseguiu defender muito bem e anular o nosso ataque.Grandes exibições do Guarda Redes, do Ujfalusi e do Paulo Assunção!
Parabéns ao Benfica, e que continue a demostrar na europa que o nosso campeonato está cada vez mais competitivo.

LMC 19 de março de 2010 às 09:02  

Cristiano,
Não estou a por em questão que o Jorge Sousa não seja um bom árbitro.Mas no momento actual, penso que existiriam outros que se adequavam melhor ao jogo.

1- É inegável que o Jorge Sousa está em péssima "forma técnica", basta ver as suas recentes exibições.
2-Tem sido criticado por muitos benfiquistas, e está no centro de algumas polémicas.

As nomeações têm de proteger os árbitros.Senão qual era o seu sentido?Se são todos bons (como o Vitor Pereira disse) , porque não são sorteados?

LMC 19 de março de 2010 às 09:03  

João Barreto,
Mas quem é que na direcção do Sporting não está à altura das suas responsabilidades?
Qual é a tua base para afirmar isso?

Pedro Veloso 19 de março de 2010 às 10:29  

Cris, também acho que o Pedro Emanuel é uma bela solução. Não sabia que estava a fazer tão bom trabalho nos juvenis.

Quanto à carta do LFV, não foi "contra as repetições". Foi uma queixa, apresentando exemplos de jogos concretos, contra desigualdade de tratamentos nas repetições (mostrando os lances que favorecem o SLB e omitindo os que o prejudicam), colocação da linha-de-fora de jogo imaginária num ângulo que leva a conclusões erradas, comentários parciais contra o clube, etc. Fazendo notar ao Joaquim Oliveira que a insatisfação poderá influenciar a renegociação dos direitos no final de 2012/2013.

Não percebo como raio isto veio a público - se foi intencional da nossa parte foi errado - mas do ponto de vista comercial uma instituição empresarial, quando um seu cliente age de forma lesiva ou difamatória, no mínimo queixa-se, no máximo não renova o contrato (ou age judicialmente em casos extremos). É normal e legítimo.

Aliás parece que vai haver, digamos, uma consulta aos sócios sobre esta questão e basta ver blogs do SLB para se perceber que a SPORTV, a não ser que pague balúrdios, tem os dias contados em termos de transmissão dos jogos do SLB em casa.

Luis (LMC), obrigado pelo apoio.

LMC 19 de março de 2010 às 15:26  

Veloso,
Basta que pague mais do que os outros para ser escolhida.

João S. Barreto 19 de março de 2010 às 16:31  

LMC, a base que tenho para dizer o que disse sobre os dirigentes do Sporting é bastante diversificada:

1)Mau desempenho desportivo
2)Inúmeras frases no mínimo infelizes e por vezes irresponsáveis de diversos dirigentes: JEB, Salema Garção, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Paulo Bento...Começando no "Paulo Bento forever" e acabando (para já) nesta ultima do Salema Garção.
3)Presidente profissional, remunerado, que num dos jogos mais importantes da época (quando o SCP já pouco mais tinha a ganhar do que a Taça de Portugal) estava de férias no Brasil e por isso não compareceu ao jogo. Claro que todos têm direito às suas férias, há é que escolher a altura certa, de acordo com as responsabilidades que cada um tem.
4)Política financeira e de contratações pouco clara e menos ainda criteriosa. De um clube que não tinha dinheiro para investir na pré-epoca e que mesmo aí contratou mal, passou, no Inverno, para uma das equipas que mais gastou na Europa, novamente mal (pelo menos pelo que foi mostrado até aqui).
5)Guerrilhas internas constantes
6)Ontem juntou-se à festa uma chuva de informações contraditórias sobre a não convocatória do Izmailov. Esteve bem o Costinha em vir dar a cara, mas esses assuntos são para ficar dentro do balneário. Izmailov está neste momento queimado.

Por todas estas razões, a Direcção do Sporting não tem sido competente, não tem estado à altura das responsabilidades.

Romeu Ribeiro 19 de março de 2010 às 16:43  

e quem fala assim não é gago!

José Faria 19 de março de 2010 às 18:05  

Antis Benfica, tomem e leiam com atenção:

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/ranking-uefa-benfica-fc-porto-pontos-champions/1146736-1456.html

Lá se foi mais um mito.

Panquecas 19 de março de 2010 às 18:39  

És mesmo borrego, oh José Faria.
Que put@ de doença!!!!!!
Será que algum dia tiveste juízo?
Vermelhão como és, nunca.

Pedro Veloso 20 de março de 2010 às 01:46  

Cris podes apagar este comentário requintado do Panquecas? Já no outro post insultaste o número dez e ele apagou-te. Vê lá se aprendes pa, aqui és (tu e todos) muito bem-vindo mas só se for para comentar e dizer alguma coisa interessante (coisa que ainda não foste capaz de fazer, diga-se de passagem).

