Casos da Jornada (23)

Braga - Rio Ave
Boa arbitragem de Jorge Sousa com um caso no final. Depois de rever as imagens continuo mais inclinado para considerar penalty (aliás os órgãos de CS também maioritariamente o acharam), mas vou dar o benefício da dúvida ao árbitro porque, na minha opinião, não se consegue afirmar peremptoriamente se Evaldo usou o braço ou o ombro.

Nesse sentido, vou manter os 3 pontos do Braga, mas gostava de ouvir a vossa opinião.

Académica - FC Porto

17': Reclamou-se penalty por assinalar sobre Éder, é verdade que Miguel Lopes tocou no pé do avançado, mas não era suficiente. Houve depois um mergulho descarado. Esteve bem João Capela ao deixar jogar.

22': Não há falta de Pedrinho sobre R. Micael na área academista.

31': Cruzamento de Varela que Pedrinho parece desviar com o braço. Não se percebe totalmente mas creio mesmo que há penalty por assinalar para o Porto.

32': Não sei porque raio não há boas repetições deste lance, mas pelas que vimos Bruno Alves terá empurrado mesmo Éder. Penalty bem assinalado a favor da Académica.

36': No momento do livre de Micael, Bruno Alves está em linha com o último defesa, não há fora-de-jogo no golo do empate portista.

90+4': Falcao mergulha ao passar por Rui Nereu. Penalty mal marcado.

A vitória do Porto não sofre assim qualquer alteração.

Nacional - Benfica

19': Disputa de bola normal entre Patacas e Di María, não há qualquer falta para penalty do capitão do Nacional.

62': Penalty mal marcado sobre David Luiz. Não consigo perceber se há ou não um toque do Diogo, mas seria sempre fora da área.

64': Contaram-me que o Pôncio Monteiro conseguiu ver fora-de-jogo no golo do Benfica, enfim...

90': Livre que me parece mal assinalado a David Luiz, pareceu-me com o ombro. Marcando-se a falta, o amarelo foi bem exibido.

90 + 1': Aqui já acho que havia falta de Cardozo (fora da área). O paraguaio salta de costas, é verdade, mas com o braço aberto, cortando assim a trajectória da bola rumo à baliza. Falta por assinalar.

Vitória correcta do Benfica.

Sporting - Vitória de Guimarães

8': Fora-de-jogo claríssimo de Grimi no lance do 1-0. Erro crasso do assistente Rodrigo Pereira.

12': O que viu a menos em cima, viu a mais aqui. Lance muito mal anulado a Saleiro, que parte bem atrás do último defesa quando Liedson solta a bola.

24': Penalty não assinalado a Polga, que controla a bola com o braço.

54': M. Veloso vê um amarelo que deveria ter sido vermelho, na sequência de entrada perigosa sobre um adversário.

74': Queixas vimaranenses de mão de Saleiro. Não era escândalo se se marcasse o penalty, mas eu acho que é mais bola na mão. Benefício da dúvida ao árbitro Bruno Paixão.

Os 3 pontos do Sporting acabam assim por se manter inalterados.

Classificação Ajustada da Liga:
Benfica 58 pontos
Braga 55 pontos
Porto 49 pontos
Sporting 41 pontos

22 Passes de rotura:

João S. Barreto 18 de março de 2010 às 14:07  

Em ABola:
"Confrontos entre adeptos em AlvaladePor Redacção

Adeptos do Sporting e do Atl. Madrid envolveram-se em confrontos ao início da tarde, junto à entrada do Centro Comercial Alvaláxia, a poucas horas do jogo desta noite entre as duas equipas, referente à segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

Os incidentes começaram logo depois da chegada de dois autocarros com adeptos “colchoneros” às imediações do recinto leonino, com arremesso de pedras por parte dos espanhóis.

Alguns elementos da Juventude Leonina procuraram proteger as pessoas que circulavam na zona, respondendo também com o arremesso de pedras.

Os poucos agentes da polícia presentes no local, apanhados de surpresa, sentiram dificuldades para serenar os ânimos, o que se verificou, apenas, com a chegada do corpo de intervenção da PSP, cerca de 15 minutos após o início dos incidentes."

Ainda bem que temos a JuveLeo para atirar pedras quando há cidadãos em perigo!

Luis Andrade 18 de março de 2010 às 14:23  

Penalty do Bruno Alves???! Foste o primeiro a ver isso!! Parabens!!
O que é que a opinião do Poncio tem a ver com a análise aos lances??!

LMC 18 de março de 2010 às 14:51  

Veloso,
És um larápio.

Pedro Veloso 18 de março de 2010 às 15:01  

Obrigado Luis pelos parabéns, mas o primeiro a ver de certeza não sou porque o João Capela também viu. E li em vários sítios que também acham penalty. É a minha impressão no lance corrido e depois ressalvo que as repetições são péssimas, não sei para quê essa ironia.

Quanto ao Pôncio, claro que não tem nada a ver, mas pus aqui como exemplo de que há pessoas que questionam as coisas mais ridículas quando se trata de jogos do SLB. Uma pequena provocação, creio que não levaste a mal, até porque não interferiu com a objectividade da análise.