LMC 20 de março de 2010 às 03:24  

João Barreto,

1)Um mau desempenho desportivo numa época não os torna incompetentes.Tens de ver que foi a primeira época de um ciclo, quando há mudanças as coisas demoram um pouco a assimilar.Vê o que aconteceu com o Carvalhal.Entrou e ganhou uns jogos,teve uma série desastrosa, e por fim parece ter posto a equipa a jogar um futebol mais agradável.

2)Esta última do Salema Garção,não a considero despropositada. Os adeptos do Sporting foram muito mal tratados em Madrid, não foi por ele ter dito que queria um ambiente difícil para o adversário que aconteceu o que aconteceu.
O JEB fez um erro no "Paulo Bento Forever", mas também podia ter corrido bem.Podia ser a consagração que lhe faltava para finalmente atacar alguma coisa mais ambiciosa (Campeonato ou Uefa).

3)O facto do presidente ser remunerado não lhe dá mais responsabilidades.Todos tem de estar à altura do cargo que exercem, independentemente de serem directamente remunerados ou não.O homem tem de tirar férias, secalhar é melhor tirá~las agora do que na pré época...

4)A politica de contratações está a meu ver, dependente de uma incógnita, de seu nome Sinnama Pongole.
O João Pereira é bem comprado, o Pedro Mendes também foi uma excelente aquisição.O Matias é bom jogador, vale 3 milhões de euros.Agora o Pongole foi 6.5 milhões, o que para o SLB não é nada, mas para o SCP é mesmo muito dinheiro.Lembrem-se que o Acosta na primeira epoca nada fez...

5)As guerrilhas internas é um facto inegável, mas acredito que iremos melhorar nesse capítulo.

6)Achei que o Costinha teve bem!Não quer jogar não joga, há outro que irá cumprir!

Panquecas 20 de março de 2010 às 12:13  

Oh Pedro Veloso, quem és tu para ensinar alguma coisa a alguém? Eu, pelo menos, não te reconheço capacidade para me ensinares algo; enquanto não respeitares as cores de todos os que aqui esvrevem, continuarei a ser ofensivo, é o que mereces... embora verifique que não gostas. Olha não comas.

João S. Barreto 20 de março de 2010 às 13:47  

LMC claro que se olhares para cada coisa individualmente e tentares arranjar uma explicação para cada um dos pontos (apesar de não concordar com a maioria das explicações que me deste) até parece que não foi assim tão mau, Mas juntas estes e outros factores que coexistiram todos numa mesma época e percebes facilmente que esta direcção foi/tem sido desastrosa.

Já agora uma pergunta que já tinha feito ao Tomás, agora que o SCP está a jogar menos mal, gostavas de ficar com o Carvalhal?

Pedro Veloso 20 de março de 2010 às 14:04  

Panquecas, se não viesses com a história das cores e não sei quê é que me espantava.

Vê lá se percebes uma coisa: neste blog, ao contrário de muitos outros, não fazemos aprovação/censura prévia aos comentários, porque isso retira fluidez à discussão e também dava mais trabalho aos administradores do blog. Mas isso obviamente conduz a excessos e como há leitores - nos quais tu te tens incluído - que não sabem escrever sem insultar, decidimos que a partir de agora comentários insultuosos são eliminados pelo autor do post. Seja lá de que clube for. Não tem nada a ver com não gostar do que escreves, simplesmente se passas o risco apagamos-te o comentário. Não é nada de pessoal, é tão simples como isto. Desde que não insultes ninguém, podes e deves criticar tudo e todos, de alto a baixo. Mas dentro dos limites. Acho que percebes.

Panquecas 20 de março de 2010 às 18:21  

Quem és tu, oh Pedro Veloso para definir o limite?

Pedro Veloso 20 de março de 2010 às 19:32  

Olha sou um dos administradores do blog e tu um mero leitor. A diferença é óbvia. E os limites são os da boa educação, percebes ou queres que te faça um desenho?

Anónimo 21 de março de 2010 às 12:30  

Faz um desenho lá para tua casa, pois esses sim devem precisar.

Tomás Pipa 21 de março de 2010 às 23:06  

Não acho que possamos dizer que o P.Emanuel esteja a fazer um bom trabalho nos Juvenis do FCP.

Alguém me sabe dizer se o FCP alguma fez não ficou em 1º na zona norte dos campeonatos de iniciados,juvenis e juniores? É que nem tem concorrência

LMC 22 de março de 2010 às 02:56  

João Barreto,
Desculpa não ter respondido logo à tua pergunta, mas tive fora no fim de semana.
Acho que deve abandonar,porque verdadeiramente não fez nada de especial.O Carvalhal a meu ver foi sempre um tapa buracos até ao fim da época.

Pedro Veloso 22 de março de 2010 às 11:06  

"Faz um desenho lá para tua casa, pois esses sim devem precisar"

Grande nível, sim senhor. Nem preciso de me baixar a ele para responder.

Anónimo 23 de março de 2010 às 17:28  

Cala o FOCINHO ó Pedro Veloso; o que pretendes afinal? Ser dono de toda a verdade? Vai-te foder, és um puto de merda.