João cá para mim havia adeptos do SLB do outro lado do Alvaláxia que começaram tudo.

LMC 18 de março de 2010 às 15:03  

Também sei admitir algumas coisas que estão mal.
Não percebo a nomeação do Jorge Sousa para a final da taça da liga.
Então ele foi o árbitro do Bonfim, onde teve a pior classificação da
época?

Manú 18 de março de 2010 às 15:13  

Jorge Sousa é o melhor árbitro português que no Bonfim teve um jogo mau.

Luís (LMC) se com essa insinuação queres dizer que o árbitro foi escolhido para beneficiar o Benfica (ao abrigo daquela tua teoria falaciosa e quase abstracta de que o Benfica este ano "tem" que ganhar), nesse jogo em Setúbal, vistos e analisados todos os lances em que ele errou, acabou por prejudicar o Benfica.


PROGNÓSTICOS PA HOJE MALTA?

Pedro Veloso 18 de março de 2010 às 15:25  

"Jorge Sousa é o melhor árbitro português que no Bonfim teve um jogo mau."

Eu também o acho o melhor árbitro português, o problema é que quase sempre erra contra o Benfica (1 vitória nos últimos 10 jogos contra ele, salvo erro) e foi membro dos Super Dragões. Acho a nomeação desnecessária pela polémica que gera, mas ao menos é competente.

Não quero fazer prognósticos po SLB, mas estou confiante.

Pedro Veloso 18 de março de 2010 às 15:25  

"nos últimos 10 jogos contra ele" com ele, queria eu dizer

Tomás Pipa 18 de março de 2010 às 15:28  

Para mim é penalty do M.Lopes sobre o Éder.

O lance do Braga ainda não vi.

João,ja viste os vídeos? JL salvou as pessoas que estavam a comprar bilhetes para logo! Ja fui ver ao site da Marca que diz que aquela Frente Atlético só quer é mocada e é a vergonha do Atletico. Eles saíram dos autocarros tipo índios! Ridiculos!

Tomás Pipa 18 de março de 2010 às 15:33  

Tem graça ver a sondagem. O Saleiro agora tem tido mais votos desde o último jogo.

Há lugares mt disputados:

Hilário vs R.Patrício como GR
Carriço vs Rolando como 4ºcentral
Duda vs Peixoto vs Coentrão vs M.Veloso para 2 lugares como defesa esquerdo
P.Mendes,Meireles e M.Veloso para 2 lugares como trinco
Tiago vs J.Moutinho vs R.Micael para o 3º médio centro

LMC 18 de março de 2010 às 16:03  

Manu deixa de ser estúpido.
O jogo com o Setúbal teve uma data de erros para ambas as partes, foi a pior classificação da época.No Braga houve uma polémica desgraçada, com o árbitro no centro das atenções.
Para mim, não tem condições para apitar a final de uma competição onde o Benfica esteja.Aliás, nem o Benfica nem nenhum clube merece ir jogar uma final com um árbitro em tão má forma!
Não estou a ser irónico, aliás deixei isso bem presente no inicio do comentário.

João S. Barreto 18 de março de 2010 às 16:04  

Vamos embora Benfica!

João S. Barreto 18 de março de 2010 às 16:13  

Vai ser muito dificil hoje, o Marselha é uma excelente equipa e as equipas francesas em geral estão fortes e moralizadas como temos visto na Champions e na Euroliga. Mesmo assim, acho que temos hipóteses, um golo relança a eliminatória e nós sabemos marcar golos.
O resultado do Sporting é muito enganador, um golo do Atlético pode dificultar muito as contas.

Manú 18 de março de 2010 às 16:22  

Mas sou estúpido por não ter a mesma opinião que tu?

O Jorge Sousa é bom árbitro e no meio de tanta porcaria que para aqui anda é o melhor. O Pedro "estúpido" Veloso também o acha, bem como muitos outros "estúpidos".

Nesse jogo com o Setúbal, embora te custe escrever - apenas dizes, a muito custo, que houve uma data de erros -, ele prejudicou o Benfica, roubando DOIS PENALTYS (mão de Zoro e falta de Colin sobre Di Maria (ou Coentrão?)) contra um golo mal anulado ao Setúbal (e nem venhas com a tua conversa do costume porque a mão de Zoro dentro da área que não foi assinalada foi antes do golo mal anulado ao Keita! Por isso o golo anulado ao Keita não o foi só porque poria o Benfica em maus lençóis, pois já estaria 2-0!).

Em Braga houve polémica porque os jogadores do Benfica e Braga a criaram, não foi culpa dele. Aliás ele até agiu perante a confusão gerada (não há imagens para aferir se bem ou mal) ao expulsar Cardozo e Leone. No meio de tanta confusão ele não podia ver tudo e isso eu admito e por isso acho que as imagens televisivas devem ser usadas para castigar (como também deveria ser castigada a cotovelada do Saviola - o suposto pontapé do Javi na cabeça do Meyong é tão falta como a reclamada pelos cegos sobre o Matheus contra o Setúbal).

Mais uma vez falas para o ar, de forma abstracta e falaciosa. Muito ao jeito dessa tua teoria da conspiração contra o Benfica - que perde credibilidade logo quando dizes que os túneis vão manchar uma eventual boa época do Benfica(porque parece que achas estranho ter sido aplicada a lei para castigar agressões).

Como isto anda, óbvio que qualquer árbitro que fosse nomeado seria alvo de comentário contra. Mas Jorge Sousa, pelo que acompanho, tem sido dos melhores. Deixa jogar, tenho ideia de não mostrar aqueles amarelos parvos que só se mostram em Portugal, etc.

No ano do Sporting campeão com Jardel também toda a gente admitiu que foram bem superiores (mesmo que não tivessem sido campeões tinham sido de longe os melhores dentro de campo). Continuo sem perceber essa tua aliança com o choradinho dos portistas (que te leva a estados de alma de me insultares publicamente) - aliás, aqui neste espaço és o que mais te insurges contra o Benfica - que só falam porque este ano não tem sido como sempre para o lado deles e estão bem mais fracos.

Já agora, gostava só que admitisses que o golo do Di Maria contra o Leixões é mal anulado. Ainda não foste capaz.

Luis Andrade 18 de março de 2010 às 16:41  

"Quanto ao Pôncio, claro que não tem nada a ver, mas pus aqui como exemplo de que há pessoas que questionam as coisas mais ridículas quando se trata de jogos do SLB. Uma pequena provocação, creio que não levaste a mal, até porque não interferiu com a objectividade da análise."
O BENFIQUISMO NO SEU EXPOENTE MÁXIMO E A PROVA DE QUE AS TUAS ANÁLISES TÊM UMA COR!! ASSIM NÃO VALE A PENA!!
Já agora, gostei da atitude da Juve Leo, é justo!! Esses espanhois só armam barraca!!

Nuno Lopes 18 de março de 2010 às 16:44  

Agora já está tudo preocupado com o árbitro da finaleca!! Que engraçado, até hoje o melhor era falar no fim, agora foi escolhido um que não vos tem beneficiado e lá vem o povo para a rua gritar!! Tristeza, nem sabem disfarçar!!

Rei Costa 18 de março de 2010 às 16:54  

Luis Andrade, aprovar essa atitude da Juve Leo só mostra o seu portismo no seu explendor!

Quanto ao que disse o Pedro Veloso, gostava que me explicasse de forma mais detalhada (a mim, que não percebi bem) onde está o benfiquismo da análise dele. A provocação em nada mancha a análise dele. Quanto muito, o que mancharia a análise era ter no meio do seu conteúdo o nome dessa pessoa chamada Pôncio que é do mais nojento que há no mundo do futebol. É a total personificação da malta tripeira nojenta, que tenta e tem necessidade de exibir superioridade e, como se isso não bastasse, goza com o facto de as provas que existem da corrupção do porto nao serem suficientes para os incriminar! Que nojo de gente!

Cumprimentos

LMC 18 de março de 2010 às 16:55  

aManú,
Chamei-te estúpido porque estavas a dizer que eu estava a ter uma atitude contra o Benfica.Porra, não é nada disso!
Os árbitros são nomeados, exactamente para quem os nomeia analisar, dentro dos parâmetros razoáveis, quem deve ou não apitar certos jogos!A meu ver um árbitro que está nos dois jogos em que vocês podem porventura ter razões de queixa, não tem condições para apitar a final!Ou então isto era um sorteio, e tudo era mais simples! Quem nomeia os árbitros tem de adoptar uma postura defensiva!
Olha imagina que acontece ao Benfica o que aconteceu ao Sporting na época passada!Não achas que vai dar uma polémica enorme?Mais ainda do que se fosse com outro árbitro qualquer?

LMC 18 de março de 2010 às 16:58  

Manú,
Já reparaste que a malta do norte diz que eu sou lampião, e vocês dizem que eu sou tripeiro?
E se eu for apenas um adepto do futebol, sócio do Sporting, que apenas e só abomina qualquer tipo de batota e corrupção?

Pedro Veloso 18 de março de 2010 às 17:03  

"O BENFIQUISMO NO SEU EXPOENTE MÁXIMO E A PROVA DE QUE AS TUAS ANÁLISES TÊM UMA COR!! ASSIM NÃO VALE A PENA!!"

Olha lá Luis Andrade, sabes interpretar um texto? Mandei uma boca ao Pôncio, como já mandei ao Coroado uma vez. O que é que isso tem a ver com a minha análise dos factos? Já agora se puderes desligar o capslock agradecia.

Hulk 18 de março de 2010 às 23:52  

Luis Andrade anda muito nervoso. Veja lá não vá ao túnel da luz que ainda é suspenso!

Tomás Pipa 19 de março de 2010 às 12:10  

LMC,de facto tb acho o Jorge Sousa o menos horrivel (mas também horrivel) dos árbitros que cá andam